PplWare Mobile

Prior Velho: já se sabe quanto vão pagar as seguradoras

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. ricardo says:

    Lol… defeito num relé, curto circuito…
    Va lá , não terem dito que foi um cigarro num banco dum carro…

    • bartolomeu says:

      O que eles se esqueceram…é que os carros tradicionais…teem fusiveis, que queima acima de x corrente.
      Não faz sentido o que eles estão a dizer…claramente estão a encobrir a verdade.

      Depois… os relés são dispositivos mecanicos, que teem duas opções, normalmente aberto e normalmente fechado.
      A maioria dos relés usam o normalmente aberto, os carros por exemplo usam este por motivos obvios..

      Logo o que eles dizem, nem sequer faz sentido…mas como este país é um país de corruptos, aldrabões,etc…ninguém vai abrir uma investigação e por estes criminosos na prisão, porque claramente não podem operar no ramo.

      Eu gostava de saber, qual a desculpa que vão dar sobre o mercedes electrico que pegou fogo a uma mata na Amadona..é que não havia mais nenhum carro nas imediações…seria interessante o pplware cubrir esse caso.

      • Gonçalo says:

        Lindo a quantidade de pessoas com desconhecimentos na área.
        1º É bastante comum um rele arder portanto vai trabalhar numa oficina e só falas quando souberes do que estás a falar
        2º Esse Mercedes nem eléctrico era nem híbrido até dá bem para ver pelas imagens que o que está em chamas é a parte da frente do carro portanto nunca poderia ser a bateria nem nada relacionado
        3º A aldrabice começou logo neste incêndio que sem provas nenhumas sem nenhuma peritagem houve logo noticias a dizer que era eléctrico ahaha essa é que foi a verdadeira aldrabice mas pronto agora com a peritagem lá se chegou à verdade

        • Como é que é says:

          “bastante comum um rele arder” &”vai trabalhar numa oficina”

          @Gonçalo vai estudar todas as áreas relacionadas com eletricidade AC e DC antes de dizeres asneiras e eu não trabalho numa oficina.

          Não esperes que te explique o meu argumento gratuitamente, as formações que dou são todas pagas, mas tens bastante informação na internet e quando tiveres mínimo 15 anos de experiência em eletrões podemos discutir o assunto, para contradizeres com os meus 42 anos de experiência.

          Sim, um relé pode arder, mas não é comum.
          Pergunta de escola:
          O que é necessário para um relé arder?
          R: ?

          • Gonçalo says:

            Porra ao menos fazias uma mais difícil e eu não electricista sou mecânico um rele arde porque leva um corrente eléctrica maior que a que aguenta e queima e sim é muito comum em carros antigos muitas vezes nem é o rele que arde em si mas os reles aquecem muito e basta estarem em contacto com um fio que o isolamento do fio começa a arder deve ser a causa mais comuns de os carros antigos arderem hoje em dia é que já temos umas modernices de uns filtros de partículas que também têm essa mania

          • mesmo says:

            Vende-lhe Vicente!

          • Urso maior says:

            parolo teorio….continua a dar aulas que de vida real percebes pouco.
            mesmo so seguindo o teu raciciocinio ja estas a dizer bosta. nao discartas a hipotese de o rele queimar..mesmo que fosse pouco incomum (que nao o é em carros antigos). basta 1 em 200 carros correr mal ne……0.5% nao é muito comum…..mas acontece ne…..onde queres chegar com o “pouco comum” e atacares os outros que sabem mais que tu na vida real..que tu sozinho te enterraste……beats me…continua a ser bot.

          • Camões says:

            A falta de inteligência devia ser considerado crime.
            @Urso maior, levava prisão perpétua.

      • Antonio+Vasco says:

        É triste ver pessoas que pouco ou nada percebem de incêndios tentarem ser mais especialistas que especialistas , contratados por companhias de seguros, com anos de experiência e alguns, com especialidades tiradas no estrangeiro. Acha que, com as quantias que estavam em jogo, as seguradores iam enviar amadores?

    • Nuno says:

      É bastante comum até um rele arder

    • Aves says:

      Não interessa se o fogo começou num relé ou noutro lado. O que interessa é saber o veículo onde começou o fogo – o veículo responsável.
      Se foi um relé, quer dizer que foi um incêndio em condições normais. Coisa diferente era se no carro existissem materiais perigosos, que anulassem o seguro.
      (Pesquisando por “incêndio automóvel relé”, o relé como causador é “chapa 5”)

      • Como é que é says:

        @Aves há uma diferença no que os outros dizem e a minha experiência, mas já que gostas, o que os outros dizem e o que tu dizes “chapa 5” toma lá um bocado dos outros.

