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Procura de carros elétricos abaixo do esperado já está a obrigar a cortes na produção

                                    
                                

Autor: Maria Inês Coelho


  1. José says:

    Mesmo, ao preço dos eletricos , mesmo não pode haver procura.

  2. Tuga Pobre says:

    Era de esperar, em primeiro as pilhas para alimentar os motores não são viaveis, por varias razões, Tempo de carregamento, autonomia, rede de abastecimento praticamente inexistente fora das grandes cidades, preço e Poluição que geram no seu fabrico, entre outros….
    Quanto a mim, existe ainda uma grande indefinição da tecnologia que irá alimentar o motor eletrico.
    Não tenho duvidas que o futuro passrá por motores eletricos, não em 2035 mas lá para 2050 quando a tecnologia estiver consolidada, mas o que irá alimentar o motor eletrico essa sim é a grande incognita que hoje existe na minha modesta opinião.
    Já para não falar do preço dos eletricos que só esta acessivel a uma franja pequena da população mundial….

    • rui says:

      +1. E não se esquecem que os elétricos 2-3 veze mais danificam a superfície das estradas

      • JL says:

        Provas disso ?

          • JL says:

            Onde é que diz que é 2-3 vezes mais ?

          • rui says:

            O carro elétrico pesa 2,5 vezes mais do que carro normal.

          • JL says:

            Pesa ? Então prove lá isso, tenho um que pesa 1600 kilos, qual é o carro normal do mesmo tamanho que pesa 640 kilos ? Estamos a falar de um familiar segmento C com 4,5 metros de comprimento, bagageira de 450 litros.

            Fico a aguardar.

          • rui says:

            https://edition.cnn.com/2021/06/07/business/electric-vehicles-weight/index.html
            …..basta por no google: electric car weight vs gas car weight.

          • JL says:

            Onde é que diz que pesa 2 a 3 mais ?

            Até diz que que quanto mais pesado melhor.

          • Yamahia says:

            @JL, o seu carro pesa 1600 kgs?!?!?!
            Ou está a mentir agora ou mentiu qd disse que comprou um S com 9 anos.
            O S desse tempo com bateria mais pequena e portanto o mais levezinho deles todos pesa 2.108 kg

          • JL says:

            Eu disse quantos metros ele tinha, pelo comprimento estava a falar do S ? Acho que não, não é? Já usei o mais pequeno para nao ir para coisas grandes, porque aí até ganha a muitos, por ser mais leve.

          • JL says:

            Já agora, o S nao é segmento C nem sequer tem apenas 450 litros de bagageira ? Só tem isso 3 vezes. Contando com as 2 ….

          • Yamahia says:

            @JL Golf com bateria de 100? Naaa Golf com materia de 34 pesa mais 300kgs que o Golf a gasolina.
            Se fosse com bateria de 100 era quase uma tonelada. Muito provavelmente o carro não se iria mexer pois mesmo com 34 as prestações já sao bem modestas a aliar a uma autonomia ridícula como em todos os elektros.

          • JL says:

            Não foi você que disse isto ?

            “@Traveller Temos que analisar e comparar carro iguais e não o que dá mais jeito:”

            Onde está o golf com bateria de 100 kwh para comparar ?

            Errado, se a bateria de 100 kwh pesa pouco mais de 400 kilos ? no máximo adicionava mais 200 a 250 kilos.

            Nâo se mexia ? não, como se os eléctricos tivessem falta força. LOOOL

            Autonomia ridicula têm os a combustão, considerando a energia que transportam.

          • Yamahia says:

            @JJ você está bem loool O que disse foi que o carro tem 34 kWh de capacidade bateria.
            O @Traveller veio com a tanga q se retirasse o…”peso turbo, intercooler, motor de arranque, radiador, caixa de velocidades, etc e vais ver” e o GolfE é o melhor exemplo. Foi-lhe retirado isso tudo, acrescentada uma bateria minúscula e mesmo assim o carro fica com mais 300kgs
            Quer melhor exemplo? Caraças… Vcs são capazes de dizer q 1+1 são 7 looooloooloool
            E autonomias ridiculas têm os elektros não venha com mais tangas. Para fazerem 150 kms têm q andar atrelados a + de 300 kgs de peso morto. Isso é q é ridiculo looolooolool
            Alem disso para carregar um elektro implica o supra sumo do desperdício e da ineficiência. Sao 60 a 70% de perdas na Central 10 a 25% na distribuição , até 30%no carregamento e até 100%qd parado mais de 30 dias looolooolool
            Que comédia.

          • JL says:

            Pois disse, mas também disse que para ter 100 kWh precisava de mais 600 kilos o que não é verdade.

            Então os a combustão andam agarrados a mais de 300 kgs com capacidades energéticas ridículamente altas para desperdiçarem 70% daquilo que se lá mete.

            Isso sim é uma vergonha, e por isso querem acabar com eles, já que são teoricamente “lâmpadas incandescentes” gastam muito e produzem pouco.

          • Yamahia says:

            @JL é fazer a conta.
            Se 34 dá 300kgs a mais mesmo deduzindo “peso turbo, intercooler, motor de arranque, radiador, caixa de velocidades, etc e vais ver” lool.imagine triplicar a capacidade sem deduzir mais nada.
            Não tirem as palas que não é preciso loooloool

          • JL says:

            Eu já fiz a conta, não a viu ou não lhe interessou ?

          • Realista says:

            Se existissem perdas de 60% na produção de energia, significa que a refinação do petróleo ainda é pior, porque os combustíveis necessitam de eletricidade para serem produzidos…

            É precisamente para evitar as perdas que as refinarias avançaram com as centrais de cogeração para aproveitar o calor que era um subproduto não aproveitado da refinação e assim gerar eletricidade.

