Tenha atenção ao sinal H43. Sabe o que significa?
Em Portugal são muitos os sinais que os condutores têm de conhecer... e estar atentos. Um dos mais recentes foi o sinal de trânsito H42 que é relativo aos radares de velocidade média. E o sinal H43 o que significa?
Os condutores são informados sempre que existe um radar fixo na via em que circulam através dos sinais de trânsito, velocidade instantânea (sinal H43) ou velocidade média (sinal H42), constantes do Regulamento de Sinalização do Trânsito.
Sinal H43 - Zona com radar de velocidade instantânea
Na aproximação das zonas onde estão colocados os radares está sempre instalada sinalização informativa sinal H43 – que indica que aquela zona está sujeita a fiscalização de velocidade.
Os radares de velocidade instantânea são equipamentos que fiscalizam a velocidade praticada por cada condutor através da medida da velocidade instantânea do respetivo veículo, ou seja, a velocidade do veículo no instante em que passa no local de controlo de velocidade.
De relembrar que desde o passado dia 1 de setembro, de forma faseada, o SINCRO duplica a sua capacidade, de 61 para 123 locais de controlo de velocidade, com mais 62 locais. Desde o dia 1 de setembro entraram 37 novos locais de controlo de velocidade, 12 deles com o controlo da velocidade média e os restantes 25 entrarão em funcionamento em data a anunciar.
Dos 62 novos locais de controlo de velocidade:
- 23 são de velocidade média e estão colocados em locais em que a sinistralidade se verifica ao longo de troços com alguma extensão e não apenas de pontos, pelo que a recomendação é a utilização de equipamentos de controlo da velocidade média em vez dos tradicionais equipamentos de velocidade instantânea;
- 70% estão instalados fora de autoestradas, estando na sua maioria em Estradas Nacionais e Itinerários Principais e Complementares que concentram 47% das vítimas mortais.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Não seria “simpático” ter por baixo a velocidade máxima do local? Se a ideia é combater a sinistralidade, toda a informação auxilia.
O melhor é não ultrapassar os 50 Km/h. Máxima em ruas e mínima em auto-estrada.
É o que eu faço.
Não é não, há zonas de menos de 50…
Multas forçadas é o ganha pão do estado.
Saudades de conduzir descontraído….
Same!
“conduzir descontraído….” são os que provocam acidentes, de tanto descontraídos que vão esquecem-se de que há outros a circular.
Povo Ignorante
Ou seja, em excesso de velocidade. Temos pena.
H43 = Caça à multa!
Há alguns países a abolir este radar, mas cá é o inverso!
Porque a média é feita com base em dados e não na realidade…Imagina que vais a 120km/h na autoestrada e vês uns camiões à frente e para os passares dás um bocado de gás com segurança e vais aos 140Km/h, passas os gajos e voltas aos 120Km/h. O radar tótó faz a média e multa-te…
É isto que os advogados vão ter de andar a dizer quando a malta decidir não pagar as multas e conduzir com carta apreendida ou pior. Meterem coisas inteligentes num país severamente limitado cerebralmente dá sempre treta…
mas os camiões andam a 120 km/h? quanto muito a 90 km/h… portanto 120km/h é o suficiente para tu ultrapassares com segurança… e se andam mais que tu só tens de te meteres atrás deles e andar no limite 120 km/h, qual é a duvida?
“Saudades de conduzir descontraído…. ” porque não tenho para fazer e atrapalho os que querem trabalhar, os tais descontraídos chamados empata f***S.
H43, sabem o que significa?
Significa encher os bolsos de quem nada faz, em que dizem que é para minha segurança, segurança essa, que em 40 anos a conduzir nem um acidente, seja de mota ou de carro e as vezes tenho o pé pesado.
Nos sítios perigosos onde devia haver radares, não vejo lá nenhum, porque não dá guito, e os acidentes continuam a existir nesses locais.
Povo Ignorante.
Correção
“…porque não tenho nada para fazer…”
Prevenção não é de certeza
Prevenir que a carteira dos governantes fique vazia. Toca a roubar o povo.
Engraçado que nunca recebi nenhuma multa. Mesmo com todos estes radares. Onde está a roubalheira mesmo? Nos aceleras como tu, portanto. É lidares para não ficares sem carta.
Acho que para o estado arrecadar mais algum, os limites de velocidade deviam ser alterados para metade. Assim íamos ter ainda mais aceleras e acidentes motivados por excesso de velocidade.
Isto vai dar CÓCÓ!!!! Isto é daquelas tretas que a oposição vai vender. VOTEM EM NÓS para acabar com os radares instantâneos.
Isto não tem lógica nenhuma e nem falo da “sra xoutora dra” que falou na tv sobre isto e que viu-se perfeitamente que estava a falar de castelos…
WIFI grátis para todos os veículos.
Se colocassem os radares no lugares onde realmente existem acidentes por excesso de velocidade é que era juízo. Só que não.
Na minha opinião a maior segurança era de fato realizar as manutenções das vias em condições e em todo lado.
É raro passar numa estrada onde de um lado e outro não esteja quase a nascer uma árvore ou arbustos a “bloquear” a estrada
A 2ª circular tem limite se velocidade de 80Km/h. No entanto, tem radares a 60. Por quê? As pessoas não controlam a carro a 80? É a prevenção. E já agora escondidos atrás das folhagens das árvores.