Suíça tem um plano para a falta de energia e carros elétricos podem ser as primeiras vítimas
Com uma crise de energia esperada para este inverno, muitos países da Europa têm planos para esta situação e a Suíça parece estar entre estes. Esta situação poderá ser muito complicada em alguns cenários e as medidas começam agora a ser conhecidas.
No caso da Suíça, e do que tem sido noticiado, este plano tem várias fases bem definidas e uma das primeiras passa por limitar os carros elétricos e a sua utilização. O plano vai mais longe e pode até aplicar restrições em serviços de streaming e outros dispositivos tecnológicos.
Suíça prepara-se para a falta de energia
A guerra na Ucrânia tem causado muitos problemas aos países da Europa, que dependem muito da energia que a Rússia fornece. Esta é uma situação que se conhece desde o início deste conflito, mas que apenas agora está a começar a ser uma realidade em muitos países.
Com ideias bem definidas, a Suíça está a preparar-se para os piores cenários, tendo já em estudo as medidas que podem ser tomadas. Este plano tem duas fases, dependendo da gravidade, e passa por um primeiro estágio de emergência e um segundo de crise. Cada um destes tem vários níveis.
Carros elétricos são primeiras vítimas
No primeiro cenário, caso venha a ser implementado, os carros elétricos podem ser as primeiras vítimas. A sua utilização terá de ser reduzida ao essencial, como deslocações para o emprego, visitas a médicos e outras. Em resumo, todas as viagens não essenciais.
Na segunda fase, mais crítica, o governo da Suíça poderá ter de tomar medidas ainda mais restritivas. Aqui entram em ação a proibição de uso de consolas, e de outros dispositivos, bem como a redução da qualidade de serviços de streaming, para baixar os consumos de centros de dados.
Fases dependem dos problemas que surgirem
A Suíça obtém cerca de 60% da sua energia de centrais hidrelétricas que dependem fortemente do derreter da neve durante a primavera e o verão. Como resultado, estas são muito menos ativas nos meses de inverno. Há ainda uma parte significativa de produção com recurso a centrais nucleares.
Por enquanto, esta parece ser ainda uma proposta que está a ser estudada, mas que tem a robustez para ser colocada em prática num futuro próximo. Tudo dependerá da forma como a falta de energia evoluir e se as medidas mais básicas não se mostrarem suficientes e eficientes.
Este artigo tem mais de um ano
Estas piadas escrevem-se sozinhas.
A Europa snob, com a mania dos verdes, etc.
Queriam o que?? Andar com carros de zero emissões a custa da queima de gás russo?
Somos mesmo umas tontas, em vezes criar uma base sustentável de produção de energia, e depois avançar para para novas políticas de uso de produtos fósseis…
Agora passem feriu e andem a pé
Zero emissões? Globalmente poluem mais que os outros.
Não, não poluem mais que os outros e mesmo que poluissem é sempre melhor poluir numa central do que à porta de casa das pessoas, e uma poluição central tu podes torna-la verde se ela gerar 200kg de Co2 colocas arvores que consomem esses 200kg e transformam em O2 o principio em algumas pistas de F1
ahahahahahaha
Portanto o planeta que se lixe.
O importante é não haver CO2 perto da tua porta.
Tá certo!
Acho que se aborda sempre a questão pelo angulo errado, as pessoas devem fazer escolhas melhores. Não usar o carro para ir ao ginasio a 1 km de casa, tentar fazer rotas em que se faça mais do que uma coisa, pois o facilitismo que temos, “amanhã eu vou outra vez”.
Não fugindo à questão, quando há escassez de algo é necessario tomar medidas, falar de EVs parecem batalhas de fanboys, Apple ou Samsung. Na realidade, da mesma maneira que os horarios dos centros comerciais foram afetados fizeram-se compras na mesma), alguns ajustes serão necessários. Como ter a árvore de natal e toda a panoplia de luzes ligadas (quando é necessário noutros locais). O que não se deve é entrar em extresmismos. Isto para dizer, que o foco é os excessos, quer na casa, carro, comida, etc.
Quanto à questão da poluição está a diminuir, ainda não vai há muito tempo que eram necessarios 180.000 km para quebrar essa barreira, do CO2 (atualmente deve ser ainda menos). Qualquer das formas, quem estiver a pensar na energia fotovoltaica, realmente no inverno a produção será muito menor. Contudo até a eolica até pode aumentar neste periodo.
O tal co2 demora séculos a sair da atmosfera não e com umas árvores que desaparece magicamente
Portugal é o país em que se vai a Fátima a pé e depois para estacionar têm de ser a porta de casa ou para ir ao café no fundo da rua vai de carro.
O importante é não haver Co2 em lado nenhum tal como eu disse a poluição descentralizada é que é o problema não é a centralizada sempre houve formas de contornar a poluição centalizada mas quando tens carros a poluir por todo o lado não há milagres. Em segundo se tiveres a poluição nas grandes cidade tens 2 problemas o planeta e a saude das pessoas
Toni demora seculos porque produzimos demasiado Co2 com o que o planeta consegue lidar antigamente nao havia estes problemas porque nao produzias tanto se o planeta conseguir lidar com 20 mil kg de CO2 e os dinaussauros produzirem 5 é igual ao litros mas se produzires 50 mil por todo o planeta ja se torna um problema
“O importante é não haver Co2 em lado nenhum”
Onde já chegámos no nível de ignorância devido à propaganda.
Se não houver Co2 estás morto há muito.
A frase “meter a carroça à frente dos bois” nunca foi tão relevante como nos dias que correm.
Exatamente…
E querem abolir os carros a combustão…
Querem ? parece que os que discordam ficaram todos contentes, ou seja, a petrolhada fica toda contente com uma suposta medida que ainda nem se sabe se vai haver. LOOOOOOOOOOOL
Os cromos de sempre.
O problema já existe a quem vive na Ucrânia. Tem de carregar o carro eléctrico com um pequeno gerador a diesel.
Já o ano passado (ou início deste ano), o governo inglês limitou a utilização da energia para carregar carros eléctricos durante os poucos de consumo.
Sim, há muito extremismo mas factos são o que são.
Acho que como sociedade ainda não estamos lá. Muitos lobbies em várias áreas.
Comentário sensato e isento. Parabéns.
O problema é quem vive na Ucrânia está perante uma guerra.
Planeia limitar, nao limitou.
É como aqui, é uma proposta, não uma consequência.
Sobre os 100 km/h ninguém está preocupado.
Alguém com o Lobby do lítio já vai ter uma conversa com eles…
Qual é o lobby do litio ? como se chama ?
Do petróleo sabemos, OPEC.
Esses gajos da OPEP é que ainda o vão safando para que não lhe falte electricidade.
Não cuspa na mão de quem lhe dá de comer.
Nao consumo nenhuma gerada com recurso a esses meninos, mas há tem tenha sim.
Esperemos que algo parecido com isto não se concretize…
https://qz.com/mineral-rich-countries-want-to-form-an-opec-for-battery-1849742149
Entrando a bateria de iões de sódio em produção em massa acaba-se o lobby do lítio e as baterias voltam a descer de preço.
https://forococheselectricos.com/2022/12/primera-fabrica-escala-gwh-baterias-sodio.html
HAHAHAHAHA….
Já somos pelo menos dois.
ja somos tres,… Hilariante!
Stand up comedy para que?!
Quando se tem inuteis a governar!
E ainda agora a procissão vai no Adro.
É começar/recomeçar a queimar gasóleo e carvão à bruta conforme outros já vêm a fazer deste o início da crise.
O planeta agradece.
Os teu pulmões também
Estava a ser irónico.
Assim se vê como os BEV contribuiem para o bem do planeta recorrendo a electricidade mais suja q o próprio gasóleo.
Existe varias alternativas á produção de electricidade. Não existe alternativa na produção de gasóleo.
A electricidade tem evoluído e a poluição tem reduzido e no futuro irá cada vez poluir menos.
A produção de combustível foi, é e sempre será poluente.
Os índices de poluição globais estão a aumentar.
Onde foi buscar a ideia que estão a diminuir?!
“Os níveis de dióxido de carbono – o principal gás com efeito de estufa responsável por 80% do aquecimento global – aumentaram entre 2020 e 2021 acima da média da última década, e as medições feitas nos últimos meses sugerem que este aumento continuou em 2022”.
E sabe em grande parte o que provoca isto?:
-A procura desenfreada por electricidade!
