Renault 5 Turbo 3E é o mais novo bólide da marca gaulesa… e é um demónio!
Tal como referimos, fomos conhecer, num exclusivo mundial, o Renault 5 Turbo 3E que foi apresentado na mítica fábrica de Flins, França. Rodeado de ícones que fizeram a história da marca e muita da história do automobilismo, a Renault, pela mão de Gilles Vidal, diretor da Renault Design, apresentou o seu novo bólide elétrico de 500 cv.
Renault 5 Turbo 3E encarna o espírito de inovação
A marca francesa tem brindado o mercado automóvel com lançamentos inspirados nos ícones do passado. Carros que marcaram gerações, que impulsionaram a tecnologia automóvel para o que conhecemos hoje. Um exemplo disso foi o lançamento do Renault 5 100% elétrico, que marca a atualidade. Contudo, a marca não se fica por estes carros mais "normais".
Renault 5 Turbo 3E encarna o espírito da inovação, de audácia e de competição que sempre definiu a marca, acompanhado pela Alpine e pela sua experiência no desenvolvimento de modelos elétricos desportivos e exclusivos.
Como tal, o Renault 5 Turbo 3E não se limita a ressuscitar a lenda do R5 Turbo. Um verdadeiro “pocket rocket”, apresenta um design exuberante, uma plataforma exclusiva e um grupo propulsor elétrico de 540 cv, composto por inovadores motores nas rodas.
Desenvolvido para proporcionar uma experiência de condução emocionante e divertida, cria uma nova classe de automóveis: os mini-supercarros.
Vamos falar então dos mini-supercarros
Sem dúvida que é uma expressão de puro espírito desportivo. Falamos de um pequeno bólide com "apenas" 4 metros de comprimento, extraordinariamente ágil, com um desempenho de cortar a respiração e uma espetacular ação de drift, para uma verdadeira emoção na condução.
Com a sua arquitetura de 800 volts, o Renault 5 Turbo 3E maximiza, igualmente, o seu desempenho de carregamento. A sua potência de carga, de 350 kW DC, permite-lhe passar dos 15 aos 80% da bateria em apenas 15 minutos.
Um monstro de automóvel construído para o rali, o drift e o desempenho em pista, adaptado à estrada.
Estas palavras resumem os objetivos do desenvolvimento e da engenharia do Renault 5 Turbo 3E, o automóvel de estrada mais potente e mais avançado de sempre da Renault.

O Renault 5 Turbo 3E retoma a herança emblemática dos Renault 5 Turbo e Turbo 2 dos anos 80. Dois demónios da velocidade, que marcaram a sua época com os seus impressionantes desempenhos em ralis, e que são hoje muito procurados como automóveis de coleção.
Um modelo espetacular que encarna as qualidades que sempre definiram a marca Renault e inspiraram a sua direção e os seus colaboradores: a paixão pelo desporto, o espírito competitivo e a procura da inovação.
Principais Características:
- Motorização: 100% elétrica, com dois motores traseiros (um por roda).
- Potência: 540 cv (2 x 200 kW)
- Binário: 4800 Nm (binário medido diretamente nas rodas).

Os engenheiros da Renault referiram que ter um motor do interior de cada roda traseira traz duas vantagens: a redução do centro gravítico e aumento do espaço disponível para espaçar a bateria.
- Bateria: 70 kWh.
- Autonomia: +400 km no ciclo WLTP.
- Aceleração: 0-100 km/h em 3,5 segundos (3,9 s no modo Drift).
- Velocidade máxima: aproximadamente 270 km/h.
- Chassis: tubular em aço com homologação FIA.
- Peso: 1450 kg.
- Tração: traseira.
- Design: estética retro-futurista inspirada no Renault 5 Turbo 2, com para-lamas largos, entradas de ar agressivas e faróis LED pixelizados.
- Interior: totalmente digital, com um habitáculo minimalista e um volante estilo gaming.
