Tesla: Clientes descobrem que empresa usou hardware antigo
O Covid-19 continua a espalhar-se pelo mundo e o número de mortes não para de crescer. Ao nível das empresas, no que diz respeito à produção de equipamentos, são vários os relatos da dificuldade que têm conduzido à escassez.
Um exemplo disso é a gigante Tesla que foi obrigada a usar hardware antigo nos Model 3 na China.
Não está fácil a vida para as empresas por causa do Covid-19 . Muitas delas podem colapsar financeiramente e nesse sentido é preciso arranjar, entretanto, alternativas, com a esperança que o surto passe.
Tesla instalou "silenciosamente" hardware antigo...
De acordo com a BBC, proprietários que adquiriram o Tesla Model 3 na China vieram a descobrir que os chips integrados são mais antigos.
Segundo as informações, trata-se do chip, mais concretamente do CPU usado no piloto automático do veículo. No seguimento do que foi revelado, os carros estavam equipados com a versão 2.5 do CPU quando deveriam ter a versão 3.0.
O CPU 3.0 foi introduzido em abril passado nos Model 3. Esta nova versão tem a capacidade para processar 21x mais rápido imagens, comparativamente à versão 2.5.
Devido ao número de queixas, a Tesla já emitiu um comunicado a reconhecer que de facto usou hardware antigo. A culpa é do Covid-19 que levou à rotura de stock. A empresa assumiu também que irá trocar este chip assim que voltar a ter a nova versão do CPU.
O novo coronavírus, intitulado 2019-nCoV, foi identificado pela primeira vez em janeiro de 2020 na China, na cidade de Wuhan. Este novo agente nunca havia sido previamente identificado em seres humanos, tendo causado um surto na cidade chinesa. No entanto, a fonte da infeção é ainda desconhecida, segundo a DGS.
O Covid-19 foi detetado pela primeira vez na China. Segundo dados recentes, já morreram mais de 3500 pessoas e já recuperaram mais de 50 mil. Pode saber tudo aqui.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
O Covid-19 agora é desculpa para tudo, quando na realidade quiseram enganar os clientes.
A justificação da Tesla não convence ninguém. O objectivo era mesmo enganar.
Caso assim não fosse, alertavam o cliente aquando da compra, que puseram o CPU 2.5 nos seus veículos por dificuldades de fornecimento do hardware em questão, quando os stocks fossem repostos que fariam a mudança para o CPU 3.0.
Só derivado ao elevado numero de queixas é que a Tesla tentou justificar com o Covid-19, caso não houvesse queixas, continuava tudo na mesma. Os clientes a pagarem por uma coisa que não têm.
Afinal a Tesla não é assim tão diferente das outras marcas.
O Covid-19 é tão útil serve para esgotar stock antigos.
Exato..alem disso sao carroa emtregues ainda em.novembro e dezembro..o covid so afetou a produção na china em fevereiro..portanto má desculpa da tesla que fez isto apenas e so aos modelos vendidos para a china. Nos eua o stock nao acabou? Pois…
Atualmente o software está optimizado para o hardware 2.5, por isso os clientes não vão perder nada. Como a Tesla tem programada a substituição a todos os clientes que compraram a condução autónoma total os novos clientes serão de certeza englobados nessas listas.
E a Tesla sabia que os clientes iriam saber. Aliás no último software existe um menu novo com essa informação bem visível.
Acho que vocês devem estar mais preocupados que os donos. A inveja é uma coisa tao feia. 🙂
Se estivesses atento ao que leste ias reparar que a certo ponto diz:
“Esta nova versão tem a capacidade para processar 21x mais rápido imagens, comparativamente à versão 2.5.”
Para a Tesla fazer o upgrade é porque há grandes diferenças, não achas ?
Dizes:
“o software está optimizado para o hardware 2.5”
– Admirava-me era que não estivesse.
“por isso os clientes não vão perder nada”
– Não ? Pagam por uma CPU 3.0 e levam a 2.5.
Deves ser um Tesla boy de certeza, não sei onde se enquadra a inveja que invocas-te, tanto nos comentários como na noticia, é melhor comprares um dicionário e começares a aprender o significado das palavras, a não ser que seja moda…
Na realidade quem comprou pagou pelos 2. Trouxeram 2.5 e quando o stock voltar recebem o 3.0.
Para colocar em contexto, todos os carros trazem hardware 2.5 ou 3.0, mesmo que a pessoa não pague pelo extra, pois a tesla usa o hardware para recolher dados para melhorar o autopilot.
Assim acho óbvio que a tesla não queria, por vontade própria, colocar hardware com 21x menos processamento de imagem, sabendo que são as imagens que mais lhes interessam para o futuro da condução autonoma.