            Numa central elétrica de gás as perdas pela transformação andam nos 15%. Na distribuição as perdas andam nos 5 a 7%, e na transformação para DC cerca de 15%.

            Os valores que está a indicar são demasiado altos e não correspondem à verdade. É verdade que existem perdas mas não são tão grandes como para o existem para os combustíveis líquidos, que vão desde a sua extração, refinação, armazenamento e transporte até passando pela degradação porque o combustível têm prazo de validade…

            E sim, é verdade que um carro elétrico perde carga se estiver parado porque ele apesar de estar parado está a trabalhar na mesma e possui sistemas que estão sempre ligados). No entanto a perda de 100% da carga ocorreria a de longos meses, provavelmente anos e não em 30 dias.

            Aliás tudo o que dizes está certo, só que está exagerado de uma tal forma que parece que é mau. 🙂

          • Yamahia says:

            Não vi nada, só garganta. loolool

          • JL says:

            @yamahia, sabe quanto consumiu a refinaria de sines em energia primária para produzir combustíveis ?

            Anote: 11 806 GWh

            Isto é apenas 24.18 % de toda a energia elétrica consumida no pais.

            Por isso é que a Nissan dizia que para haver eletricidade para ve’s bastava deixar de produzir os combustíveis que não gastam….

            Ah, aqui fica o relatório, usei numeros de 2019 porque são os que ilustram uma situação normal do pais a funcionar. Se quiser pode usar os seguintes, tem até 2021.

            https://www.galp.com/corp/Portals/0/Recursos/Investidores/SharedResources/Relatorios/PT/2021/AIRGalp2021PT2book1IMRFull.pdf

            Ah, já agora tem ai as emissões CO2 para você adicionar ás suas contas de maneira a não ficarem tão enviesadas.

          • JL says:

            Já agora, se os 5.7 milhões de veiculos que existem em Portugal fossem eléctricos, nem se chegava perto disso, ficava pelos 14 a15 % de toda a energia.

          • Yamahia says:

            Lamento mas essas contas estão erradas.
            Se todos os 6 milhões de carros fossem elektros o consumo em electricidade seriam 77.760TJ ou 21.600 GWh, o dobro daquilo que a GALP gasta. Portanto não venha com tretas

            Depois da refinaria não sai apenas gasóleo e gasolina, certo? Sai querosene para os aviões sai óleo diesel para os navios, saiem diversas matérias primas para tintas, diluentes, plásticos ,estradas etc.
            Quer acabar com essa industria toda em prol dos elektros?

            Tb quer acabar com a indústria exportadora de produtos refinados? Exportação de gasolina, diesel e outros produtos para países da União Europeia (UE) e outros mercados internacionais?

            Tb quer acabar com a geração de electricidade através do óleo diesel ou gasóleo e ainda GPL?
            Olhe só na Madeira deixava metade da Ilha às escuras.

            E o GPL? Propano e Butano etc, tb quer acabar com as botijas? Quem não tiver gás canalizado come a comida crua e toma banho de água gelada?

            É isso que vcs queren?

            Deixe de ligar a sensasionalistas da UVE é o que lhe tenho a dizer sobre esta matéria.
            Nem sei como é que ainda lhes dão ouvidos. Só alucinados. Então o Zé bigodes nem o classifico. Burro até dizer chega !

          • JL says:

            Errado, você fez a conta ao consumo de 40 kWh por cada 100 kms, que é uma total mentira.

            Não invente, não vale a pena.

            Não vale a pena chamar nomes, aqui sabemos bem quem se engana sempre de propósito.

          • Yamahia says:

            Não me enganei nada. Nem de propósito nem sem o ser.
            Esses nrs só pecam por defeito. Nc por excesso.
            Normalmente quem compra BEV quer justificar o investimento fazendo kms por fazer para depois vir dizer que poupou muito a comparar com o combustão. É o q tenho observado da V/postura.
            Um que fazia 12000 ao ano diz que agora faz 27000. Anda mais e gasta menos. É o argumento para se convencerem a eles próprios e ao resto do mundo que não foram enganados. Looolooolool

            Bom, a base foi 300 kWh/mês num mês , 20 kWh/100, 18000 kms por ano.
            Nada exagerado. Há poucos elektros apenas com esta quilometragem anual.
            Portanto os nrs só pecam, isso sim, por defeito.

            Já agora?Ficou ofendido com a boca à UVE e ao Zé Bigodes pq?
            Trabalha para eles?

          • JL says:

            Obrigado por confirmar que se enganou de propósito.

            A média por veículo em Portugal é de 9000 kms ano PONTO, não há como fugir a isto.

            A média por veículo já com perdas por carga é de 16.9 kWh. Ponto.

            Portanto inventa porque quer, só para lhe dar um número mais alto.

            Eu ofendido ? Demonstrei isso? Você é que ficou todo atrapalhadeco devido a isto, já que nunca inclui nas suas contas enviesadas este facto.

          • Realista says:

            Os BEVS fazem kilometros desnecessários como ter de circular com o carro se o mesmo entrar em regeneração do filtro de partículas…

            ou ter de deixar o carro ao ralenti para arrefecer o turbo…

            hahahaha

          • Realista says:

            21.600 GWh é 42% da produção nacional de 2022 que se situa nos 50.900GWh…

            https://www.pordata.pt/portugal/producao+de+energia+eletrica+total+e+a+partir+de+fontes+renovaveis-1127

            Ou 35% se considerarmos a produção energética de Portugal em 2016, antes de termos desligado as centrais a carvão.

            Qual é o teu problema mesmo?

