PplWare Mobile

Primeiro elétrico com bateria de estado sólido virá em 2026 com uma autonomia de 965 km

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. Rui says:

    1200km autonomia a 20 mil euros é o minimo que se pretende para os moradores de lisboa e arredores, com o governo a financiar o resto. A gente veio para esse pais para viver melhor, voces que nos ajudem

  2. Realista says:

    Para os comentadores do PPLWare, tem de ser 10.000km para ser minimamente prático para o dia-a-dia.

    • João-Sousa says:

      A questão da autonomia continua a existir, apenas porque as baterias demoram uma eternidade a carregar.
      No dia em que conseguirmos carregar uma bateria em 10 minutos, pelo menos a 80% nunca mais se fala disso e quem sabe se voltam a falar de questões importantes, como a qualidade de construção, fiabilidade, segurança etc..
      Quem sabe falar de um certo carro elétrico chines que obteve zero estrelas no euroncap sul americano.

      • Toni da Adega says:

        “uroncap sul americano.” Que bela Jóia

      • JL says:

        Fala, depois vão arranjar outros defeitos.

      • PTO says:

        O ZOE elétrico teve zero estrelas no Euro NCAP e não é chinês.

      • Realista says:

        O que é uma eternidade para ti?

        Carregares 300km por dia numa tomada shucko enquanto dormes 8 horas ou 30 minutos num posto de carregamento rápido em AE?

        • maxim says:

          30 min por 300km em AE é uma ETERNIDADE

          • Yamahia says:

            30minutos é para ir ao posto e regressar do posto.
            Falta rezar para que esteja a comunicar, que tenha energia, que esteja a entregar toda a potência e que não haja bicha.

          • JL says:

            Está malta é muito religiosa. Como não usam, pensam que os outros fazem aquilo que eles fazem todos os dias com aquilo que usam, rezam para que os combustíveis não aumentem, para eu não esteja fila quando lá vão, para eu não esteja lá uma velhinha na fila para pagar, para que o gajo da frente tire o carro antes de ir pagar, enfim, passam o tempo a rezar.

          • Yamahia says:

            Que lírico.
            E ainda falta aquela facção política que anda a vender os carros elektros a querer provar à força toda q é possível percorrer uma boa distância com o carro elektro. E q para isso mandam batedores com carros a gasolina guardar lugar nos postos de carregamento para a Srª Ministra mostrar na TV como é facil a ME, ignorando os apelos e as reclamações de mulheres grávidas e mães com filhos ao colo que não podiam carregar enquanto não chegasse a ministra e carregasse o elektro.
            É rezar para que não vire moda tb.

          • JL says:

            Ah agora eu é que sou lírico ? quando é você a dizer o mesmo já não é ? Não entendi.

            Falta porque não existe ? pois….

            À força ? então qual tem e quanto custou ? é o imaginário Jaguar ?

            Mandam ? mas os carros a gasolina não podem estar estacionados nos lugares de estacionamento, portanto isso é mentira.

            Exato, parece que o que está a virar moda, aliás, aqui no pplware já virou há muito tempo, é inventarem essas histórias sobre aquilo que não querem, não gostam, não apoiam, não recomendam, não gastam, não aconselham.,….etc, e ainda rezam para inventarem mais umas histórias.

        • PJA says:

          Não vale apena dizer-lhe que nem toda a gente tem garagem, pois não? Obrigado por repetir a lenga lenga de que é recorrente.

        • PTO says:

          Ele deve estar a referir-se a quem não tem como carregar em casa (eu não posso) e nesse caso a questão que ele põe é pertinente. Há que ver para além da bolha dos que podem carregar um EV em casa, isto se pretendem que a adoção seja universal. A vida atual não é compatível com estar-se 40 minutos ou mais à espera que um EV carregue, seja em que altura do dia ou da semana for.

    • Fusion says:

      Não, esse não é o ponto Pikachu.

      A autonomia é um problema de facto, mas 300km chega perfeitamente para o dia a dia e para grandes viagens.

      O problema maior no meu entender é mesmo os carregamentos.

      A tecnologia pode avançar, mas não conseguimos garantir que os carregamentos possam ser em casa, pois nem todos têm condição para tal.

      Portanto os elétricos só vão ser viáveis quando os tempos de carregamento completo sejam menores do que 5 minutos.

      Agora podes dizer, ah mas as pessoas podem carregar na rua.

      É um facto, no entanto face aos preços que se praticam na rua qual a vantagem de um elétrico? Uma vez que a nível de custo é ela por ela.

