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Com os elétricos, 5 milhões de pessoas perderão o emprego, diz presidente da Toyota

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. João says:

    Porra eu já estava a pensar que eu era maluco por ter ideias análogas às deste senhor. Hoje vou dormir muito melhor…

  2. Aves says:

    “Há 5,5 milhões de pessoas envolvidas na indústria automóvel no Japão”, disse.
    Não disse quantos estavam na montagem e quantos estavam no fabrico de componentes. Se for como na UE, 1/3 está na montagem e 2/3 estão no fabrico de componentes.
    O que disse foi: “um futuro apenas de veículos elétricos levaria a perdas de empregos entre aqueles que trabalham em tecnologias relacionadas com motores”.
    Não disse que, dos 5,5 milhões de pessoas do sector automóvel, 5 milhões perdiam o emprego. Para os VE, continuam a ser necessárias fábricas de montagem e múltiplos componentes (exceto se forem importados da China).

  3. Blackbit says:

    E outros 10 milhões de empregos serão criados com os BEV e as energias verdes…

    Quando é que a Toyota acorda para a nova realidade e alarga a sua gama de veiculas elétricos?
    Disponibilize veículos BEV competitivos e deixe o cliente final escolher. Se não o fizer outras marcas o farão (ver os construtores chineses…) por eles.
    Não aprendem com a história (Nokia, Kodakpor exemplo)?

    • Nirelle says:

      A da Nokia foi devido à Microsoft. Portanto andar a dar exemplos que não a ver com o cu.
      Já agora nenhum desses empregos serão em Portugal.

      • Toni da Adega says:

        Empregos ganhos ou perdidos?

      • rui says:

        Explica lá porque raio a Microsoft teve culpa no destino da Nokia? eles fizeam asneira no planeamento, tentaram user windows como um factor distintivo e por questões politicas e falhou… a Microsoft tentou recuperar isso mas depois da mundança de CEO os objetivos mudaram…

      • Naodou says:

        A Nokia foi devido a eles próprios, tinham imensos problemas internos.
        A Intel está como está devido a eles próprios e não por causa da arm ou AMD.

      • Zé Fonseca A. says:

        A Nokia morreu com o iPhone

        • Aves says:

          Com os Android, mais precisamente. Os iPhones nunca foram para as massas, como eram os Nokia.

          • Zé Fonseca A. says:

            Nokia tinha oferta da gama completa, só tinha Nokias e nunca nenhum me custou menos de 500€, o mesmo que um iPhone quando saiu.
            Os android só vieram como resposta ao iPhone

          • Aves says:

            O iPhone matou os Nokia acima dos 500€ e o Android matou os Nokia abaixo dos 500€.
            Como os Nokia abaixo dos 500€ eram muito mais, o Android vende muito mais que a Apple.
            P.S. Foi isto que aconteceu. “Ah, mas há muitos Android acima dos 500€”. Pois há, mas vendem pouco, comparativamente ao iPhone.

      • Rudua says:

        Não digas asneiras. A Nokia quando foi comprada pela Microsoft já estava falida há muito. Não inovou e achou que seria sempre a principal fabricante de telemóveis e depois ficou para trás.
        Assim como a BlackBerry

      • Realista says:

        Sim, porque a Nokia a usar o mesmo telefone com roupagens diferentes vezes e vezes sem conta assim como usar o Symbian OS cheio de problemas não contou para nada… o que importa é culpar a Microsoft.

    • Bocage says:

      A Toyota sabe mais a dormir que os outros acordados o electrico é uma agenda maçonica implenentada pelos interesses sombra os politicos como se venderam para chegar ao poder têm de cumprir porque se não o fizerem o futuro fica tremido, a vw já percebeu o rumo que leva e s outros fabricantes tb. eu electrico nem de borla o quero

  4. Gonçalo says:

    Já agora explica porque razão será que os eléctricos são mais simples de produzir o que equivale a menos pessoas na sua montagem?
    “o Japão ficaria sem eletricidade no verão, caso todos os veículos fossem elétricos” esta frase é “priceless” dita por um presidente de uma das marcas mais poderosas do mundo isto é o mesmo que dizer em 1900 que se todas as pessoas tivessem carros não havia bombas nem gasolina suficiente, será que ninguém o avisou que a infraestrutura vai-se desenvolvendo consoante o numero de carros que existe, é que um taberneiro dizer isto é uma coisa um presidente é outra.
    Vou só deixar aqui mais uma do mesmo calibre
    Se vivessem 200 milhões de pessoas em Santa Comba Dão não haveria comida e supermercados para todos

    • JL says:

      Curioso que ele aposta numa tecnologia que gasta 10x mais electricidade e continua a dizer que tem futuro.

      Não admira que o homem tenha sido colocado na cadeira dos fundos.

      • Naodou says:

        Mas onde é que gasta mais energia?

      • Zé Fonseca A. says:

        Gastas mais mas armazenas, não precisas de ter a energia sempre disponível

        • JL says:

          Que interessa gastar mais para armazenar ? quando depois compra muito mais barato ?

          Já agora, hidrogénio não se armazena durante muito tempo, já que se escapa… além disso gasta mais 20% só para o meter no carro, isto quando o tem armazenado.

