SUV elétrico bate recorde depois de percorrer 935,44 km com uma única carga
Pela desconfiança que muitos depositam na autonomia dos carros elétricos, é sempre curioso perceber até onde os modelos das várias marcas conseguem, de facto, chegar. Num recorde registado pelo Guinness World Records, um Polestar 3 percorreu uns impressionantes 935,44 km de estrada com uma única carga.
Sem alterações, um Polestar 3 estabeleceu um recorde para a viagem mais longa percorrida por um SUV elétrico com uma única carga. O modelo Long Range com motor único percorreu 935,44 quilómetros de estrada pública, no Reino Unido, com a bateria totalmente carregada.
Conforme divulgado, a viagem durou 22 horas e 57 minutos, e o Polestar 3 alcançou uma eficiência de 12,1 kWh/100 km e uma média de 40 km/h (25 mph), com os condutores Sam Clarke, Kevin Booker e Richard Parker a alternar entre si a cada três horas.
Um dos factos que poderá impressionar os céticos é que os quase 1000 km de estrada foram percorridos em condições meteorológicas variadas, incluindo chuva.
Autonomia foi além do anunciado pela Polestar
A autonomia WLTP anunciada do Polestar 3 é de 706 km e, durante a tentativa de recorde, atingiu essa marca com 20% da capacidade da bateria ainda disponível.
Quando o medidor de autonomia mostrou 0% restante, o SUV continuou por mais 12,8 km, chegando a um carregador antes de finalmente parar.
De facto, segundo Matt Galvin, diretor-geral da Polestar UK, "embora os condutores tenham levado o Polestar 3 ao limite da sua autonomia, mostraram como a autonomia da bateria melhorou exponencialmente nos últimos anos".
Para um SUV premium de grande porte, ir muito além da distância entre Londres e Edimburgo é realmente impressionante, e com isso o ditado de que "os veículos elétricos não podem ir longe" foi deixado para os livros de história.
A juíza do Guinness World Records, Paulina Sapinska, confirmou o resultado, enquanto a Webfleet forneceu imagens de vídeo documentadas e verificadas de forma independente, leituras do velocímetro, leituras de GPS e dados sobre o nível da bateria.
Além de não ter sido alterado para o desafio, o Polestar 3 estava equipado com rodas padrão de 20 polegadas, com pneus Michelin Sport 4 EV padrão.
Leia também:






















Numa estrada plana? Apenas com condutor? O verdadeiro teste seria em estrada irregular ao nível de declive e, sendo um carro familiar, a simular uma viagem de férias em família, ou seja, bagageira carregada e com pelo menos 4 pessoas no interior. Queria ver se faria esses km’s nessas condições.
…e com o ar condicionado sempre ligado.
Na notícia referiram que foram 3 condutores que alternavam a cada 3 horas. Para fazerem os KMS anunciados no tempo indicado fizeram uma média de 40 KMS. Com um Audi 4 1.9 diesel fiz 1.250 KMS com 62 litros de diesel o que deu 4,8 litros aos cem.
“a viagem durou 22 horas e 57 minutos (…) e uma média de 40 km/h”…devo ser só eu a pensar que isto é ridículo !
Também reparei nisso, mas preferi centrar a minha atenção aos quase 1000km.
Fazeres a nacional 2 num carro destes demoravas mais de um dia seguramente se a intenção fosse faze-la o mais rapidamente possível e não em passeio.
Foi para o Guinness World Records, ou seja, não é para levar a sério.
Isto é desnecessário segundo alguns como não fazem 1000km para ir almoçar a casa ou em passeio e isso passa a ser a bitola a seguir. 🙂 🙂
1000km com uma só carga é impressionante, mas também sabemos que este tipo de teste quer seja EV ou combustão nos os comuns dos mortais nunca vamos conseguir fazer nem de perto estes consumos.
Para um carro que custa 75m€, isto é só uma palhaçada. O meu carro a combustão faz 1200km sempre com ar condicionado ligado e em estradas nacionais. E custou muito menos do que este custa.
