Repsol espera que o preço dos combustíveis sintéticos fique entre os 2 ou 3 euros por litro
Enquanto alternativa aos combustíveis fósseis, ainda que menos consensual do que a eletricidade, os sintéticos têm conseguido ganhar algum destaque. Segundo a Repsol, o preço desta opção deverá estar entre os dois ou três euros por litro, em 2030-2050.
A Repsol Foundation realizou um evento, onde reuniu especialistas do mundo automóvel e das energias renováveis, e onde foram discutidos tópicos, como o preço das novas alternativas, a qualidade de cada uma e a capacidade de responder à procura, no futuro.
Um dos presentes, Alfonso de las Heras, consultor de H2 & Synthetic Fuel do Repsol Technology Lab, partilhou que "o risco real está na integração e produção de combustíveis sintéticos de forma competitiva". Isto, porque "à medida que uma molécula se torna mais complexa, os custos de produção são maiores, porque o processo é mais complicado e é necessária mais energia".
Na sua perspetiva, o custo desta alternativa é, para já, alto devido a duas principais razões: "o custo do hidrogénio e o preço do eletrolisador". No entanto, acredita que, nos próximos anos, ficará mais barata, nomeadamente, pela redução do preço das fontes renováveis. Entre 2030-2050, o preço dos combustíveis sintéticos será, pela sua estimativa, de dois ou três euros por litro - um valor semelhante àquele previsto pela HIF Global.
Outra oradora a intervir, durante o evento da Repsol Foundation, foi Alba Soler, executiva de Renewable Fuels Science da unidade de investigação da Concawe. Para ela, os combustíveis sintéticos têm um potencial muito grande e haverá o suficiente para todos os transportes e setores.
Atualmente, e apesar desse potencial, acredita que "não há grandes projetos" a envolver combustíveis sintéticos, devido à falta de legislação.
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Não sei se é alto nem sem se é baixo…
Mais alto que eletricidade é de certeza, mas agora em termos comparativos com a gasolina e gasóleo não sei.
Basta baixar o preço da produção da electricidade e baixar o preço da produção de Hidrogénio e torna-se mais económico.
Estamos quase lá. Já temos datas realistas com uma pequena margem de erro de 20 anos.
Que bom, quer dizer que nessa altura a electricidade vai estar muito mais barata, a conta é simples, se por cada litro de efuel são necessários 27 kwh de electricidade, assumindo que o consumo de energia é apenas uma parte do custo, portanto para esses valores a electricidade deverá estar a um custo de 1 a 2 cêntimos o kWh.
Venham eles a esse preço. Loool
Está-se mesmo a ver que com tanto eléctrico a carregar baterias a electricidade vai ficar mais barata.
Se fica barata para uma necessita 10x maior, mais barata fica para uma necessidade menor. Simples.
Faz me confusão fazer planos para 2030 a 2050 para combustíveis fosseis sintéticos. Não sei porque teimam neste método! Está mais que certo que não é o mais eficiente e quantinuam a teimar nisto. Quando chegarmos a 2030 vão ter uma surpresa!
Não são fósseis sintéticos, são apenas sintéticos, feitos de energia renovável, tem razão, isto é o mesmo que instalar paineis solares para depois usar em frigoríficos classe F, lâmpadas incandescentes, etc .
A historia, carros classicos e esportivos a combustao poderia ser preservados e assim continuar a ser usados para colecionadores usando essa gasolina sintetica
Talvez seja para utilização industrial e não para automóveis.
Ou para outros transportes como navios, aviões, camiões, cruzeiros, etc.
podes então formular o porque da tua afirmação? o porque de combustível feito a partir da captura de carbono do CO2 proveniente da atmosfera e o hidrogênio proveniente da hidrolise da agua não e eficiente? se a energia utilizada nestes dois processo mais no processo da criação de uma cadeia de carbonos para formação de octana por exemplo for de energias renováveis (solar e eólica por exemplo) podemos chegar a uma pegada de carbono neutra pois o Co2 libertado poderá mais tarde ser removido do ar como fonte de carbono para o processo. uma comparação grosseira e pensar como funciona o ciclo da agua a diferença e que vamos estar a usar sempre o mesmo carbono reciclando assim e evitando que seja necessário a utilização de combustíveis fosseis e se usarmos a mesma formula química não haverá problemas para os típicos motores de combustão. Deve ser mais eficiente usar carros elétricos onde a exploração do lítio causa um enorme impacto ambiental para não falar que tratar e degradar lítio depois de “gastas” as baterias não é algo que seja assim tão simples quanto o que parece
Porque não tem como eliminar os NOX.
Então e os minerais para produzir tudo isso ? Vêem de onde ? Cobre, platina, pálido, lítio, terras raras, veem de onde ?
Já agora, o litio também é usado em motores a combustão, em menor quantidade mas é.
Essa parte também não é tão simples, já que precisa de instalar 10 x mais renováveis para fazer o mesmo.
A falácia dos combustíveis sintéticos que ninguém quer. Neste momento ninguém quer carros a combustão, é de rir pensar que em 2030 alguém vá pagar seja o que for por esta mentira. Para não falar nos custos astronómicos para produzir está mistela ineficiente, para mim e capaz de ser pior que o Hidrogênio sendo este último uma anedota de mau gosto☹️☹️☹️☹️
Bem verdade, hidrogénio ainda tem viabilidade usando pilhas de combustível, porque a combustão a Toyota já provou que não. Ainda assim tá difícil de os meter a rodar, as vendas têm caído a pique e o hidrogénio não para de aumentar, atualmente já custa mais de 3x para fazer 100 kms do que fazer o mesmo com gasolina.
A parte económica vai matar os combustíveis sintéticos.
Com este tipo de preços, nunca na vida irá concorrer com os carros eléctricos.
Por isso é que digo que estes combustíveis são a solução para uma transição mais rápida, e por isso a UE aceitou as exigências da Alemanha. Loool
Para o bem do Ambi€nt€… Já todos nós sabemos.
Bom, vou-me focar só no possível preço (2/3€Lt), podem bebe-la toda e que faça bom proveito.