Investe na Tesla? Especialista diz que “o mercado está focado nas coisas erradas”
Por variadas razões, a Tesla está a viver um período conturbado, com o preço das suas ações em queda considerável. Apesar de as oscilações serem naturais, para um especialista em investimentos, "a tendência de queda do mercado está focada nas coisas erradas" e a empresa tem ainda muito potencial de crescimento.
Especialmente devido à atividade política de Elon Musk, a Tesla tem vivido dias de verdadeira queda no mercado bolsista. Para Shay Boloor, contudo, a situação atual é temporária, pois a empresa tem ainda um enorme potencial de crescimento.
De acordo com o especialista em investimentos, o potencial de crescimento concretizar-se-á em 2026, provavelmente. Nessa altura, o cenário "não se parecerá em nada com o que está a ser discutido hoje".
Na sua perspetiva, partilhada por via do X, a atual flutuação da Tesla trata-se de um ponto de inflexão e não de uma crise.
A tendência de queda do mercado está focada nas coisas erradas. A valorização da Tesla não será impulsionada pelas vendas de carros em cinco anos; será sobre IA [Inteligência Artificial], autonomia, robótica e software.
Segundo o especialista em investimento, "os maiores desbloqueios de valor da empresa estão a acontecer agora, mas as ações estão a ser negociadas como se a Tesla fosse uma fabricante em dificuldade, em vez de líder em mobilidade impulsionada por IA".
Na mesma publicação, citada pela imprensa do setor, Shay Boloor escreveu que o Full Self-Driving (FSD) da Tesla, cujo lançamento sem envolvimento humano está previsto para este verão, em Austin, marcará a mudança.
O lançamento, que descreve como um marco, poderá abrir caminho à entrada do FSD noutros setores, criando um fluxo de receitas com margens elevadas.
Além disso, a estreia do Cybercab irá, também, na sua opinião, sublinhar a capacidade tecnológica da Tesla em matéria de condução autónoma.
A impulsionar o crescimento da Tesla estará, a par da condução autónoma, a robótica, com o Optimus da empresa a representar, também, um marco, pela sua aplicabilidade na manufatura, logística e saúde.
Segundo a Finance in Bold, uma plataforma que cobre a atualidade do mercado de ações, criptomoeda, banca, tecnologia, regulamentação e outros setores relevantes, "de modo geral, a Tesla precisa de dar prioridade à confiança dos investidores e cumprir as suas promessas tecnológicas para ultrapassar as atuais contrariedades".
Afinal, "o seu futuro depende da execução de avanços em IA, autonomia e robótica para justificar a sua valorização e reconquistar a confiança do mercado".
Quem realmente quer investir na Tesla, agora pode comprar em saldos.
Saldo em relação ao pico do final de 2014.
É que para mim está na média das curvas desde 2021.
Invisto e vou continuar a investir, nao ando aqui por amuos da esquerda ou direita.
Estou para ganhar dinheiro.
Não consideras um risco o CEO hostilizar o mercado alvo da TESLA? Aparentemente as vendas refletem está análise e as vendas são o que mantém a valorização ou não das ações.
Nope, para não falar que tens cada vez mais conservadores a olhar para os Teslas e a comprar, muita malta não queria saber nem sequer ponderava, mas porque Musk ajudou Trump decidiram ir ver então o que era e muito acabam por comprar.
Aproveite e va viver para la !!! Ou melhor coma os lucros !!
Se isso fosse verdade neste momento estaria a exigir que o board da Tesla mandasse o Musk passear. Neste momento ele está a alienar a base de clientes e a tornar a marca tóxica.
Nunca irei investir na Tesla enquanto ela estiver a ser gerida por Elon Musk.
Os próprios executivos da Tesla estão a vender as suas ações.
O CFO Vaibhav Taneja vendeu US$ 1,7 milhão em ações, enquanto o presidente do conselho, Robyn Denholm, se desfez de US$ 33 milhões. Até mesmo Kimbal Musk, irmão de Elon, está vendendo seus papéis desde fevereiro. Isso não é um sinal de força. É cheiro de naufrágio. Excerto do artigo publicado na página https://insideevs.uol.com.br/news/753218/analise-elon-estaria-afetando-atesla/
A ser verdade, se os próprios executivos estão a vender as ações, é porque a tendência é mesmo para piorar https://fortune.com/2025/03/07/tesla-cfo-vaibhav-taneja-sells-stock/
Ou então a vender em alta para fazer baixar o preço para voltar a recomprar mais barato.
Atenção que eu estou a dizer isto mas não entendo nada de mercados bolsistas, nem sei se é possível.
Agora a opinião do gajo com nome de Boloor talvez deva sair mais a rua para apanhar ar e o Boloor desaparece, veio falar da Tesla através do X, será que a pessoa é isenta?
“Em 2025 é um começo incrível: Elon Musk comentou no meu post, eu conectei-me com os principais gestores de fundos de Wall Street e fiz a minha estreia na Fox Business TV — tudo em 10 dias. Mal posso esperar para ver o que o resto do ano tem reservado” – Shay Boloor, em 11/01/2024 no seu blogue no X
Eu diria que é um fã de Musk que sabe de que lado está a manteiga.
https://x.com/StockSavvyShay
isso ou alguém está over exposed..
tendo em conta que a valorização anterior era tudo especulativo parece-me mais uma correção e que não voltaremos a ver a tesla numa avaliação daquelas por mais 10 anos.
