Tendência e fascínio pelos SUV está a colidir com a segurança de ciclistas e peões
Numa tendência que se prevê crescente, os SUV estão a conquistar as pessoas. Ao mesmo tempo, as cidades procuram ser mais verdes e seguras, por meio de bicicletas e ausência de carros. As duas vontades poderão estar a abalroar-se.
Os SUV têm conquistado o mercado e abatido outros tipos de carroçaria não apenas por serem visualmente aprazíveis, mas também por reunirem outras vantagens: mais espaço no interior e de bagageira, maior conforto, posição de condução mais elevada, maior sensação de segurança, etc.
Além disso, quando falamos de acidentes, apesar de ser mais suscetível a capotagens numa manobra de desvio, por exemplo, aquando de uma colisão frontal com um veículo menor e mais leve, os passageiros do SUV estarão em melhores lençóis.
Ciclistas e peões não têm hipótese contra os SUV
A história muda quando alteramos a narrativa e, em vez de colidir com outro carro, o SUV atinge ciclistas ou peões.
Conforme recorda o Xataka, em 2020, nos Estados Unidos da América (EUA), surgiram pedidos para banir os SUV das estradas das cidades. O argumento apontava problemas como a estrutura elevada, e a frente volumosa e mais agressiva, bem como a existência de muitos ângulos mortos para os condutores.
Ora, num mundo em que se apela à utilização da bicicleta como meio de transporte de eleição e se espera que as pessoas andem mais a pé, este pode ser, efetivamente, um problema a considerar.
Num atropelamento, o peão é atingido numa zona baixa. Contudo, se esse for protagonizado por um SUV, o impacto é normalmente na anca ou no peito, provocando ferimentos mais graves, ou aumentando a probabilidade de morte no acidente.
Segundo o Axios, os SUV são responsáveis pelo aumento do número de ciclistas que morre na estrada. Aliás, numa década, as mortes de peões e ciclistas aumentaram 51% e 48%, respetivamente.
De acordo com dados do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), em 2020, morreram 932 ciclistas, nos EUA, em comparação com 621, em 2010. Relativamente a peões, o número de mortes sobe para 6.516.
Com os ciclistas a aproveitarem as condições climatéricas mais quentes, dar um passeio de bicicleta não deve transformar-se numa sentença de morte.
Disse Cathy Chase, presidente do Advocates for Highway and Auto Safety.
Na perspetiva do IIHS, os SUV representam um perigo para os ciclistas, pois, em caso de acidente, estes são frequentemente atingidos exatamente no seu centro de gravidade, além de que podem ser projetados, aumentando as probabilidades de lesões graves na cabeça ou na coluna vertebral.
O número de ciclistas nas cidades vinha a aumentar, há alguns anos, mas a pandemia deu-lhe um forte impulso. Ao mesmo tempo, está a crescer o número de SUV nas estradas. Aparentemente, os dois ainda não sabem coabitar em segurança.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
É muito mais seguro ter acidente num SUV contra um não SUV – os outros é que ficam esmigalhados . Mas dado o crescimento deste sector estou a poupar para comprar um Hummer porque a segurança dos meus filhos está primeiro.
Ora aqui está uma boa ideia
Quando todos tivessem Hummer a burguesia exploradora passava a circular de tanque Abrahams ou Leopard 2. “Ah, e tal, é para garantir a segurança dos meus filhos e não tem problemas nenhuns para o ambiente”. Está-se mesmo a ver que não. A única solução é tirar já esse esterco de 2 ou 3 toneladas das ruas do centro das cidades.
Um Hummer,diz você ?? Você não compra um Hummer,do ano de 2005(muita atenção,com 18 anos e em 2° mão !!),a menos de 35.000 euros.Por favor…
Melhor só um Hummer EV…
Pesa 4 Tonaladas e vai dos 0-100km em 3 segundos LOL
Lá está, se procuramos eficiência e temos problemas na produção de baterias, os veículos deviam ser o mais leves possível, e não o contrário.
Quem procura um Hummer, seja EV ou Combustão, não está propriamente à procura de eficiência…
Digo eu.
LOL – Maior parte dos ciclistas nao respeitam o codigo da estrada e grande parte tambem parece andar nas estradas como se estivessem siddo feitas para eles por isso, nao concordo com isto!
Os ciclistas podem circular em qualquer via que não esteja sinalizada como reservada a automóveis, como as auto-estradas. E não obrigados pelo código da estrada a ir sempre pelas bermas ou encostados aos passeios.
Mas não podem andar de bicicleta e ouvir música ou podem? é que eu de SUV não posso.
Claro que podem, desde que não seja de phones nos ouvidos. Ah, então agora os SUVs não podem levar rádio?
