Siemens tem uma encomenda de 20 comboios movidos a bateria, totalmente elétricos
Nas estradas, na água, no ar e nos carris, a ideia é ter tudo elétrico. Podemos afirmar que será o futuro, mas temos de lá chegar. Nesse sentido, a Siemens Mobility, a divisão de mobilidade da gigante alemã, acaba de receber a primeira encomenda dos seus comboios totalmente elétricos. Quem fez o pedido dos 20 comboios foi a empresa ferroviária pública do estado federal localizado no sudoeste da Alemanha, Baden-Wuerttemberg.
A encomenda tem vinte comboios elétricos Mireo Plus B, um modelo que abandona completamente qualquer tipo de motor a diesel e é alimentado sob todas as circunstâncias por eletricidade.
Comboios Siemens 100% elétricos para os carris na Alemanha
Com este pedido, o estado de Baden-Württemberg torna-se o primeiro cliente dos novos comboios locais livres de emissões. A unidade Siemens Mireo Plus B pode funcionar ligado à catenária da linha ferroviária, como de costume, mas também pode viajar até 80 quilómetros (em condições reais), com suporte apenas da energia armazenada nas baterias de iões de lítio.
As baterias podem ser recarregadas através da catenária, tirando proveito da estrutura. Além disso, o próprio sistema de travagem ou desaceleração também fornece energia, como acontece nos carros elétricos.
Baterias montadas por baixo das carruagens
Espaço não é propriamente o problema para montar as baterias. Assim, estas unidades têm as baterias montadas por baixo da sua estrutura. Cada carruagem tem capacidade para 120 passageiros e uma unidade é composta por dois vagões.
A entrega dos comboios está prevista para dezembro de 2023. Assim, está também prevista a data a partir da qual começarão a operar em rotas regionais. De acordo com o chefe de transporte do Bundesland, Winfried Hermann, é a primeira vez que comboios a bateria são usados neste estado.
Os comboios serão construídos na fábrica da Siemens Mobility em Krefeld, na Alemanha, e o projeto exigirá um investimento de 77 milhões de euros durante um período de 28 anos. Além disto, o contrato assinado entre as partes tem igualmente contratualizada a manutenção dos comboios pela Siemens por um período de 29,5 anos. Toda a informação foi dada a conhecer pela Siemens no seu site.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Logo os comboios que são um meio de transporte bom para não precisar de baterias, pois a eletricidade pode ser fornecida ou por cabos ou pelos próprios carris. Mas é bom haver sempre alguém a experimentar formas diferentes de fazer as coisas.
lê o artigo outra vez
Não encontrei nenhuma vantagem
Se leres bem, os comboios são para uso urbano, em muitos lados não tem catenárias. Logo, estes comboios elétrico com bateria são muito importares, porque só os diesel fazem este trabalho.
porque nunca ficaste preso entre ermesinde e rio tinto por falha de energia.
porque não tiveste de andar a fazer braga-porto num diesel fedorento porque de braga a nine não havia catenária.
(só dois pequenos exemplos…)
Concordo com Alguem (não poderia discordar de todos – com o perdão do péssimo xiste) quando ele diz que o transporte ferroviário é o mais adequado para a alimentação elétrica por cabos, afinal os veículos já estão “presos” (com perdão da expressão imprecisa) aos trilhos, o que implica em um trajeto fixo. Isso obviamente não quer dizer que os comboios elétricos não possam dispor de baterias para mover o veículo em casos de queda de energia na linha, mas isso seria uma medida de contingência. O mesmo pode ser dito de trechos onde a colocação da rede de alimentação seja muito difícil ou até impossível, mas acho que isso só ocorre em trechos específicos.
Enfim, acho que a alimentação por cabos é bastante adequada para o transporte ferroviário, porém se alguma linha onde a eletrificação seja impossível, a alimentação por baterias é sem dúvida uma opção.
Urbano principalmente. O Suburbano pode até ter as catenárias a alimentar, assim como no longo curso, mas dentro das cidades e dentro das suas áreas metropolitanas, as catenárias são prejudiciais ao urbanismo. As bateria podem dar uma ajuda grande para tirar os comboios a diesel dessas zonas.
Mas se em vez de catenárias vais ter que ter postos de carga para as baterias, qual a diferença?
lê o artigo outra vez
Siemens tem uma encomenda de 20 comboios elétricos movidos totalmente a baterias
Ponham também um português mais correcto nos artigos… Faltam artigos definidos e outras coisas…
O que não percebeste? Que a energia vem só das baterias, sem motor a diesel? Tem um vídeo no texto.
Boa notícia. Tecnologia europeia, fabricada na Europa, e não na China.
Exatamente.