Venham lá essas provas do que diz senhor ambientalista ?
Como sempre pensa que o gasóleo já nasce nos poços, LOOOOOOOOOOOOOL
Leia o comentário anterior e enfie a viola no saco. Que era o que deveria fazer sempre antes de teclar disparates!
Queimar onde ? Nos carros que desperdiçam 70 % dele ? Onde refere a produção ?
@RC quais provas?
Se reparares as palavras não são minhas estão em aspas.
Bastava teres procurado:
https ://eco.sapo.pt/2022/10/27/emissoes-de-gases-poluentes-vao-aumentar-mais-de-10-em-2030-estimam-as-nacoes-unidas/
Pois, como dizem, as medidas não são suficientes, mas é giro vê-lo arranjar sempre desculpas descontextualizadas.
Como descontextualizadas?!
Se o panorama está a piorar, vamos dizer o contrário apenas para satisfazer o ego de meia-dúzia de crentes que a salvação do mundo esta na electrificação de td e mais alguma coisa?
Nao me faça rir!
Repito, à medida que aumenta a produção de BEV’s a poluição global tb. aunenta. Apesar de uma pandemia pelo meio.
Pense em vez de me vir com tretas que lê na biblias da especialidade.
Está a piorar em relação ao ano que melhorou, lol.
É isso é, só falta dizer que é culpa dos bev’s.
Opa eu sei que temos que proteger o ambiente e essas coisas todas, e obvio que o futuro não pode ser a combustão, mas não deixo de ter este pensamento de bem feita hahaha
bem feita para a Europa e as tretas de politicas apresadas sem antes prepararem o futuro. é fácil ser verde quando usamos os recursos dos outros, é fácil ser verde quando poluímos nos outros países, desde que não seja na europa está tudo bem.
Mas é bem feito, as guerras nunca trazem nada de bom, mas esperemos que a Europa abra os olhos com isto e que acorde de uma vez por todas
Nao entendi, primeiro diz que o futuro não tem de ser a combustão e depois eu-se e diz bem feito ?
Eles usam os recursos deles e grande parte renovável.
Assim se vê bem o preconceito e o lobby a trabalhar.
Duvido muito que vão com isto para a frente. Mas veremos, e não me vou rir nem para um lado nem para o outro.
Sim o futuro não pode ser a combustão, mas bem feito porque querem fazer as coisas em cima do joelho. Ao invés de estarem com tretas que tal preparar as infraestruturas para depois no futuro sim fazermos a transição sem problemas nem percalços?
Quero apenas recordar que já escrevo aqui à anos a insanidade de só apostarmos em carros eléctricos e eu questionar onde é que vamos encantar tanta energia se em vez de apostarmos em mais centrais produtoras (que tirando as solares e eólicas, são poluidoras é verdade!).
É por demais evidente que a transição energética é muito cara. Eu pergunto, somos ricos para arriscarmos apagões? Como é que resolve o problema um país pobre e com déficite energético?
É evidente que o centro da Europa, não tendo gás, vai passar a consumir mais energia eléctrica!!!!
A resposta do nosso governo foi fechar as centrais a carvão e quer fazer o mesmo às a gás!!!!!
Com idiotas assim, como é que resolvemos o problema?
Compras ao resto da Europa energia, produzida a carvão/ nuclear.. a preço caríssimo.
Mas tens opoio da população que és um país amigo do ambiente e os putos das manifestações do ambiente todos contentes. Conseguiram que os papas pagem mais 40% na factura da luz.
Mas continuam a ser uns javardos, que atiram o lixo para o chão, fazem manifestações do ambiente e deixam tudo parece uma porcalhota.
E estão todos contentes pois somos um país verde.
Adoro estes comentarios agarrados ao passado. Hoje existe eletricidade, mas quando começou a surgir também era cara, era mais barato rachar lenha 🙂
Acho que tudo deve ter um enquadramento e respetiva evolução. Não se pode comparar, justamente, um carro eletrico com um carro a combustivel que já tem outra “maturidade”. Contudo, é notavel a evolução dos carros eletricos nos ultimos anos. E como tudo, vai ter outros desafios, assim como os de combustivel tiveram.
E também adoro os comentários dos líricos que acham que a energia eléctrica está sempre disponível e nunca vai faltar!!!!!
Já ouviu falar da Guerra na Ucrãnia? Sabe porque é que a Rùssia está a bombardear todos os PT? Sabe que há falta de gás? Sabe…..
O que sabe afinal? Ou acha que o pedido para pouparem energia eléctrica é só porque sim?
O meu comentário não se referiu a isso. Mas sim o olhar depreciativo perante a “nova” tecnologia. Mas pergunto-lhe o que se faz quando não houver petroleo? Já que a solução que prepõe parece ser essa. Continuar tudo como está. Convém não esquecer que as reservas de petroleo sao finitas, e tal como a eletricidade que quando aumenta a procura (sofre subida de preços e cortes) irá acontecer do mesmo modo. Alias, já acontece e ainda há “muito” petroleo.
Está gente que a eletricidade que sustenta uma Europa é do sol e do vento só pode….
Tudo pode ser elétrico, desde o fogão ao carro, ao esquentador, podíamos ser livres na nossa casa e indústria de energia fóssil.
Mas a hipocrisia começa quando se queima milhares de milhões e m2 de produtos fósseis para produzir energia “ verde”.
Para o Sr achar que anda sem produzir pegada ecológica ou lá perto.
Um camião de noção para vocês.
So mentes como vocês é que pensam que uma casa se começa a fazer pelo telhado.
Querem ser verdes, que comecemos por energia verde a ser produzida, quando chegarem perto dos 100% avançamos para os carros e essas mariquices.
Não começar pelo telhado
Parece que tenho de traduzir as minhas próprias palavras!
Nunca disse que não devemos apostar em energia sustentável ou verde (já agora é muito irónico que até a energia nuclear seja verde, que até é a solução que nós devíamos de adoptar!!!!!!)
Meus caros, não se define o rumo futuro por decreto:
– Vamos acabar com as centrais a carvão e a gás…… e eu pergunto, nós temos alternativas, para além de importarmos energia?
– Vamos acabar com os motores de combustão…… e eu pergunto, e como fazem com o transporte de pessoas e mercadorias? Já há aviões eléctricos com tecnologia amadurecida? E navios? E camiões?
Basta aprender com o passado, as TV e monitores LCD vieram substituír as CRT, mas não foi de um dia para o outro, estiveram muitos e bons anos lado a lado até a tecnologia LCD amadurecer.
Podia repetir n casos, eu concordo com a redução do consumo de combustíveis fósseis, mas sem correr o risco de ficar sem energia eléctrica para o país funcionar!!!! É disso que estamos a falar!!!!!
Tudo isto era mais que previsível, a não ser que proponham andarmos às escuras……..
Quando me lembro à dias das manifestações em Lisboa……. enfim.
Para os fundamentalistas do ambiente:
Proponho que acabemos com todas as centrais electro-produtoras que sejam poluentes, se houver cortes de energia paciência. Nós hoje até conseguimos fazer tudo sem energia!!!!!
E já imaginaram uma fábrica com máquinas de vários MWh, é só clicar no botão e as máquinas arrancam logo, para os trabalhadores não ficarem de braços cruzados!!!!!!
Só líricos!!!!!!
Finalmente o primeiro comentário sensato que leio, obrigado @Ifm
Mas quem disse que vão acabar com motores a combustão ? A começar nos camiões ?
Isto parece uma novels de argumentos inventados.
Isto sim, é uma boa discussão, com boas ideias para cima da mesa!
Ninguém disse, que a solução são só PVs, até porque possui várias condicionantes, só há sol durante o dia, apenas alguns dias, e em apenas alguns locais. Mas já houveram paises que conseguiram isso (por uns dias só energia limpa), houve excesso vejam lá. No caso europeu de um modo geral são: 1/3 fosseis, 1/3 nuclear e 1/3 renovaveis. Este ultimo sempre a crescer nos ultimos 10 anos. Mas como estamos a ver, ainda não é suficiente.
A meu ver o ponto fulcral, é a dependencia, dependencia energetica da europa. Outro problema é por os ovos todos no mesmo cesto, seja energia, petroleo, gás, em que alguém fecha a torneira e já não há. Ser energeticamente independente é um feito (para mim).
