PplWare Mobile

Quase metade de todos os carros vendidos na Europa em 2023 foram eletrificados

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. Ricardo says:

    Nem estava a par que ainda se vendiam carros a gasóleo em 2023 para o ano a percentagem do diesel deve passar para menos de 5%, seria interessante adicionar o GPL neste gráfico, já tenho carros a GPL há mais de 10 anos mas nunca foi muito falado mas agora sinto que é uma das principais opções para quem não tem dinheiro para um elétrico e quer poupar no dia a dia

    • Yamahia says:

      Em Portugal é o sector puro Diesel q ainda é e por larga margem o responsável pela maioria das matriculas.
      Podes conferir as vendas do GPL na categoria “outros, a maioria é o GPL com o GNL a alguma distância

  2. _RJCA_ says:

    “No entanto, a associação alerta que os carros com motor de combustão, tanto a gasolina como a gasóleo, continuam a representar um terço do total de matrículas. De facto, os automóveis a gasolina registaram um aumento anual de 4,2%.”

    É impressão minha ou o pessoal ainda não está convencido dos veículos “electrificados”?

    • Infinity says:

      Nem todos tem dinheiro para comprar um ou local onde carregar. exemplo: opel astra a gasolina começa nos 26160€, a versao eletrica comeca nos 39470€. pelo preço do electrico, compras a carro a gasolina, dá para muito combustivel, manutencões, férias e nao perde tanto valor comercial ou pelo menos quando o quiseres vender alguem ainda compra o carro a combustao, ja o eletrico boa sorte

      • Sergio says:

        ora lá está um bom comentário, o simulador da deco dá muito jeito

      • _RJCA_ says:

        Precisamente. Eu para ter um elétrico só se o ligasse no poste da iluminação daqui de onde moro. Moro num prédio num 3º andar numa praceta sem garagens…

        • JL says:

          Eu se tivesse na mesma situação, estava me a cagar para os eléctricos. O que realmente não entendo é a vossa posição, não têm condições, não querem ter condições e insistem em não ter, ainda assim não se cansam dos veículos eléctricos. Looooooool

          • _RJCA_ says:

            Acho que estás a ver o filme de forma errada e daí as confusões do costume. O facto de eu não poder financeiramente ter um veículo dito “electrico”, não impede de poder seguir o assunto, correcto? Cada caso e úm caso. Tens possibilidades de ter, fico contente por ti.

            Por outro lado tive no passado a possibilidade de conduzir um ZOE aqui do trabalho. Resultado? Gostei bastante da experiencia apesar de no inicio não ter atinado com a questão de ter apenas 2 pedais…

            Quanto à questão que levantas do não querer, eu gostaria de ter. Só não tenho é a possibilidade dos €€€. Achas que não devo ter opinião é isso? Olha, pode ser um “objectivo” para o próximo ano. Borrifar-me para os assuntos que gosto de ver/ler.

          • JL says:

            Nada, até para estarem informados, mas escusam de estar sempre a massacrar a malta com o mesmo argumento.

            Eu faço contrário, borrifo-me para aqueles que não gosto, prefiro dedicar o meu tempo aos que gosto.

          • Yamahia says:

            Como é q as pessoas que não querem ter ou não têm condições para ter, q são a maioria, se podem estar a borrifar para o assunto da ME? Qd qs q lhe estão a apontar uma arma aos miolos ameaçando q ou começa a usar elektro ou vai passar a andar a pé. Devemos ficar indiferentes a este tipo de prepotência? Ou, pelo contrário, devemos denunciar os podres que envolvem estas politicas?
            Explique lá ó @JL.
            Eu acho q vale a pena denunciar. Em pouco tempo já assisti a 2grandes vitorias sobre esses acéfalos:
            1-Ver UK a adiar 5anos o fim da venda dos carros a combustão.
            2-Ver a UE a admitir e autorizar a venda de carros a combustão para além do prazo estabelecido.
            E não acabou. Há q continuar a desmascarar essas politicas hipócritas.
            Ainda agora a procissão vai no adro e muita coisa vai mudar nos próximos 11anos. Grave numa pedra.

          • JL says:

            Se não têm, aguarda-se que criem, não diretamente os que querem, mas também os que têm essa competência.

            Estão a apontar a arma ? então qual é o seu electrico ? ou então em que prisão está porque não ter aderido ?

            Então mas há dias disse que andava de bicicleta e pé porque queria ? agora já é porque é obrigado ?

            Devemos denunciar sim,. porque é que lentamente querem acabar com a mobilidade que não interessa a ninguém, não sabe já qual é ?

            Não foi vitória para ninguém, até porque os outros fabricantes acabaram por admitir que isso vai consumir recursos que são necessários para aquilo que interessa, dai até aliviarem a EURO7, é preciso explicar tudo ?

