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Produção de elétricos é mais poluente do que a de motores de combustão? Depende do esforço

                                    
                                

Imagem: Fisker Inc.

Autor: Ana Sofia Neto


  1. pdsermqq says:

    Sim.
    Por isso muitas marcas estão a diminuir o desenvolvimento de VE. A farsa está a cair.

    • JL says:

      É a opinião de alguém, com sentido egoísta, vale o que vale.

      • Matos says:

        Também a sua visão é tendenciosa. Já todos percebemos isso.

      • Yamahia says:

        O homem tem razão @JL

        • JL says:

          Em que aspecto ? Vou ter de vender o carro porque não faz Lisboa Porto sem uma carga ?

          Ah espera o meu até faz, e quem não faz ?

          Razão sobre ?

          Portanto só com os eléctricos é que se preocupam com os carros dentro das cidades? Curiosamente onde pára a maioria deles, de todas as tecnologias.

        • JL says:

          Tenho uma ideia melhor, se ele tem razão e os eléctricos são bons para cidade e o problema são muitos carros na cidade, então pronto, ele que defenda o fim de carros a combustão dentro da cidade e ficam apenas os eléctricos.

          Gosta assim ?

          • Mendes says:

            Você sofre de um problema grave! Tente ser mais imparcial. Não é preciso vir para aqui vender nada. Fica o conselho.

          • JL says:

            Onde não fui imparcial ?

            Eu não estou a vender nada, onde tirou essa conclusão ?

            Eu sou analista e programador informático, onde me viu a vender programas ?

            Registado, mas o seu conselho não se aplica ao que estou aqui a fazer. Talvez um dia lhe explique…

  2. João says:

    A Fisker é um produtor de um grande volume de carros elétricos? É que se não são, porquê é que interessa o que fazem ou deixam de fazer?

    • Yamahia says:

      Calma que os homens querem muito e estão a estudar o assunto:
      “a fabricante, que explicou que quer minimizar a utilização de novos materiais, trabalhar no fornecimento de veículos o mais eficientes possível em termos energéticos, garantir que só acaba num aterro uma quantidade mínima de material, já no final da sua vida útil, e estudar métodos para reutilizar e reciclar, completamente, os veículos e as baterias.”

  3. TirarAsPalas says:

    Fui dar uma espreitadela do estudo e chamou-me a atenção que em ambos os modelos da Fisker, na fase 4 (uso e manutenção) apresenta o mesmo valor apesar de os veículos terem consumos diferentes. Alguma explicação?

    Já agora, será que é realista: …The calculation is based on Fisker’s european charging partner, Allego., providing 100% renewable electricity at all public charging stations….

  4. Grunho says:

    Não adianta os junkies dos tubos de escape continuarem a bater na mesma tecla. A diferença entre a “energia cinzenta” gasta na produção dos carros há muito que foi calculada por uma agência governamental francesa chamada ADEME. São 34.000 kwh gastos para produzir um eléctrico contra 22.000 kwh gastos para produzir um carro a combustão. Logo, sabendo que 1 litro de gasóleo são o equivalente a 11 kwh, um eléctrico zero kms já sai da linha de montagem com 1100 litros de gasóleo queimados. Isso é o que queima um diesel num ano ou pouco mais, e o eléctrico vai amortizar esse handicap de poluição N vezes ao longo da vida útil. O pessoal vai continuar a usar os velhos a combustão mas é por não ter pasta para os trocar, ou sítio para os carregar, ou por serem pouco práticos para viajar e a carga rápida em viagem sair ainda mais cara que combustível. Fora isso, nada contra os eléctricos, para quem os puder pagar.

    • Paulo Santos says:

      E quanto se gasta em cada litro de gasóleo até chegar ao posto de combustível? Há pessoal que acha que o gasóleo sai miraculosamente das bombas de combustível e não sabem fazer as contas que você faz.
      E tem razão, pena é serem tão caros os elétricos.