Design exuberante para uma acrescida eficiência aerodinâmica
Por fora, o Renault 5 Turbo 3E foi concebido como um supercarro: exuberante - como o testemunham o para-choques proeminente e as extensões das asas traseiras - sem nunca se afastar da procura de desportivismo, agilidade e aerodinâmica otimizada.
Num automóvel elétrico, a aerodinâmica desempenha um papel fundamental na sua eficácia, a par do peso.
A bateria está posicionada sob o piso, baixando o centro de gravidade e permitindo que os engenheiros da Alpine responsáveis pela afinação e suspensão, desenvolvam, em pleno, as suas ideias para este automóvel.
Com isso conseguiram alcançar a máxima agilidade, um desempenho de cortar a respiração e capacidades espetaculares de drift (com uma função dedicada ao drift e um travão de mão vertical ao melhor estilo dos ralis), para uma verdadeira emoção na condução.
Por esta mesma razão, a superestrutura do automóvel é em carbono, um material forte e leve.

Para as ultrapassagens, um botão no volante proporciona um aumento de potência. Outro botão permite regular a travagem regenerativa em quatro níveis. Por fim, quatro modos de condução estarão disponíveis com o sistema MULTI-SENSE: Snow, Regular, Sport e Race, que inclui, igualmente, a função de assistência ao drift.
Para uma condução mais desportiva em pista, o Renault 5 Turbo 3E poderá efetuar várias voltas, a quente, a uma velocidade máxima de 270 km/h, antes de iniciar o carregamento rápido em DC até 350 kW, graças à sua arquitetura de 800 volts.
O carregamento completo da bateria, em corrente alternada AC, demora cerca de oito horas com o carregador de 11 kW instalado a bordo.
Um interior desportivo e ligado ao mundo
O interior é uma declaração de intenções desportivas, com bancos tipo baquet e cintos de segurança de seis pontos, componentes feitos principalmente em carbono para reduzir o peso do automóvel e recorrendo a materiais de primeira qualidade, como Alcantara para os bancos e o painel de instrumentos.
O travão de mão vertical, ao estilo dos ralis, dará o toque final a este ambiente super-desportivo.

Voltados para o condutor, os ecrãs OpenR de 10,1 e 10,25 polegadas apresentam as informações de condução, de navegação e multimédia, através de uma interface inspirada no painel de bordo dos Renault 5 Turbo e Turbo 2 originais, proporcionando uma experiência de condução moderna... sim, ali à mão está o travão de mão. Cuidado, usar com juízo!
O Renault 5 Turbo 3E estará disponível em várias cores exteriores e interiores, algumas recordando as cores históricas do Renault 5 Turbo e Turbo 2, como o Rouge Grenade dos modelos de produção, ou o amarelo, branco e preto do modelo de rali "Tour de Corse 1982".
Novas opções de cores "gentleman driver" ou contemporâneas também estarão disponíveis.
Portanto, este mini-supercarro passa a ocupar um lugar ao lado do Renault 5 E-Tech elétrico (o utilitário) e Alpine A290 (o utilitário desportivo).
O Grupo Renault aplica a fórmula já vista nos anos 80 com o Renault 5, o Renault 5 Alpine e o Renault 5 Turbo: a imagem arrojada e as fortes credenciais da Renault aliadas ao espírito competitivo e à competência da Alpine.
À semelhança dos modelos mais exclusivos do mercado, o Renault 5 Turbo 3E vai ser altamente personalizável, tanto em termos de decoração exterior, como de acabamentos interiores.
O cliente poderá combinar uma vasta gama de variantes para criar o seu automóvel único.
O Renault 5 Turbo 3E vai chegar aos concessionários no primeiro semestre de 2027, com uma produção limitada a 1.980 unidades, todas numeradas. As reservas vão abrir nas próximas semanas.
E o preço?
Bom, esta foi uma pergunta repetida várias vezes e não há oficialmente um valor, por enquanto. Contudo, o valor poderá facilmente ultrapassar os 100.000 euros, tendo em conta a sua exclusividade, tecnologia elétrica e desempenho.