        “o que acontece se o relé estiver avariado?”

        “No pior dos casos, pode provocar um incêndio. ISTO É EXTREMAMENTE RARO, MAS NÃO IMPOSSÍVEL. O motivo é geralmente o desgaste. Os contactos desgastam-se devido ao constante ligar e desligar. Os especialistas falam então de contactos queimados ou encravados. É gerada mais resistência e, consequentemente, mais calor. No entanto, se o relé estiver defeituoso, O FUSÍVEL REBENTA normalmente.”

        http://www.motointegrator.pt/blog/rele-para-automovel-o-que-acontece-se-o-rele-estiver-avariado/

        Estas situações “provocar um incêndio” acontecem quando o relé está em atividade (liga desliga), em repouso (nos automóveis, por norma estão sempre NO) é uma em um milhão para acontecer “um incêndio”.
        Se acontecer que ele fique encravado em NC, o fusível rebenta (se foi bem calculado).

        @Aves dedica-te a IA, deixa para quem sabe e trabalha no terreno com os eletrões.

        • Aves says:

          Encontras isto facilmente:
          “examine sinais de derretimento ou queimado nas caixas de relé e de fusível, são indicadores de superaquecimento que devem ser investigados pelo seu mecânico.”
          E sim, em vários incêndios de automóveis, não é só neste, é indicado como causa um relé. Quando escrevi “chapa 5” era para dizer que é frequente. Se é o relé mesmo ou os chicotes elétricos não sei.

    • Realista says:

      https://ec.europa.eu/safety-gate-alerts/screen/webReport/alertDetail/-15093

      Para além destes Citroens de 2008 já encontrei vários recalls de Citroen Cactus de 2017 e diante por causa de relés…

    • JL says:

      Quantos recalls quer das marcas sobre relés que podem causar incêndios ?

  2. Aves says:

    Resumo das notícias:
    – A CA Seguros tinha um único carro no parque, e foi aquele onde se iniciou o fogo. A companhia ainda não sabe se há outros carros também com responsabilidades. Se o carro por ela segurado for o único responsável, irá pagar as indemnizações até ao limite do capital seguro, ou seja, até ao valor do seguro de responsabilidade civil que o proprietário do veículo tinha contratado.
    – O atual capital mínimo obrigatório do seguro de responsabilidade civil é de a 6,45 milhões de euros por acidente para os danos corporais e de 1,3 milhões de euros por acidente para os danos materiais.
    – Isto quer dizer que, mesmo que o seguro feito pelo proprietário seja superior ao mínimo , se não chegar a cobrir o valor das indemnizações (atualmente já vai em 3,6 milhões) é o proprietário do veículo que vai ter que pagar a diferença.
    – Quem tinha seguro de incêndio já recebeu ou está em vias de receber da sua companhia de seguros. Depois a sua companhia de seguros vai procurar ressarcir-se junto da CA Seguros (e do proprietário do carro, se for o caso).
    – Quem não tinha, nada recebeu e ainda não sabe a quem reclamar.

    • Cabecinha says:

      Se for assim, parece que querem fazer a folha à CA Seguros.
      Os juízes que não vão em cantigas.

      • Aves says:

        Quem publicou o nome da companhia e que já tinha declarado que ia pagar até ao montante do capital seguro foi o Expresso.
        As companhias de seguros, por sua vez, fazem resseguros juntos de outras companhias (as resseguradoras). Vai recuperar grande parte do que tiver que pagar.
        Tenho estado a pensar é no proprietário do carro. É bem possível que o capital seguro não cubra o total de indemnizações, lhe levem o património e fique sem nada. Vou olhar melhor para o seguro que tenho. Quando se aumenta o capital seguro o prémio (o preço do seguro) aumenta pouco. Há coisas do diabo, quem é que ia pensar que acontecia uma coisa destas.
        E quem não tinha seguro de incêndio, não sabe quanto recebe e quando.