      • JL says:

        A Galp mostra isso nos seus relatórios de sustentabilidade, só em electricidade chega a ser mais que aquilo que um eléctrico gasta para fazer o mesmo, cerca de 2 a 4 kWh por cada litro.

        • Yamahia says:

          A GALP apenas gasta da rede 3% está no relatório preto no branco e portanto parte desses 2a 4 kWh por unidade são usados para gerar toda a restante energia necessária à actividade. Por outro lado
          de um barril não sai apenas gasóleo e gasolina. Saiem muitas coisas úteis e imprescindíveis para o dia a dia da humanidade e inclusive coisas absolutamente necessárias para o fabrico de carros elektros e respectivos tapetes para eles poderem circular.
          Portanto convém não adulterar as cenas.

        • JL says:

          Mas são produzidos ou não ? Com que emissões ? Ou agora já são verdes ? Aqui provavelmente já é energia verdinha ? Pois só que não:..

          Sim, sem electricidade também não há esses produtos essenciais. Aliás até apareceu muito antes.

          Eu adulterei onde ? E onde disse que não precisam de petróleo ?

          • Yamahia says:

            Vc ou quem lhe leu a missa está querer passar o ónus da energia global gasta numa refinaria para os combustíveis rodoviários, qd a maior parte dessa energia é gasta na autoprodução da própria energia com recurso aos resíduos da operação de refino e grande parte dela tb na fuelóleo para os navios e no querosene para os aviões. Um sem nr destes produtos é tb exportado .
            Depois há um grande nr. de subprodutos que se obtêm e q tb demandam por energia como é evidente.
            Querer atribuir esse gasto apenas aos 6 milhões de carros a circular em PT é no mínimo ser desonesto só pq sim. Mas já estamos habituados .

          • JL says:

            Então e esses resíduos são verdes ?

            O ponto era esse, porque nunca conta com essas emissões?

            Não interessa se é conjunta, numa mina de lítio não se tira só lítio, nem só cobalto como acabou de lhe escapar.

      • jorge says:

        Já para não falar na libertação de CO₂ na refinação e extração. E o mal que faz aos ecossistemas. O CO₂ libertado pelo escape é a ponta do icebergue do caminho que o combustível faz até chegar ao consumidor.

        • Yamahia says:

          Veja com atenção “o lado negro das energias verdes ” e depois falamos.
          Tome consciência que a melhor prova prática é que á medida que se avança na suposta transição os níveis de CO2 apenas pioram.https ://cnnportugal.iol.pt/amp/transicao-energetica/energia/luis-guimarais-a-transicao-energetica-ainda-nao-comecou/20230711/64ad183dd34e3ae5b8c39368

          • JL says:

            Quando poder deixe aí o lado verde das energias negras, assim temos um termo de comparação, até porque nesse documento com dados falsos, onde já referi alguns, não refere que o cobalto é usado na refinação de combustíveis, olhe tem aqui um vídeo interessante que também fala nele e nos vários processos de refinação. Tudo muito verde como a Galp diz que não é; a julgar pelos 3 milhões de toneladas de co2 que joga na atmosfera todos os anos.

            https://youtu.be/V4j2_7IFn_4

          • JL says:

            A sério que você depois de ler essas notícias ainda volta a dizer que devemos usar renováveis para alimentar lâmpadas incandescentes ?

          • Yamahia says:

            O lado verde é contribuir para o ciclo da água. Entre outros.
            Melhor q essa massa negra q compõe as baterias.

            Esse slogan aprendeu lá na missa tb? Ja cheira a spam tantas x’s é repetido.

          • JL says:

            Ciclo de quem ? Loooooooooooool

            Só faltava mais esta.

            Quem repete sempre os mesmos disparates é você, até com o ciclo da água.

            O meu ao menos tem um fundamento.

    • JL says:

      Mas eles insistem em justificar as suas escolhas sobre aquilo que não conhecem.

      Como sabem que estão mal, preferem arranjar uma desculpa para os seus erros.

    • Yamahia says:

      @Grunho e essas contas são para que veiculo? Um AMI?