            O UK já nem sequer pertence UE, e as marcas que ganharam essa exceção só pensam produzir carros para um pequeno nicho, quer que o lembre que a Porsche só vai produzir apenas um carro que vai usar novos combustíveis ?

            Sim, há que continuar, agora foi a Daihatsun a ser desmascarada, e mais virão.

            https://observador.pt/2023/12/26/daihatsu-fecha-quatro-fabricas-no-japao-devido-a-investigacao-aos-testes-de-seguranca/

            Como por exemplo a audi, vw e bmw continuam no dieselgate noutros paises.

            https://motor1.uol.com.br/news/651987/audi-bmw-vw-multa-fraude/

            Vai pois, e ainda bem, o mundo evolui, já estamos fartos de uma tecnologia que só evoluiu quando foram obrigados, esta nem isso preciso, porque evolui naturalmente, até acredito que alguns fiquem pelo caminho, mas a história é assim mesmo, o espaço de uns é dado a outros melhores.

          • Yamahia says:

            “Então mas há dias disse que andava de bicicleta e pé porque queria ?”
            Não misture alhos com bugalhos.

          • JL says:

            Não misturo porquê? Você é perito nisso.

      • Antóino Simões says:

        Exacto. E se uma pessoa comprar em segunda mão mais barato fica, com 5000€ ou menos já se compra um carro a gasolina bonzinho, que serve muito bem para deslocações casa-trabalho e viagens curtas ao fim de semana. (digo viagens curtas porque para quem vive com pouco dinheiro, não estou a ver fazerem grandes distancias)

        E um eléctrico ou híbrido em segunda mão? Óbvio que não existe a esse preço e mesmo que existisse ninguém comprava com medo de ter de trocar a bateria que possivelmente iria custar mais que o carro.

        • JL says:

          Se tem medo compre um com teste há bateria feito, não têm medo de comprar um a combustão que pode pifar a qualquer momento, e têm medo de comprar algo tão simples de testar se está bom ou não. Looool

          • Joao Magalhaes says:

            Pifar a qualquer momento???? Nunca tive um carro a pifar a qualquer momento, tive um corsa 1.5d 10 anos sem problemas, um Mercedes A180 2.0D outros 10 anos maravilhoso e comprei um Yaris 1.5 a gasolina há 4 anos, este ultimo que me custou 12 mil Euros novo e maravilha, só mudar o óleo. Quanto a baterias, bem, digam o que disserem mas sempre será o calcanhar de aquiles nos produtos “portáteis”. Comprar um carro elétrico com 6 ou 7 anos de uso é um risco, primeiro porque quem o compra novo paga forte feito por ele e certamente passado 6 ou 7 anos de uso vais querer vender por um preço bom. Mesmo com testes positivos à bateria, o segundo desgraçado já vai pagar forte e feio por um usado e depois de pagar bem por um elétrico usado está sujeito a ter que trocar de bateria que pode pifar “a qualquer momento”, mesmo que não pife totalmente fica agarrado ao carro porque ninguém o vai comprar sabendo que vai ter que trocar a bateria. Nada contra elétricos, certamente um “bom” investimento para alguns mas contas feitas…

          • Hugo says:

            O que é que não pode pifar a qualquer momento?
            Sempre tive carros usados e nunca tive surpresas, embora possam acontecer até em carros novos… e sim, muitos dos carros semi novos que compram se soubessem a história deles nem dados os aceitavam 😀

          • JL says:

            Eu comprei um com 9 anos.

            Risco ? Não estou a ver em quê, sabe que dão para testar ? Bem mais fácil que um carro que tem um motor com 2 mil e tal peças.

            Já vai pagar forte porque você quer ? E porque têm de dizer esse disparate.

            Não entendi qual a diferença, sabendo até que um motor é muito mais caro que uma bateria.

  3. NunoManuelAlves says:

    O mercado diesel novo está moribundo, e vai acabar até 2025 é aquilo que eu penso, quem é que quer uma traineira de borrar fumo com diesel ao preço da gasolina e muito mais complexo e muito mais caro, ou passa para Bev ou phev ou mesmo hev e assunto arrumado, vamos ver como corre. A Tesla com o modelo Y carro mais vendido do mundo um segmento D+ mínimo 45 mil euros matou o Corollas carro da marca dos carros mágicos, os tais que não precisam de cabos para alimentar, segundo a marca carregam se sozinhos tem a tecnologia dos.motores perpétuos :):):) so que naoooooooo:):):) semana passada levaram com um processo em.cima por mentirem e confundirem o público nos países nórdicos, estes gajos da Toyota sao uns comediantes :):):)