Outro ponto importante é o “verde”, sem dúvida (se olharem para o caso da China que há uns 10 anos não queria saber nada disso, e os problemas que dai surgiram). Almejar metodos mais limpos, deve ser mais um objetivo, como um todo. No entanto, ainda existem más praticas, desde a queima de carvão, ao gasto das hidricas à noite, etc. e é algo que deve melhorar até porque o preço das renovaveis estão/estavam a baixar.
Nos tempos excionais em que vivemos (europa), deviam reabrir as centrais que fecharam, pois também não adianta um futuro verde se no futuro não houver pessoas.
O desmame sugerido (petroleo), foi continua a ser feito mas é lento (face a uma guerra com um big player na energia). Do meu ponto de vista, já não se trata do hype, do clima ou da poluição mas sim um plano estragetico. E esperar, é como nos automoveis, se fossem esperar que tivesse tudo a 100% eles não saiam da fabrica. Tem que se começar por algum lado. E agora é preciso.
@Ifm isso é realmente estranho, mais ainda quando vêm defender soluções que gastam muito mais energia. lool
Nao entendi, primeiro diz que o futuro não tem de ser a combustão e depois eu-se e diz bem feito ?
Eles usam os recursos deles e grande parte renovável.
Assim se vê bem o preconceito e o lobby a trabalhar.
Duvido muito que vão com isto para a frente. Mas veremos, e não me vou rir nem para um lado nem para o outro.
Junta-me a ti… ahah não volto a repetir as razões..
Há um detalha: a Suíça tem uma das melhores e mais eficientes redes de transportes publicos no mundo!
“Carros elétricos são primeiras vítimas”
… Se consideram a “Fase III” (situação extrema) como sendo a “primeira vítima”…
“No primeiro cenário, caso venha a ser implementado, os carros elétricos podem ser as primeiras vítimas. ”
Pois pplware… está errado isso. Como está descrito no documento (em alemão no link do artigo), isso acontecerá na fase extrema/fase 3 (“Eskalationsschritt 3”)
“Die private Nutzung von Elektroautos ist nur für zwingend notwendige Fahrten gestattet (z.B. Berufsausübung, Einkäufe, Arztbesuche, Besuch von religiösen Veranstaltungen, Wahrnehmung von Gerichtsterminen).”
Proibide a utilização do carro elétrico para fins não essenciais…
E está correto o que está escrito. Na primeira categoria, na fase 3, os elétricos podem logo sofre consequências. Repara, a primeira categoria é a que será ativada logo que haja necessidade de racionar. Apesar de haver 3 fases, estas são na categoria de primeiras “vítimas” e no texto diz o seguinte:
Tens é de ler tudo e não só o título.
Eu literalmente copiei e transcrevi o que está escrito tanto no artigo como do rascunho do artigo govermental… não “li so o título”.
Existem 3 fases;
– Fase de escalação 1
– Fase de escalação 2
– Fase de escalação 3 (fase extrema) (proibido o uso do carro elétrico para bens essenciais).
Sim está bem escrito no artigo da pplware que “a sua utilização terá de ser reduzida ao essencial…” porém isso só acontecerá na fase extrema. Agora onde só lí o título se li todo o artigo suíço e estou informado bem melhor como cidadão suíço?
Mas isso diz no artigo e essas 3 fazes fazem parte de uma de duas categorias, da primeira aliás. E está no texto a informação do tipo de limitação. Além disso, não é a primeira vez que uma cidade suíça tem de desligar os carregadores das cidades em hora de ponta para o metro poder circular. Não é nova, mas agora a situação parece agravar-se, com os problemas energéticos.
O artigo fala em 4 fases totais). Porém existem partes em que existe uma restrição (“Beschränkung”) e outra uma Proibição (“Verbot”). Mas essas restrições e proibições ocorrem simultaneamente. (Fase 1.. 2… 3… e 4). Obviamente na fase 4 se aplicam todos as restrições & proibições da fase 1 2 e 3… Se atingirmos a fase 3 existerão restrições no uso do carro elétrico… não proibições… Simpels quanto isso. Não há “cenários” ou “categorias um ou dois”…
A seriedade da situação aqui é enorme. Existem campanhas TVs, placares, posters em todo o lado do estilo da altura de covid mas para a poupança de energia (https://www.nicht-verschwenden.ch/) As pessoas vão adaptando utilizando escadas invés elevador etc etc… mas um inverno frio vai ser…
Que raio, eu não falo suíço, mas acabaste de dizer o mesmo que disse. Existe a categoria Beschränkung e a Verbot e dentro destas existem diversas fases. E foi isso que se explicou no artigo. E é onde se encaixa a restrição dos carros elétricos.
Pronto Vítor… claro que tu tens razão… o artigo da Pplware consta que “No primeiro cenário, caso venha a ser implementado, os carros elétricos podem ser as primeiras vítimas.” está então 100% correto… -.-
Foste tu até quem deu razão ao artigo, eu até agradeço a tua ajuda nos termos suíços. E foi importante para percebermos como estão a ser articuladas as políticas no terreno.
Só existem 4 fases, e os veículos eléctricos aparecem na fase 3, logo nunca serão “as primeiras vítimas”.
As “duas categorias” são a divisão entre restrições e proibições, mas ambas pertencem às 4 fases.
Portanto a frase está errada. Não é no primeiro cenário, é no 3° cenário (fase 3).
Já agora, a proibição de utilização de qualquer transporte pessoal para fins lúdicos aparece na fase 4. Isso inclui carros com motor de combustão.
Há duas categorias, aliás, o Random swiss guy referiu isso (que não sei como se referia em suíço). Uma tem 3 fases e as restrições aos elétricos estão nessas primeiras medidas. E não incluiu nestas os carros a combustão, eles falam nos elétricos, porque a questão é mesmo a possível falta de energia.
Podes confirmar isso em vários canais de informação, até da Suíça.
Eu sei ler Alemão, e li o documento todo.
As “categorias” são restrições e proibições. Eles decidiram dividir o documento assim, mas as fases são apenas 4 e são comuns às duas “categorias”.
– A fase 1 tem restrições e proibições
– A fase 2 tem restrições e proibições + as da fase 1
– A fase 3 tem restrições (onde estão os veículos eléctricos) e proibições + as da fase 1 e 2
– A fase 4 apenas tem proibições, incluindo o uso de qualquer transporte de pessoas por motivos de lazer + todas as das fases 1, 2 e 3.
Portanto, o artigo aqui é enganoso. Os carros eléctricos só aparecem nas restrições da fase 3, não são claramente “as primeiras vítimas”, nem sequer as segundas…
Exacto, isto de ler em Alemão é chato para quem não percebe.
No máximo, os carros eléctricos serão as “terceiras vítimas”. E mesmo nesse cenário, não são completamente proibidos, só restritos a deslocações essenciais.
Com a ânsia de escrever sobre os carros eléctricos, nem repararam que na fase 4 TODOS os transportes de pessoas para motivos de lazer são proibidos.
Isso não é bem verdade 😉 os elétricos, todos os elétricos, assim como os carregadores e outras infra-estruturas não prioritárias são as primeiras vítimas sim. Muita coisa nem está citada sequer. Não sejam obtusos. O facto dos elétricos e mais concretamente a sua atividade mais lúdica estar referida nas primeiras medidas, numa primeira categoria de ação, mostra que é relevante para a rede elétrica o seu consumo. Se não fosse nem era citado 😉
Mas continuem a enganarem-se 😉
Onde isso é referido ?
Se está na fase 3, em 4 fases possíveis, não são “primeiras vítimas”. Nem segundas sequer.
A sério que não entendo o fascínio por não compreender isto…
E em lado nenhum disse que o seu consumo não é relevante para a rede eléctrica. É claro que é!!!
Claro que é relevante e por isso são as primeiras vítimas, outras nem referidas estão.
“Primeiras vítimas” na fase 3 de 4 possíveis…
Ok, desisto.
Pensa antes de desistires. De todas as hipóteses, restringir os elétricos é uma das primeiras medidas. Além de muitas ficarem noutro nível, muitas mais nem foram consideradas. Agora pensa 😉
Primeiras ? É a ultima da 3ª fase.
Outras ? quais outras ?
As primeiras medidas são todas as proibições e restrições da fase 1.
Se isso não resultar, entram em função as proibições e restrições da fase 2.
Se mesmo assim não chegar, então entram em função as proibições e restrições (incluindo a da notícia sobre utilização dos veículos eléctricos para coisas não essenciais.
