Próxima geração de aviões irá contabilizar as suas visitas ao WC. Olá Internet das Coisas!
As empresas de aviação estão obrigadas a ir ao pormenor para reduzir custos. Nesse sentido, a Airbus vê uma grande oportunidade na digitalização das suas cabines. Dessa forma, é possível aumentar o fluxo de operações e, sobretudo, reduzir os custos. Uma das medidas será contabilizar as idas dos passageiros aos WCs dos aviões.
Além desta ação, a empresa está a projetar levar a Internet das Coisas para altitude de cruzeiro.
Airbus Connected Experience - Internet das coisas no ar
A nova estratégia faz parte de um esforço para tornar as cabines comerciais um domínio digitalmente consciente. O programa é a proposta da Airbus para aumentar a Internet das Coisas, onde tudo fala com tudo.
O objetivo da Airbus Connected Experience é fornecer aos comissários de bordo um levantamento mais detalhado da cabine. Este espaço estará equipado com sensores para dados críticos, como quando o sabão do WC está a acabar e quanto papel higiénico ainda resta em cada WC. Além disto, haverá muito mais informação recolhida em toda a aeronave.
Em cada assento, o cinto de cada passageiro sinalizará vermelho para não colocado e verde quando estiver apertado. Desta forma, haverá informação para um embarque e desembarque mais expedito. Além disso, a tripulação também terá acesso a informações sobre o que está a bordo e onde. Por exemplo, os comissários de bordo saberão quais as refeições específicas (vegetarianas, por exemplo) necessárias e em que carrinhos estão colocadas.
"Não é um conceito, não é um sonho: É a realidade"
Ingo Wuggetzer, vice-presidente de marketing de cabine da Airbus, disse, na passada na terça-feira, que a Airbus começou já a testar a cabine inteligente no seu avião de teste A350. Posteriormente, a empresa pretende introduzir as tecnologias na família A321 em 2021, seguida pela série A350, de dois corredores, dois anos depois.
Estes investimentos em modernidade, na tal Internet das Coisas, é uma procura incessante por eficiência de custos. Informações em tempo real, operações programadas e situações controladas automaticamente que dispensem a supervisão do pessoal de bordo.
Câmaras de vídeo para ajudar a gerir fluxos a bordo dos aviões
A Airbus também planeia oferecer às companhias aéreas a opção de câmaras para gerir os fluxos de passageiros a diversas áreas. Um recurso que pode ajudar os comissários de bordo a redirecionar parte desse tráfego em aviões maiores.
A tripulação também será capaz de controlar recursos como cortinas das janelas e volume de endereços públicos a partir dos seus dispositivos móveis. O sistema saberá quais são os espaços de bagagem suspensos que estão disponíveis, usando luzes verdes ao longo da cabine. Foi explicado este sistema fazendo uma comparação com o sistema de iluminação nos parques de estacionamento. Segundo a Airbus, isso deverá, em teoria, acelerar o embarque.
Portanto, haverá mais tecnologia e mais otimização com o conceito Internet das Coisas. Além disso, os aviões poderão ser personalizados, no que toca a software proprietário das companhias, para tarefas a bordo, tais como catering.
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Imagem: Airbus
Neste artigo: Airbus, avião, internet das coisas
Viva a ditadura totalitária da vigilância permanente e total!
O objectivo não é monitorar o passageiro, mas sim a quantidade de vezes que o banho é usado, dando alertas para a tripulação que tem de ir limpar o banho, colocar papel, etc.
Não identificam o passageiro, apenas contam as vezes que a porta é trancada por dentro.
Será que podem remover o pessoal de bordo incluindo pilotos e meter só robôs e inteligência artificial com aprendizagem rápida.
E o passo seguinte é os aviões voarem sem pessoas lá dentro, metendo robôs no lugar das pessoas, e as viagens são pagas por governos de robôs, e é robôs por todo o lado… e as pessoas todas mortas, porque não são necessárias, os robôs fazem tudo por elas e com muito menos poluição… eheh
Em quanto ainda levam humanos lá dentro, será que não podem remover os WCs e a parte da comida e meter mais cadeiras para dar mais rendimento?
Aqui por terra os municípios também não têm WCs públicos abertos, ou só abrem das x às y sem grandes ou nenhumas condições de jeito e as pessoas aparentemente não morrem. E quanto à comida também uma dieta forçada não deve fazer muito mal e podem ter sempre medicamentos num pequeno kit de primeiros socorros (para não ocupar muito espaço) para aqueles que tem de comer coisas com açúcar ou salgados ou outras coisas para não morrer.
Então não queriam tambem remover os assentos dos aviões para poderem lever mais pessoas enlatadas como sardinhas? Que tal se esforçarem mais para termos aviões comerciais elétricos o mais rápido possível? Haja paciência.
Nesse caso terias de pagar mais X% devido a estares a viajar num avião amigo do ambiente.
Não ha maneira de fugir aos aumentos destes senhores.
Não é o que está no portal da queixa, a MEO está atrás da NOS em nivel de satisfação do cliente
https://i.imgur.com/Y8HOyAf.jpg
Apagar, separador errado
Com o tempo as pessoas vão fartar-se de toda essa tecnologia e preferir o simples.
Sem duvidas que é importante que as companhias aéreas monitorizem o transito intestinal dos passageiros!! 😀