Problema resolvido! Desenvolvida bateria para 1.000 quilómetros que carrega em 6 minutos
Uma startup chinesa afirma ter desenvolvido uma bateria capaz de resolver um dos principais problemas dos carros elétricos atuais: o baixo desempenho a frio. A par disso, a empresa promete uma bateria para uma autonomia de mil quilómetros com um carregamento de 6 minutos.
Bateria Phoenix quer solucionar o problema dos elétricos
A startup chinesa Greater Bay Technology afirma ter desenvolvido uma bateria que consegue carregamentos e autonomia invariáveis mesmo em temperaturas abaixo de zero. Segundo a empresa, estes resultados são possíveis graças ao uso de materiais supercondutores e um sistema de gestão térmica que aquece a bateria de -20 °C a 25 °C em cinco minutos. Desta forma, a bateria estará pronta a receber energia num funcionamento normal independentemente da temperatura ambiente, podendo carregar em apenas seis minutos.
A Greater Bay Technology separou-se do poderoso grupo chinês GAC em 2020 para se estabelecer como uma fabricante independente de baterias. A empresa valorizou-se em mais de mil milhões dólares em apenas dois anos após a sua criação, o que mostra o enorme potencial dos seus desenvolvimentos tecnológicos.
Todos nós sabemos que a autonomia dos veículos elétricos é muito afetada em regiões frias, o que torna a experiência do utilizador terrível. A bateria Phoenix não apenas aborda o longo tempo de carregamento dos veículos elétricos, mas também outros pontos problemáticos. Não importa se está um dia quente ou frio, o alcance da bateria Phoenix não será afetado.
Disse Huang Xiangdong, cofundador e presidente da Greater Bay Technology.
Indústria chinesa assumiu a liderança no sector
As baterias de primeira geração da Greater Bay Technology têm por objetivo oferecer tempos de carregamento competitivos em relação aos veículos com motor de combustão interna, com uma autonomia de 500 km em 15 minutos. O GAC Aion V Plus reúne estas células num pack de 80 kWh, suficiente para atingir 600 km NEDC.
Conforme refere a Bloomberg, a bateria Phoenix será lançada noutro modelo GAC Aion no próximo ano, e a Greater Bay Technology já está a negociar com outros fabricantes interessados nas suas células, que prometem uma autonomia de 1.000 km por carga.
Quando os veículos elétricos puderem ser conduzidos como os carros a gasolina, haverá uma maior probabilidade de adoção em massa.
Afirma Huang Xiangdong.
O progresso da jovem startup é o enésimo sinal de que a indústria chinesa passou para a vanguarda do sector das baterias em tempo recorde, ultrapassando antigos líderes como a Coreia do Sul e o Japão - e, claro, os Estados Unidos e a Europa.
Este artigo tem mais de um ano
A ser verdade, agora para provarem do próprio veneno, era alguém roubar a tecnologia aos chineses e divulgar por esse mundo fora.
Mesmo que alguém o faça, pelo menos durante vários anos, não terá como as produzir em quantidade, sem continuar dependente do mercado chinês. E vai acontecer certamente, nem que seja a nível doméstico. Estamos a falar do mercado interno mais competitivo que existe, e vale tudo.
Agora só falta metê-la em carros de menos de 20k euros e ao alcance da classe média assalariada. Se o invento fosse dos imperialistas estava completamente fora de hipótese. Sendo dos chineses, isso pode vir a concretizar-se. Foi a China que democratizou as tecnologias.
????
Fixe, vá tudo para os carros a pilhas que eu fico-me com o meu bolinhas a gasolina.
Pode ser que fique baratucha
É o oposto, quanto mais oferta mais barato o custo do combustível, se o número de barris produzidos diminuir os preços sobem
O tema aqui não são carros a pilhas, mas sim a baterias, tem por aí outros artigos com carros a pilhas.
O preço dos combustíveis fósseis vão aumentar. Os taxas vão aumentar a média que se venderá menos, para fazer entrar em caixa o mesmo volume de impostos.
