Com os elétricos, 5 milhões de pessoas perderão o emprego, diz presidente da Toyota
A Toyota não crê nos carros elétricos como outras fabricantes de automóveis e tem explorado mais alternativas para o futuro. Agora, o presidente da empresa reforçou a sua perspetiva, avisando que, com os carros elétricos, perder-se-ão milhões de empregos.
Num evento na Universidade de Nagoya, no centro do Japão, onde inaugurava um busto do seu pai, Shoichiro Toyoda, o presidente da Toyota previu que, se um futuro de veículos exclusivamente elétricos estiver no horizonte, o setor automóvel, especialmente os que trabalham com tecnologia ICE, perderá milhões de empregos.
O antigo diretor-executivo e membro da família fundadora nunca escondeu a sua opinião sobre os veículos elétricos, tendo partilhado a sua perspetiva em inúmeras ocasiões.
Anteriormente, Akio Toyoda explicou que a pressão dos governos e das fabricantes no sentido de proibir os veículos a combustão interna não é sensata. Aliás, a fabricante de automóveis japonesa tem explorado combustíveis alternativos, como o hidrogénio.
Há 5,5 milhões de pessoas envolvidas na indústria automóvel no Japão. Entre elas estão as que trabalham há muito tempo com motores. Se os veículos elétricos se tornarem simplesmente a única opção, incluindo para os nossos fornecedores, os empregos dessas pessoas perder-se-ão.
Alertou Toyoda, reforçando a sua preferência por veículos movidos a gasolina, segundo a Reuters.
Além desta previsão sobre a perda de empregos, o presidente da Toyota criticou, também, os políticos pelo seu incentivo aos veículos elétricos, afirmando que o Japão ficaria sem eletricidade no verão, caso todos os veículos fossem elétricos.
Em vez disso, Toyoda revelou que defende um caminho mais equilibrado para a neutralidade carbónica, que inclui híbridos e veículos com motores de combustão interna mais limpos.
Porra eu já estava a pensar que eu era maluco por ter ideias análogas às deste senhor. Hoje vou dormir muito melhor…
“Há 5,5 milhões de pessoas envolvidas na indústria automóvel no Japão”, disse.
Não disse quantos estavam na montagem e quantos estavam no fabrico de componentes. Se for como na UE, 1/3 está na montagem e 2/3 estão no fabrico de componentes.
O que disse foi: “um futuro apenas de veículos elétricos levaria a perdas de empregos entre aqueles que trabalham em tecnologias relacionadas com motores”.
Não disse que, dos 5,5 milhões de pessoas do sector automóvel, 5 milhões perdiam o emprego. Para os VE, continuam a ser necessárias fábricas de montagem e múltiplos componentes (exceto se forem importados da China).
São os gasolineiros, 5 milhões em todo mundo, será ?
Quase de certeza.
E outros 10 milhões de empregos serão criados com os BEV e as energias verdes…
Quando é que a Toyota acorda para a nova realidade e alarga a sua gama de veiculas elétricos?
Disponibilize veículos BEV competitivos e deixe o cliente final escolher. Se não o fizer outras marcas o farão (ver os construtores chineses…) por eles.
Não aprendem com a história (Nokia, Kodakpor exemplo)?
A da Nokia foi devido à Microsoft. Portanto andar a dar exemplos que não a ver com o cu.
Já agora nenhum desses empregos serão em Portugal.
Empregos ganhos ou perdidos?
Explica lá porque raio a Microsoft teve culpa no destino da Nokia? eles fizeam asneira no planeamento, tentaram user windows como um factor distintivo e por questões politicas e falhou… a Microsoft tentou recuperar isso mas depois da mundança de CEO os objetivos mudaram…
A Nokia foi devido a eles próprios, tinham imensos problemas internos.
A Intel está como está devido a eles próprios e não por causa da arm ou AMD.
A Nokia morreu com o iPhone
Com os Android, mais precisamente. Os iPhones nunca foram para as massas, como eram os Nokia.