O Renault 5 Turbo 3E é a linha que separa os condutores dos pilotos.
Está verdadeiramente incrível, que monstro!!
Ponham isto nos simuladores de renome para o povo apreciar.
Essa de ser “para o povo apreciar” foi mesmo só para disfarçar, certo? Certíssimo!
O povo a apreciar simuladores?! Essa foi boa, mesmo boa. Foi mesmo um mimo de piada. Fartei-me de rir.
Mas obrigado por finalmente nos dizer um dos luxos do tão odiado capitalismo mas de que o X não prescinde nem que a vaca tussa. E logo simuladores! Querem ver que o X não passa afinal de um adolescente birrento com gosto para simuladores?!!!
Que mal tem os simuladores? Nunca tiveram um mercado tão grande como hoje.
Bem vistas as coisas andas num forum anonimamente e a questionar os gostos / passatempos de outros anónimos. É mesmo para falar de adolescentes birrentos? LOL
Se queres comprar o carro e ir para a serra força mas lá porque alguém se consegue divertir num mero simulador não fiques aziado.
(E não, não jogo simuladores)
Ò X^2 para mim já passou o tempo de sim racing com volante e pedais à seria, bons tempos, hoje em dia gosto de apreciar gameplay no youtube, o povo merece actividades que lhe deem prazer depois de sairem do trabalho após o chulanço do patrão, não vejo nada de mal nisso, melhor que alcoolismo! mas tudo tem a sua idade.
Repara que o povo é tem mesmo acesso a maquinas destas no simulador, qualquer dia nem o café tem café e todos os sabores são artificiais, só teremos direito a viver numa simulação, os pobres claro.
X^2 só um cheirinho do old school! https://www.youtube.com/watch?v=-sq4dhBaUBw
espectacular, falta um hibrido! EV nop!
Gosto mas se dependesse de mim não lhe chamaria turbo 😛
Por esse preço há muitos mais carros que preferia comprar.
Se calhar com este tipo de performance… não ten por esse preço. Agora, se tivesses 100k, possivelmente este carro não seria para ti. É para pessoas com um determinado gosto especial. Para um determinado tipo de cliente. Não é para todos (que tenham 100k a sobrar).
És muito novo ou nunca foste petrol head.
Tomara ser “novo”.
Petrol head? Isso é o quê?
Por acaso estava a pensar num M3 ou GTR assim a a esticar mais.
Porsche 911 já fixa muito acima do orçamento.
Exato, só comprovaste o que disse 🙂
Conduz um grupo B(a sério) e acredita que nunca mais vais olhar para os M3/GTR da mesma forma.
E onde andam esses “grupo B a sério dentro do orçamento”??
Conduzir é diferente de comprar amigo.
Grupo B? Mas tu tens quantos anos? 16?
Ora então diz-me lá um exemplo e onde posso conduzir um dito desse tal grupo B.
Cheira-me que a tua conversa é só delirio de playstations…
Conduzir e comprar são coisas diferente sim mas o comentário inicial fala, literalmente, em comprar. O segundo comentário do Anungu volta a referir orçamentos e intenção de compra.
Não tenho a culpa de arrastarem as conversas para outros lados.
Esses 4800nm estão corretos? Isso é uma loucura
Sim estão, à roda como está no texto. Agora imagina isto no drift.
Nahhh ele brilha mesmo é em pista ou serra. Compacto, binário instantâneo, coladinho ao chão… Só de pensar uma volta em Portimão nisso até já me estou a babar.
Eu fiquei com a ligeira impressão que vou testar a máquina 😉 pelo menos disseram “não está fora de hipótese”. Estou como tu… só de pensar no bicho ali colado ao asfalto…. 🙂
@Vítor M. Se não fores tu a conduzir o melhor é levares umas fraldas para não passares vergonha 🙂 🙂 🙂
😀 Faz-me lembrar ano passado ao lado de Mick Schumacher numa volta ao traçado de Spa Francorchamp num Alpine A110 GTS 😀 ou pior ainda… ao lado do miúdo Gonçalo Henriques, num Renault Clio Rally4 por um troço em Terra do Bouro…. aí sim foi… coiso!