Se mesmo assim não for suficiente, então entram em função as proibições da fase 4, que inclui a proibição da utilização de qualquer transporte de pessoas por motivos de lazer.
Mais uma vez, como é que os carros eléctricos são “as primeiras vítimas”???
Imaginem o que é todos terem as suas baterias a carregar, todas as pessoas de uma cidade à noite a colocarem os seus veiculos a carregar, os camiões que sorvem MW de energia a carregar! A quantidade que as linhas de energia transportam. Terão que ser novamente dimensionadas e duvido que um simples cabo a mais resolva o problema! Para mim a solução passa pelo hidrogénio!
Por acaso já alguma vez viste a curva de carga do sistema elétrico nacional ao longo do dia?
Por favor vê e depois diz-me se o que afirmas ainda faz algum sentido.
Independentemente da curva de carga do sistema elétrico nacional, a instalação elétrica (vulgo cabos e afins) é algo físico e estático, isto é, só vai aguantar uma determinada taxa de corrente, e tal como o L.Sousa disse tenho as minha dúvidas que em Portugal pelo menos em alguns locais a instalação atual aguente com todas as pessoas a carregarem os carros em simultâneo
O que o L.Sousa disse faz todo o sentido e tem toda a razão, tu é que não deves ter lido bem. Grande parte dos carregamentos são feitos nas horas em que existe maior carga.
Não existe nenhum pais com infraestrutura para acomodar carregamento de VE em massa.
Ainda este ano o carregamento de veículos elétricos provocou apagões em algumas zonas de Inglaterra (e está muito, muito, muito longe de ser um meio de transporte massificado) dando origem a projetos de lei para a imposição de carregadores domésticos controlados remotamente desabilitando o carregamento domestico em horas de pico.
São ? Mostre lá dados sobre isso ?
Não existe ou você não quer que exista ?
Provocou em Inglaterra ? Então mostre lá notícias sobre isso ?
Olhe, de acordo com um estudo da APETRO, se todos os carros em Portugal fossem eléctricos, o consumo na rede eléctrica nacional apenas aumentaria em 14%
Como é óbvio, toda a gente que pode carrega o seu veículo eléctrico nas horas de vazio, quando é mais barato!
hidrogenio e combustiveis sinteticos
Para se utilizar hidrogenio é necessário 3x mais electricidade que se for tudo electrico…..
4 a 5x contanto com o abastecimento, só a parte de abastecimento e armazenagem já consome mais energia que a mesma frota de eléctricos.
Basta ver o que está a acontecer com uma das maiores e mais antiga rede de abastecimento, às moscas com a maioria deles avariados, e quando surgem postos a funcionar é a correria para abastecer, provocando longas e demoradas filas.
Com hidrogénio só necessita de 5x mais electricidade.
Porque razão quando falam de energia para elecricos depois vem com uma solução que ainda gasta mais. Ou nao sabem o que é, ou então é pura piada.
Pois. Porque o hidrogenio apanha-se á baldada. É fazer uma pesquisa para perceber a quantidade de energia desperdiçada para produzir hidrogenio
O energia eólica, solar e hídrica poderia ser usada para esses fins
E não pode para eléctricos que gastam menos porquê?
Tem de ter 5x mais de produção, já agora , a hidrogénio são eléctricos na mesma.
Aos dias de hoje achas que uma cidade inteira com a atual rede elétrica existente consegue aguentar com todas as pessoas a carregar os carros ao mesmo tempo? Carros, camiões???
E já nem vou entrar na fala de infraestrutura de carregamentos.
E sim o hidrogénio parece-me uma solução mais viável, temos as bombas que apenas precisam de ter postos de hidrogénio, depois os carregamentos serão muito mais rápidos.
Concordo que seja dispendioso a produção de hidrogénio, mas energia eólica, barragens e solar é de borla, mesmo que gaste mais, acredito que a tecnologia de produção de hidrogénio no futuro seja mais otimizada.
Mas isto só eu que vivo num prédio sem garagem, nem carregadores por perto, talvez se tivesse uma vivenda ou garagem pensasse diferente, ou como quem diz, só no meu umbigo.
Sem dúvida o que dizes faz todo sentido, mas aqui o nosso amigo RC vive num mundo só dele e só vê o que dá jeito para ele e não quer saber minimamente o que o resto da população realmente precisa, faz me lembrar alguns políticos.
Vai haver um mix de energias isso não vai haver dúvidas, porque se realmente continuarmos por este caminho só os ricos é que vão poder ter carros.
Deixo ficar aqui um pequeno vídeo de alguém que tem uma oficina de carros elétricos e trabalhou em vários e vejam a opinião dele sobre a compra do carro elétrico dele.
https://youtu.be/eosf7CeSGyA
Então e como produz hidrogénio ?
E com quê e qual energia.
Normalmente é assim, só quem não pesca nada do assunto é que defende soluções ainda piores.
@NS, desde quando esse tem uma oficina de carros eléctricos ? é um youtuber, e faz o que faz para ganhar umas coroas. LOOL
Depois eu é que vivo num mundo à parte, ele quando quer arranjar alguma coisa vai ter com outros.
Tens razão não tem uma tem duas, algo que tu não tens eu sei é chato ouvir o que ele diz sobre os elétricos durante o vídeo , mas como sempre és um troll que aqui anda só vens aqui para deitar a baixo e só a tua visão é que conta, nem com notícias como esta aceitas que afinal não é bem como dizes, mas tenho uma notícia para ti, com o que gastaste nos teus carros elétricos e nos painéis solares e baterias para casa, compro um carro de 15 mil e o que sobra da para abastecer para os próximos 30 anos e o resto do dinheiro da para pagar a conta da luz lá de casa.
A não ser que tenhas comprado dois carros elétricos de 4 mil cada um, espera não há
Tens razão, não tem uma tem duas https://electrifiedgarage.com/
Mas como sempre sabes tudo, mas pelos vistos não sabes nada.
O futuro vai passar pela mudança de como usamos a energia sem dúvida, mas não venhas com a bandeira do meio ambiente quando claramente não fazes nada para melhorar o mesmo.
Queres defender o ambiente anda de transportes públicos, não venhas com a história que o carro a bateria é melhor
Agora claramente um elétrico tem as suas desvantagens e não vai servir para a maioria da população, lamento desiludir mas o que tu pagaste pelos três carros elétricos e painéis solares e baterias, eu compro um carro por 15 mil novo e com o resto do dinheiro da para combustível para uns 15 anos a vontade.
Mas o teu espírito consumista tem que gastar o triplo do dinheiro com a bandeira do meio ambiente, claramente não quiseste saber do meio ambiente na altura da compra. As baterias e os painéis solares nascem nas árvores.
Deixa de ser fanboy tudo o que venha para ajudar a reduzir emissões é bem vindo.
Vão haver postos de hidrogênio nas principais estradas europeias de 100 em 100 km queres queiras quer não.
E como ele diz no vídeo o elétrico neste momento é para ricos, que tenham mais que um carro.
Mas vê o vídeo pode ser que aprendas alguma coisa nova.
Errado, o electrify garage nao é dele, conhece os donos, e vai lá com os carros dele .
Onde diz que são dele.
Meu caro, compra um chaço velho, não sabe quanto eu gastei no carro nem nos painéis, você é que é um troll porque assume saber quanto os outros gastam ou deixam de gastar e inventa.
Com 15 mil euros nem faz 150 mil kms, coisa que eu fiz em 3 anos.
Deixe se de trollices e assuma que é um preconceituoso.
E você é que sabe o que a população precisa ? É o maior.
Onde é que eu disse que todos têm de ter o que eu tenho ?
Tendo em conta que o funcionamento das empresas é geralmente das 8h até as 17/18h, era expectável o maior consumo ser gerado nessa altura, pois é onde está a indústria a consumir mais e a” poluir” mais.
Contudo o pico de consumo é das 16:40 ate a ser 20:30….
É só baixa a partir de meia noite.
Sendo as 4h da manhã o menor consumo.
Explica lá isso então???
É a malta a cozinhar e a lavar a roupa que faz o consumo todo a essas horas.
Maior que toda indústria?
É calma que Portugal tem uma mini frota de carros elétricos imaginem o resto da Europa.
Sem qualquer tipo de duvida que as unidades industriais, datacenters, serviços de segurança e saúde, centros comerciais … chegam ás 5 horas desliga tudo e vai para casa. nem dá para perceber onde está a duvida…
Eu também trabalho numa indústria que trabalha 24h 7 dias por semana 362 dias por ano.