          • Yamahia says:

            @Realista… não percebi o alcance desse raciocínio loooloool

            @JL Acho que vc é amigo do Zé Bigodes ou trabalha para ele looolool

            Qt ao resto, se compra um BEV para fazer 9000 kms ano mais valia estar quieto.

            A media dos 9000 só existe pq o combustível está caríssimo. Se andassem a oferece-lo como o fizeram á electricidade no indexado, o panorama seria bem diferente. Não duvide.

            Já agora o que podemos entender entre a electricidade consumida e a electricidade comprada?.
            Podemos deduzir que a GALP apenas precisou comprar 1500TJ?? Os restantes 35000TJ consumidos foram produzidos lá na refinaria com recurso aos produtos refinados??

          • JL says:

            O bigodes das bifanas ?

            Lol

            Quem compra não sei, não foi isso que eu disse, a disse que a média portuguesa desde há vários anos é essa, não falei que faz isso, uns fazem mais como eu e outros menos.

            Não interessa onde é produzida, o facto é que foi produzida e com recurso a fontes altamente poluentes, coisa que você se esquece sempre de mencionar nas suas contas, por conveniência.

            Agora imagine, essa energia teve emissões para produzir outra com mais emissões, enfim, ainda há quem defenda isto .

          • Realista says:

            Ainda bem que confirmas que o combustível está caríssimo…

            Então imagina ter que andar a dar voltas ao carro só porque o filtro de partículas começou a regenerar LOL

        • Traveller says:

          Isto vir para aqui mandar achas sem o mínimo de noção tem muito que se diga então quem conduz eletricos é melhor ir tirar carta de pesados :-).
          Vamos então a factos Mercedes GLA – 1700Kg, Mercedes GLE -2400KG, Tesla Model 3 – 1700Kg, model Y – 2000Kg

        • rui says:

          Não digo que “Até diz que que quanto mais pesado melhor”. Digo que mais pesado danifica mais a estrada – o que é obvio.

          • JL says:

            Danifica porquê? Porque razão trazem pneus mais largos ? A física não serve para nada ?

          • rui says:

            O elefante danifica mais a estrada do que a formiga.

          • JL says:

            Comparação absurda, não consegue arranjar outra ? ou as formigas pesam 30% menos que os elefantes ?

          • Realista says:

            Estavas certo se a diferença de pesos fosse da magnitude 4e+9… (Em termos percentuais uma diferença de 133333333333,333%)

            Já que uma formiga pesa 0,000003 kg e um elefante pesa 4000 kg.

            Assim em bom rigor a melhor comparação seria estares a comprar um elefante Africano (6000kg) com um Elefante Asiático (5000kg).

            Deixa de ser chico-esperto nas ilações.

        • Yamahia says:

          Deve haver engano no relatório pq este só fala em investimento e produçao de verduras. Não encontro nada que confirme os 11 806 GWh que vc indica como tendo sido gastos na actividade.
          Mande lá o outro para a gente ver.

        • JL says:

          Errado, você fez a conta ao consumo de 40 kWh por cada 100 kms, que é uma total mentira.

          Não invente, não vale a pena.

      • João says:

        Pesam na maior parte dos casos 20 a 30% mais, mas nunca 2.5x … por exemplo , o bmw i4 pesa 2125kg, e o série 4 a combustão , pode chegar aos 1830kg para a versão 440d . É and m exemplo , mas só para mostrar que sim, os EV são mais pesados, mas não , não são nem perto de 50% mais pesados

        • rui says:

          Danificam mais a estrada = devem pagar mais impostos.

          • JL says:

            Danificam como? Não estou a perceber ?

          • Traveller says:

            então podem criar um imposto por peso e depois vamos ver quem vai pagar mais se for eu sem stress mas o SUV model Y é bem menos pesado que muitos SUV’s que por ai andam a combustão, como devia ser na AE por peso e não por altura.

          • Realista says:

            Olha que se queres ir por aí tem cuidado, porque as estradas danificam-se mais por causa das alterações climatéricas e essas são provocadas pelo veículo a combustão…

            Cuidado com o que desejas. 🙂

    • AiOGajo says:

      Neste momento mais provável existir dentro de uma localidade um posto de carregamento do que um posto de abastecimento de combustível líquido…

      E a rede está a crescer dia para dia.

      Diz-me uma localidade qualquer dentro do território nacional a ver se não encontro um posto de carregamento num raio de 10km.

      🙂

      • AiOGajo says:

        PS: Continental

      • JL says:

        E postos para carros a pilhas nem sequer existe nenhum no país.

      • Eestaem says:

        Quer dizer que eu vou ter de estacionar o carro a 10 km de casa para o deixar a carregar durante a noite? É que no meu prédio não tem garagens e na rua é o salve-se quem puder para estacionar. Se conseguir deixar o carro em frente da janela mesmo assim ainda tenho de atirar uma extensão do 5to andar. O meu vizinho de baixo ainda faz uma gambiarra para me roubar luz de noite ! É por isso que não troco o meu fiesta de 98. Nem para trocar por um do ano 2010 quanto mais por um a pilhas

        • Realista says:

          Se é um trinta e um para estacionar, é porque é uma zona com bastante densidade populacional… e aí quase de certeza que tem um carregador a 100 metros de casa.

        • R says:

          Quem lhe disse que o carro é um bem para todos? Isso também vai acabar.

        • Traveller says:

          Vais deixar o carro na bomba para atestar á noite? Vais há bomba e atestas.
          Com o eletrico é igual vais a um posto rapido e atestas/carregas depois tens mais opções que não tens no a combustão se tiveres forma de carregar em casa carregas e fica muito mais barato. Se fores ás compras metes a carregar, se vais almoçar a um restaurante metes a carregar, etc.