Jura… Vítor aproveita cada segundo e depois conta a experience sff.
🙂 combinado.
@Vítor M. “Faz-me lembrar ano passado ao lado de Mick Schumacher” Que inveja adorava de poder dar uma “volta” com o filho do melhor piloto de F1 de todos os tempos, na minha modesta opinião, mas também acredito ser mais assustador a experiência do rally, eu pessoalmente gosto mais de velocidade em circuito.
É caso para dizer gostas-te? gostas-te? então cala-te 🙂 🙂 🙂
Nem comento… são daquelas coisas que ficam gravadas.
4800nm = 0,0000048 metros = 4,8 milésimos de mm
Vêm 11 para Portugal! Preços entre os 100 mil e os 200 mil euros!
Não sei quantos virão, mas o nosso país tem sempre pessoas que gostam destas máquinas. Basta pensarmos que vendemos alguns A110 da Alpine e que o mais caro da Mercedes, por exemplo, que custa mais de 3 milhões de euros, está numa garagem no norte 😉 Fora as grandes coleções de Ferraris, Porsche que existem por este país fora. Portanto, sem dúvida que esta máquina terá por cá quem a compre. Temos muitas pessoas com dinheiro e bom gosto.
LINDO!!!!!!!!! ❤️
O carro está lindissimo!
No entanto.. manter o “Turbo” no nome torna todo o projecto um pouco ridiculo..
Compreendo o Wipe todo em torno do R5. Porem 100k por um R5!? Ja considerava o Alpine caro para o que oferecia, tivemos o Megana Trophy-R que ja foi um abuso para la do aceitavel (face à concorrencia) e agora surge um R5 eletrico a pedir mais de 100k€… Nesses valores existem outras soluções bem mais vantajosas. Não faço ideia quem sera o potencial cliente desse carro.
São carros para um nicho muito restrito de pessoas que gostam de drift, de um carro com potência acima dos carros convencionais e que têm lugares próprios para os testar ao limite. Malta com muito dinheiro e um gosto requintado por este tipo de bólides. Não estamos a falar do mesmo cliente de um Alpine A290, por exemplo.
Por muito que aprecie o conceito, o preço é simplesmente exagerado. Estamos a falar de um carro que, essencialmente, vai servir para diversão (e compreendo que essa seja uma grande parte da proposta), mas existem outras opções que fazem o mesmo por valores semelhantes ou até inferiores. É uma ideia nostálgica inspirada no R5 Turbo, mas que, atualmente, se forem ao Mobile.de, encontram-se modelos a partir de 130k com o objetivo de valorizar. O U9, por exemplo, que na China foi lançado a 120k e tem 1100cv, o Tesla Plaid, que em segunda mão está a 80k, e nem falo de outros modelos novos como o Ioniq 5 N. Este carro deveria estar na faixa dos 50k no máximo. É verdadeiramente interessante, mas no final é um carro elétrico destinado à diversão, e tendo em conta o histórico dos carros elétricos até agora, é muito provável que ele desvalorize com o tempo
O Tesla Plaid não tem nada a ver com este carro. Esquece, este é um demónio de 4 metros que para o controlares tens de ter unhas, e não é para levar a família e dar um passeio ou mostrar aos amigos o poder do arranque é muito mais que isso. É toda uma diversão que está longe de ser para qualquer pessoa. Digo mais, este carro é uma linha que separa os condutores dos pilotos.
Sobre o IONIQ 5N, que já tive também o prazer de ensaiar, já se aproxima, mas ainda está uns pontos fora do que este apresenta. Apesar do IONIQ 5N ser talhado para pista, ainda é um carro familiar. Este é outra linha de diversão.
Só estão designados apenas 5 para o nosso mercado…espero ver um dia, um destes na estrada…que bicho!!