      Portanto tratem de encontrar tecnologia que carregue as baterias em menos de 5 minutos e depois até podem meter baterias de 150km não importa, o que vai ser diferente é que vamos ter que carregar mais vezes se tivermos que andar mais km, mas como é rápido o problema dos elétricos não se coloca.

      • rui says:

        300 km por dia? Grandes viagens? Tem mente pobre e limitado….triste, mas cheira o IQ de 50.

      • JL says:

        E precisa de carregar em 5 minutos em casa ?

        • Fusion says:

          Em casa até posso carregar em 8 horas, o problema é que tal como eu muitos não têm local em casa para carregar.

        • PJA says:

          Mais outro com a lenga lenga habitual. Eh pá, nem todos têm garagem. Obrigado.

          • JL says:

            E é preciso garagem para carregar ?

            A tomada do carro pode apanhar chuva.

          • Mario2 says:

            @JL, eu cedo-te a minha casa e deixas o carro a carregar na rua… com um bocado de sorte tens lá o carro de manhã, porque o cabo já desandou.

          • JL says:

            Ena, eles puxam o cabo e levam o carro ? Esse cabo de carga é melhor que uma cinta. Loooool

            As coisas que você inventa.

            Então afinal os vizinhos carregam calmamente….

          • PTO says:

            @Mario2

            E tu ainda respondes a certas criaturas que aqui andam a dar conselhos de m*rda como esse que te deram? Parabéns pela tua pachorra. 🙂

            Como se todos tivessemos lugar privativo à porta de casa e mesmo que tivessemos quem mora num 3º andar ou superior, sem ter lugar de garagem, ia mesmo por um cabo de sua casa a descer pela parede do prédio, a atravessar passeio e se calhar a rua para ligar ao seu EV. É que nem é ilegal nem nada.

            Enfim… patético 🙁 Depois não gostam que lhes chamem fanáticos dos EV qd usam argumentos idiotas como esse só para defender os EV. 🙁 🙁 🙁

          • JL says:

            Quem é esse que conselhos deu ?

            Quer dizer que se em 100, 30 não tiveram lugar para carregar, os outros 70 não podem ter carro eléctrico ? Isso é que é um bom conselho.

            Os fanáticos aqui são vocês, porque apenas consideram a vossa realidade como universal.

      • PTO says:

        @Fusion

        Já ficava satisfeito se demorassem 10 a 15 minutos, que é o tempo normal no abastecimento de um ICE. Concordo que isso iria levar muito mais pessoas a ponderar a compra de um EV, especialmente as que não podem carregar em casa (e devem ser algumas centenas de milhares, no país todo).

        • Fusion says:

          Demoras 15 minutos a carregar um ICE?

          Seja como for, eu sendo alguém que não tem lugar para carregar em casa, se os carregamentos fossem nessa ordem de tempo então ficava resolvido a questão dos elétricos para mim e para muitos.

          Quando isso for uma realidade então que venham os elétricos em massa.

          • Realista says:

            As vezes até se demora mais que 15 minutos, basta ter que se deslocar de propósito; a mesma estar cheia, ou até que pedirem algo na caixa para ocuparem o funcionário…

          • PTO says:

            Entre parar, atestar o depósito, ir pagar, voltar e arrancar, sim, é mais ou menos isso, por vezes um pouco menos mas normalmente anda entre os 10 e os 15 minutos, há sempre mais clientes na bomba. 🙂

      • MLopes says:

        entao pelo que dizes sempre que saíres do circulo urbano e semi-urbano, as tais londas viagens, terás que levar a casa a reboque para poderes carregar sempre a baixo custo e em 5 minutos 😀
        é cada raciocínio…

        • Fusion says:

          Tu é que me pareces limitado de raciocínio.

          Não estou a falar de valores até porque carregar fora de casa ou por gasolina é ela por ela.

          Mas se carregar as baterias demorar menos de 5 minutos fica os problemas resolvidos. Apenas e só isso.

          • PTO says:

            @Fusion

            Exato, esse é provavelmente o maior fator de entrave a uma maior adesão aos EV’s. Esse e o preço, claro, mas é mais fácil o preço ir descendo do que teres baterias a carregar a essa velocidade sem a degradação própria dos carregamentos rápidos. A tecnologia ainda tem de evoluir bastante.