Certo, certo .. há bocado passei pelo Pai Natal na rotunda .. e pareceu-me que o D. Sebastião também vinha com ele dentro da cybertruck …
Ou seja a solução deles é fazer as pessoas esperar 11 minutos até ter o carro carregado para 1000km..
O meu a diesel carrego em menos de 5 minutos e faz-me 1400 km sem problemas..
Não há risco de explosão, incêndio, e nem perde capacidade com o frio..
Isso também não! Misturar conversa com tecnologia defunta já não é para aqui chamada. Reinventa-te porque essa conversa já era.
Ganha 1 minuto no abastecimento, e perde dias na oficina para fazer manutenção e trocas de componentes. E enquanto você vai no posto abastecer, os donos dos elétricos chegam em casa, ligam na tomada e no dia seguinte está com cheio.
Isso é treta, perde dia ou dia na manutenção necessária é uma máquina mau era se não tivesse, donos desleixados perdem dias aí concordo
(2021 – Opel Corsa D?!)
https ://www.jn.pt/local/noticias/porto/porto/carro-ardeu-na-vci-e-condiciona-transito-no-sentido-arrabida-freixo-14222496.html
(2022 – Mercedes Classe A)
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/carro-totalmente-consumido-pelas-chamas-arde-na-vci-no-porto
(2023 – Peugeot 307)
https://www.jn.pt/local/noticias/porto/porto/carro-incendeia-se-na-vci-15697667.html
Porque isto de ter um veículo onde ocorrem literalmente explosões no sistema de propulsão não existe risco de incêndio…
E já agora, numa viagem de 600km se só paras 5 minutos para abastecer és o chamado bexiga d’aço… E se demorares 5 minutos + 5 minutos para ir ao WC gastas tanto tempo como este a carregar.
O que é q carrega em 10 minutos?
10 minutos mal chega para sair da AE e apontar ao carregador. Depois é preciso q este esteja livre e a comunicar. Caso contrário chama o reboque q é bem bom.
O nosso amigo para fazer esses 600 KMS perdeu quase 2horas nos carregamentos a correr bem q foi em Maio…
Se fores com um veículo com autonomia para 200km e sem carregamentos rápidos acredito que demore 2 horas em carregamentos…
É o mesmo que levares uma tábua de passar a ferro para fazer surf: São idênticos mas não servem para o mesmo fim.
e quantas vezes o usa para fazer 1400 kms ?
Já agora, não perde com o frio mas perde rendimento tanto com o frio como com o calor e até gasta muito mais em ar condicionado no verão, além disso o combustível também evapora.
Evapora para a câmara de combustão.
Sim sim, de vez em quando o motor liga sozinha para consumir esses vapores. LOOOL
Como sabe tem tb um pequeno depósito antes da admissão!
Tem pois, naquele esquema do inventor do carro que anda a vapor de combustível. AHAHAHAA
Realmente você é um especialista a arranjar maus exemplos. LOL
Não diga disparates. Apesar de tudo já lhe ter sido explicado tim-tim por tim-tim, não aprende?
Prefere continuar a acreditar nas crenças da biblia dos elektros? lool
Os vapores de gasolina retidos no sistema de controle de emissões são direcionados para a admissão do motor e queimados durante o processo de combustão.
A válvula de purga do recipiente de carvão activado é responsável por possibilitar que os vapores de gasolina absorvidos pelo carvão activado sejam liberatados e direccionados para o colector de admissão do motor. Essa válvula é controlada pela centralina que monitoriza várias variáveis, como a carga do motor e a temperatura, para determinar quando é apropriado libertar os vapores.
Quando a válvula de purga é aberta, os vapores de gasolina são misturados com o ar que entra no motor através do coletor de admissão. Essa mistura de ar e vapores de gasolina é então conduzida para as câmaras de combustão do motor, onde é comprimida e inflamada pela vela de ignição durante o ciclo de combustão.