Quer entao dizer que é uma palhacada que um Lambo Urus só consiga fazer cerca de 500km num depósito?
Ou então um porsche 911 GT3 RS que custa mais de 300 mil euros, a andar no ciclo wltp numa média de 47 kmh faz 484 kms.
Que palhaçada.
“o Polestar 3 alcançou uma eficiência de 12,1 kWh/100 km e uma média de 40 km/h”
E a 120Km/h?
Isto é mais propaganda que outra coisa, o Tesla 3 faz esse consumo de 12,1 nas calmas , a 90km/h e com AC. Não tem é uma bateria de 100kw
Eng.º, a Tesla não considera o consumo dos periféricos no consumo por km dos seus carros. O que vê é uma mentira disfarçada.
Considera sim, desde que não esteja em carga.
O carro não pode andar se estiver à carga. Onde foi buscar essa?
Não, consumos de multimédia, sentry, luzes etc não entram nos consumos apresentados no painel. Só a energia q faz mover o carro é q aparece nesse indicador.
Mas a andar ela contabiliza, isso tem uma explicação técnica, o contador de energia está na bateria, logo a anergia que não chega a ela não é contabilizada, e está certo, porque o que interessa saber é o que tem a bateria.
Fui buscar aos esquemas da tesla.
Esses entram em andamento, tanto que aparecem nos gráficos.
Errado, toda a energia gasta da bateria é contabilizada, por isso quando têm o sentry ligado a percentagem de bateria desce, se fosse como diz ela ficava igual, não diga disparates.
É pegar no tesla e bater o record.
Inicialmente estava a pensar, media de 40km/h, epa é pouco,
mas depois lembrei-me e fui ver ao carro.
O meu carro marca como velocidade média de 38km/h (reset ao atestar) onde faço ~80% cidade e restante via rapida/ic/etc (nem é auto estrada).
Ora se calhar esses 40 até é uma boa bitola, já fiz várias vezes a ic19 ponta a ponta onde calculei a velocidade média e era abaixo dos 30km/h.
Pode ser uma boa bitola, mas tenho quase a certeza de que não vais gastar mais de 75m€ a comprar um carro para andar na cidade…
Por acaso o Polestar3 é uma vergonha no que toca a consumos. Ele e o Volvo V40recharge podem juntar-se os dois à esquina a tocar a concertina.
O Guiness, infelizmente, está transformada numa DxoMark dos carros. Só é preciso pagar mais que os outros para obter melhores resultados que os outros.
esta malta pensa que comemos gelados com a testa! enfim vão gozar….
O Tesla model 3 e model s fizeram muito melhor, e melhor ainda o Lucie Air.
Na notícia referiram que foram 3 condutores que alternavam a cada 3 horas. Para fazerem os KMS anunciados no tempo indicado fizeram uma média de 40 KMS. Com um Audi 4 1.9 diesel fiz 1.250 KMS com 62 litros de diesel o que deu 4,8 litros aos cem.
Portanto fez um consumo de mais de 4x superior a este.
Mas demorou um terço do tempo, nem todos podem perder 22 horas da sua vida para fazer 1000 km, são opções como digo sempre nem são boas nem más apenas opções
Impossível, para fazer 1250 KMS em um terço do tempo teria de andar a uma média de 164 kmh, o que não há carro que o faça.
Não é uma opção, 40 kmh é uma média bem acima do que as pessoas fazem, já verificou a media de velocidade geral do seu carro ?
Onde? Só em perdas na geração, transporte, distribuição e carregamento da energia os elektros gastam muito mais do q a geração de energia directamente nos motores dos carros a combustão.
As perdas já se conhecem, escusa de inventar.
E as perdas de energia no combustível ? não conta, é que só em eletricidade gastam mais que os eléctricos:
https://pplware.sapo.pt/motores/combustiveis-gasoleo-volta-a-baixar-na-proxima-semana/#comment-3744317
Para fazer electricidade tb tem q ir ao poço. Esse “custo” aplica-se ás 2 opções.
E qd começamos a meter baterias de armazenamento na cadeia da electricidade, esse “custo”praticamente que duplica para o lado da electricidade.
