Tesla ainda domina nas vendas de carros elétricos, mas a BYD aproxima-se rapidamente
Com cada vez mais marcas presentes, o mercado dos carros elétricos é cada vez mais competitivo e deixou de pender apenas para a Tesla. Esta é ainda uma das principais marcas, mas outras como a BYD e até a Volkswagen crescem a olhos vistos. O segundo trimestre de 2023 mostra isso mesmo.
Tesla ainda domina vendas globais
Mais de 2,15 milhões de veículos elétricos foram vendidos apenas no segundo trimestre, representando quase 40% de crescimento ano a ano. Fabricantes e startups continuam a lutar por um lugar neste mercado, à medida que a produção dos carros elétricos aumenta.
A lista das marcas que dominaram este mercado está muito idêntica ao que o início do ano trouxe, mas com algumas mudanças pontuais. A Tesla ainda domina com 21,7%, mas com números que são agora menos expressivos, face ao que tínhamos antes. Neste trimestre entregou 466.000 EVs.
Posição | Fabricante | Quota de mercado |
1 | Tesla | 21,7% |
2 | BYD | 16,2% |
3 | GAC Aion | 6,0% |
4 | Volkswagen | 4,7% |
5 | SAIC-GM-Wuling | 4,4% |
6 | Hyundai | 3,6% |
7 | BMW | 3,6% |
8 | Mercedes-Benz | 2,8% |
9 | Kia | 2,0% |
10 | Audi | 1,9% |
A BYD cresce de forma muito rápida
Enquanto isso, a maior fabricante de carros elétricos da China, a BYD, continua a crescer nas vendas de EVs puros. A empresa vendeu mais de 703.500 veículos elétricos no segundo trimestre. As vendas atingiram mais de 352.000, um aumento de 95% face ao ano anterior.
Em terceiro lugar temos a GAC Aion, que conquista 6% do mercado. Esta foi apresentada em 2018 como uma sub-marca de carros elétricos da Guangzhou Automobile Corporation (GAC). A fabricante expande-se rapidamente na China, com modelos totalmente elétricos que oferecem uma relação preço qualidade bem grande.
Mais marcas de carros elétricos destacam-se
A Volkswagen ficou em quarto lugar, após vender 322.000 EVs no primeiro semestre do ano, um aumento de 48% face ao ano anterior. A empresa alemã continua a lutar para ganhar uma participação grande no seu mercado mais lucrativo, a China.
Importa recordar que este aumento de vendas resulta de políticas de preços muito agressivas. A grande maioria das marcas baixaram o custo dos seus carros elétricos, com a Tesla a aplicar cortes que chegaram aos 20%. A BYD, por seu lado, cresceu ao entrar em muitos mercados na Europa, onde ainda não tinha presença.
Este artigo tem mais de um ano
BYD o carro espião Chinês : https://www.youtube.com/watch?v=eCzU5BF-110
Porque os outros não enviam dados para todo o lado também 😀
Isto pode nos levar a acreditar que os preços mais baixos fazem a diferença, a Tesla só está a pensar nos mais afortunados e esquece que este tipo de cliente hoje compra Tesla e amanhã compra outra marca qualquer, em quanto os clientes dos automóveis mais acessíveis, se as coisas correrem bem são mais fieis às marcas
Não interessa criar produtos para remediados. É a política da Apple e vê lá se não resulta?
Técnica de mercado que dá pelo nome de “desnatação”, eles já confirmaram que vai haver um carro mais acessível, e não é o model 3,por isso se falar de um suporto model 2, mais uns anitos e não duvido que chegue, por agora é explorar este mercado com os model 3 e Y.
A Tesla está em declínio acentuado. Nem com descontos conseguem despachar aqueles calhambeques.
Olhe ai o declínio acentuado, para o lado de cima. LOOOL
Para a próxima dê meia volta ao ecrã.
https://cleantechnica.com/2023/04/22/tesla-just-passed-4-million-cumulative-sales-charts/
Tenho um Tesla, e no inicio tudo era muito bonito. Mas comparando com outras marcas tipo Mercedes, BMW, Audi, os carros da tesla são uma porcaria, dão imensos problemas e necessitam de muito mais manutenção (braços de suspensão, borras das portas, esticadores das portas, vibrações interiores, software sempre a bloquear, etc.). Em cima de isto tudo são carros que não se vendem em usado, mesmo com poucos km.
Pois, parece que não tem nenhum, borras das portas e esticadores nunca ouvi falar desse problema.
Que versão de software tem ?
Não se vendem ? Ou estão a pedir um valor superior ao que valem ?
*borrachas
Pois, parece que tenho mesmo um. E parece que @JL nunca teve/tem.
Cumprimentos, e bons comentários.
Por acaso tenho, já agora, os teslas nao têm esticadores das portas.
Vi logo que não tinha nenhum.