Rolls-Royce desenvolveu o avião elétrico mais rápido do mundo
Em setembro, a Rolls-Royce estreou o Spirit of Innovation, o seu primeiro avião totalmente elétrico. Na altura, empresa de aviação afirmou estar confiante nas capacidades do seu projeto e disse que os futuros voos atingiriam velocidades de 480 km/h.
No entanto, os testes mais recentes provam que o avião elétrico vai além disso, tendo registado uma velocidade máxima de 623 km/h.
A Rolls-Royce, uma das maiores empresas mundiais de aviação, realizou, há dois meses, a estreia do Spirit of Innovation, o seu primeiro avião totalmente elétrico. Embora tenha estabelecido, na altura, que o avião elétrico viria a atingir 480 km/h, as expectativas foram, agora, superadas.
Parte de uma indústria ainda em fase embrionária - a da aviação elétrica -, o Spirit of innovation tornou-se o avião elétrico mais rápido alguma vez desenvolvido, tendo atingido uma impressionante velocidade de 623 km/h. Apesar de admirável, este não foi o único recorde do avião da Rolls-Royce.
O Spirit of Innovation atingiu 555,9 km/h durante três quilómetros, batendo o recorde anterior de 213 km/h conseguido pelo Extra 330 LE Aerobatic. Além disso, voou 15 quilómetros a uma velocidade máxima de 532,1 km/h, batendo o recorde anteriormente estabelecido de 292,8 km/h. Por fim, o avião elétrico da Rolls-Royce demorou apenas 202 segundos a atingir uma altitude de 3.000 metros.
De acordo com a empresa de aviação, a tecnologia combinada no Spirit of Innovation, tem sido fundamental para a obtenção dos impressionantes resultados. Afinal, embora o avião elétrico possua um único propulsor com um design tradicional, no seu interior encontra-se um motor elétrico de 400kW e um conjunto de baterias com 6.480 células.
Rolls-Royce desenvolve avião elétrico mais rápido do mundo
Os testes ao avião elétrico da Rolls-Royce foram concluídos no dia 16 de novembro, na pista de MoD Boscombe Down, do Ministério da Defesa do Reino Unido. Embora os recordes ainda não estejam registados, a Rolls-Royce já submeteu os dados à Fédération Aéronautique Internationale (FAI), que monitoriza e certifica os registos mundiais aeronáuticos e astronáuticos.
A Rolls-Royce não está sozinha neste projeto. Aliás, estão envolvidas várias entidades públicas e privadas, como o governo britânico, o Aerospace Technology Institute (ATI), a Electroflight, e a YASA. Todos os intervenientes estão sob a coordenação da Acceleration of Flight Electrification (ACCEL).
O Spirit of Innovation não se destina a comercialização, mas para a Rolls-Royce testar os seus motores elétricos. No entanto, a empresa de aviação está a trabalhar com a Tecnam, para colocar no ar um avião elétrico de passageiros, em 2026.
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Autonomia???
Diz ali que o teste foi feito a 555km/h durante 15km portanto a autonomia não deve ser muito grande.
olha, não tem bateria, está a planar a 500km/h
532 km/h ao longo de 15km, portanto um voo inferior a 2 minutos… dá pra ir ali ao pão num tirinho
Pessoal, “voou 15km a uma velocidade máxima”… Não podemos especular e dar as especulações como garantidas… Tive a ver mesmo no site e não diz a autonomia em lado nenhum 🙁
Oh @Tanso Mor, essas contas até são capazes de bater certo, a distancia pela velocidade mas o tempo de voo, foi bastante mais de 2min! Vejamos, se ele bateu record de 3min a subir aos 3000mt, só aí já é quase o dobro do tempo que falaste
Especulando assim de modo mais critico, se fez 3km em record mundial de velocidade a 555, + 3 min a subir aos 3000mt mais 15km em velocidade 532, contando com o arranque, a descida e o pouso, isto dará uma especie de 25min de autonomia a espremer o pobre coitado! Portanto, creio que aguentará uns 45min a 50min em voo normal! Ainda assim, não passa de uma especulação
Concluindo, sim, é pouco! Mas é progresso! Quem sabe não veremos breve um redBull AirRace-e
Mas queres que se desenvolva esta tecnologia para E-Races ou para eventualmente tirar do ar os milhares de aviões comerciais que diariamente libertam toneladas de CO2? se fizeres jus ao teu nome, sabes que com a actual tecnologia de baterias com relação “densidade energética/peso” muito inferior à dos combustíveis “tradicionais”, será simplesmente impossível! Desenvolvam combustíveis sustentáveis e deixem-se de tretas de aviões elétricos, a menos que consigam pô-los no ar com fios de carga…
ehehe Nem precisei de dizer nada para tu perceberes que nunca vais por um comercial a baterias
Aliás, para reduzires a poluição a serio, não vais lá com os carros… Tens Aviões, Navios, Comboios, Máquinas industriais a consumir Toneladas e toneladas de combustíveis fosseis ao dia. 1 Navio rola quase 24h sobre 24h. Num dia emitem CO2 equivalente a 80mil carros…E nem falo de outros gases que, nalguns casos, podem equivaler a uma emissão equivalente a 1Milhão de carros!! Tens cruzeiros que consomem num dia o equivalente a uma cidade inteira! E esses nunca vão funcionar a baterias. Põe um navio a atravessar um oceano ou a passear pelo mediterrâneo em modo electrico ehehe Engraçado pensar…
Portanto, um avião elétrico vai servir para quê? Apostaria numa Formula-e de aviões
Na minha modesta opinião, isto vai ter que passar pelo hidrogénio e ainda assim, muito mais eficiente do que o actual… Ou não… Não sei, não tenho estudos para tal, sou um mero Eng. Elect que tirou o curso à noite
+: https://marsemfim.com.br/poluicao-navios-carros-e-avioes/
Nunca digas nunca!!!