Mas esse tipo de Indústria ainda é uma pequena fração da indústria, o grande bloco industrial hoje em dia ainda é das 8h às 17h.
Tanto é que os picos de trânsito são entre as 7:30 da manha até as 9:30 e as 17h até as 19h
Podias dizer-me onde foste arranjar os dados que fundamentam ser o horario do pico de consumo?
Acho que faltam muitos detalhes nessa resposta, qual o país, qual o consumo (apenas domestico?), qual a época do ano, dias da semana, etc. Contudo se me disseres que esse pico é do consumo domestico, já está mais correto, porque o pico na semana de trabalho situa-se na hora de jantar.
No caso português acho que um dos mais fidignos será o https://www.pordata.pt/
https://datahub.ren.pt/
Fui buscar directamente ao site da REN, penso que é o sítio mais indicado para se ver dados sobre a rede elétrica nacional… digo eu que não percebo nada
Então tens que ter mais atenção à leitura dos dados.
O pico de consumo é das 16h às 20h30?
> Não, o maior pico de consumo é por volta das 20h00.
> Às 16h00 o consumo é igual às 10h30 e bem inferior ao “segundo maior pico” das 12h30.
É só baixa a partir de meia noite.
> Não, o pico baixa depois das 20h00, se verificares à meia noite o consumo é o mesmo do que às 9h00 (ou seja, bem mais baixo).
E os dois picos, não são muito distantes (7200MW e 6800MW).
Então tens que ter mais atenção à leitura dos dados.
O pico de consumo é das 16h às 20h30?
> Não, o maior pico de consumo é por volta das 20h00.
> Às 16h00 o consumo é igual às 10h30 e bem inferior ao “segundo maior pico” das 12h30.
É só baixa a partir de meia noite.
> Não, o pico baixa depois das 20h00, se verificares à meia noite o consumo é o mesmo do que às 9h00 (ou seja, bem mais baixo).
E os dois picos, não são muito distantes (7200MW e 6800MW).
A Suíça pode fazer isso porque é muito rica em petróleo
Tendo em conta que o funcionamento das empresas é geralmente das 8h até as 17/18h, era expectável o maior consumo ser gerado nessa altura, pois é onde está a indústria a consumir mais e a” poluir” mais.
Contudo o pico de consumo é das 16:40 ate a ser 20:30….
É só baixa a partir de meia noite.
Sendo as 4h da manhã o menor consumo.
Explica lá isso então???
É a malta a cozinhar e a lavar a roupa que faz o consumo todo a essas horas.
Maior que toda indústria?
É calma que Portugal tem uma mini frota de carros elétricos imaginem o resto da Europa.
Heheheh
O mais engraçado é que quando se tenta comprar um carro novo a gasolina aqui em Portugal é difícil de achar.bpu são elétricos ou plugin … É um país de loucura. Devemos ser imensamente ricos em energia elétrica. Devemos ter 3 centrais nucleares
Modas e a carneirada segue a setas pensar dá trabalho o facil é seguir as instruções emanadas pelo grande irmão.
É o que mais me espanta!
Não chega o que se passou no verão, as barragens secas porque a água foi turbinada pelas empresas produtoras de energia!!!!!
Há gente que só pensa em ligar tudo a uma tomada que o resto as pessoas têem de se desenrascar e basta ligarmos a central nuclear de Abrantes e a Central nuclear do Pego e nunca mais falta energia!!!!!
Nem importamos nenhuma energia!!!!
E como sabemos, a Europa tem energia para dar e vender!
Nem há nenhuma guerra na Europa!!!!!!
É só estrategas no Largo do Rato!!!!!!
Em Relação ás centrais a gás, pois claro que teem que ser ligadas…não há duvida em relação a isso, o problema é que mesmo assim…não vai chegar para consumo tradicional…agora junte-lhe os carros elétricos e você vai ver que a rede elétrica nacional arreia de vez!!
Depois há outro problema… a EU sancionou precisamente o gas Russo, que a gente precisa em barda, como é que você vai agora ligar as centrais a Gas??
Os Americanos estão a fazer uma pipa de massa a vender gás, 3-4x acima do preço a Europa…mas os EUA fornecem á Europa, só uma pequena parte, porque caso contrario ficam eles sem gas..
A nossa única opção é o gas Russo…que nós sancionamos!?
Isto parece-lhe normal??
Se lhe parece então não se queixe quando tiver que tomar banho no inverno de agua gelada..
A guerra na Ucrânia não é desculpa para nada, desde quando é que a Guerra na Ucrânia é que está a afectar a energia na Europa??Isso é mentira, as políticas da EU é que puseram a EU de joelhos!
Trata-se somente da maior quantidade de Idiotas extremistas que alguma vez esteve no controlo da EU por m^2..
Quanto é que os carros vêm aumentar o consumo ?
Assim ficamos a saber se faz sentido o que diz.
A avaliar pelas conclusões dos suíços, o impacto é grande. (nada que já não se estivesse à espera)
Não há fumo sem fogo.
E os BEV ainda são um nicho (0,5%) fará qd não forem
Ena, que festa você anda a fazer.
Veremos como tudo vai ficar na mesma.
Então mostre lá esses números.
Não se esqueça que uma medida é dada certa já é a velocidade máxima de 100 kmh, para todos claro, nas AE.
Festa onde?
Apenas constatação de factos meu amigo.
Factos ? Que os frigoríficos gastam mais que os bev ?
Looool
É tão grande que nem a meio porcento chega.
É com cada mito que vai nessas cabeças…A lavagem cerebral até que funciona caramba.
1 frigorífico gasta 36 kWh/mês. Se o carro andar 4 kms por dia, sim, o frigorífico gasta mais!
Nao leu a proposta ? Leia, porque para os frigoríficos as medidas aparecem antes dos carros e das viagens de passeio. Lol
Continuo sem perceber qual é o problema com os frigorificos:
– Os frigoríficos de uso privado e comercial não devem ser arrefecidos abaixo dos 6°C. (uso a 5º e não temos por cá nenhuma restrição, é o normal)
– Os congeladores de uso privado e comercial não devem ser arrefecidos abaixo dos -20°C. (uso a 19º e não temos por cá nenhuma restrição, é o normal)
MAS
Se eu estivesse na Suiça e se algum alimento exigisse uma temperatura mais baixa poderia accioná-la sem problema ao abrigo do regulamento de temperatura especificados na legislação de segurança alimentar (especialmente na Portaria de Higiene, SR817.024.1)
NO ENTANTO
A utilização privada de BEV’s só é permitida para deslocações
absolutamente necessárias (por exemplo, exercício profissional, compras, visita ao médico, presença em eventos religiosos, presença em audiências judiciais).
Este é o único facto onde não há mas nem meio mas…
Aceite que dói menos!
Sim, acredite que dói-lhe menos ? até porque a mim isto nem me afeta nada, nem mesmo que fosse implementado em Portugal. Não entendo tamanha festa com algo não implementado a milhares de kms daqui.
Mas leu tudo ?
Sim li tudo com atenção.
A única de determinação que não permite excepções é a que diz respeito aos BEV.
De resto pode-se fazer tudo embora numa janela horária mais reduzida mas ainda assim mais que suficiente.
Agora não me estou a ver ter um carro e apenas poder usá-lo para ir trabalhar para ir à missa para ir a tribunal ou para ir ao médico. Ou seja para ser escravo do sistema.
Eu uso essencialmente os meus carros para ir de fim de semana, para ir de férias, para ir até ao mato passear os cães, para ir ás compras, para ir à praia; Em suma para o que me apetecer e aproveitar o melhor possível a vida.
Por exemplo, para ir trabalhar não uso tá a ver? Ou vou a pé ou de bicla.
Não diga que isto não o afecta em nada vc devia aproveitar a oportunidade para começar a interpretar melhor os sinais e não tenha dúvidas que isto é um sinal muito sério no que concerne à inviabilidade da expansão da mobilidade electrica na Europa.
Não estamos a falar de um pais qq. Estamos a falar de um pais muito rico, com um rendimento per capita extraordinário, localizado no centro da Europa, região de onde PT e ES importam grd parte da electricidade que não conseguem produzir.
Eu no seu lugar estaria seriamente preocupado. Se na realidade tem 3 BEV’s…epá venda um deles e compre um ICE. Não ponha os ovos todos no mesmo cesto. Raramente dá bom resultado.