          • Realista says:

            Eu demorava cerca de 30 minutos a atestar o carro:

            Tinha que me deslocar à bomba e só em deslocações eram logo 15 a 20 minutos (10 para cada lado) mais o tempo de encher o depósito, apresentar o cartão de pontos/desconto, pagar e pedir fatura… isto se não tivesse fila.

            Carregar o carro em casa são 10 segundos: 5 segundos para meter a ficha quando chego e 5 segundos para tirar a ficha quando saio.

    • JL says:

      Não existem cá carros a pilhas, mas sim, até tem razão, nos paises onde existem não são viaveis.

      Esses não têm tempo de carregamento, e sim a autonomia também é baixa.

      Quanto ao preço, os a pilhas são bem mais caros que os a baterias.

  3. Fusion says:

    Por esta altura já todos os ricos ou fanáticos do ambiente compraram carro a pilhas (porque toda a gente sabe que essas pessoas gostam de ter o último brinquedo da moda)..

    Já em relação ao comum humano, trabalhador, com a corda ao pescoço e com contas para pagar, esta mais preocupado em como pagar a prestação da casa e chegar ao fim do mês com comida na mesa.. não estão bem preocupados se um pássaro random na polinésia francesa tem calor no inverno porque as temperaturas subiram

    • Black Russian says:

      Comentário completamente sincero e correto da realidade deste “produto”……..todos os ricos já compraram o “novo” brinquedo……..o average Joe está-se a borrifar para tudo o resto tirando teto onde dormir e comida na dispensa e frigorifico……

      Enquanto os EV não ficarem tipo o “carocha”, vão continuar um produto para empresas e riquinhos…..

      • JL says:

        Quer dizer então que sou rico ?

        • Camões says:

          Se não és Rico és fanático do ambiente.
          Escolhe o que mais gostas para a sociedade saber que existes.

          • JL says:

            Eu ? Onde falei em ambiente ?

            Eu escolhi o que gostei.

          • Realista says:

            Quando entenderes que comprar um Dacia Sandero a gasolina por €12.000 e andar com ele 200.000km, com um consumo médio de 4L/100km e um preço médio de gasolina de €1,5 vai-te custar outros €12.000 só em combustível (excluindo outras despesas e impostos) consegues entender que o ambiente não têm nada a ver com opções de compra…

    • JL says:

      Não existem cá carros a pilhas, como compraram ?

      Está a dizer então que sou rico ? obrigado.

    • PTO says:

      É exatamente isso!

      Ou os EV’s descem para um preço tão acessível como os carros de combustão ou dificilmente serão adotados pela população com ordenados dentro da média nacional. E ão sendo adotados por essa população o ritmo de vendas acabará por abrandar significativamente os construtores vão ter de reduzir fortemente os níveis de produção.

  4. Traveller says:

    O Titulo não devia ser esse mas pronto, marcas europeias andaram dormir e agora estão a anos luz da Tesla e não vendem.Porque a procura de carros eléctricos está bastante alta e muito acima do esperado. no ano passado ninguem espera que a venda de eletricos fosse superior a carros a gasoleo e está a ser.

    • Tuga Pobre says:

      A resposta a isso é simples. 80% das marcas deixaram de ter carros a diesel, logo não podem ser vendidos. Inventaram esta coisa dos Hibridos, que é uma farsa pois 99% do tempo de um Hibribro trabalha com o motor a combustão que é a gasolina. Igual ou mais poluente que os motores a diesel.

      • Realista says:

        99% trabalha em modo elétrico queres tu dizer…

      • Naodouonome says:

        Mas alguma vez? 95% trabalha a eléctrico e 3% a combustão. 2% é porque me engano ou quero ter todos os cavalos disponíveis.

      • JL says:

        Mostre lá provas disso ? a maioria dos híbridos arranca em modo eléctrico, só em AE é que usa mais o a combustão. Agora dizer que 99%, ou não tem nenhum, ou o que teve não soube usar.

        Atenção, o híbrido não é aquele carro em que se senta lá e já está poupar combustível, não, isso é errado e muitas pessoas pensam assim, o hibrido é um carro (dependendo do modelo) que tem ferramentas para ser económico, só o facto de se sentar lá e acelerar não quer dizer que vai ser económico.

      • PTO says:

        Não percebes um corno de híbridos. Atiras umas percentagens tiradas do cú e achas que és o maior. Vai informar-te melhor sobre os híbridos da Toyota, Nissan, etc e vê como eles funcionam em circuito urbano.

    • Alberto says:

      Ninguém esperava? Se a maioria das marcas já não produz e vende casos a gasóleo como a Renault, é uma falácia essa comparação.

  5. Rui says:

    Não percebo porquê!
    Mas quem é o pobretanas que não tem 50 000€ para comprar um eléctrico! Tristeza!

    O que é que dirá a média de idade do parque automóvel nacional de 15 anos?

    https://www.escapelivre.com/2023/01/a-idade-media-do-parque-automovel-europeu-e-nacional-todos-os-numeros/

    Obviamente que não há poder de comprar para mudar!
    Tão simples quanto isso. Muitos quando vão comprar um carro, escolhem usado a baixo de 5 000€…….

    Compra um carro eléctrico quem pode, não é quem quer!
    Eu gostava de ter um Taycan, mas não dá!

    • B@rão Vermelho says:

      O Dacia, começa a partir dos 22.000€, o problema do tuga é que tem de ostentar um grande carro para a vizinhança ver, o que a vizinhança não vê depois é as latas de sardinhas e salchichas à mesa, mas o importante é passear num carro para o qual não têm rendimentos. nem se quer faz falta um carro tão caro.
      Mas continua a haver gente que prefere ser escravo do carro.

