Sabia que a Renault criou pontos-chave para bombeiros atacarem incêndio na bateria?
Chama-se Renault Fireman Access e é uma arquitetura existentes nos modelos híbridos plug-in e VE da Renault ou da Dacia permite aos bombeiros um acesso rápido e direto a uma bateria em chamas nesses veículos. Este acesso especial, desenhado em colaboração com bombeiros especializados, permite introduzir água no coração das baterias dos veículos elétricos para extinguir os incêndios em apenas 5 minutos, em vez de 1 a 3 horas.
Renault criou pontos-chave para bombeiros atacarem incêndio nas baterias
Quando a Renault quis melhorar a segurança dos seus veículos, a empresa decidiu que uma boa maneira de o fazer era descobrir junto dos bombeiros o que ajudaria as pessoas a sobreviver a acidentes.
O resultado é uma colaboração com os bombeiros franceses que começou em 2010 e continua até aos dias de hoje. Quando a empresa lançou o seu Megane E-Tech Electric 2022, incluiu várias características de segurança desenvolvidas em consulta com os bombeiros.
Os veículos dispõem de um interrutor de segurança por baixo do banco traseiro e de uma porta de acesso para os bombeiros poderem deitar água diretamente na bateria.
Para além disso, os veículos têm um código QR digitalizável que indica aos bombeiros as especificações do carro, incluindo a localização da bateria e dos airbags e quais os melhores pontos para retirar as vítimas de acidentes presas.
Christophe Lenglos, Tenente-Coronel do Corpo de Bombeiros de Yvelines, está afetado ao grupo de segurança automóvel da Renault.
O meu papel é principalmente trabalhar com as equipas de engenharia durante as fases iniciais do projeto para garantir que compreendem e incorporam nos seus projectos as necessidades dos socorristas rodoviários.
É também benéfico para os bombeiros, uma vez que nos mantém a par dos avanços tecnológicos e das restrições que um fabricante de automóveis deve ter em conta na conceção dos veículos, permitindo-nos assim tornar os serviços de emergência mais eficientes e melhor adaptados.
Afirmou Lenglos.
Em 2021, esta inovação patenteada recebeu o troféu Renault Brothers GOLD de Luca de Meo.
Pois a minha Espace Iconic tem um leitor de código de barras que eu através do telemóvel sabem a onde começar se eu tiver problema para socorro onde tenho um botão de socorro com o estado de comunicação e GPS num comentário falaram aqui da Volvo que tinha não sei o que de comunicação? Então roubaram a Renaul?
Muito bem pensado sem dúvida
Engraçado, o meu comentário não foi aprovado quando não tinha nada de mal. Além de mais até dizia onde podiam ouvir algum da reunault a dizer como isso. Funcionava
Pra quê, oa elektros nc ardem. Looolooolool
Pois não, são como os a combustão, só não entendo porque se vendem tantos equipamentos e extintores próprios para carros.
Nc comprei nenhum extintor, lol
Eu comprei, já tive 2 incêndios em carros a COMBUSTÃO interna, que passou a ser externa.
Claro, tu que não tivesses. Na verdade tens problemas com tudo, menos problemas com carros elétricos.
Até ao momento não tive nenhum problema grave.
E o Fusion teve ?
Porque comprou se o extintor não faz nada de um incêndio num elektro?
Se for próprio faz, pelo menos no início.
O extintor de pouco lhe vale num elektro. O extintor actua sufocando o fogo removendo o oxigénio. As baterias de lítio não precisam de O2 para arder e mesmo que julgue que o incêndio está dominado, na verdade não está. O fantasma da reignição estará sempre presente nas horas, dias, semanas seguintes. O melhor para total segurança é deixar arder por completo num local minimamente seguro.
E onde disse que tinha extintor num eléctrico ?
Claro, nesses não é preciso, por serem raríssimos e terem muito melhor controlo de energia, até detectam falhas de isolamento, curto circuitos, entre outras seguranças.
O problema dos incentivos em eléctricos raramente afeta a bateria, os incêndios ou vêem de instalações de carga mal feitas, dispositivos ligados e alterações que fazem no circuito dos 12v.
Depende da bateria, se for LFP isso já não ocorre e com as novas de sódio, muito menos.
Pois não…Basta o chassis tomar contacto com água salgada. Parecem engenhos pirotécnicos.
Ena, o chassis, de alumínio explode logo. Looooool
Há quem acredite em cada coisa.
Quem ? Os petrolheads?
@JL não brinque com coisas sérias. Aquando do tornado da Flórida que andou à orla marítima e foi capaz de empurrar a água do mar em direção aos paredões da costa e causar inundações em áreas baixas e respecivas ruas foi o que se viu:
Carta às marcas de BEV’s:
https://1drv.ms/b/s!AvwLJVpLF7bcq9ZYVg-PQh1EE5KRCg?e=bS0A9Y^
Carta ao Secretário dos Transportes:
https://1drv.ms/b/s!AvwLJVpLF7bcq9ZXnaQhQ-3ZGVnwrg?e=nNTW4L
Nós por cá tb assistimos a esses fenómenos, e não é preciso um tornado. Basta passar na Marginal em dias de maior agitação marítima e o mais certo é levar-mos um duche de água salgada. Muitas vezes acontece na baixa de Lisboa, na Madeira e Açores e os carros normais não sofrem com isso. Claro que convem retirar o salitre na 1ª oportunidade pq bem não faz.
O que se passa com os elektros é que estes têm uma dificiência qq no que concerne ao tratamento anti-corrosão, pelo menos na zona mais critica e susceptível. Isso ficou mais que provado nos que levaram uma simples banhoca lá para os lados da Flórida.
At à nova vaga de elektros da nova vaga chinoca, b não se vislumbram melhoras com as aclamadas LFP. Tem lítio no carro? Tem uma bomba no carro
https://youtu.be/yOA7qKMcjcE
Ah agora, já é por submersão ? ah ok, bem me parecia que estava a inventar.
Levar com um duche de água salgada é completa submersão ? raio desta lingua portuguesa….
E não sabe que isso já foi resolvido ? Não viu abrir os packs do model 3 e ver que tudo está preenchido com uma massa rosa ? pois é, esta industria é assim, aparece um problema e resolve, não faz como a tradicional, primeiro deixa que todos se chateiem e depois quando alguém obriga, lá fazem qualquer coisa.
Vá lá com o extintor a ver:
https://www.instagram.com/p/C5n8HAbOSzu/
Então que carro electrico é esse ?
Videos desses a dizer que são eléctricos e depois são a combustão há muitos, até um que dizem ser um eléctrico e na verdade é um camião bom botijas de gás.
Repare bem no porsche taycan a explodir com a água, loooool
https://www.instagram.com/reel/C51LP3fC46E/?igsh=bjh3bGIwZm92OTIx&fbclid=IwAR2SfD6Gbx4f3o0ri1nh1bZ3ae87PCtyvKGH-fHLz-y3bwUD2ji7vmvVWak
Então e esta Tesla Cybertruck a passar riachos, hein? xpectacular!!!
https://www.facebook.com/groups/1100161813465586/permalink/2780873098727774/
Para isso é preciso fazer por isso, já vi condutores com grandes jeeps a ficarem em locais que até um ligeiro passava.
Se for como aquelas baterias que começam a deitar fundo e em 30 segundos o carro explode e arde todo…
Para mim, carro elétrico ainda não é totalmente seguro, tem de rever melhor a questão das baterias.