      Só a produção de 1 kWh de capacidade de bataeria gera 200 kgs de CO2 que dá para 1 diesel moderno percorrer 2000kms
      Significa que se o elektro vier com um pack de 100kWh e 0 kms já sai da linha de montagem com 12000 litros de gasóleo e não 1100.
      Esses 1100 litros aplicam-se a baterias de 10kWh de capacidade, na melhor das hipóteses.

      Entretanto já guardaste a tua bicla eléctrica hoje debaixo dos lençóis? Não vá algum amigo do alheio querer deitrar-lhe a mão…

      • JL says:

        Gera onde ? Em que século ? La vai ele buscar números de 2007. Loooooool

        2000 kms ? Como ?

        Mesmo usado esses números:

        200/ (2.6 + 0.6 ). = 62.5 litros de gasóleo.

        Faz 2000 kms com 62.5 litros ou 3.1 litros de consumo por cada 100 kms ?

        Seja homem, e assuma as suas mentiras.

        • Yamahia says:

          Sp a chutar para canto a incorporação dos biocombustíveis que já vão em 11% e as homologações dos governos da UE.
          São aos pontapés os carros ate 100g CO2 por 1000 metros percorridos mesmo antes da incorporação actualmente em vigor.
          Agora tem que reduzir ainda +4%.
          Lamento mas é o que é e contra factos não há argumentos.
          Estude!

          • JL says:

            Quais factos ?

            Onde vão buscar esses biocombustíveis ? Vai você produzir ? Em terrenos ? Ah espera, afinal não era você que diz que meter painéis em terrenos é mau ? Mas produzir combustíveis para lâmpadas incandescentes já é bom ? Lol

          • Yamahia says:

            E o gás chega ás termoeléctricas imaculado, querem ver? E a cogeração renovável idem looolooolool

          • JL says:

            Chega por tubagens, nunca as viu ?

  5. Luís Machado says:

    Mais um fabricante (?), a interrogação deve-se ao facto de nunca ter visto um carro deste, cheio de boas intenções, promessas e declaração de intenções. Estou certo que todos os fabricantes subscrevem estas promessas.

    • JL says:

      Sim, é mais um preocupado com está parte, tal como a tesla; Volvo, entre outros, uns vão atrás de outros.

      Existem cerca de 3 dezenas de carros desta marca em Portugal, do primeiro modelo, mas já têm uma rede de assistência com 6 oficinas preparadas para lhe prestar serviço para os que existem e para os que veem a seguir.

  6. PN says:

    Os carros elétricos têm baterias padrão que possam ser trocadas em minutos, fazendo a diferença de tempo entre encher o depósito e carregar a bateria, porque o tempo de muitas pessoas é precioso e não têm forma de carregar perto do trabalho ou de casa? Não, mas esta ideia já foi proposta.
    Não temos que pagar rendas mensais pelas bateria? Não, temos que pagar (ou depende, mas fica muito mais caro.)
    O preço de um carro elétrico é competitivo com um carro a combustão da mesma gama? Não, geralmente é mais caro.
    Pelo menos para mim, estes fatores pesam muito no momento de decidir, enquanto estes problemas não forem resolvidos, mantenho o meu velhinho a gasóleo, que consegue gastar muito menos que alguns novos.

    • JL says:

      Posso usar gasolina num carro diesel ? Não.

      Posso encher o depósito em casa com energia que eu produzo ? não.

      Não tenho de pagar rendas mensais da bateria, isso já não existe, e quando existia era para o carro ficar mais barato, sem o preço da bateria.

      O preço de um diesel é competitivo com um a gasolina ? não, porque será ?

      Estranho então não ter comprado um a gasolina.

      • Yamahia says:

        Podem levar-lhe electricidade se ficar apeado na estrada? Nao! Pode ir ao posto mais próximo buscar um jerrican de 20 kWh de electricidade? Não!!
        Se não aparecer um reboque livre está tramado!!!
        LOOOLOOOLOOL

        • JL says:

          Podem.

          Sim, qual o problema ? E já existe cá em Portugal e até pela Brisa.