Nokia tinha oferta da gama completa, só tinha Nokias e nunca nenhum me custou menos de 500€, o mesmo que um iPhone quando saiu.
Os android só vieram como resposta ao iPhone
O iPhone matou os Nokia acima dos 500€ e o Android matou os Nokia abaixo dos 500€.
Como os Nokia abaixo dos 500€ eram muito mais, o Android vende muito mais que a Apple.
P.S. Foi isto que aconteceu. “Ah, mas há muitos Android acima dos 500€”. Pois há, mas vendem pouco, comparativamente ao iPhone.
Não digas asneiras. A Nokia quando foi comprada pela Microsoft já estava falida há muito. Não inovou e achou que seria sempre a principal fabricante de telemóveis e depois ficou para trás.
Assim como a BlackBerry
Sim, porque a Nokia a usar o mesmo telefone com roupagens diferentes vezes e vezes sem conta assim como usar o Symbian OS cheio de problemas não contou para nada… o que importa é culpar a Microsoft.
A Toyota sabe mais a dormir que os outros acordados o electrico é uma agenda maçonica implenentada pelos interesses sombra os politicos como se venderam para chegar ao poder têm de cumprir porque se não o fizerem o futuro fica tremido, a vw já percebeu o rumo que leva e s outros fabricantes tb. eu electrico nem de borla o quero
Então porque foram dos primeiros a apostar neles ?
Eu quero, se tiver algum de borla fico com ele.
Podes explicar melhor?
“A VW já percebeu”?
O carro electrico vai ser a ruína da industria automovel alemã e não só , A Toyota já percebeu a muito que o electrico não é solução por isso continua a investir muito dinhiro no motor a combustão alías não é so a Toyota mas a Mazda e a Subaru vão no mesmo caminho apostando no motor a combustão.
Se não é solução porque investem neles ?
Motor a combustão que ninguém quer usar devido ao custo ?
Já agora explica porque razão será que os eléctricos são mais simples de produzir o que equivale a menos pessoas na sua montagem?
“o Japão ficaria sem eletricidade no verão, caso todos os veículos fossem elétricos” esta frase é “priceless” dita por um presidente de uma das marcas mais poderosas do mundo isto é o mesmo que dizer em 1900 que se todas as pessoas tivessem carros não havia bombas nem gasolina suficiente, será que ninguém o avisou que a infraestrutura vai-se desenvolvendo consoante o numero de carros que existe, é que um taberneiro dizer isto é uma coisa um presidente é outra.
Vou só deixar aqui mais uma do mesmo calibre
Se vivessem 200 milhões de pessoas em Santa Comba Dão não haveria comida e supermercados para todos
Curioso que ele aposta numa tecnologia que gasta 10x mais electricidade e continua a dizer que tem futuro.
Não admira que o homem tenha sido colocado na cadeira dos fundos.
Mas onde é que gasta mais energia?
Hidrogénio, combustíveis sintéticos.
Vê o rendimento final de conduzir a BEV vs conduzir a Hidrogénio produzido por eletricidade, não tem nada a ver.
Há muitos gráficos na net com essa informação.
Não vale a pena porque ele não sabe ler graficos.
Aqui está, agora quem não sabe ver gráficos ?
https://www.google.com/amp/s/www.mr-sustainability.com/stories/2020/7/26/hydrogen-cars-smart-or-dumb%3fformat=amp
O hidrogénio gasta muito mais energia a produzir e tem muito mais perdas, porque na realidade está a transformar electricidade em hidrogénio para depois transformares o hidrogénio em electricidade continua a ser um carro eletrico.
Gastas mais mas armazenas, não precisas de ter a energia sempre disponível
Que interessa gastar mais para armazenar ? quando depois compra muito mais barato ?
Já agora, hidrogénio não se armazena durante muito tempo, já que se escapa… além disso gasta mais 20% só para o meter no carro, isto quando o tem armazenado.