E se realmente não o preocupa mesmo que a medida chegue a PT, se se está a fiar nos painéis solares e baterias que diz ter…da mesma forma pense que na Suíça tb haverá quem tenha sistemas semelhantes a produzir e a armazenar electricidade e não é por isso que poderá obter uma excepção para ir ver a bola ao fds.
Tire daí o cavalinho da chuva.
Se não a gastar tem que a injectar na rede. Assim não perde tudo.
Não há festa nenhuma. Não quero o mal dos outros
É que inevitabilidades deste género vêm sendo alertadas há anos e vcs sempre a baterem no ceguinho. Simplesmente depois não venham dizer que que não estavam avisados.
Como sempre só lê o que lhe convém. Pensava que usava o carro para ir para as curvas de Sintra. Loool
Não leu que no último grau não pode usar o carro, seja ele qual foi para motivos de lazer ?
Portanto ia deixar de fazer aquilo que tanto gosta com o seu carro.
Loool , veem sendo alertado a anos ? Então é a Maya é adivinhou que a Suíça ia ter falta de gás para produzir energia.
Ahhhahahahhahhahs
Só mesmo na Internet.
Ja agora, eu so injeto energia se quiser, desde que a venda injeto, caso contrário ninguém é obrigado a injectar.
Veja lá melhor o que fala a fase 4:
“- Proibição da Operação de sistemas de transporte de passageiros para fins de lazer.”
Não está lá nada que se relacione com automóveis particulares a combustão.
Daqui o que retiro é que na 4ª fase, se tiver um carro eléctrico, nem para de transportes publicos posso ir até à praia. Vai de mal a pior!
Acho que vcs já andam a ver coisas que não existem, tal é a sede aos ICE. Agora até acham que os transportes públicos é tudo o que não é BEV loool
Que eu saiba qualquer carro é um sistema de transporte de passageiros.
Você é que vê coisas que não existe, tal como o artigo, até porque isto é uma proposta, ainda não existe.
Bolas @RC isso está mais grave do que eu pensava. VC é capaz de estar a ver q é amrelo e continuar a batalhar q é azul. Lool
Continue lá a viver no seu mundo de fantasia. Eheh
Fantasia parece ser o seu, tanto que faz uma grande festa sobre um tema mal contado que nem sequer existe, existe sim a possibilidade de…
O problema energético da EU não tem nada a ver com a Guerra na Ucrânia, mas sim com políticas extremistas e terroristas contra a EU e Rússia.
A EU sancionou-se a ela própria e claro agora não há energia..claro os carros elétricos consomem toneladas de energia, são centenas de Kwh por carro, é fácil de perceber que vai rebentar com os resticios de energia que eventualmente ainda houvesse.
Havia a hipótese de receber gas outra vez via Nordstream…mas essa hipótese foi “liquidada”, a quando o ataque terrorista perpetrado…”pelos nossos amigos..”
A EU ainda foi mais longe e impôs um teto máximo de 60€ para o petróleo Russo…agora chorem..
Agora o que acho mal, é cortarem nos equipamentos domésticos.parem de vez os elétricos se for necessário, mas deixem as casas das pessoas em paz.
Então e o aumento tanto do petróleo como do gás foi de quê ?
Sanções da EU a Rússia.
A última foi determinar um tecto máximo de 60 UDS para compra do petróleo russo.
Foi a gota de água. Agora, a partir de Janeiro, petróleo russo nem caro em barato. Eles recusar a venda à EU e vão vendê-lo a outros mercados.
Realmente é só inteligentes no parlamento europeu.
RC,
Tendo você 2 palmos de testa, você conseguirá perceber que o facto de sancionar o gas Russo e o Petróleo Russo, levou os preços a disparar para valores absurdos..mas isso não é uma consequência da Guerra, mas sim das políticas da EU.
A EU é que cometeu Suicídio…vá ver a Hungria a ver se eles sofrem do mesmo problema que nós estamos a sofrer…é que nem pensar porque eles opuseram-se ao suicídio coletivo da EU
Só os EUA estão a cobrar á Europa 6x mais do que os Russos cobravam e entregam umas 100-1000x menos gás do que os Russos entregavam..
E isto vai ficar muito pior em 2023, porque em 2022 a Rússia tinha empresas na Alemanha com Grandes quantidades de gás no subsolo, em 2023, não vai haver esse gás.
Agora a Europa anda a comprar Gás Russo á China, e petróleo Russo á India , mas claro a preços elevados..e nem sequer ainda falamos da poluição dos navios de carga que entregam esse gás e petróleo..e os custos de encher e esvaziar os navios..é uma estupides de todo tamanho, somente possível pelo extremismo cego que vai na Europa.
Agora não digam por favor que isso é um problema causado pela Guerra, porque não é!
Ah bom, então tem a ver com a guerra, bem me parecia.
Também anda a comprar a Nigéria, Argélia.
Sim, é um problema causado pela guerra, se não fosse ela não estaríamos nesta situação.
@joão
Claro que foi pela guerra. Nos ultimos 3 meses, ja com sanções o preço baixou 15%. Se vires os preços durante os primeiros 15 dias de guerra, sem qualquer miragem de sanções os preços dispararam.
Especulação pura e dura.
Aconteceu o mesmo com acidentes em refinarias na Nigeria e Arabia Saudita no ano passado…
Um continente Europeu que sempre o Burguês do planeta!
Pouco produzimos para o que consumimos!
Produzimos fora para ser mais rentável as empresas mas custando o mesmo ao Zé povinho… queremos uma dependência energética quando não temos bases para essa dependência! Nunca foi criado bases para uma mudança deste calibre… apenas foram criando os euro 1, 2,3,4,5… para redução de gases… mas as bases essas nunca implementadas!
Sofremos por causa de nós mesmos… e pagamos todos pelos erros absurdos de meia dúzia que vive á grande…
Continuo a achar que a tecnologia de carros eléctricos serão apenas uma tecnologia de transição… pois não temos lithium suficiente para o que produzimos de baterias… e o estrago que cria na natureza para essa exploração!
Depois falam em parar fabricos de motores a combustão quando há países que estão a anos luz de ter formas de abastecer a energia eléctrica quando nem têm luz em casa etc etc…
Depois o tempo de abastecimento…
Etc etc…
Algo tem de ser feito? Sim
Temos de cuidar do nosso planeta? Sim, então acabem com as guerras parvas! Implantes é de todos e só uns parecem ter o direito a usufruir dele!
Enfim… direitas, esquerdas, democracias e autoritarismos… quem sofre somos todos nós! E eles sentados a brincar connosco… tipo tabuleiros de xadrez!
Isto é um “não problema”. Com o gasóleo que um carro eléctrico não usa (e que, portanto, sobra) poderia produzir-se electricidade para carregar um carro eléctrico. Dá para fazer uma maior distância do que utilizá-lo num carro a combustão.
O problema é que eles não querem aumentar a produção de electricidade em centrais de combustão, mas quanto a usar gasóleo ou gasolina directamente num veículo não dizem nada…
Um BEV alimentado com electricidade produzida com recurso ao carvão ao ao gasóleo polui mais que um carro a gasóleo.
Tlz pq as termoelét.ricas não disponham dos sistemas de retenção de CO2 e outros gases que equipam os automóveis
Mas não há como o fazer. Com faz isso ?
Dispõe sim, e até mais sofisticados que a muitos carros que TRAZIAM sistemas antipoluição.
Já agora deixe ai os numeros disso também é que segundo a t&e, icct, entre outros, eles contradizem as suas afirmações.
Essas t&e e icct são as suas bíblias? Lool
Se lhe disserem para se atirar a um poço tb vai?
Pense pela sua cabeça amigo. Deixe de “influencers”
Tudo se resume a factos e matemática
Facto 1
Emissões CO2 carros mais usados:
https://impostosobreveiculos.info/dados-uteis/tabela-emissoes-co2-dos-motores-mais-comuns/
Facto2
CO2 emitido para obter 1 kWh através do carvão:
https://zero.ong/fecho-da-central-de-carvao-de-sines-zero-congratula-se-mas-quer-melhor-planeamento-na-transicao-energetica/
Facto3
Electricidade obtida atraves de gasóleo gera ainda mais CO2 comparativamente ao carvão:
https://www.eia.gov/tools/faqs/faq.php?id=74&t=11
Quer que lhe faça as contas ou considera-se esclarecido?