            Claro que quem não pode carregar em casa mas tem a possibilidade de carregar no emprego a um preço mais baixo que nos postos públicos, tem o problema resolvido… exceto nos fins de semana e férias. 🙂

            Eu andei este mês a ver um Hyundai Kauai de 64kWh, em segunda mão, de 2021, com 49.000km, mas acabei por mudar de ideia devido precisamente a não poder carregar em casa e para carregar fora tinha de usar pelo menos os carregadores de 50/100kW e mesmo assim tinha de estar lá à espera cerca de 50 minutos ou mais, se quisesse carregar até 100%. Além do tempo de espera, ficava-me mais caro que o meu carro a gasóleo.

            Um EV ainda não é opção viável, para mim. Teriam de carregar MUITO mais depressa.

  3. Elonao says:

    Tantas promessas que ouvimos na última década sobre baterias…e no final ZERO.

    • Contador says:

      Tem lá calma que o tema de baterias em estado sólido ainda é recente. Mas podes contribuir para a causa caso tenhas pressa.

      • Yamahia says:

        Já oiço falar que em breve vamos ter baterias de estado sólido desde o meu 1º smartphone adquirido em 2009/2010 e que iam resolver o problema da autonomia etc e tal.
        Entretanto, 14/15 anos se passaram e está td na mesma ou pior!

        • JL says:

          É como os veículos a combustão, desde há 30 anos que era para deixarem de ter emissões e continua tudo na mesma.

        • Realista says:

          Basta ver a evolução da formula E quando começou em 2014/15 onde os pilotos precisavam de trocar de carro a meio para terminar a prova porque as baterias não eram suficiente boas para terminar um percurso na totalidade… a

          Hoje em 2024/25 já tens paragens com cargas rápidas, os carros são mais potentes e as pistas são mais longas.

          Dizer que não houve evolução, é simplesmente atirar areia para os olhos…

        • Toni da Adega says:

          Nokia 3310 não propriamente um smartphone é obvio que a bateria aguenta mais que um iPhone.

    • Gonçalo says:

      Como assim 0? A evolução das baterias nesta ultima década foi exponencial, em 2014 estávamos no tempo do 1º model S que tinha uma autonomia de 430km que já era bem superior aos outros que no resto do top 10 nem aos 200km chegavam, o 2º da lista tinha uma autonomia de 160km o 10º tinha 129km. Hoje em dia um model s tem 630km de autonomia e todo o resto da industria já consegue bater-se de frente para frente.

      • PTO says:

        Um model S? A sério que é esse o teu argumento? Está-se a falar de soluções para a população geral e tu vens com o model S? Quantas pessoas tu achas que têm guito para dar mais de 90k por um Model S para usufruir desses 634km (e não 630)?

        Ganha noção 🙁

        • JL says:

          Tem o model 3, que faz o mesmo por metade do dinheiro.

        • Gonçalo says:

          Amigo falaram de soluções e evoluções na ultima década, ninguém falou de soluções para a população geral porque essas só vêm de soluções caras que aconteceram no passado os eléctricos é uma visão disso há 10 anos o model S era de longe o carro com mais autonomia hoje já tens um model 3 por 40k com mais autonomia daqui a 5 ou 6 anos já tens um model 2 com a mesma autonomia a custar 20k, ou tu achas que se começava logo pela população geral era impossível a tecnologia estar preparada, “Ganha noção”.

      • Tiagoj1981 says:

        As baterias têm evoluído dentro da mesma tecnologia. Não têm havido muita inovação nessa área.

      • Yamahia says:

        @Gonçalo a evolução foi que em 2014 o S tinha uma bateria de 85 q pesava 540 kg e hoje tem uma bateria de 100 que pesa 650 kg.

    • Mr. Y says:

      No final zero? Acho que não tens estado atento à evolução das baterias…

    • JL says:

      Estão aí muitas que foram prometidas.

  4. Contador says:

    Cá estão os garotos que têm a mania que vão mandar onde e quando é que as pessoas querem fazer viagens grandes. Comprem vocês vários carros de 40k para andar na cidade. Ricos..lol

  5. Focabm says:

    A Tesla está 10 anos atrasada.

  6. Pastor says:

    Mal posso esperar pelo fogo de artifício.

    • Realista says:

      Não metas mais gasolina.

    • JL says:

      Baterias de estado sólido não ardem, tal como as lfp.

      • Yamahia says:

        LFP ardem aos pontapés.
        Exemplos têm sido mais que muitos.
        Há dia mais uma frota de autocarros com LFP foi para o galheiro.

        • Realista says:

          Se LFP ardem aos pontapés o que dizer dos carros a combustão??