  3. João Maldonado says:

    Então a culpa não era de um carro elétrico? Vi nos noticiários nas TVs, que até disseram que era um Tesla e agora feita a investigação afinal foi um carro a combustão? Será que esses canais vão agora retratar-se? Onde está a credibilidade jornalística senão vão verificar os fatos? Qual a diferença de um jornalista vs um cidadão que escreve o que lhe apetece, sem ter a responsabilidade e a obrigação de verificar os fatos?

    • Vítor M. says:

      Quem lá chegou primeiro e recolheu os testemunhos ou indícios, como vimos, foi quem elaborou todo o rol de informação precedente. Até, claro, à investigação dos peritos. E quando foram apurados os resultados, a forma de corrigir o que inicialmente era apenas um hipotético cenário, é dizer o que de facto aconteceu conforme relatórios das perícias. Como iam no momento verificar factos se estava tudo a arder? Só por eventuais testemunhos de quem hipoteticamente tinha visto algo.

      Essa tua apreciação é estranha, porque parte do princípio que quem chegou lá primeiro e recolheu o possível, o fez com intenções de enganar. Tu só podes estar confundido. Nunca nenhum jornalista que lá esteve afirmou inequivocamente que tinha sido um elétrico ou um térmico “A notícia está a ser avançada pela CNN, que indica que aparentemente o fogo terá iniciado num carro elétrico.”.

      Essa mania de avaliarem com chico-espertice o trabalho dos outros….

      • Antonio+Vasco says:

        Pois sim, já há algum tempo que se nota que o Vitor M puxa para os combustão , não é assim?

        • Vítor M. says:

          Eu? 😀 porquê? Eu não tenho qualquer interesse nisso. Eu tenho interesse numa industria automóvel tecnológica, forte, quer seja com elétricos ou electrificados. E que as opções sejam várias para servir a todos os bolsos. Só assim, naquilo que me serve, poderá trazer mais novidades. E queremos é novidades e boas máquinas para ensaiar.

      • Gonçalo says:

        O que é engraçado é um bêbado qualquer dizer e a comunicação social pegar nisso e inundar tudo de noticias a dizer que era um eléctrico sem nenhuma peritagem sem nada.
        É absolutamente verdade que o pplware escreveu que o incendio PODERÁ ter começado…. Portanto deram a possibilidade sem certeza e bem mas caramba quando se escreve isto tem que se ter minimamente segurança na fonte a fonte não pode ser um bebado qualquer que disse que foi o que aconteceu neste caso alguém disse e pronto aquilo começou a circular por todo o lado sem provas de nada

        • Vítor M. says:

          E foi um bêbado que disse? É que levantas falsos cenários e isso é correto?

          Claro que não íamos dizer o que não se sabia a certeza, mas as informações iniciais captadas “na boca do incêndio” diziam o que foi inicialmente avançado. Depois, de facto houve uma correção e hoje sabe-se mais. O que se deve fazer? Deve-se reparar a informação e contar o que se sabe oficialmente. E isso temos de fazer. Agora, não levantem falsos cenários, pois não acredito que um jornalista foi lá, olhou e pensou “naaa isto foi um elétrico” 😉 toda a criar barulho” 🙂 . Nós isso nunca o faríamos, também é verdade.

  4. bartolomeu says:

    Interessante…
    Depis de se apurar o obvio, para não prejudicar o esquema dos elétricos atira-se a culpa para cima dos veiculos a combustão…interessante.

  5. Nuno says:

    Como sempre o Lítio é o culpado, tal como estes incêndios,
    Para o ano vai o resto da Floresta, para eles poderem retirar mais umas boas toneladas de lítio pá vender .
    A LusoRecursos está Feliz,

  6. Rodrigo says:

    Foi só mais um a combustão que ardeu o normal quem anda na estrada a décadas está abituado a ver carros a combustão a arder!

  7. Joao Magalhaes says:

    Titulo da noticia – já se sabe quanto vai aumentar os seguros.

  8. Como é que é says:

    Com os meus anos de experiência em eletrões, acho que a história está mal contada.
    Se todas as viaturas (VE e ICE) têm reles, e estes depois de queimados (carbonizados), dificilmente consegue-se determinar qual teve origem no incêndio, isto é, pressupondo que a causa foi um relé.
    Para mim, têm que inventar outra desculpa, porque neste caso específico não “papei” a justificação.
    Qual foi a “Bola de Cristal” que eles consultaram?