Tem de ir muito pouco, atualmente em Portugal nem vai.
Ninguém falou em custo, de qualquer maneira é muito menos energia desperdiçada.
Fraco recorde.
Por comparação, com um 406 HDI, a uma velocidade de 80-90 km/h, conseguiam-se fazer 1200km, sem chegar à reserva.
E media de velocidade de velocidade de quanto ? É que vocês confundem velocidade com velocidade média.
Ia tão devagar q foi mandado parar pelas autoridades por estar a colocar em risco os restantes utentes da estrada.
Mas se ele fez uma velocidade média acima do normal, para quê isso ?
Onde inventou isso ?
Então mas você mostra por aqui velocidades mais lentas, nunca o mandaram parar ?
Aliás, de forma geral, os elektros representam um perigo por circularem demasiado devagar. Andam completamente desfasados do restante ambiente rodoviário e, como se sabe, o maior perigo é não adaptar a velocidade à dos restantes utentes da via. Não é por acaso que o número de acidentes aumentou exponencialmente com a introdução dos elektros na estrada.
Mas pelo que vejo são os a combustão que andam devagar, sim, andam desfasados da realmente porque andam mais depressa.
Exato, então não entendo porque andam tão devagar, hoje fiz 8 kms ao passo dos a combustão, já que não dava para passar, obras, e olhe a média que deu:
https://ibb.co/m5QW8zSD
Oh sim, agora a culpa dos acidentes também é dos eléctricos. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
E quem é que referiu a velocidade média do 406 HDI? Eu não fui certamente.
Mas explicando-lhe, de forma a entender com mais facilidade: a uma velocidade estabilizada entre 80-90 km/h, consegue fazer uns 1200 km com o 406 HDI, sem sequer tocar na reserva, o que daria mais uns 200 km.
Mas como sabe que consegue ? anda na AE a essa velocidade ?
Sei por experiência os consumos – com uma condução fluída – verdadeiramente baixos que se pode conseguir com este carro (até em cidade).
Nacionais essencialmente.
O carro que aparece nesta notícia – que será um elétrico muito bom – ainda está longe das capacidades estradistas de um 406.
Certo, mas não estou a entender como faria esses KMS numa nacional mantenho essa velocidade, é exatamente por isso que a média de velocidade do artigo é baixa.
Sim, concordo, o polestar nunca vai fazer os mesmos que o seu, mas ele fez um teste real.
Os veículos dos bombeiros são todos eléctricos….
E são todos a gasolina e gpl ?
A descer não conta.
Como se faz 935 kms sempre a descer ?
Isto é do mais estúpido que ouvi em toda a vida.
Querem tanto justificar que os eléctricos são boa opção, o que é mentira, que dão se ao trabalho de percorrer 935 km a 40 km/h. Isto é do mais absurdo que vi até hoje.
Porque se eu encher o tanque de gasóleo e percorrer a distância sempre a 40 km/h eu faço 2000km.
Os eléctricos é para enganar meninos, conseguem ser mais poluentes e destrutivos do planeta e meio ambiente, que os carros a combustão!
Estudem, pesquisem e verão a verdade!
Tenho dito.
Então afinal diz que é absurdo o que fizeram e faz o mesmo ?
Então mostre lá que são mais poluentes, o mundo anda enganado e você é que está certo ?
E você estudou ? Onde e o quê? É ambientalista ?
Tem dito o quê? Disparates ?
Prefiro muito mais o teste de resistência (distância máxima percorrida) em 24h do este tipo de testes. Aí percebemos como um EV se pode portar em viagens de longa distância.
Quase 4000km em 24h é neste momento o record do Xpeng P7 (Xiaomi Yu7 anda perto)
https://thedriven.io/2025/08/16/xpeng-p7-sets-ev-driving-record-travelling-almost-4000-km-in-24-hours/amp/
https://www.carandbike.com/news/xiaomi-yu7-electric-suv-covers-nearly-4000-km-in-24hour-endurance-challenge-3217620?amp=1
4000 km em 24h dá uma média de 166.67 km/h…nem sequer carregou…grande EV!