Estratégia francesa impulsionou a adoção de carros elétricos, e o Renault 5 lidera
O programa de leasing social para veículos elétricos do Governo francês, que oferece taxas de leasing subsidiadas e incentivos financeiros, tem tido uma adesão significativa, especialmente entre cidadãos com rendimentos mais baixos.
Graças a um programa de leasing social, promovido pelo Governo de França, os carros elétricos têm conhecido um crescimento notável no país. O objetivo da iniciativa, que oferece taxas de leasing subsidiadas e incentivos financeiros, passa por tornar o transporte ecológico mais acessível, ao mesmo tempo que apoia as fabricantes automóveis europeias.
O programa francês oferece aos participantes elegíveis taxas de leasing de veículos elétricos a partir de aproximadamente 140 euros por mês, com o Estado a oferecer subsídios de até 7000 euros por veículo.
Para se qualificarem, os candidatos devem comprovar necessidade financeira e depender de um veículo para se deslocarem para o trabalho, especialmente se morarem a mais de 15 quilómetros.
O programa favorece modelos produzidos por fabricantes europeias e exclui a maioria dos veículos elétricos não europeus, particularmente os chineses.
Desta forma, o Governo francês não apenas incentiva a adoção de transportes mais limpos, como reforça a indústria automóvel europeia num contexto de crescente concorrência global.
Participantes podem comprar o carro elétrico no final do contrato de leasing
Desde o relançamento do programa, no final de setembro, foram assinados mais de 41.500 contratos de leasing e, destes, mais de 11.000 foram emitidos a residentes de áreas urbanas que sofrem de altos níveis de poluição atmosférica.
Segundo o Ministério da Transição Energética de França, o programa suscitou um interesse substancial, com um total de 50.000 veículos atribuídos na fase inicial e uma lista de espera ativa para futuros candidatos. Conforme divulgado, o governo alocou, este ano, cerca de 370 milhões de euros para a iniciativa.
Os participantes no programa beneficiam de uma combinação de pagamentos mensais baixos e assistência estatal substancial, tornando os veículos elétricos uma opção viável para famílias que, de outra forma, não teriam condições financeiras para adquiri-los.
À semelhança de outros programas de leasing, o modelo francês para os carros elétricos inclui a possibilidade de comprar o veículo no final do período, incentivando a adoção da mobilidade elétrica a longo prazo.
Esta iniciativa de leasing social adotada por França reflete um esforço europeu mais amplo para promover a adoção de veículos elétricos, reduzir as emissões relacionadas com o transporte e apoiar as indústrias automóveis regionais.
De facto, o sucesso da iniciativa francesa demonstra o potencial de um apoio público bem estruturado para acelerar a mudança para o transporte sustentável, especialmente para aqueles mais afetados por barreiras económicas.
Renault 5 é o carro elétrico mais vendido de outubro
Em outubro, o balanço do mercado automóvel francês foi salvo pelos carros elétricos, mais precisamente pelo leasing social. No total, 139.513 automóveis particulares novos foram matriculados no mês passado, o que representa um pequeno aumento de 2,9% em relação a outubro de 2024.
Os modelos elétricos, especificamente, dispararam 63%, passando de 20.899 para 34.108 unidades, graças ao leasing social. O programa francês permitiu que os carros elétricos atingissem um novo recorde de quota de mercado, com 24%: em outubro, um em cada quatro veículos matriculados em França era elétrico!
Em termos de marcas e modelos, destaque para a Renault, que registou mais de 10.000 encomendas para o seu R5 E-Tech. Ainda que este tenha sido ultrapassado pelo Model Y da Tesla, em setembro, volta agora à liderança da classificação, com 4551 matrículas!
Top 10 das vendas de carros elétricos em França
- Renault 5 E-Tech - 4551
- Peugeot 208 - 2436
- Renault Scénic - 1670
- Tesla Model Y - 1660
- Peugeot 2008 - 1630
- Citroën C3 - 1391
- Renault 4 - 1201
- Renault Megane - 1166
- Škoda Elroq - 891
- BMW iX1 - 812
























Hoje em dia compensa mais alugar que comprar. Telemoveis, pcs, carros, gaming, casas. Poupa se, tem se sempre o melhor modelo e ainda fica se livre para trocar quando se quer. Ate os casamentos estao a substituidos por situationships.
Depende muito da situação. E depende se quer trocar de carro de 3 ou 4 em 4 anos, se comprar carro para ficar com ele por 10 anos por exemplo poupa muito dinheiro e anda com um carro relativamente recente e seguro. Já para não falar em adquirir usado ou semi-novo, mas isso já são outras missas.
“…taxas de leasing subsidiadas…”
Como sempre e cd vez mais, uns subsidiodependentes. Doutra forma não vendem um charuto.
“…aproximadamente 140 euros por mês…”
Mais barato um elektro social em FR que o passe social em PT
Finalmente encontraram algo que é mesmo um subsídio.
Subsídio dependentes. Cada vez mais pobres. E depois vota-se em quem deu o subsídio. E andamos num círculo vicioso o resto da vida.
A Tesla a dormir as marcas da europa a ganharem market share. LINDO! XD