          • Zé Fonseca A. says:

            Que interessa os EVs quando vais demorar 50 anos até teres capacidade para carregar 1.5B de veículos?
            Pelo menos hidrogénio é apenas uma questão de desperdício e ineficiência energética, nada muito contrário ao fóssil

          • JL says:

            Então nesse caso leva 250 anos até teres capacidade de abastecer 1.5 milhões de veículos com hidrogénio, já que gastam 5x mais.

            Desperdício de quê ? o próprio hidrogénio já é um desperdício.

            Exato, nada diferente do fóssil, que desperdiça quase 80 % do que consome.

          • Gonçalo says:

            Portanto Ze vamos passar de uma coisa ineficiente para outra coisa ineficiente mais vale estar quieto.
            Depois para já não são 50 anos bem menos que isso mas mesmo que fossem 50 parece-me bastante bem quanto tempo achas que demora a renovar completamente o parque automóvel? andam aí carros com mais de 35 anos.
            Tu pareces os gajos de quando os carros apareceram “isso não vale a pena vai demorar 300 anos até termos bombas de combustível para todos os cavalo são bem melhores” a infraestrutura vai-se desenvolvendo à medida que vai havendo mais eléctricos tem se visto isso nos últimos, não vão aparecer 1.5B de eléctricos de um dia para o outro portanto estamos bem antigamente ninguém tinha electricidade em casa também ia demorar 700 anos ate termos infraestrutura para todos terem electricidade e pronto hoje toda a gente tem

  5. Guelindão says:

    “Com a mudança dos cavalos para os carros, muitas pessoas vão perder os empregos. Os cavalos vão desaparecer, pois não haverá incentivo para a criação de cavalos.”

  6. JL says:

    Obrigado Akio Toyoda por confirmares que os EV precisam de menos peças, menos energia, menos manutenções e até menos pessoas para os fabricar, o que só prova que são melhores em todos as vertentes, mas desculpa, não estás preocupado com as pessoas, senão não tinhas apostado em EV durante tantos anos, estás sim preocupado com o teu bolso, porque já viste que com ICE te safas melhor da carteira.

  7. Mario2 says:

    Engraçada a falta de empatia que as pessoas têm nestes comentários, porque se fosse alguém da família delas certamente estariam preocupadas ou não.
    Nunca vi o desejo ávido de ver outros a estamparem se.
    Mas pronto, em vez de pessoas estamos a criar estafermos

    • JL says:

      Eu não estou preocupado minimamente, durante toda a vida fecharam empresas, as pessoas precisam é de dinamismo, umas fecham, outras abrem.

      Viu desejo de estamparem-se ? Ena, onde viu alguém desejar a outro um acidente ?

      Nesse caso é melhor obtarem por eléctricos, são mais seguros.

    • rui says:

      Não é falta de empatia, é a realidade, queria ainda te pessoas a ir ligar as luzes da rua uma a uma a mão? ou a ir bater a porta para te acordar? tudo isso já foi profissões no passado.
      O japão como pais até tem problemas de mão de obra devido a falta de jovens, qualquer uma daquelas pessoas com formação adequada volta ao mercado de trabalho sem qualquer problema, é chato? sim é, mas não é o fim do mundo.

  8. Toni da Adega says:

    Todos nós sabemos que as grandes corporações estão sempre preocupadas e a lutar fortemente pelos trabalhadores. Fazem de tudo para manter e aumentar as suas condições.

  9. André Matos says:

    Agora “aparecem2 todo o tipo de motores mais simples a combustão que vão tornar os elétricos dispensáveis. Se a indústria automóvel de combustão tivesse sempre a preocupação de inovar, talvez não estivéssemos nesta discussão-

  10. Mário2 says:

    @JL explica me como se eu fosse muito burro na questão dos elétricos.
    Um técnico de cardiopneumologia que faz 800 a 1000km por dia algumas vezes, muitas vezes em aldeias onde o Judas perdeu as botas, como é que anda com uma carrinha elétrica? Isto com umas dezenas de quilos de equipamentos atrás?
    Muitas vezes a comer parados á beira da estrada.
    São uns poluidores e uns botas de elástico que não querem elétricos.

    • JL says:

      Pois, até porque parece que o é.

      Anda 800 KMS por dia ? Então quer dizer que não faz mais nada.

      Então quer dizer que como esse moço não pode ter um carro a GPL, já que isso era muito tempo perdido à procura de postos e abastecimentos, ninguém pode usar um gpl ?

      É essa a sua inteligência?

      Na minha terra não podem pousar aviões, portanto ninguém deve andar de avião.

      Mas já lhes perguntou se querem ?

  11. André says:

    mais uma vez a falácia da perda do emprego.
    Se uma nova tecnologia resulta na perda de postos de trabalho significa que uma mesma necessidade continua a ser suprida com uma menor necessidade de mão de obra, essa mão de obra pode dedicar-se a outra tarefa e assim no saldo geral a população vive cada vez melhor, quando 100% das necessidades da população forem supridas com zero postos de trabalho, chegamos ao ápice e cada um pode viver a sua vida, ter o que precisa sem ter de trabalhar.

  12. Laércio says:

    E os milhões de condutores de carruagem, tratadores de cavalos, ferreiros, estrebarias, fornecedores de alfafa que perderam os empregos com a mudança para automóveis??

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