Lei do mercado > opiniões individuais
Enquanto o rei da catamina la andar, vai ser sempre a descer, coitado ja nem uma resposta sabe dar sem se baralhar todo. Triste
Um vídeo bastante curtido que compara, em cenários críticos, o compartimento em piloto automático de um carro equipado com câmaras LIDAR, que são mais caras (usadas nos Waymo) com as câmaras de um Tesla, que usa câmaras simples e mais baratas, em modo Autopilot (não é claro se em modo FSD seria igual).
Os primeiros 8:10 minutos do vídeo são para demonstrar a capacidade das câmaras LIDAR para obter dados com luz laser emitida, pode-se passar à frente:
https://www.youtube.com/watch?v=IQJL3htsDyQ
Sem dúvida, sigo o canal e esse mostra muito bem a razão da Tesla estar atrás tecnologicamente de outras marcas, como a Polestar, Volvo, etc… que apostam no LiDAR.
A ideia da Tesla, para os carros ficarem menos caros, é poupar nas câmaras e procurar compensar com software – o prometido, há muitos anos, FSD sem intervenção.
Quando está mau tempo, os Waymo, com câmaras LIDAR, que são melhores, não circulam. Pelo vídeo, os Cybercab com FSD vão ter que fazer o mesmo, nem é preciso que o tempo esteja tão mau.
Mas o Bolor, do post, diz que o FSD, os Cybercab vão ser grandes negócios, já para não falar nos robots Optimus, que estão à espera deles por todo o lado (com consolas para os comandar, para se moverem devidamente).
Sim exato. Mas indo um pouco mais além e como acho que sabes, há marcas já com mais-valia no desenvolvimento de tecnologias de segurança, por exemplo, a Volvo ou a Polestar. Musk qui ter um carro barato com “pouca tecnologia” é obrigar a fazer o que a Tesla já foi obrigada a fazer. Retirar muito o hype de que o carro “se conduz”. Na verdade, o que a Mercedes, por exemplo, conseguiu, Condução Autónoma nível 3, a Tesla ainda não alcançou e lembro que uma das peças fundamentais desses Mercedes é o seu LiDAR e um conjunto de câmaras de alto valor desenvolvidas pela Bosch Portugal.
Mas, lá está, em vez de entregarem barato e duvidoso, a Mercedes entrega caro, mas bom e certo. Lembras-te também de certeza, que a Tesla começou a remover os sensores de sonar (ultrassónicos) dos seus veículos em outubro de 2022. Esta mudança fez parte da transição para o sistema Tesla Vision, baseado exclusivamente em câmaras e inteligência artificial para condução assistida e estacionamento.
Mas o sistema Tesla Vision não trouxe mais-valia assinalável, pelo menos é que dizem os condutores que tiveram oportunidade de ter o antes e o depois.
Nesta segunda feira as ações da Tesla caíram 5% e as da fabricante das câmaras LIDAR subiram 27,5%.
Há quem diga que foi culpa do vídeo no YouTub (link acima) de Mark Rober 🙂
https://br.investing.com/news/stock-market-news/acoes-da-tesla-despencam-5-na-segundafeira-sera-culpa-deste-youtuber-1493024
Esse video está a dar que falar, aparentemente foi feito mais que um take disso e há edição de video, numa das imagens raw é possivel ver que o AP não estava ativo de todo durante a colisão.
Para não falar que um video feito com o patrocinio de uma empresa que faz lidar para carros deixa agua no bico…
Podem inventar o que quiserem, mas quem fez o vídeo é apenas um dos mais preponderantes utilizadores de um Tesla, os dos mais criativos youtubers e já trabalho para a NASA. Hoje farta-se de fazer dinheiro com o seu canal. No vídeo ele mostra como os Tesla têm fragilidades com o seu sistema de câmaras. E isso é um dado mais que sabido., Desde que retiraram os ultrassónicos que o carro ficou pior em termos de segurança (mesmo que Musk diga o contrário). E ele sempre foi um anti-LiDAR 😉 que é apenas um dos melhores sistemas atuais, basta ver a tecnologia que usa o carro autónomo de nível 3 (não, não é um Tesla).
Investir numa empresa que hostilizou o público alvo de vendas? Parece um risco desnecessário o CEO parece que perdeu o foco e anda mais preocupado com fazer guerras culturais contra a parte da população que apostava na transição energética. Agora quem vai comprar TESLAS? os republicanos que querem apostar novamente no petróleo?
Uma empresa que ja vinha de stocks não vendidos elevados , com o primeiro trimestre de quebra Global! De 40 a 50% nas vendas . Que ganhou odio e aversão com um PER de 100x!!!
Gerida por um alucinado….tem potencial??? Por causa de 2 ou 3 projectos que sao totais fantasias ….
ACREDITO NA TESLA .
Em quê exatamente?
– Que as ações da Tesla vão voltar a subir?
– Que o preço dos Teslas vai continuar a descer?
– Que o FSB, os Cybercab e os robots Optimus vão ser um grande sucesso?
– Que Trump vai abrir uma excessão para os Teslas no desmantelamento das políticas sobre os VE nos EUA?
– Que, nos EUA, Musk passa a não ser detestado por aqueles que o vêm como cão de fila de Trump e o que está a desmantelar os serviços públicos federais?
. Que, na Europa e no Canadá, a rejeição a Musk passa a aceitação e Musk deixa de ser um ativo tóxico para a Tesla?
.. exceção
… veem (com dois olhos – “ee”)
A Tesla já foi ao ar! A bolha rebentou!