      • Fusion says:

        Porra 22.000€ é barato?
        Com esse dinheiro compro três carros para os próximos 20 anos e ainda tenho dinheiro que sobre para gasolina.

        • AiOGajo says:

          Extremistas são aqueles que acham que os carros novos são vendidos a €5.000…

          • Rui says:

            Não percebeu que estou a falar de carros usados? Como acha que a média chega a 15 anos?

            E já agora, se quer carros novos, há a menos de 10 000€ de lugares novos!

          • AiOGajo says:

            Sim, a menos de €10.000 já nem consegues comprar um Axiam (o vulgar papa-reformas) já que os preços começam nos €11.000.

            Mostra-me aí um carro novo a menos de €10.000.

            PS: Até te dou uma ajuda, o mais barato é o Sandero a gasolina e os preços para a versão base a começam nos €12.200.

            E se queres fazer contas, diz-me quanto é que custa manter um Dacia Sandero durante 200.000km.

            (Eu dou-te outra dica: Fica mais caro que o carro)

          • JL says:

            Mas consegue comprar um Citroen AMI que pertence à mesma categoria, mais barato, mais económico.

          • Rui says:

            Cada trengo!!!!

            Como é? Mas estão a comparar um papa-reformas de 2 lugares com um carro de 5 lugares? A sério!? O AMI serve para fazer o quê sem ser andar dentro de uma cidade?

            O AMI nem sequer pode andar em auto-estrada! É um quadriciclo!!!!

            Sejamos sérios! Já agora vamos comparar uma bicicleta com um carro!!!! Enfim!

          • JL says:

            O que é um axiam ? Não é a mesma coisa ?

          • AiOGajo says:

            Qual é a parte do “a menos de €10.000 já nem consegues comprar um Axiam” que não entendeste??

            Se nem com menos de €10.000 consegues comprar um carro de 2 lugares estas a dizer que não estou a comparar a mesma coisa???

            Tu tens é falta de percebas…

            Acaba com a minha argumentação e mostra lá um carro novo por menos de €10.000.

          • JL says:

            Qual é a parte que não entendeu que um Citroen ami custa menos de 10000 euros e pertence à mesma categoria ?

        • B@rão Vermelho says:

          @Fusion, para um VE é barato, se realmente é barato ou não isso é outra conversa, para os modelos atuais de VE à venda é o mais barato
          @Rui, desculpa, não tinha percebido a tua ironia, eu pessoalmente o último carro novo que comprei foi uma Mitsubishi Strakar em 1998, dai para cá nunca mais comprei carro novo, por norma tenho um carro entre os 8 e 10 anos, e tenho o carro que necessito e não o que me envaide-se, tinha um Smart à 8 anos e tive a necessidade de um viatura maior, mas não com mais lugares e por isso comprei uma Dacia Dokker comercial, o mais provável é comprar o Dacia Spring, mantendo a carrinha para deslocações maiores.

      • Há cada gajo says:

        Como se o Dacia fosse um carro…

      • João says:

        Fujam desse carro ! O Dacia Spring é um EV Chinês muito low cost e muito muito frágil ao nível da construção . Eu também achava piada ao conceito e ao preço mas depois vi um vídeo no Carwow Espanhol que me mostrou o quão mau é o carro ao nível da robustez estrutural e o quão caro pode ficar uma reparação de um embate frontal em que nem os airbags dispararam. Para terem uma ideia , a substituição de peças por originais ficou orçamentada em cerca de 18.000€ . Como disse: até achava piada ao carro até ter visto o vídeo

        • JL says:

          Vídeo criado para ter visualizações, já que mostra preços de peças que nem estão disponíveis.

          Em quantos carros não acontece isso ? por isso é que existe as perdas totais.

  6. pdsermqq says:

    A farsa do carro elétrico está a desmoronar.

  7. Realista says:

    A VW cancelou as encomendas para o económico E-Up que quer trocar pelo ID.2 por ser mais rentável para a empresa, no entanto este modelo ainda nem sequer está disponível, e ficaram sem ofertas de veículos elétricos por menos de €42.000 (Portugal)…

    Depois vem o que já está no texto do artigo, sabendo que a concorrência está a apertar e que existem modelos equivalentes de outras marcas como a Renault, Citroen, Fiat e que o um Tesla Model 3 custa menos que o seu carro mais barato e pequeno é fácil entender que a estratégia da VW não está a dar frutos.

    Já a Dacia viu as vendas do Spring subirem 75% em 2022, onde venderam 48.900 unidades (E em 2023 – Q1 já venderam 15.000 unidades do Spring – ou seja prevê-se mais um aumento de vendas).

    Assim, o problema não é o carro elétrico, mas sim o preço de aquisição que para particulares que está proibitivo e até pode “comer” poupanças nos custos de posse…

    • Luís Costa says:

      Quem comprar um Spring só porque se quer achar “ambientalista” é mas é louco.. já vi tantos por aqui e aqueles pneus parece pneus de bicicleta.. a segurança daquele carro deve ser TOP

      • Realista says:

        Porque querem ligar o ambientalismo ao carro elétrico?

        Isso é só um argumento estúpido usado por quem não entende nada de automóveis.

        Eu tenho um carro elétrico não por ambientalismo mas porque é MUITO mais económico e têm uma performance MUITO superior ao equivalente a combustão…

        • Miguel says:

          E aí tudo bem… és dos que prefere então a caixa automática pela performance à caixa manual.
          Eu por acaso sinto mais prazer em condução lenta com caixa de velocidades do que rápida com caixa automática, mas há gostos para tudo, por isso as marcas nunca deixaram de fazer caixa manual mesmo quando a automática é “melhor”.