Que interessa os EVs quando vais demorar 50 anos até teres capacidade para carregar 1.5B de veículos?
Pelo menos hidrogénio é apenas uma questão de desperdício e ineficiência energética, nada muito contrário ao fóssil
Então nesse caso leva 250 anos até teres capacidade de abastecer 1.5 milhões de veículos com hidrogénio, já que gastam 5x mais.
Desperdício de quê ? o próprio hidrogénio já é um desperdício.
Exato, nada diferente do fóssil, que desperdiça quase 80 % do que consome.
Portanto Ze vamos passar de uma coisa ineficiente para outra coisa ineficiente mais vale estar quieto.
Depois para já não são 50 anos bem menos que isso mas mesmo que fossem 50 parece-me bastante bem quanto tempo achas que demora a renovar completamente o parque automóvel? andam aí carros com mais de 35 anos.
Tu pareces os gajos de quando os carros apareceram “isso não vale a pena vai demorar 300 anos até termos bombas de combustível para todos os cavalo são bem melhores” a infraestrutura vai-se desenvolvendo à medida que vai havendo mais eléctricos tem se visto isso nos últimos, não vão aparecer 1.5B de eléctricos de um dia para o outro portanto estamos bem antigamente ninguém tinha electricidade em casa também ia demorar 700 anos ate termos infraestrutura para todos terem electricidade e pronto hoje toda a gente tem
“Com a mudança dos cavalos para os carros, muitas pessoas vão perder os empregos. Os cavalos vão desaparecer, pois não haverá incentivo para a criação de cavalos.”
Obrigado Akio Toyoda por confirmares que os EV precisam de menos peças, menos energia, menos manutenções e até menos pessoas para os fabricar, o que só prova que são melhores em todos as vertentes, mas desculpa, não estás preocupado com as pessoas, senão não tinhas apostado em EV durante tantos anos, estás sim preocupado com o teu bolso, porque já viste que com ICE te safas melhor da carteira.
JL made in China é que é bom
Há muitas coisas que sim, mas carros não tenho nenhum que seja 100% chinês, já que de chinês todos trazem alguma coisa.
Tesla é chinesice, cai aos bocados
Não, tesla é americanisse, tal como disse não tenho nenhum que seja 100% chinês, já agora o meu foi produzido nos EUA.
Americanisse? A ford, gm, gmc, etc, todas discordam
Então mostre lá eles a discordar ?
Se s China não fosse bom, a marca deste senhor não tinha parcerias com marcas chinesas para produzir híbridos e eléctricos.
Para lá estar e vender lá, é obrigatório. Não tem nada a ver se os chineses percebem de carros ou deixam de perceber.
Não, eles vendem na Europa um carro com tecnologia chinesa.
Qual é?
BZ4X.
Sempre a inventar, o bZ4X fabricado na China sob “supervisão” da GAC é vendido na China, apenas é só.
O bZ4X q é vendido no resto do mundo ê fabricado em Motomachi no Japão q é uma da fábricas históricas da Toyota. Tanto é que, salvo erro, a cidade adoptou o nome Toyota.
P.S . Nem todos adoptam a postura aldrabona da Tesla, em conluio com alguns decisores vendidos da UE. !!!
Mas quem falou na china ? eu disse que tem componentes chineses, os que se vendem cá, começa logo pela bateria:
“Battery
50.3 kWh CATL lithium-ion (China, 2022–2023)[9]
66.7 kWh CATL lithium-ion (China)[10]
PPES 71.4 kWh, 355 V lithium-ion, 96 cells[8] (FWD & European AWD)[11]
CATL 72.8 kWh, 355 V lithium-ion (North American AWD)”
https://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_bZ4X
As baterias da PPES é uma joint venture entre todas elas, incluindo a panasonic.
