Renault abre nova fábrica em Sevilha para dar segunda vida aos carros usados
Se dúvidas existirem, as fabricantes têm anunciado novidades que parecem querer dissipá-las, pois estão, efetivamente, investidas na sustentabilidade (à sua forma). A Renault, por exemplo, inaugurou uma fábrica, em Sevilha, para dar uma segunda vida aos carros usados.
Além dos elétricos, a reciclagem dos componentes é, cada vez mais, uma estratégia.
Após criar a sua primeira Refactory europeia na sua fábrica francesa, em Flins, a Renault inaugurou, agora, a sua segunda infraestrutura centrada na economia circular, em Sevilha, Espanha. O projeto desta Refactory Sevilla começou em novembro de 2021 e, além de surgir no sentido de dar uma segunda vida aos carros, pretende produzir duas novas caixas de velocidade híbridas.
Com esta nova fábrica, a Renault vai conseguir garantir uma segunda vida útil aos carros usados, oferecendo-os com qualidade superior e a preços competitivos. Esta estratégia é possível devido à parceria entre o equipamento industrial da Renault e a sua experiência de produção.
A Refactory Seville é o primeiro projeto de Economia Circular dedicado à mobilidade em Espanha, oferecendo veículos usados de qualidade superior em resposta aos desafios de sustentabilidade que a indústria automóvel enfrenta atualmente.
Afirmou José Vicente de los Mozos, diretor industrial do Grupo Renault e presidente e CEO da Renault Espanha.
Renault investe em carros recondicionados
A atividade estruturar-se-á em quatro linhas de ação. Por estar organizada desta forma, a Refactory de Sevilha pode entregar um veículo recondicionado num prazo máximo de 12 dias.
Quatro linhas de ação:
- RE-TROFIT implicou a inauguração de uma instalação 4.0, de 5.000 metros quadrados, dedicada ao recondicionamento de veículos usados multimarcas. Este complexo da Renault, que vai trabalhar exclusivamente com eletricidade de fontes renováveis, irá prolongar a vida útil de mais de 11.000 carros por ano. Após uma lavagem completa, que consome 3 litros de água, são avaliados os danos do veículo. Depois do inquérito, é elaborado um orçamento que, caso seja aprovado pelo cliente, é seguido da encomenda das peças para a reparação do carro. A fábrica tem estações mecânicas e de carroçaria, bem como uma estação de pintura. Uma vez concluída a revisão, é efetuada uma verificação de 100 pontos e o teste MOT. No final, é realizada uma limpeza completa e um registo fotográfico e em vídeo.
- RE-ENERGY centra-se no desenvolvimento de aplicações para dar uma segunda vida útil aos módulos de bateria que já não estão operacionais para um veículo, mas que ainda podem ser utilizados para armazenamento estacionário de energia.
- RE-CYCLE dedica-se à gestão eficiente dos recursos e ao fluxo de fornecimento de peças e materiais da Renault.
- RE-START identifica novas atividades que permitem uma maior inovação na economia circular.
Conforme garante José Vicente, “a Refactory Sevilha reinventa-se e coloca-se no epicentro da nova era da mobilidade”.
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Este artigo tem mais de um ano
“veículos usados de qualidade superior” mas o preço também deverá ser muito superior ao que pensaríamos
Veículos usados com garantia da marca sempre mais caros. Para algumas pessoas pode compensar, para outros 500€ no OLX chega
A Renault percebeu que o negócio das baterias rende muitos euros… até porque a reciclagem dos minérios preciosos é de 100% e podem ser reciclados infimamente sem perderem propriedades! No entanto ainda há componentes que não podem ser reciclado, o que faz com que a reciclagem total da bateria ainda anda na casa dos 80 e tal por cento… De qualquer das formas, antes disso a bateria ainda pode ser usada em armazenamento de energia para casa… Portanto um bateria desde o momento em que foi criada até à sua reciclagem, vai passar uns bons 20 anos com todo este ciclo de aproveitamento!
Tenho uma bateria no meu sistema solar já com 24 anos, ainda conserva mais de 80% de capacidade.
Por acaso comprei este ano um Renault Kadjar, já com 5 anos e 120 mil KM. Não tenho tido razão de queixa, está impecável.
Aparte disso, agora todas as empresas vão começar a reciclar e há negócios a vender coisas em segunda mão.
O OLX foi o portal internacional a ser dos primeiros. Depois surgiram apps como a “Vintage” para a malta vender roupas usadas.
Agora lojas conhecidas como a Decathlon também compram roupa em segunda mão às pessoas (desde que estejam em bom estado) e revende.
A Sportzone estava a passar anúncios na TV a dizer que compra máquinas de ginástica em segunda mão, recondiciona e volta a vender.
O site da NOS e MEO, ou Worten, sempre venderam smartphones recondicionados.
Aos poucos vamos assistir a isso.
Aos poucos vais ver é que compram extremamente barato e vendem caro… só porque cederam espaço/plataforma para publicitar!
E malta a fazer disso vida sem declarar.
Já negociei 2 carros através do standvirtual e quase me queriam obrigar a pagar em dinheiro vivo lol
A humanidade terá de perceber que não somos os únicos seres vivos do planeta e que tão depressão não vamos encontrar alternativa igual a este! Teremos de aprender a viver sem ser na superabundância burguesa, do excesso e inútil, e do descartável, do cada vez mais e melhor, do usar e deitar fora, de ver só o nosso umbigo, deixar o nosso individualismo e egocentrismo e os outros que se lixem! Que é o que estamos a fazer, sobretudo os políticos, as nações e a economia !
Acho mt bom carros de qualidade sáo sempre de qualidade e com peças novas e mais modernas acaba por se ter um melhor carro.