          • Realista says:

            Qual performance da caixa automática?? Um carro elétrico nem sequer tem caixa* o que lhe confere suavidade e mais rapidez na aceleração…

            O tempo que demoras a passar da primeira para a segunda mudança, num arranque, já te custou 2 a 3 metros para um carro elétrico e podes vir com um qualquer Audi desta vida com 200cv de potência que um humilde Smart F2 elétrico come-o de cebolada.

            Depois ainda existe as passagens de caixa nas cidades, boa sorte com a embraiagem no meio do transito, que até faz doer o pé.

            Sim, a caixa manual dá um bom prazer de condução numa viagem a velocidades media/baixa se for num carro sozinho – porque se tiver companhia é muito melhor não ter passagens de caixa – mas são cada vez são mais raras essas viagens e sinceramente após quase 20 anos a conduzir veículos com caixa manual, hoje já só tenho veículos com caixa automática a combustão (ou sem caixa) e prefiro o elétrico para as fazer que é MUITO mais confortável e tenho sempre o binário pronto ao mínimo pressionar do pé…

            *exceto o Taycan

          • Miguel says:

            Exacto, era isso que queria dizer. Temos a mesma opinião, apenas situações de vida diferentes e portanto actualmente gostos diferentes tb.
            Não acho que estejas errado, mas também não acho que esteja errado em gostar mais de caixa manual, mesmo sendo “lenta”.

          • King Banido says:

            Performance num carro eletrico é para rir mesmo, e quando falo em performance não me refiro apenas em linha reta, as curvas contam imenso e de momento só o Taycan é que é capaz de ser EV e desportivo ao mesmo tempo.

            Os 400cv de um Tesla em nada servem apartir do momento que dentro de Nurburgring é passado por um Hyunday i30N Fastback e por um John cooper work e deixa de os ver. Era um Model 3 Performance o Tesla em questão.

            Por isso concordo com o teu comentário em relação ao Audi de 200cv vs um Smart, mas depois ao mesmo tempo discordo, porque em arrancada sim é dificil para o Audi, mas a curvar tadinho do smart…

          • Realista says:

            A questão é:

            Já experimentaste um veículo elétrico para teres termo de comparação ou até mesmo um veículo com mudanças automáticas?

            Se não tiveste é difícil saber o que gostas mais.

          • Traveller says:

            Mais um iluminado que vem falar de achometros o Tesla model S é o VE de produção com a volta mais rápida em Nürburgring.

            https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_N%C3%BCrburgring_Nordschleife_lap_times

          • King Banido says:

            @Traveller
            O mais rapido dos EVs é mais lento que um a combustão, que não tem tração instantanea. O meu ponto é este, quero lá saber qual é o EV mais rapido…
            Basta ver pela comparação que existem videos que o comprovam e caso queiras, até devo achar os links, mas um Model 3 performance foi incapaz de ganhar de um Hyundai I30N Fastback, que nem é o melhor do segmento, por isso yap, a nivel desportivo os EVs ainda tem muito que comer.

            Quanto a essa lista, yap é verdade que é o mais rapido o model S track package, mas tambem relembro que isso aconteceu depois de sair o Taycan, e com um package especifico para Nurburgring, por isso ok é o mais rapido, depois de ter levado uma sova do Taycan.

        • Luís Costa says:

          Repara que eu não falei económico nem nada disso e para quem quer andar na cidade é o suficiente (eu moro em zona que se tem de fazer longas distâncias seja para o que for), daí a crítica, um carro daqueles com aquela segurança nem dado e acredita que há quem compre com esse argumento que eu disse.

      • Realista says:

        Porque querem ligar **SÓ** o ambientalismo ao carro elétrico?

      • JL says:

        Quem compra só por esse motivo ?

        Para um carro leve, os pneus devem ser o suficientes, um carro mais pesado terá também pneus mais largos, mas claro que isto não deve fazer parte do seu conhecimento.

  8. awake says:

    Com a crise economica em que nos encontramos, ao valor que se encontram os Teslas e com o tempo de entrega que conseguem…pouca ou nenhuma concorrência têm, pelo menos até as marcas chinesas entrarem em força na Europa.

  9. Luís Fonseca says:

    As marcas pensam que podem impingir o que querem aos clientes!

  10. King Banido says:

    Estamos em Portugal… é normal não haver poder de compra e quando há, a malta tende a pensar 2 a 3x antes, pelo menos gosto de pensar que sim.

    Em tempos dei-me ao trabalho de fazer as contas e não compensa ter um eletrico.
    Dinheiro inicial x manutenção x combustivel, um carro a diesel de 25k, ao longo de 10 anos não chegava perto de 50k que é o preço de um Tesla, o unico EV atualmente que dá resposta às pessoas, mas depois para alem do preço inicial, ainda existe outras questões… Redes publicas, casas sem garagens e até mesmo a prórpria rede eletrica que terá de levar um revamp para que seja possivel adicionar tal carga.

    Um dia os eletricos vão ser o ideal, mas hoje e cá em Portugal, é demasiado complicado…

    O maior exemplo disso é que é raro ver um EV a dar tudo numa AE, sendo que 98% dos meus encontros com EVs andavam a 80km/h, tudo porque não ha resposta para o abastecimento rapido que os a combustão já nos habituaram…
    Gastar 50k num Tesla porque é o top de gama dos EVs e porque tem 400cv, mas depois não poder usar os cavalos todos porque nao se chega a casa, é só pessimo, mas quem os comprou já sabia para o que ia.

    • Há cada gajo says:

      Tem cuidado com o que aqui dizes, pois podes ser censurado pelo fanatismo reinante…

    • JL says:

      Não é verdade, nunca andei na AE a 80 kmh, será que só conhece os nissan leaf na AE ? ou será que só conhece este ev ?