Qualquer marca pode vender na China. Pais de origem não interessa. Só fabricam na China porque é mais barato
A Toyota + Panasonic=PPES produz baterias no Japão para serem aplicadas nos carros elektros fabricados em Motomachi que são comercializados no Japão e no mercado Global. Excepto China.
A Toyota + Panasonic=PPES tb tem fábricas na China. Grande parte destas baterias são exportadas para o mercado global inclusive Motomachi. Algumas são tb comercializadas na China.
A CATL é uma fabricante China que vende baterias à Toyota mas apenas para elktros Toyota fabricados e vendidos na China.
Mais uma vez o desespero é tanto que até inventa:
“The bZ4X used batteries made by Prime Planet Energy & Solutions — a joint venture between Toyota and Panasonic Holdings — and Contemporary Amperex Technology (CATL).”
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://asia.nikkei.com/Spotlight/Electric-cars-in-China/Toyota-to-debut-electric-sedan-powered-by-BYD-batteries-in-China&ved=2ahUKEwje4c2OrZyJAxWCUaQEHRt9IhIQFnoECBQQBQ&usg=AOvVaw2JdJfz03Uy5VyNxwcF0xMJ
Já tinha dito, os elektros chinos da Toyota podem usar CATL.
Inventei onde.?
Que não usava catl fora da China e usa, além disso as que não usa tem a participação da mesma.
Não diga disparates
A CATL não faz parte da joint venture PPES, que é exclusivamente uma parceria entre a Toyota e a Panasonic
A CATL é um fornecedor importante de baterias para a Toyota nos elektros que esta vende na China, mas ela não faz parte da estrutura da PPES. A joint venture PPES é exclusivamente entre Toyota e Panasonic.
Não há Toyotas elektros com CATL na UE ou nos EUA. Ponto final.
Trate-se
Tanto faz que está ali escrito.
A parceria é entre as 3 empresas.
Tanto vende que nos EUA são CATL.
Nem Toyota nem nenhum. Actualmente, não há elektros nos EUA que utilizem baterias CATL, pois a legislação impede que veículos com baterias chinesas tenham acesso aos subsídios.
Aliás, qq veículo que monte um componente chino, por mais insignificante que ele seja, fica desde logo sujeito a pesadas tarifas aduaneiras:
https://www.foxbusiness.com/markets/bmw-imported-thousands-vehicles-banned-chinese-parts-linked-forced-labor-us-senate-report-says.amp
Vc já anda mas é todo queimadinho com esta história dos elektros. Faça uma pausa que já não diz coisa com coisa!
(O bZ4X, obviamente, monta baterias Toyota + Panasonic=PPES nos carros elektros que vende nos EUA)
Tanto há que está ali:
CATL 72.8 kWh, 355 V lithium-ion (North American AWD)
Simplesmente não têm direito aos incentivos, também pelo que a toyota vende…..
Vc já anda mas é todo queimadinho com esta história dos elektros. Faça uma pausa que já não diz coisa com coisa!
” Out of Spec Reviews put the bZ4X AWD (US Spec / CATL Battery) through their 10% road trip test. ”
Espero que tenha ficado esclarecido e que não adoeça que estas coisas, vá com calma, nem tudo o que queremos tem de acontecer…
https://www.bzforums.com/threads/toyota-bz4x-awd-sets-lowest-record-in-10-ev-road-trip-challenge.531/
Sobre a PPES, desde 2019 que lhe compram baterias.
Estou farto de dizer, que os japunas não pescam nada do assunto…
https://www.marklines.com/en/top500/prime-planet-energy-and-solutions
“Announced that it will procure electric vehicle (EV) batteries from Contemporary Amperex Technology Co., Ltd. (CATL), BYD, Toshiba Corporation, GS Yuasa International Ltd. and Toyota Industries Corporation.”
Não é pq meia dúzia de chinos imigrantes ou meia dúzia de americas emigrantes retornaram aos EUA com os seus carros com CATL china, que passa a ser verdade que os Toyota são vendidos com CATL nos EUA.