    • naodigo says:

      porque um carro a Diesel ainda compensa para muitos, se fazes longas distâncias sai claramente mais em conta o Diesel. Quase ninguém quer saber se faz fumo ou não e quem disser que está preocupado com o meio ambiente é hipócrita. Hibridos vale a pena em curtas distancias em Autoestrada é pra esquecer consome imenso e mais que uns 150km o Diesel bate aos pontos, sem contar que nesta altura do Ano a autonomia diminiu devido ao frio.
      Eléctricos é fazer as contas o quanto pagas a mais em relação ao a combustão e quantos anos precisas para fazer essa diferença em combustível.
      Os elétricos e híbridos tem tido vendas mas é maioritariamente pra empresas devido a nao pagarem IVA.
      A Tesla está a dar um barraca enorme porque a autonomia que eles reportam com carga cheia é treta, após x numento de kms passam a ter a mesma autonomia que a concorrencia, ou seja os carros nao sao assim tão eficientes quanto tentam passar.

      • JL says:

        Tal como o consumo dos diesel, que normalmente é 50% superior ao anunciado.

      • Rui says:

        https://www.youtube.com/watch?v=fvwOa7TCd1E
        https://www.youtube.com/watch?v=dtP4FQckU40
        https://www.youtube.com/watch?v=ZH7V2tU3iFc
        Queres mais ou achas que está bom? Isto de falar sem ter o mínimo conhecimento tem a sua graça, para alem de em todos os testes no youtube é sempre o mais eficiente também é dos que mais se aproxima da autonomia anunciada, nestes 3 testes fez em media 460km até morrer ora em portugal menos 15% da população faz mais que isso por dia. Hibridos? o meu em auto estrada faz uma media de 4.5 tens de me dizer qual é o diesel hoje em dia com norma EURO6 que faça muito menos que isso, e eu faço isto a andar em hibrido que é o caso de viagens grande só em elétrico vou e venho do trabalho(40 km) e gasto 20€ em eletricidade antes de o comprar gastava 120 em gasolina isto há 5 anos atras que o preço da gasolina era metade do que é hoje.
        A única coisa que dissês te certa é que ninguem quer saber do fumo ou do ambiente e lá isso é verdade ninguem vai comprar um eletrico ou um hibrido porque é mais ou menos amigo do ambiente as pessoas compram pelo mesmo motivo que compravam gasóleo em vez de gasolina para conseguirem poupar no dia a dia e há uns bons anos atras havia uma boa diferença de preços com os a gasóleo mais caros e mesmo assim as pessoas investiam para pouparem no dia a dia está a passar-se exatamente a mesma coisa com os elétricos. Podem inventar o carro mais amigo do ambiente que conseguirem metam aquilo a deitar oxigénio parece uma arvore se o combustível for ouro ninguem o vai querer agora se inventarem um com um combustível barato que até podes fazer em casa sem depender de monopólios gigantes é garantia de sucesso

    • Mário says:

      Tenho um carro a diesel de 2017 norma euro6 porque neste momento não tenho dinheiro para mais,nem para ostentar vaidades. E gostava de saber uma coisa… eu nunca o vi a largar fumo preto… se calhar é falsificado.
      A empresa onde trabalhava, trocou para uns hibridos da Volvo e só por acaso os custos com combustível dispararam, va-se lá saber porquê.
      Parece-me também que há muita dor de cotovelo com quem sabe fazer carros (Toyota).

  4. Sergio says:

    Tudo depende do uso de cada um, no meu caso especifico um carro a gasolina novo compensa mais que um elétrico ou plug in, pelo simulador nem em 7 anos iria buscar retorno entre a diferença de preços.

    E se há coisa que me chateia são os constantes bugs eletrónicos que nos obrigam a ir concessionários mesmo da marca, que ficam a mais de 200km, para resolver o problema.. é logo uns valentes dias sem carro.

    Mas antes que me caiam em cima, é o meu caso… noutros os elétricos serão benéficos

    • NunoManuelAlves says:

      Ohh Sérgio desculpa lá amigo vai ao site da Ford por exemplo e faz uma configuração completa de um focus e vê o preço que te dá e faz bem as contas…. De longe que vale a pena um Tesla Model3 HGL nem água bebe…. Eu nunca pagaria 35 mil por um focus Mild híbride com 155 CV 3 cilindros a gasolina mas nunca…segmento C ou então um destes carros mágicos da Toyota como corollas, e pagar mais do que um Tesla Model3 novamente pot um carro.com.menos de metade da potência e do segmento inferior, mas verifica….

  5. NunoManuelAlves says:

    Mais 6 paus Tesla Model 3 e ainda vou ao fundo ambiental buscar 4 paus com a fatura deste ano

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.