          Reboque livre ? Pois deve ser complicado , passam o tempo a transportar os avariados a combustão.

          • Yamahia says:

            Ahhh agora conta com reboques a zagoil. Não vale. Tem q ser um reboque elektro. loool

          • JL says:

            Quais reboques ? Quem falou em reboques ?

            Tenha dó de si mesmo, já viu alguém com tanto preconceito como você ? Alguma vez me viu a dizer que não deviam existir veículos a combustão ? Ao contrário do que você faz .

            Deve ter muito a perder com isto.

          • NunoManuelAlves says:

            Muhahahaha os tais carrinhos feitos de Legos k se desfazem uns nos outros é de rir 🙂
            O Yamahia adora o Monhe, aliás até sou mais ambicioso, eu já o disse e volto a afirmar, o Yamahia é o BFF do Monhe ilusionista ele adora IUC e ISP, em forma d doação voluntária:):)

            O que eu já me ri neste tópico:) bíblico, o JL é cada LowKick com direito a K.O nos comentários produzidos por criaturas com falhas cognitivas graves …a sério admiro a paciência deste senhor a tentar levar a palavra e o conhecimento a quem não o domina:) Épico 🙂

  7. Infinity says:

    A poluição também depende do numero de pessoas, maioritariamente crianças que infelizmente andam nas minas a extrair matérias primas para as baterias.

        • JL says:

          Onde diz isso ?

          Então e nas décadas atrás, ou no último século, veio de onde ?

          Como sempre as maiorias a culpar as minorias dos males deles.

          • Yamahia says:

            Não são comparáveis as quantidades do antes e depois. Tal como o cobre, lítio etc que sempre se consumiram mas em quantidades contidas. Nada que se compare á loucura dos dias de hoje em prol do carro eléctrico.

          • Yamahia says:

            Mais para melhor se entender…:
            Durante grande parte do século XX, o cobalto foi extraído principalmente como subproduto da mineração de níquel e cobre
            A procura por cobalto aumentou significativamente nas últimas décadas devido ao seu uso em baterias de íon-lítio, que alimentam eveículos elétricos. Isto resultou no aumento desmesurado da produção de cobalto em países como a RDC, que possui grandes reservas do metal. Resultando em exploração de trabalho escravo também com crianças.
            Facto que nc se verificou no séc XX . A demanda não o justificava.

          • JL says:

            Não são ? Então mostre lá que não são.

            Só as baterias dos carros eléctricos ?

            Looooooooool agora todo o aumento se extração no último anos, seja que material for é por causa dos carros eléctricos Looooooooooil

            Mas prove lá isso, assim ficamos a saber mais uma invenção sua.

          • Yamahia says:

            Oiça já lhe respondi. Até surgir a loucura dos carros eléctricos o cobalto q era obtido como subproduto do Cobre e do Niquel, chegava e sobrava para as necessidades.

            Se continuarem com esta brincadeira e exigência até 2030, será consumido mais cobre em 10 anos do que desde a idade do Bronze até 2020.
            Estude!!!

          • JL says:

            Era e é, ou agora deixam lá o níquel ?

            Mostre me la qual foi a mineração que não aumentou nas últimas décadas ?

            Não vê que não chega a lado nenhum com os seus ridículos.

  8. A ver vamos says:

    Já agora relembro que a questão é se a “Produção de elétricos é mais poluente do que a de motores de combustão?”

    • NunoManuelAlves says:

      Não não é.
      Tens indivíduos k dizem k sim por causa da extração de minerais para as baterias.
      O problema morre quando pões a extração do sumo de dinossauro ao barulho. Algumas criaturas pensam k o sumo de dinossauro cresce por baixo das bombas de sumo.
      Esquecem se k a Tesla por exemplo recicla 35 baterias por semana onde mais de 90 % e reciclável e injectado no circuito novamente para ser reutilizado. Ofereço um Plaid para quem conseguir reciclar sumo de dinossauro e injecta ló novamente no depósito, aliás ofereço 2 😉

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