Todos os dados confirmam que isso não existe:
https://www.motorbiscuit.com/makes-toyota-bz4x-battery/
Qual retornam qual quê, metade deles voltou a combustão, ainda por cima iam levar o carro da China para aos eua, que bela história agora inventou. Enfim
E as próximas são LG, isto porque nunca é demais lembrar: os japunas não pescam nada do assunto.
https://www.greencarreports.com/news/1141034_toyota-secures-batteries-for-us-made-evs-due-in-2025
Só é made in China porque as marcas tradicionais assim o querem. Se é por opção ou por incapacidade deles isso já não sei.
E a parte mais importante que foi os governos estarem a obrigar a mudança pra eléctricos? Esta é a mais importante porque os governos não o deviam ter feito, o povo é que devia mudar. Procura e oferta, e não por obrigação.
Estão a obrigar onde ?
Qual é o seu eléctrico ?
Estão a fazer pressão política
Tal como fizeram com os diesel ?
A mim ninguém fez pressão.
Pressão está a fazer a Toyota. Já estão com desculpas para despachar uns quantos trabalhadores
Alguém falou em Stellantis?
Tal como fizeram com o diesel, mas mais agressiva e sem dar alternativas, ao menos o diesel serviu a Europa em termos financeiros.
Não dão alternativas ? Então qual é o seu eléctrico senhor Zé ?
Os governos vão enfiar a cabeça na areia e dar o dito por não dito.
Então mostre lá o futuro ?
Porque você não está à frente da UE ?
Está bom de ver.
Sim, está bom de ver para tudo vai, já não há volta a dar.
Já encomendei as pipocas. O murro na mesa vai ser dado já para o ano.
Sim sim, devem ser muitos murros, a começar pelos petrolerdos a ficarem ainda mais desesperados.
Desesperada anda a indústria elektra a ver o ideal a definhar.
Nem por isso, cada vez vendem mais, devem estar tão contentes que até estão a aumentar o numero de modelos a disponibilizar, o ultimo foi a VW.
O que vale é que com o motinhas é sempre para o ano, a tesla já está na falência há mais de 10 anos
Não teria dito melhor.
A Toyota quer perpetuar um negócio feito a base de produção de ICE e com custos de produção e manutenção maiores para continuar a lucrar mais.
Os BEV baixam esses custos (não os eliminam…) logo a Toyota lucra menos.
É tudo bom
a industria farmaceutica agradece profundamente.
Engraçada a falta de empatia que as pessoas têm nestes comentários, porque se fosse alguém da família delas certamente estariam preocupadas ou não.
Nunca vi o desejo ávido de ver outros a estamparem se.
Mas pronto, em vez de pessoas estamos a criar estafermos
Eu não estou preocupado minimamente, durante toda a vida fecharam empresas, as pessoas precisam é de dinamismo, umas fecham, outras abrem.
Viu desejo de estamparem-se ? Ena, onde viu alguém desejar a outro um acidente ?
Nesse caso é melhor obtarem por eléctricos, são mais seguros.
Não é falta de empatia, é a realidade, queria ainda te pessoas a ir ligar as luzes da rua uma a uma a mão? ou a ir bater a porta para te acordar? tudo isso já foi profissões no passado.
O japão como pais até tem problemas de mão de obra devido a falta de jovens, qualquer uma daquelas pessoas com formação adequada volta ao mercado de trabalho sem qualquer problema, é chato? sim é, mas não é o fim do mundo.
Esta nova moda de fazer as perguntas e dar as respostas, faz-me lembrar o Ronaldo a falar de si na terceira pessoa. Atiram os foguetes, fazem a festa e apanham as canas.
Sim, anda aí o especialista que escreve posts seguidos.
E vai continuar a andar.
Sim, o infantil. A esposa dele agradece
A sua também se queixa, tenha cuidado…
Já os seus vizinhos e amigos, agradecem. E lembre-se que as mulheres detestam espécies como a sua… São chatos e aborrecidos. Depois aparece um com um belo motor V6 e já foste
Isso não são mulheres, são pu..t.as, mas se é delas que gosta, tudo bem.