Ora ai está o problema, eu que diga aqui em Pombal vejo com cada coisa, os ciclistas abusam nas manobras e andam como se as estradas fossem só para eles, os peões muitas das vezes também se atiram às passadeiras ou nem as usam…..depois se admiram……
Não culpe os ciclistas – se as autoridades competentes fizessem o que lhes compete, por um lado educando, e por outro punindo os infractores, seria bem melhor para todos.
A lógica dos eternos burros (não têm outro nome).
Os mesmos asnos que dizem coisas do género “as pessoas atravessam as passadeiras sem olhar”, como se isso justificasse os acidentes cujos condutores não conseguiram param em segurança.
A mim já foram contra o meu carro elétrico porque atravessaram sem olhar…
Felizmente consegui notar que o homem ia atravessar e parei mesmo ao lado dele mas o homem começa a atravessar a estrada sem olhar e bate contra mim.
Pediu desculpa e seguiu o seu caminho.
99% dos ciclistas são condutores nos restantes dias :p a culpa é dos condutores mesmo que estão a ser encartados sem terem a devida formação
As pessoas compram e passeiam-se em SUVs porque acham que isso lhes confere status. A pegada ecológica desses monstros de duas ou três toneladas não lhes tira o sono.
Então pronto, é uma questão de aproveitar esse desejo de status para ajudar a limpar a dívida pública. Vai dar ainda mais status e eles vão adorar.
Chegará a altura em que andaremos todos de mula ou burro…
Quem não aprender a andar de bici vai correr esse risco. Mas também não lhe faz mal nenhum, fora o cheiro.
“Num atropelamento o peão é atingido numa zona baixa”, mas num SUV já é mau.
Andaram a subir as frentes dos carros para minorar os danos aos peões nos impactos. Notícias de treta. Mas estar a falar de uma realidade americana que nada tem a ver com a europeia… Enfim.
Além disso, há mais ciclistas e mais SUVs logo é normal haver aumento de sinistros.
Se os ciclistas, peõs, malta das trotinetes e automobilistas tiverem bom senso e o devido cuidado, chega. Se não tiverem, as autoridades têm de atuar. Sejam ciclistas, peõs, trotineteiros, condutores de SUV, Punto GT, Prius, Tesla….
A seguir vem uma notícia do drama do aumento de sinistralidade dos carros elétricos. Não há paciência.
A culpa parece estar entre o guiador e o ass ento 😉
Alias como em tudo a que os acidentes rodoviários diz respeito … para variar … e salvo excepções …
Mas SUV porquê se são carros tão caros ?? Não entendo. 😐
Estética e segurança. Um pouco com a Apple – só para quem pode e aprecia a qualidade e o status. O resto fica a dizer mal a roer-se de inveja. Nos acidentes que envolvem SUV’s quem morrre normalmente são os ocupantes dos carro mais ligeiros – o barato sai caro.
Segurança e conforto.
Para quem tem filhos que usam banco de trás recomendo um bom SUV na faixa dos 70k.
Faço viagens para todo lado com máximo conforto para toda a família.
70k é fraco, a partir dos 100k já notas alguma diferença
Mesmo. Carros de 70k é mesmo à pobre.
Santa ignorância, 70k equivale a X3, Q5, GLC, XC60, Tuareg, Mccan, etc, isso para mim é o conforto mínimo para a minha família, claro que se formos para X5, Q7, GLE, XC90 e afins que se fica melhor servido, mas enquanto os primeiros são acessíveis à classe média os segundos já não tanto.
Eu só vejo um aumento de popularidade nos SUV por causa das estradas horríveis que temos.
Nada bate um bom roadster, coupe ou mesmo hatchback. Mas é difícil ter um quando o mesmo raspa o chão com lombas, parte suspensões com buracos e por aí vai.
Mas continuem. É sempre engraçado ver a malta sem habilidade tentar estacionar uma coisa daquelas hehehe.
Os SUV não são necessariamente mais seguros do que outros carros, por exemplo.
No caso de uma colisão funciona sempre a regra criada por Einstein: 1/2 x M x V2
É verdade que a massa conta muito, mas a velocidade aparece elevada ao quadrado! Num choque frontal, se um carro empurrar o outro, mesmo sendo mais leve, pode provocar uma desaceleração superior aos ocupantes do SUV.
E…. como já referiram, um SUV facilmente capota e nesse caso os dados podem ser muito mais graves!!!!
Seguro, seguro é um eléctrico repleto de baterias junto ao chão 🙂
Aqui que ninguem nos ouve a minha mulher é uma aselha a conduzir . Já provocou varios acidentes e sinto-me mais confortavel se tiver num carro maior. O ideal é mesmo um Hummer.