Ja agora, mas que interessa só falar de co2 ? Essa é apenas uma parte, falta adicionar as outras, nox SOx, partículas, etc.
Já foram feitos estudos onde se comprovou que carregar um carro eléctrico com um gerador gasta menos gasóleo do que circular com um carro com motor a gasóleo, para a mesma distância.
“Embora o esquema montado por Jon Edwards soe visualmente ineficiente, os testes apontaram que a utilização indireta do diesel é ligeiramente mais eficiente do que sua utilização direta nos carros (dependendo muito do veículo e do estilo de condução, é claro). Simplificando, um carregador de veículos elétricos alimentado por um gerador a diesel seria, em princípio, ligeiramente mais sustentável do que carros movidos diretamente por motores a diesel.”
https://www.e-farsas.com/carregador-de-carros-eletricos-e-alimentado-por-gerador-a-diesel-sera-verdade.html
As contas estão no artigo, não é preciso ser um génio para perceber isso.
Isso é pensar com a cabeça ? Isso é ser tendencioso.
Entao o combustível surge do nada ? Porque a electricidade também não surge do nada ?
Nao sao bíblias, são entendidos que mediram tudo, inclusive a reciclagem.
Mas como não convém ao seu teatro e demore a mesma lengalenga, fala mal deles. Não fossem eles as entidades que são usadas para tomada de decisões.
Quando tiver problemas nos rins, não vá ao médico, use a sua cabeça. Hehehe
@ RC querem ver que as centrais termoelétricas a gasóleo / carvão não libertam nox SOx,e partículas. Aliás duvido muito que cumpram a norma EURIO 3, quanto mais a EURO 6 aplicada aos carros.
Onde disso isso ?
Onde é que existem ?
@Dani
Mais um estudo tendencioso. Vós sois mesmo incapazes de ver isso?
Agora até querem fazer crer que um BEV alimentado a geradores de gasóleo é mais eficiente que um carro a gasóleo e para o provar vão comparar i3 e Teslas com um Touareg. Tá certo!
Mesmo sendo verdadeiros os consumos que declaram ter conseguido no i3 (4,4 lts/100) e Teslas (entre 6 e 7 lts/100), a solução nunca compensa se com carros ICE do mesmo segmento
Posso-lhe garantir que numa estrada dessas (Stuart Highway que atravessa a Australia) , sempre recta, sem retentores de velocidade em e entre os 80 e 90 em 6ª a minha A4 fazia 4lts/100 ou muito à volta disso.
Portanto esse estudo só confirma o que disse no outro comentário ” um BEV alimentado a energia gerada a partir do carvão ou do gasóleo, polui mais que um carro a combustão e por esse estudo ficamos a saber que também consome bastante mais. Obrigado pela partilha!
Todos são tendenciosos, basta ir contra o seu argumento.
Polui mais ? coisa que você até agora nunca conseguiu provar.
3 ou 4 posts acima dei-lhe os tópicos para que fizesse a conta. A prova está lá .
Pelos vistos não se considerou esclarecido ou contas não é o seu forte?
Posso-lhe fazer uma conta .
-O meu 2.0 a gasóleo, segundo a tabela ISV do gov.pt emite 119g CO2 por cada 1000m percorridos o que resulta em 11.9 kgs de CO2 pr cada 100 kms
-1 kWh de electricidade produzida a gasóleo, segundo a eia.gov emite 1107g CO2, isto num BEV resulta em 22,14 kgs de CO2 pr cada 100 kms
Esclarecido? Não precisa agradecer!
Entretenha-se a fazer outras contas para outros motores ICE ou com outras fontes gás, carvão, cogeração renovável etc.. Vai ver que é fácil, é giro e até exercita a mente e o espirito crítico em relação à poluição informativa que grassa nessa cabecinha.
Como disse antes, a conta está incompleta.
Então o gasóleo par ao seu carro, tal como o óleo e outos consumíveis caiem do céu ?
E você é tão santinho que acredita naquilo que lhe metem na tabela ? onde já foi provado que esse valor é em muitos casos maior.
Não, porque não mete o seu a gasóleo a consumir o dobro ? tal como meteu o electrico ? Não me diga que faz média de 4.5 ? LOOOOL
Eu não preciso, já estou bem esclarecido, porque não usou o consumo de tabela do BEV ?
Usa o consumo europeu com as emissões norte-americanas ? porque não usou as de cá ?
Nada tendendioso.
Pois, nessa cabecinha o gasóleo cai do céu, enfim….
Em Portugal, segundo a associação ZERO, a Central termoeléctrica de Sines tem emissões de 970 g/CO2 por cada kWh produzido.
Um Tesla Model S 100 D (veículo com mais de 500cv) g18,430 kg de CO2.
Como vê, a matemática não mente.
Em Portugal, segundo a associação ZERO, a Central termoeléctrica de Sines tem emissões de 970 g/CO2 por cada kWh produzido.
Um Tesla Model 3 Long Range (veículo com mais de 300cv) tem um consumo de 16 kWh/100km.
Logo, se multiplicar os 16 kWh por 970g tem 15,520 kg de CO2. De um carro muito mais potente que o seu 2.0 a gasóleo…
Mesmo com o Tesla Model S 100D, veículo com mais de 500cv, o resultado do CO2 seria de 18,430kg por 100km.
Como vê, a matemática não mente.
Para o sr yamahia o combustível aparece por magia nos postos, além disso usa a média do fabricante, que como já foi provado vazios e infinitas vezes, estão longe da verdade.
@Dani
1ºSines não queimava gasóleo mas sim carvão. E sim o gasóleo queimado em termoelétricas emite cerca de 20% mais de CO2 comparativamente ao carvão, portanto rectifique lá 15,52 do seu Tesla Model 3 LR para 18,63 kg de CO2 aos 100.
2º Eu falei em BEV’s; não falei em Teslas ou julga que a Tesla representa o universo de tudo o que é BEV? Vc tem vários BEV’s a fazerem mais de 30 kWh/100 km com velocidades médias miseráveis (abaixo de 110 kms/h).
No fundo até fui bonzinho pois atribui um valor geral de 20 kWh/100 km
3ª Depois vem armado em artista picar com a potência do LR. Coitadito…Os carros vêm-se nas curvas amigo. A direito todos andam. Quero lá saber da potência. Venha comigo e mais esse bisonte de 2,25TONS para a serra da estrela e veremos quem vai 1º dar de beber aos cavalos.
E fique sabendo que Teslas nem dados, só se fosse para vender e arrecadar umas coroas à custa de um otário qq.
Sempre a inventar, desde quando um model 3 pesa mais de 2 toneladas.
Claro que nao quer, nem nunca meteu os pés dentro de um.
Lool
Sobre os números, onde está essa das centrais a queimar gasóleo emitem mais ? Mas existe mesmo essas centrais ? Looool
BEVs a fazerem mais de 30kWh /100km de média??
Isso são os de Fórmula E?? Mostre lá um veículo eléctrico no mercado que tenha 30kWh de média!!!
“Particularly in city driving, engines waste fuel while idling or operating at very low outputs compared to their design capacity, and engines at low output achieve very low efficiencies. However fossil-fuelled power stations are designed and operated to maximise thermodynamic efficiency, typically achieving between 40 – 55 per cent. In fact, an EV charged by a gasoline-powered generator would consume less gasoline in total than a conventional vehicle.”
– Australian Energy Council, 30 Janeiro 2020
Para este Sr só existem grandes bisontes como o volvo é o audi etron é só andam a 125 km/h nas autoestradas do norte, mas para os a combustão não usa o consumo médio, usa sim o wltp. Só rir .
Sr. @RC nunca falei em médias do fabricante. Vá ao portal do gov.pt, secção ISV e verifique com os seus próprios olhos os níveis de emissões e respectiva taxa a aplicar para este modelo com este motor.
4.5 litros é o quê?
Exato, então na tabela tem o quê? Os valores homologados, ou pensa que a malta do imt andou a medir todos os carros ? Loooolo
Pois enganei-me é o Model S LR que tem essa tara.
Mas deixe lá que, para o efeito, menos 300 kgs no 3LR, 1900kgs vai implicar as mesmas limitações.
Claro que existem centrais a queimar gasóleo para produção de energia elétrica. Aliás já por aqui falámos entre nós em algumas na Europa em outros tópicos pelo que me admira que esteja a estranhar essa solução.