Mas ok, já sabemos que afinal não tem uma mulher em casa…..
Todos nós sabemos que as grandes corporações estão sempre preocupadas e a lutar fortemente pelos trabalhadores. Fazem de tudo para manter e aumentar as suas condições.
Agora “aparecem2 todo o tipo de motores mais simples a combustão que vão tornar os elétricos dispensáveis. Se a indústria automóvel de combustão tivesse sempre a preocupação de inovar, talvez não estivéssemos nesta discussão-
Mais simples ou mais complicados ?
Então andaram a enganar as pessoas ?
Pelo que tenho lido, bem mais simples a 1 tempos a hidrogénio etc.
Não é uma questão de nos estarem a enganar, mas sim nunca se sentirem “ameaçados”.
Então leu mal, porque isso não existe.
Pilhas? Não obrigado. Nunca vendi nem nunca compraria um telemóvel usado
Para mim pilhas também não, já experimentei não vi vantagens, é muito caro e complicado.
Pilhas ou baterias, tu sabes. Nunca compraria usado e para vender vai ser bom, vai! Boa sorte nisso. LOL
São 2 coisas bem diferentes.
Eu comprei, aliás, novo nunca comprei nenhum.
Ninguém tem culpa de terem sido lesados com os a combustão em segunda mão e agora queiram culpar os outros.
Sim andaram a enganar!
Ah bom, ainda bem que já deixei isso tudo.
O rendimento máximo dos motores de combustão foi alcançado pela Mazda com um motor a gasolina que funciona quase todo o tempo sem velas de ignição, como um diesel. Só que isso não adianta nada enquanto continuarem a produzir carros de 2 toneladas ou mais. Já nos anos 60 e 70 se faziam carros muito simples a pesar 500/600 KGS. Voltar a isso combinado com motores actuais de maior rendimento e com hibridação pode fazer os consumos baixar a barreira dos 2 lts/100 em carros de série e muito acessíveis.
@JL explica me como se eu fosse muito burro na questão dos elétricos.
Um técnico de cardiopneumologia que faz 800 a 1000km por dia algumas vezes, muitas vezes em aldeias onde o Judas perdeu as botas, como é que anda com uma carrinha elétrica? Isto com umas dezenas de quilos de equipamentos atrás?
Muitas vezes a comer parados á beira da estrada.
São uns poluidores e uns botas de elástico que não querem elétricos.
Pois, até porque parece que o é.
Anda 800 KMS por dia ? Então quer dizer que não faz mais nada.
Então quer dizer que como esse moço não pode ter um carro a GPL, já que isso era muito tempo perdido à procura de postos e abastecimentos, ninguém pode usar um gpl ?
É essa a sua inteligência?
Na minha terra não podem pousar aviões, portanto ninguém deve andar de avião.
Mas já lhes perguntou se querem ?
Você e uma pessoa com poucos conhecimentos. Há muito anos conheci um motorista que fazia 720 km, ele transportava pessoas entre Lisboa e o norte do país.
Uuuauu encontrou um, que bom, eu tenho um vizinho que faz quase todos os dias 650 a 700, ah sim, e de eléctrico.
mais uma vez a falácia da perda do emprego.
Se uma nova tecnologia resulta na perda de postos de trabalho significa que uma mesma necessidade continua a ser suprida com uma menor necessidade de mão de obra, essa mão de obra pode dedicar-se a outra tarefa e assim no saldo geral a população vive cada vez melhor, quando 100% das necessidades da população forem supridas com zero postos de trabalho, chegamos ao ápice e cada um pode viver a sua vida, ter o que precisa sem ter de trabalhar.
E os milhões de condutores de carruagem, tratadores de cavalos, ferreiros, estrebarias, fornecedores de alfafa que perderam os empregos com a mudança para automóveis??