          Quanto aos autocarros nem sequer vou falar nos antigos autocarros da Resende (Matosinhos) a arder porque basta pesquisar “Autocarro Resende Arder” no google para veres os resultados por ti…

          LOL

        • JL says:

          Ardem onde ? Se o autocarro arder, elas também ardem, no entanto não é fogo provocado por elas.

        • Toni da Adega says:

          Ainda hoje como é habitual uma autoestrada do UK esteve fechada porque um camiao pegou fogo. Seria elektro?

        • PJA says:

          Vamos esclarecer isto dos veículos arderem de uma vez por todas.
          1° uma ínfima parte dos veículos em circulação ardem.
          2° os BEV não tem motivos para arderem, a bateria será o elemento mais perigoso, mas só uma falha catastrófica poderá levar a que isso aconteça, tal como a regulação da temperatura da bateria, imprescindível em BEV.
          3° os ICE têm mais probabilidade de terem incêndios, por várias razões, má manutenção, idade, alterações técnicas e… a quantidade em circulação levando a mais acidentes e ocorrências, 1400 milhões contra 40 milhões BEV.
          4° os sistemas de “limpeza” dos ICE devido às temperaturas altas usadas colocaram mais um risco acrescido.
          5° o incêndio num BEV é muito mais perigoso e dicil de controlar.

          • JL says:

            Há evs sem regulação de temperatura na bateria e são os que menos se ouve que ardem.

            Devia ter dito: um incêndio num bev que comece na bateria é mais perigoso e difícil de controlar, já que a maioria dos incêndios em bev não têm a ver com a bateria de tração em si.

          • PJA says:

            Concorda com os pontos descritos, ou não? já agora provas de que no BEV os incendios não começam na bateria de tração.

          • JL says:

            Não concordo com os argumentos que referi.

            Provas ? Simples,leia os estudos que referem os incêndios, e veja os incêndios onde participaram eléctricos nos últimos tempos, são raros os que começaram na bateria.

  7. PTO says:

    Mesmo que o primeiro EV com esse tipo de bateria apareça em 2026, até ser standard em todos os EV’s vai demorar loooongos anos. E claro, depois os EV’s com esse tipo de baterias vão ser mais caros apesar das mesmas, segundo li, sejam mais baratas a produzir.

  8. MLopes says:

    com perto de 1000 quilómetros de autonomia, se os tempo de carregamento descerem substancialmente e os preços não subirem a pique (não haverá justificação para tal já que as baterias de estado sólido parece que até são mais baratas) já começamos a falar de elétricos a sério, que permitiriam ao comum dos mortais fazer tudo o que faz com um térmico e, aí, já com alguma competitividade no mundo real

  9. iDespairing says:

    Cool Dodge design, pena nunca chegar a europa.

  10. Ótimo says:

    Para 2026 e veículos de demonstração. É óbvio que isto é pura pub à Stellantis, ainda mais de borla.

  11. Mario2 says:

    @JL, esta semana houve uma avaria na subestação que serve aqui a terrinha, isto pelas 19h, os meus vzinhos todos a ralhar porque chegaram a casa e só tiveram luz ás 3h da manhã e não puderam carregar o seu elektro calmamente e já todos stressados…
    Mas depois vieram os malvados da E-Redes e ligaram um gerador a gasoleo no posto de transformação.
    Eu borrava a minha cara de andar com um carro elétrico carregado a gasoleo.

    • Vítor M. says:

      😀 mas andas num carro a gasóleo que precisa de eletricidade para o poderes abastecer 😀 ora mostra lá a tua cara borrada 😀

      • Mário2 says:

        1kwh de energia dá para abastecer muito carro.
        Amanhã se quiser trago lhe a especificação da bomba.
        Eu pelo menos não ando a apregoar tipo seita. Ando num carro que comprei e paguei e devo zero ao banco.
        Não como muitos andam que se borram todos para pagar 500€ de leasing por mês, mas têm um elétrico.

        Ou então que metem os carros nas empresas.

      • Mário2 says:

        Nem tenho palas só a dizer que toda a gente pode comprar um elétrico e se não compra é má vontade.
        E já agora… Já que sabe tanto… Se o estado perdesse grande parte da receita fiscal dos combustíveis… Acha que os elétricos não iam pagar?

        • Vítor M. says:

          Por vezes não são palas de tapar a visão, são apenas “palas” de não perceber o que está em causa. É uma determinação da UE relacionada com outras determinações globais que têm que ver com as emissões. Não é uma moda ou uma tendência. São imposições ambientais que pecam por tardias.