Os valores de emissões tive que ir buscá-los aos USA pq não há informação na UE. Parece que é tabu.
Onde estão os valores?Tambem já lhe deixei a info um pouco mais acima. Também não estou a perceber a dúvida.
É isso, secalhar quer comparar o conforto do seu cangalho com um tesla, a malta até compra carros para ir para as curvas de Sintra acelerar. Loool
Pois, é exatamente por isso que não encontra , porque não as há, logo na Europa onde se subsidia o gasóleo para os carros. Loool
Vc esta a fazer confusao.
A única vez que falei num consumo de 4,5 lts/100, foi para replicar a informação dos entusiastas australianos sobre o i3 alimentado a electricidade produzida com recurso a gasóleo.
Em relaçao ao valor das emissões de declarados para cobrança de ISV, se tem provas que estão errados, vá la e denuncie.
De certeza que será bem acolhido. Eles querem é facturar!
Não precisa de falar, os 11 kg de co2 dá os 4.5 litros.
O que não faltam são provas.
Por isso mesmo querem a coisa, cada vez que vai à inspeção, atualizam o valor, se bem que também é estupido, os carros não andam na estrada em ponto morto. Looool
@RC como lhe disse vá para as Finanças. Vai ganhar bom dinheiro ao mesmo tempo que ilumina aqueles incompetentes que andam todos enganados e a prejudicar o Estado que somos todos nós.
Se conseguir provar, olhe…até e lhe dou um prémio
Eles não precisam que você prove, são as inspeções que vão provar.
Mas atenção, isto é apenas uma proposta em alguns países, por cá não se fala nada disto, mas era mais correto.
Olhe qt ao cangalho deixo-o estar que está bem e se Deus quiser que continue comigo por muitos anos.
É que estes patrões da UE não sabem o que querem. Incitam ao consumo de BEV’s e depois proíbem-nos de circular. Esta certo loll
Quanto ao comportamento dos Teslas em Serras, seja Estrela, seja Sintra, venha o diabo e escolha. É como lhe digo! Na realidade eu não preciso dos conduzir para saber o que está ali. Felizmente ainda há uns especialistas isentos que passam a ideia de como é conduzir essa aberração. Vá lá que esta versão dispõem de tracção às 4 mas mesmo assim dispenso.
O efeito do peso
Nas zonas mais onduladas, começa a sentir-se o efeito do peso, que faz a carroçaria oscilar, mas é sobretudo nas travagens mais fortes que se percebe que o Model 3 não é leve.
Peso prejudica dinâmica
… Mas numa estrada com o perfil imperfeito, percorrida depressa, a suspensão, sob carga, começa a deixar o Model 3 oscilar. Nada de grave, mas é mais um sinal de que há aqui muito peso em jogo.
…A questão é sempre o peso. Quando a deriva de traseira termina e o Model 3 volta a “assentar” isso acontece de maneira um pouco desajeitada, com a suspensão a revelar alguma dificuldade em gerir o momento de transição de maneira mais refinada.
https ://targa67.motor24.pt/tesla-model-3-em-teste-tudo-o-que-queria-saber/hoje-guiei-um/2759/
Com dizia quase 2 TONS comportamento em curva é para esquecer! É capaz de ser bom para se picar na Vasco da Gama com os Ibizas do boné eheheh
___//___
Quantos ás centrais a Gasóleo. Vc é esquecido que doi (ou não faz-se)
Lembra-se disto?:
“O Governo alemão deu “luz verde” para reativar centrais elétricas alimentadas a carvão e a petróleo que fazem parte da reserva energética.””Queremos poupar gás agora no verão”.
https ://observador.pt/2022/07/13/berlim-da-luz-verde-a-reativacao-de-centrais-eletricas-alimentadas-a-carvao/
Conforme já tínhamos falado, está aí o exemplo da Alemanha.
Em Países como Polónia, Hungria, Bulgaria etc, a queima de gasóleo é recorrente.
A UE deu luz verde em Março para qq País membro começar a queimar gasóleo para gerar electricidade.
Não me diga que não reparou na subida absurda do preço do gasóleo desde há uns meses a esta parte. Não me diga tb que ignorava que tinha a ver com estes açambarcamentos- Agora que já têm os tanques cheios ele está a baixar vertiginosamente. Ainda mais que a gasolina. (embora tb haja centrais (e pequenos geradores que queimam gasolina- rende é menos kWh)
Proíbem ? onde ? só estou a ver uma proibição já aprovada para o seu, daqui a 13 anos.
Mas já andou num tesla ao menos ? Isentos ? ou aqueles que dizem o que você quer ouvir ?
O model 3 pesa o mesmo que um carro da mesma classe e do seu tamanho com a mesma potência, nalguns casos até é mais leve.
Tesla é um carro americano, duvido que encontre algum daquela zona que seja dinâmico.
Então mas são a petróleo e carvão ou gasóleo ? você disse gasóleo. Portanto afinal não é cá também, e portanto se vão reativar, é porque estavam desativadas, portanto não é o normal.
A gasolina também subiu, será que também queimam gasolina nas centrais ? LOOL
Já agora, gosta de ver esse moço testar os novos model 3 com a suspensão melhorada, já que esses é sabido que são uns grandes trambolhos.
@Dani, duvida de BEV’s a fazerem 30kWh /100km de média?
Olhe, tem aqui este
https://youtu.be/oXzlXQUus-w
Pode aproveitar para conferir outros testes. Há para todos os gostos. Não desespere eheheh
É isso, todos os carros só andam nas AE’s do norte a 125 kmh.
Gostava de ver o seu a fazer médias de 4.5 na mesma situação. Hehehee
Quais AE do norte?
O homem saí da zona do IP3 e foi pra o Algarve.
Saiu de manhãzinha e chega de madrugada ao hotel.
“Esta é a vida de um condutor de carro elétrico!”
Não me referia bem a esse, mas aqueles que você costuma apresentar.
Mas vai ter ao mesmo, todos temos grandes volvos bisontes.
Gostava de ver qual é a vida de alguém que sai do norte da ip3 para o algarve, todos os dias. Looooool
Bom, fui ver o video, e mais uma vez você tenta sensacionalizar a coisa, não, não saiu de manhãzinha, já que era quase hora de almoço, e chegou a hora de jantar.
Ele na parte 2 e até na primeira parte diz algumas vezes, o xc40 é um carro que era a combustão e foi convertido, portanto com consumos que os a combustão já nos habituaram, no segundo até diz, a volvo tem de se esforçar mais nestes carros, não faz sentido estes consumos absurdos, o kauai gasta 9 a 10 kWh menos a fazer o mesmo.
Portanto se o carro fosse realmente um carro eléctrico, o problema com o carregador nem se colocava, já que teria autonomia para chegar ao próximo.
Já agora, antes de chegar ao ponto de limitar a circulação de carros eléctricos, tem centenas de outras coisas como não poder aquecer a casa acima dos 18°C, limitar a temperatura mínima dos frigoríficos a 9°C, limitar temperatura mínima de congeladores a -19°C, Proibir a iluminação de decoração entre as 23h e as 5h, limitar a iluminação a 100lux, limitar as lavagens na máquina da roupa a 40°C, proibir a utilização de sopradores de folhas eléctricos, proibir água quente em casas de banho públicas, entre muitos outros.
A limitação de carros eléctricos só aparece no penúltimo nível (nível de escalação 3 em 4 possíveis), logo o título está incorrecto.
Os carros eléctricos pode ser das últimas vítimas, uma vez que só aparecem no penúltimo nível de emergência energética. Aliás, é a última coisa da lista de reduções aplicáveis!!!!
Já agora, no nível 4 tem a proibição de todo o transporte pessoal para actividades de tempo livre (eléctrico ou não).
nao podes sair de casa para fins ludicos (se viveres isolado e o automovel for a unica alternativa) nao podes jogar consola e tens de ver netflix a 480p
Agora é a Alemanha
“SE CONSIDERARMOS UMA BATERIA DE LONGO ALCANCE COM 110 KWH, ENTÃO PASSAMOS A NECESSITAR DE 30 HORAS PARA CARREGAR 80% DA BATERIA.”
https://www.portal-energia.com/alemanha-beira-limitar-carregamentos-veiculos-eletricos/
Errou mais uma vez, é o tempo normal + o tempo que demora a mais a + para carregar durante 2 horas a 3.6 kw.
Imagine quando for hidrogénio, que necessita 5x mais energia….