      O tesla é o top dos evs ? portanto eu tem razão no paragrafo atrás, só conhece o nissan leaf e agora o tesla, e secalhar os mais caros que os mais baratos não chegam a 50k.

      Já agora, há carros a menos de 40 mil com mais autonomia que os teslas.

      Não chega a casa ? portanto também nunca andou num ev, ok, não entendo então a razão do testamento.

  11. Miguel says:

    Eu não compro porque não quero que escavem Lítio aqui em Portugal e sou contra os incêndios propositados na Serra da Estrela.

    • Realista says:

      Não te preocupes que agora a nova tecnologia de baterias é o sódio…

      • JL says:

        Depois vai dizer o mesmo sobre o sódio.

        Provavelmente nem sabe que existem dezenas minas em Portugal de litio a trabalhar há décadas.

        • Miguel says:

          Não sabia que já existiam à decadas, fico triste… mas é prova que não nos trás riqueza.
          De qualquer forma, não sou contra os eléctricos, consigo ver as potencialidades, apenas compreendo que não é para todos, logo não gosto de me sentir pressionado a “gostar”

          • JL says:

            Não trás porquê ? existem muitos empregos associados a isso e são quase todas empresas portuguesas.

            Nem ninguém o vai pressionar, mas não vale a pena inventar para não gostar.

        • JL says:

          Que opinião tão enviesada, enfim, parece conversa dos cavaleiros de outros tempos.

          • Yamahia says:

            O homem não disse mentira nenhuma. Até foi bonzinho ao anuir aos nrs da ECO no que concerne ao impacto ambiental do elektros. Vários indicadores apontam para nrs bem mais altos.

          • JL says:

            Principalmente se forem seus.

            Nao me referia aos números, mas enfim, são opiniões que valem o que valem.

          • JL says:

            Eu fiz um enorme esforço para continuar a ler logo após este parágrafo. Agora as pessoas têm de comprar os carros que ele quer, ou carros que tenham de fazer Lisboa -Porto mesmo sem ser preciso.

            Faz lembrar a conversa de um amigo meu:

            – epá , isto não vai de Lisboa ao Porto e vir sem carregar.

            – vais ao Porto muitas vezes ?

            – já lá não vou há 6 anos.

            Looooooool

            “ Exemplo deste problema: a maioria dos carros elétricos vendidos têm 60 kilowatts (kW), ou menos, de capacidade de bateria e estes não conseguem fazer um trajeto Lisboa-Porto sem carregar pelo menos uma vez na autoestrada, mesmo se conduzidos à velocidade normal de 120 quilómetros/hora. Daqui decorre a grande falácia do marketing: “um carro elétrico para ir para o trabalho”.”

          • Júlio Costa says:

            Claro, quando a verdade custa a opinião é enviesada, se fosse a favor estava tudo bem

          • JL says:

            Qual verdade ? Não entendi.

  12. Jota says:

    E essa procura há-de ser sempre abaixo do esperado enquanto continuarem a praticar estes preços absolutamente pornográficos!

  13. Tuga Pobre says:

    Incendios, ra ai está uma causa da poluição das ultimas decadas. Urge fazer alguma coisa concreta e eficaz para minimizar esta situação que todos os anos é a mesma coisa, 2 ou 3 meses poluem mais que o restante ano tudo o resto….

    • Miguel says:

      Fogo, sem dúvida… quem me dera acabar com os fogos todos… o que precisamos para o ambiente é mais floresta e menos lutas destas…

      • Mike says:

        O que se precisa é menos eucaliptos, pois é uma espécie importada e que nem deveria de existir em Portugal! Esta-se a desregular a fauna à custa de grandes lucros e assim as temperaturas máximas vão subindo de ano para ano. Comparem uma cidade alemã com uma cidade em Portugal (até pelo Google Maps) e vejam a quantidade de “verde” que existe numa cidade na Alemanha e em Portugal… Árvores ajudam a reduzir a temperatura nas cidades, mas infelizmente não há governo que veja isso e crie regras de forma os municípios terem X hectares de “verde” nas cidades/vilas/aldeias…

  14. TugAzeiteiro says:

    Muito falam que o problema do carro elétrico são as baterias, dos carregadores, bla bla bla, outros que é o preço dos elétricos, outros que é a concorrência dos carros Chineses que estão a invadir a Europa… agora o que poucos consegues perceber é que a procura de carros, (quer seja EV’s, a combustão ou híbridos/Plug-in) está a abrandar muito devido à crise económica que tanto a Europa como os EUA estão a atravessar! Um bom indicador é que até há coisa de 8 meses atrás não havia carros para entrega e atualmente até já dão descontos de milhares de euros! Deixem de ser velhos do restelo, o carro elétrico é apenas e só um produto tecnológico e como tal tem um potencial de evolução enorme… coisa que um carro a combustão já não tem!

    • Há cada gajo says:

      O carro a combustão não tem porquê ? Onde ficam os combustíveis sintéticos nessa frase ?

      • JL says:

        Esses combustiveis não resolvem nada, apenas transportam a poluição de CO2 de um lado para outro e ainda adicionam os NOx da combustão e algumas partículas onde operam, depois se ainda for considerada a pesada cota de energia que consomem, já que falam sempre que os ev’s fazem muita poluição devido ao consumo de carvão na geração de energia, então esses não são melhores, já que consomem 8 a 10x mais energia.