    • rui says:

      Tens noção que é relativamente facil para investigadores determinar essas coisas certo?, há padrões de fogo, direção do mesmo, dai podes perceber a zona de origem, basicamente reduzes mais e mais até que chegas ao componente afetado.
      e sim os eletricos têm mas muitos menos que combustão…

      • Como é que é says:

        “dai podes perceber a zona de origem”

        Certo, mas como determinas que foi um relé?

        Sabes que, com aquelas temperaturas, na origem/proximidades, um relé e restantes equipamentos, praticamente “evaporam”.

        • Toni da Adega says:

          Mas se fosse um VE já ninguem duvidava da peritagem. Peritagem só são invalidas em veiculos ICE

          • Como é que é says:

            A questão não é se foi num VE ou num ICE, porque se eles tivessem dito que foi um relé dum VE eu mantinha o meu argumento. (Neste caso das 232 viaturas). Noutros casos teria que analisar as circunstâncias.

        • JL says:

          Simples, um relé é um bobine, se ele estiver queimado por fora, foi o fogo, se estiver queimado por dentro, foi o culpado.

    • JL says:

      Bola de cristal usaram no inicio, quando sem saber a causa já sabia o tipo de carro e marca.

  9. Tafc says:

    O Elon Musk paga a fatura.

  10. Camões says:

    Façam o seguinte teste para quem não percebeu a confusão de quem contesta o relé como causador.
    Peguem num maçarico e num relé de automóvel, dêem fogo forte e constante ao relé no mínimo 30 minutos. O que sobrou? A resposta tem duas letras e um acento.
    Como chegaram a conclusão que o iniciador da tragédia foi um relé?

    • JL says:

      Simples, pela dispersão de calor, pela direção entre muitas outras observações, desmontando esse relé é fácil entender que a queima foi feita por fora e não começou no interior.

      • Camões says:

        Antes de ca#ares posta de bacalhau incoerentes, faz o teste que eu mencionei, filma e publica o resultado. Teoria e suposições também eu tenho tal como outros. Escreves muito e não dizes nada de útil.
        Eu já fiz um teste semelhante com
        um contactor (está filmado), que é mais resistente que um relé, e o resultado foi quase (duas letras e um acento). Arre que é *****.

        • JL says:

          É preciso fazer ? Já o fez ?

          Sabe que técnicas os inspectores usam ?

          Então mostre lá esse teste, e o que tem a ver um contactor com um relé, sendo que o primeiro tem controle electrónico ?

          • Camões says:

            @JL podes fazer companhia ao @Urso maior (P.p.).
            Um contactor pertence a família dos relés, têm o mesmo princípio de funcionamento, um é para maiores cargas o outro para menores cargas.
            Dedica-te aos carros a pilhas e deixa os electrões para que sabe.

          • JL says:

            Não, não têm o mesmo princípio, tal como disse, contadores de corrente contínua têm controle electrónico, e não tem a ver só com corrente, mas também tensão.

            Eu não tenho carros a pilhas, mas também os conheço, em Portugal não se vendem.

          • Como é que é says:

            @JL confirmo o que o @Camões afirma.
            1º- Dedica-te aos carros a pilhas (entende como quiseres)
            2º- Um contactor pertence a família dos relés, deixa os electrões para que sabe.

            “Qual é a diferença entre um contator e um relé?”

            “Os contatores são usados ​​em aplicações de alta potência.
            Os relés são usados ​​em aplicações de baixa a média potência.
            A distinção entre um contator e um relé é sutil, mas significativa. Embora ambos os dispositivos sejam interruptores eletromecânicos”

            https://electrotopic.com/pt/qual-e-a-diferenca-entre-um-contator-e-um-rele

          • JL says:

            Não, não me dedico aos carros a pilhas, até porque nem se vendem em Portugal.

            Errado, não há famílias em componentes.

            É uma diferença tão grande que nem usam o mesmo nome.

  11. Manolo says:

    Muito gira está estória. Já sabia que a culpa nunca seria de um elétrico. O Lobby é muito forte, vale tudo. Só acredita quem quiser. Viva o lítio (a exploração tem agora a via aberta, depois dos incêndios). E já agora, ninguém fala do Tesla que ardeu sozinho no Eixo Norte Sul em Lisboa na segunda feira passada? Não convém…

  12. JL says:

    Afinal foi um Mercedes com 21 anos, estranho como se consegue confundir um Mercedes com um Tesla.

    https ://eco.sapo.pt/2024/09/22/mercedes-com-21-anos-provocou-o-incendio-no-prior-velho/

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