A queima dos vapores de gasolina ocorre como parte do processo de combustão normal do motor, juntamente com o combustível líquido injectado pelo sistema de injecção. Isto ajuda a maximizar a eficiência do sistema de combustão e reduzir a quantidade de emissões libertadas para a atmosfera.
Apesar do rapaz ser meio limitado e meio sonhador, o esquema que desenhou até estava bastante entendível e correcto!
Quem disse que prefiro acreditar ? pensa que estou no seu rebanho que quer continuar sempre na mesma lenga-lenga ? não sou nenhum discípulo como você.
Então porque não me arranja um circuito de fuel de um fabricante que explique isso.
A gasolina e a gasóleo, o também evapora.
Vc está repetidamente a fazer alusão a uma das falácias que vi nos meandros da UVE. Logo vc segue o rebanho e os mandamentos de quem a escreve!
Adiante, tome lá, o que os espanhóis chamam “canister” eu chamei “recipiente de carvão activado” É a mesma coisa!
https://www.pruebaderuta.com/valvula-de-purga-del-canister.php
Está melhor assim, o quer com mais molho?
Quais falácias ?
Bem me parecia que ia aparecer com essa válvula, no entanto pergunto eu: que faz com esse combustível ? É mal queimado e sai directamente pelo escape sem qualquer uso.
Mas enfim, continue a acreditar que o usa.
Ao invés de mandar bitaites, leia e aprenda que eu não duro sempre!
Aprender o quê? A sua lenga lenga é ficar preso ao passado e aos maus hábitos e costumes.
Tem mais materia aqui
https://www.pruebaderuta.com/ojo-con-el-canister.php
Se ficasse preso ao passado andava de carro á manivela.
Presos ao passado andam os elektros q de evolução só trouxeram o aumento de peso. Tudo o resto que usam foi evoluído pelos ICE.
Então mais um esquema de algo que serve para mandar a gasolina evaporada directamente para o escape ?
Aumentaram o peso mas reduzem o consumo em 5x, mas que interessa isso, senão andava num carro de 700 kg como havia há uns anos.
Quais escape quais carapuça.
Admissão -mistura-queima.
Se isso se estragar, o carro deixa de trabalhar com deve ser e aí sim começa o cheiro a combustivel, sinal que está a evaporar para a atmosfera.
O único liquido que sai do escape é água.
Admissão mistura ? Looool
Já ouviu falar em injeção ? Ou ainda é do tempo dos carburadores ?
Sim, o único líquido é água condensada no escape, o resto é gasolina mal queimada.
Funciona sim, tanto é das primeiras coisas que anulam nos a gasolina.
Está muito verdinho nestas coisas.
Arre, leia as coisas home.
Mais vapores menor injecção, poucos vapores mais injecção.
A centralina é que lida com isso.
LOOOOOL, é isso é, os vapores ficam ali a aguardar pela vez deles.
Aguardam no depósito “canister” até que sejam libertados pela válvula de purga qd a ECU entender abri-la, normalmente qd o motor já atingiu a temperatura ideal de funcionamento!
Antes de continuar com disparates porque não lê os artigos que coloca ?
Quem não lê parece ser vc!
Ou leio e não percebeu patavina.
Sim para quem faz 1000 kms por dia deve ter esse grande problema.
E aposto que esse pai natal era chinês e de cor amarelos vestido!
Agora vendem as ações da empresa e voltamos a ouvir falar nesta tecnologia em aproximadamente… 10 anos! Mais ou menos como o roadster da Tesla com 1000 km de autonomia! Um português está há mais de uma mão cheia de anos à espera daquele que lhe foi oferecido pelo Musk! Ao que se sabe, de tão agradecido pela generosa oferta, já comprou todos os modelos que até hoje saíram, inclusive o cybertruck
é só mentiras, uma bateria de 80kwh para carregar em 6 minutos precisa de 800kw de potencia supondo que não existe perdas potencia equivalente a 115 habitações 6.9KVA o que exigia para cada bateria uma tomada trifásica de 400V 700A por fase , isso não é viável.