          Se o estado não der incentivos, ajudar na transformação, pagamos todos mais à frente (aliás, já temos as catástrofes por causa do aquecimento global).

          Alguns de vocês ainda não perceberam que não vai andar para trás esta transformação no setor automóvel. Mas vão ter de perceber. Mais tarde ou mais cedo, os veículos alimentadas a combustíveis fósseis vão deixar de existir. Isto é tudo um processo. Pode demorar… mas vai acontecer 😉

          • Mário2 says:

            E o Vítor que é todo liberal, porque é que o estado tem que dar esmolinha? Afinal os liberais querem menos estado. Por isso não é preciso esmolinhas para nada se a tecnologia se devia vender a si próprio. E aliás… Já veio um artigo em que Portugal é dos que mais paga pela transição verde, quando apenas emite 0.14% dos gases a nível global..
            E ainda tens o sr Montenegro a dizer que a taxa de carbono é para cobrir o que desceu no IRS. Por isso para mim está tudo dito. A fiscalidade verde é só para inglês ver

          • Vítor M. says:

            Eu sou liberal? Eu sou a favor consumidor pagador. Não estou habituado a ter alguma coisa dada de borla. No meu tempo os meus pais pagaram os meus livros, pagaram quando iam ao centro de saúde, pagaram o meu passe de comboio, pagavam tudo e pagavam impostos. Portanto, eu em relação aos impostos que as empresas pagam, se tiverem uma esmola nos 50% do iva do gasóleo, dos impostos dos elétricos, do iva dos comerciais… e pouco mais… não deixa de ser uma esmola.

            Tu pelo que vejo és extrema esquerda, queres tudo de borla, à conta dos impostos dos que trabalham?

            Não mistures a beira da estrada com a estrada da Beira.

          • Mário2 says:

            @Vitor eu não.
            Eu sempre paguei tudo e nunca tive direito a apoios nenhuns nem mesmo quando estudava e quando os meus pais estavam desempregados.
            Os 4000€ que o estado quer dar não passa de um subsídio.

          • Vítor M. says:

            As empresas não acham isto, até porque esse dinheiro tem procedência da sua tesouraria.

        • JL says:

          Se os a combustão desaparecerem os eléctricos vão pagar mais impostos sim, mas como muitos como você não vão querer mudar por birra, o estado terá sempre onde ir cobrar naqueles veículos que quer tirar das estradas. Ou vai dizer que o estado vai cobrar mais impostos naqueles veículos que andou a incentivar e não quer tirar das estradas?

          • Mário2 says:

            Não é birra JL é não ter 40 000€ para dar por um carro. Abaixo disso è simplesmente sucata.
            Fiz as contas a um Dacia spring e além de aquilo ser uma chocolateiras, não vale nada.
            E não, nem todos trabalham nas tecnologias como sr. E que ganha para ter 2 ou 3 carros elétricos em casa.

          • JL says:

            E também não precisa de 40 mil euros.

            Pois não ganham, gastam tudo com os árabes.

          • Mário2 says:

            Deixe de ser hipócrita com a história dos árabes.
            Pelo menos esses estão lá no canto deles…. Já os chineses… Mas pronto, qualquer dia, segundo a vontade dos comentadores daqui, somos uma província chinesa.

          • Mário2 says:

            JL, vou lhe dar 900€ mês, e vai pagar renda de casa, despesas, comida e vai comprar um carro elétrico.
            Mas como o sr. É um insensível nem sabe o que isso é.

          • JL says:

            É hipocrisia como ? é diferente da sua hipocrisia com a eletricidade dos geradores ?

            Estão no canto deles ? vejo tantos em Portugal.

            Segundo a sua vontade ? sim, parece que sim.

            Eu não perdia tempo na internet com disparates se ganhasse 900 euros por mês.

            Chega assim ?

          • JL says:

            Ando curioso com algo, se não tem nem quer, porque se preocupa ? é por reclamar que pensa que o preço deles vai baixar ?

    • JL says:

      Mas os seus vizinhos não têm carros electricos, já que também não têm onde carregar, portanto não invente desculpas.

    • JL says:

      Eu borrava a minha cara de usar um carro a gasóleo que é abastecido por uma bomba eléctrica.

  12. Grunho says:

    Qualquer carro é mais que suficiente para o Euro NCAP a partir do momento em que proibirem os SUVs de circular.

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