        • Joaocesar says:

          A poluição do CO2 é uma mentira propagada a anos.
          Sem o CO2 tudo morre , é bom começarem a pensar fora da caixa e investigarem a fundo sobre as patacuadas ensinadas a muito, se querem deixar de ser enganados investiguem mas não vão atras dos artigos cientificos e cientistas pagos para dizer aquilo que o pagante lhes diz para dizer.

        • Júlio Costa says:

          Claro, devia pensar que um dos piores gases nem é o C02 mas sim o metano, e a principal fonte deste gás e a produção de eletricidade usando carvão, ora sejam bem vindos elétricos… E já agora, se não entendeu a opinião daquele senhor num dos jornais mais conceituados do países onde fala claramente da alta pegada carbónica dos elétricos, infelizmente não lhe posso fazer desenhos. Passar bem

          • JL says:

            Looooooooooll

            Vê se aqui com cada pérola.

            O metano é o próprio gás meu caro.

            Se diz isso então não leu a opinião do senhor, onde claramente os ev têm emissões muito mais baixas.

            Mas enfim, normal vir esta opinião de quem vem.

  15. Sandro says:

    é só ilustrados aqui…ou não

  16. JL says:

    Fraca procura ou não os entregam os que foram encomendados ? há marcas desde grupo com tempo de espera de mais de um ano.

  17. Sergio J says:

    As vendas não estão abaixo do esperado, alguns analistas e marketeers é que querem pôr os carros à frente dos bois. A transição tem de ser evolucionária e não revolucionara como nos querem fazer parecer

  18. Naodouonome says:

    O problema da VW foi o antigo CEO e as decisões que ele tomou.
    Os carros da VW são feios por fora, os interioes horríveis com a falta de botões físicos dos vidros, volante, AC e som.
    Infotainment com imensos reboots
    Decisão péssima de colocar o selector de marcha junto ao quadrante.
    Autonomia e claro o preço em relação aos concorrentes.
    Falta patentes.
    A ver se os Cupra não estão a vender que nem ginjas, não é por ser barato antes pelo contrário custam entre 40 a 55mil €

  19. Toni says:

    Olha que pena ..kkkk
    Muita gente Ainda vai chorar pelos carros a combustão voltarem ….

  20. Raul Dias says:

    Ao preço elevado junta-se as inúmeras desvantagens…

  21. Dono da verdade says:

    Na minha opinião enquanto um carro eléctrico nao for tão rápido e prático de carregar como um ICE não vão vender muito depressa. A não ser que hajam fortes incentivos ou proibição de usar ICE

  22. PTO says:

    Era previsível que isto acontecesse mais cedo ou mais tarde.

    Conforme os ricalhaços e a classe média alta vai ficando servida de elétricos, eles deixam de se vender à mesma velocidade porque quem está abaixo dessas classes não tem poder de compra para gastar num carro elétrico aos preços que os vendem. Nem tem dinheiro nem os poucos que o possam ter são loucos para gastar quantias dessa num carro a pilhas na conjuntura económica em que vivemos.

    Por isso, ou os construtores baixam os EV’s para preços similares aos carros de combustão (e deixam de mamar à grande e à francesa nas margens de lucro) ou bem podem fechar as fábricas.

  23. João says:

    Eu vejo o meu próximo carro como um EV ou Híbrido – se a zona onde moro for melhorada ao nível da distribuição elétrica poderei instalar uma wallbox de 7kwh , senão só poderei ter uma de 3,7 – se assim for, para tão fraca potência não posso ter um EV porque seria penoso carregar em casa ! A questão para mim é que para além de muito caros, os EVs não tem uma rede de carregamento suficientemente robusta e capaz de atender a quem não tem onde carregar em casa . Há vários comentários a falar em passar cabos pela varanda, etc, e mesmo que fosse feito não é viável pois nem sempre temos lugar na rua em frente ao prédio . Mas isso nem é a maior questão : vi comentários que dizem que quem não tem onde carregar sempre o pode fazer ao longo do dia, etc. talvez hoje em dia isso ainda seja possível , mas pensem , se tivermos por exemplo o triplo dos EVs nas estradas . O que temos de infraestrutura é pouco e não creio que a adaptação seja rápida a esse nível – vendem-se mais carros elétricos do que se melhoram os postos de carregamento . Não é uma crítica nem aos adeptos dos ICE nem dos EVs, é apenas constatar que devido a preços e infra-estrutra , a transição não pode ser ao ritmo que se quer, e neste momento quem tem dinheiro e condições para ter um carro elétrico , já o tem na maioria dos casos , o que significa que é natural que comece haver um abrandamento …

  24. Joaocesar says:

    Nem de borla aceito um carro a pilhas.

  25. Yamahia says:

    Andaram-se a enganar a eles próprios e a manipular e criar falsas expectativas no publico em geral. Agora olha caíram na real.

    • pdsermqq says:

      A Tesla sempre fez isso e agora o pessoal está a abrir os olhos. Não conseguem vender os carros por isso fazem descontos todas as semanas.

      • Traveller says:

        Não conseguem vender o model y no primeiro trimestre foi só o modelo mais vendido, deixa ver em que país, ups foi no mundo e de todos os tipos quer combustao quer VE que híbridos

      • JL says:

        Tesla ? desde quando o assunto aqui é a tesla ?

        O homem tem mesmo um fetiche pela tesla. LOOOOOOOOOOL

      • Realista says:

        Até parece que as outras marcas não fazem descontos nos veículos a combustão…
        No entanto quem não tem noção da realidade manda estas postas de pescada mal informadas só para ver se cola no teto.

  26. pdsermqq says:

    Felizmente já muita gente percebeu que isto do carro elétrico é uma farsa só para alguns (os mesmo de sempre) encherem os bolsos. Benefícios do carro elétrico, ZERO. Malefícios? Inúmeros.

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