O dono da fábrica diz que é… vamos ver se será ele que tem razão ou tu 😉
Fácil de resolver adaptar postes de alta tensão em zonas de abastecimento !
Imagine a estrutura para carregar um aviao ou navio eletrico kkk
É bem mais pequena que se fosse com outras alternativas ditas limpas.
Não é porque ?
A E-Redes chama de média tensão a potências entre 100 kVA e 10 MVA.
Para isso basta montar um PT e o que não falta são empresas que constroem os seus próprios PT e colocam lá os transformadores…
Aliás a E-Redes têm escalões de energia até aos 40.000kva …
É só gajos a anunciar milagres que vão revolucionar as baterias, a durabilidade, a velocidade carregamento e o rendimento. Mas de concreto vemos zero.
Já nos telemóveis foi e é o mesmo desde 2014 com a tanga das de estado sólido e até agora nickes.
É só “cumberça”
É como a malta dos hidrogénios, andam à 60 anos com promessas, e os efuels é igual, só para cativar investimento, desde que alguém pague, fazemos tudo.
Arranje ai uns milhões e até a dizer que efuels é o futuro. LOOOOL
Deixe lá que os elektros já andavam há mais de 100 anos com promessas e ainda não provaram que deixaram de o ser.
Portanto o H2 ainda tem um crédito de 40 anos para trabalhar e desenvolver! E penso que não vai precisar desse tempo todo para se expandir e se impor!
Então está errado, a descoberta do hidrogénio e a primeira aplicação tem muito mais de 100 anos, não sabe que o primeiro motor a combustão a ser projectado era para funcionar a hidrogénio?
Impor ? Só se for o lobby do petróleo a impor, que eu duvido que consiga, porque por vontade do cliente não está a conseguir.
Olhe, na semana passada o hidrogénio nos EUA atingiu os 29.95 dólares o kilo, muito bom, num estado que a gasolina custa pouco mais de um dólar.
Vc é que disse que era há 60 anos.
Agora já é há mais de 100 tb?
Não, não sabia que os motores a combustão eram para ser a H2 há 100 anos, confiei na sua informação das 6 décadas!
Ha 60 anos que andam a tentar vender e com células de combustível.
Agora a tecnologia existe há 200.
Mas se é tão boa, porque não vende mais ?
Mais uma promessa, mais um milagre que não vai sair do laboratório, como sempre vejo há mais de 2 décadas. Só acredito quando ver nas ruas.
Por acaso não, baterias que carregam em 6 minutos já existem há mais de 15 anos, basta procurar por A123 Systems, tenho algumas cá em casa.
Vc tem tudo, irra.
Qual é a capacidade dessas baterias?
Quando não se tem, não se inventa.
Se calhar as A123 não dão para por um carro a andar…
Não comento este tipo de notícias, até ver um carro com essas baterias a ver vendido ao público
Não dão ? Se já andam por aí carros com elas.
As primeiras versões do Opel ampera, o Fisker Karma.
Os prosche taycan, a bateria de 12v usa essa baterias.
Só de vê nestas aplicações porque é aí que justifica, já que não existem carregadores para elas quando a aplicação for num ve com um pack maior.
Onde? Me fale quais carros estão com elas? Se tiver, são carros de nicho. Assim não adianta nada.
Eu ja lhe disse atrás.
Disse e são 2. Ou seja, nicho. E se não me engano o ampera nem em produção está mais e o fisker nem está a venda, é um protótipo.
O Fisker não é protótipo, protótipos não se vendem aos milhares ao público, cá em Portugal existem uns 30.
A porsche usa essas baterias na parte de 12v e 48v dos seus carros, não só nos taycan mas também nos outros.
A Dewalt usa essas baterias nas suas ferramentas sem fios.
Quer que continue ?
Não entendi a parte de nicho e o que tem a ver com o tema.
tanta descoberta, tanta evolução…tanta tecnologia …o que eu sei é que qualquer carro eléctrico, que seja algo de jeito, custa um balúrdio, e o gasóleo e a gasolina continuam caríssimos…é só treta…