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Siemens tem uma encomenda de 20 comboios movidos a bateria, totalmente elétricos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Alguem says:

    Logo os comboios que são um meio de transporte bom para não precisar de baterias, pois a eletricidade pode ser fornecida ou por cabos ou pelos próprios carris. Mas é bom haver sempre alguém a experimentar formas diferentes de fazer as coisas.

    • miguel says:

      lê o artigo outra vez

      • Alguem says:

        Não encontrei nenhuma vantagem

        • Vítor M. says:

          Se leres bem, os comboios são para uso urbano, em muitos lados não tem catenárias. Logo, estes comboios elétrico com bateria são muito importares, porque só os diesel fazem este trabalho.

        • Miguel Maia says:

          porque nunca ficaste preso entre ermesinde e rio tinto por falha de energia.
          porque não tiveste de andar a fazer braga-porto num diesel fedorento porque de braga a nine não havia catenária.
          (só dois pequenos exemplos…)

        • Ruy Acquaviva says:

          Concordo com Alguem (não poderia discordar de todos – com o perdão do péssimo xiste) quando ele diz que o transporte ferroviário é o mais adequado para a alimentação elétrica por cabos, afinal os veículos já estão “presos” (com perdão da expressão imprecisa) aos trilhos, o que implica em um trajeto fixo. Isso obviamente não quer dizer que os comboios elétricos não possam dispor de baterias para mover o veículo em casos de queda de energia na linha, mas isso seria uma medida de contingência. O mesmo pode ser dito de trechos onde a colocação da rede de alimentação seja muito difícil ou até impossível, mas acho que isso só ocorre em trechos específicos.
          Enfim, acho que a alimentação por cabos é bastante adequada para o transporte ferroviário, porém se alguma linha onde a eletrificação seja impossível, a alimentação por baterias é sem dúvida uma opção.

          • Vítor M. says:

            Urbano principalmente. O Suburbano pode até ter as catenárias a alimentar, assim como no longo curso, mas dentro das cidades e dentro das suas áreas metropolitanas, as catenárias são prejudiciais ao urbanismo. As bateria podem dar uma ajuda grande para tirar os comboios a diesel dessas zonas.

          • Alguem says:

            Mas se em vez de catenárias vais ter que ter postos de carga para as baterias, qual a diferença?

          • Miguel says:

            lê o artigo outra vez

  2. moonlightz says:

    Siemens tem uma encomenda de 20 comboios elétricos movidos totalmente a baterias

  3. David Guerreiro says:

    Boa notícia. Tecnologia europeia, fabricada na Europa, e não na China.

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