Reino Unido prevê ter carros autónomos a circular nas estradas já em 2026
Os carros autónomos ainda nos são distantes, pois, apesar de ouvirmos falar deles e dos avanços tecnológicos, ainda não os vemos, em massa, nas estradas. No Reino Unido, contudo, a previsão é que eles comecem a surgir, em 2026, nas estradas.
Os Estados Unidos da América são pioneiros nesta matéria e, por lá, já circulam carros autónomos, a serem testados por empresas, nas estradas reais.
Por cá, a coisa não está oleada e, apesar do desenvolvimento da tecnologia estar a andar, ainda não é normal ver-se este tipo de veículo a circular nas estradas.
Apesar do contexto europeu, no geral, as últimas declarações do ministro dos Transportes do Reino Unido, Mark Harper, à BBC, dão conta de que "provavelmente em 2026 as pessoas começarão a ver alguns elementos destes carros que têm plena capacidade de condução autónoma".
Numa mudança que admite que será "gradual", o ministro britânico revelou que "haverá empresas que irão implementá-lo em determinados lugares".
No mês passado, o Reino Unido deu um passo importante, tendo anunciado, pela voz do Rei Carlos III, um projeto de lei a partir do qual as fabricantes dos carros autónomos serão responsabilizadas em caso de acidente.
Segundo Mark Harper, a lei está, atualmente, "em tramitação parlamentar" e deverá entrar em vigor até ao final de 2024.
Quando questionado sobre a segurança dos carros autónomos, o ministro britânico clarificou que o desenvolvimento de carros autónomos "e tecnologias de condução autónoma está muito focado na segurança das pessoas".
Uma previsão muito errada se estivermos a falar de Londres. Só lá para 2030 é que algum carro autónomo consegue lá andar sem apropelar alguém.
Por lá (nos USA) há estados que já estão a retirar os carros autónomos… por lá (nos USA) já começa uma tendência de abandono do carro elétrico.
Uma imagem de um Tesla a ilustrar um artigo sobre condução autónoma qd ainda nem passaram do nivel 2 de 5?!
É neste tipo de malabaristos q a Tesla passa a imagem daquilo q não é mas faz com q as pessoas acreditem q é.
Mensagens subliminares…nisso eles sao bons. De resto não prestam pra nada.
Como se haver condutores normais não fosse já mau que chegue… E se houver um acidente, de quem é a culpa?