Tesla anuncia mais um recall para 80 mil carros e alguns têm mesmo de ser recolhidos
Os carros Tesla sofreram este ano uma grande quantidade de pedidos de "recolha", mais comummente conhecido como o processo recall. Há novamente problemas e vão ser “chamados” 80.000 automóveis na China. Se muitos dos recalls foram simples de resolver, pois foi via over-the-air (OTA), este obriga mesmo os proprietários e levarem o carro à oficina.
Na verdade, este ano muitos milhões de carros elétricos Tesla receberam um recall para correções.
Muitos recall são para problemas resolvidos via OTA
Sempre que houver uma questão relacionada com a segurança, a NHTSA tem de emitir uma "recolha de segurança", mesmo que o fabricante de automóveis não tenha de recolher fisicamente nenhum veículo, o que leva a alguma confusão.
Mais uma vez no mês passado, uma recolha de veículos Tesla de "1 milhão de veículos" fez gerar muitas notícias, pois o impacto para os condutores foi praticamente insignificante, tendo em conta que a atualização apenas alterou, via OTA, o software que gere o sistema do automóvel para as operações das janelas.
Estes casos levaram o CEO da Tesla, Elon Musk, a queixar-se do termo "recall = recolha" e da forma como é utilizado contra a Tesla pelos meios de comunicação social. Hoje, a empresa americana voltou a anunciar mais recolhas na China em cerca de 80.000 veículos.
13 mil carros elétricos Tesla com problemas no sistema de cintos de segurança
De acordo com as autoridades chinesas, a recolha inclui 67.698 veículos importados Modelo S e Modelo X com um problema de software relacionado com o conjunto de baterias. Mais uma vez, a correção é uma simples atualização do software. No entanto, desta vez há também uma recolha física devido a um problema de cinto de segurança em cerca de 13.000 veículos do Modelo 3: 2.736 importados e 10.127 fabricados na China.
Com mais de 20 recalls em 2022, tem sido um ano de muitas recolhas. Contudo, a Tesla não é o único fabricante de automóveis afetado por grandes retiradas este ano. A Ford também acaba de confirmar que está a recolher mais meio milhão de veículos devido a um risco de incêndio e muitos fabricantes de automóveis também já recordaram milhões de veículos este ano.
Em todo o caso, o facto de a grande maioria das chamadas da marca de elétricos serem rapidamente corrigidas com atualizações de software over-the-air (OTA) – em vez de terem de levar os carros de volta à concessionária como outros fabricantes de automóveis – mostra que o nível de conectividade da Tesla nos seus veículos é uma grande vantagem na indústria.
O sistema de atualização por software (OTA), permite para o cliente uma facilidade e comodidade na correções de muitos problemas e para a própria Tesla corresponde a muito dinheiro poupando.
Este artigo tem mais de um ano
A ford Nada?!
“Ford Motor Co. is recalling 2.9 million vehicles”
na ford, é normal, já tive um que foi preciso ir de reboque, e so tinha 5000 km. o serviço ford foi tao bom que o mesmo problema voltou próximo dos 10 000 km. carros americanos, nunca mais.
Os Teslas andam cada vez mais podres.
Não foi este o motivo que eu ouvi falar para ser feita a recolha dos teslas mas sim um acidente que ocorreu na China e que matou 2 pessoas.
Essa foi outra situação: https://pplware.sapo.pt/motores/tesla-descontrolado-atropela-mortalmente-duas-pessoas-na-china-marca-ja-reagiu-ao-acidente/