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Portugal tem 300 mil carros eletrificados nas estradas

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. JL says:

    Onde está o yamahia com os seus 0.8 % ?

    • James says:

      1º – são bem mais que 6 milhões de automoveis que Portugal tem a circular.
      2º – Nunca vão passar destes 300 e poucos mil, tens milhares de exemplos em que as pessoas vendem os EVs para voltar aos a combustão.

      por isso se quiseres continuar a apregoar os EVs como sendo a salvação divina go for it, mas depois não te admires quando daqui a 20 ou 30 anos haver montes de aterros de lixo electronico em que 90% do conteúdo é baterias de litio a poluirem ainda mais o ambiente como quando andaram a extrair os minerais para se produzir essas baterias.

      • Antonio Vasco says:

        É cada lírico… não é mr. James? O seu ganha pão depende dos combustão?

      • JL says:

        Não vão passar porque você não quer ?

        Curioso, porque vejo muitos mais a combustão à venda em segunda mão do que eléctricos.

        Então mostre lá esses milhares de exemplos ?

        Eu disse que era a salvação ? Onde ?

        Ena ? Já foi ao futuro então ? Mostre lá como foi ?

        Então o mundo está errado e você é que está certo ?

        • Rjreis says:

          O facto de existirem muitos mais carros a combustão à venda é de todo normal, afinal sempre existiram muitos mais carros a combustão do que elétricos.
          Gostava de saber é a comparação em termos de proporcionalidade, ou seja, qual a percentagem de veículos elétricos usados à venda comparativamente ao número total de carros elétricos.

          • JL says:

            Nenhuma, então se todos trocam os eléctricos por combustão, quer dizer que não devia de haver combustão à venda, já que os que tinham elétricos passaram para combustão.

        • Yamahia says:

          “…Curioso, porque vejo muitos mais a combustão à venda em segunda mão do que eléctricos. …”
          É normal, só em 2024 foram importados tantas unidades usadas ≈115000, como a totalidade de ligeiros elektros vendidos até ao final de 2023.

          • JL says:

            Então não devia ser o contrário ? já que o argumento é:

            “2º – Nunca vão passar destes 300 e poucos mil, tens milhares de exemplos em que as pessoas vendem os EVs para voltar aos a combustão.”

            Além de que no mundo apenas 1% volta a combustão.

          • Yamahia says:

            Que barbaridade. Onde foi buscar esse nr.? Só se foi numa missa elektra porque a realidade é 49% dos americanos, mais de 50% dos australianos e 30 e tal% dos Alemães estão arrependidissimos de terem comprado elektro e querem voltar ao carro a combustão.
            Qt a mim , dou-lhes 100% de razão. Elektros só servem para andar à volta do quarteirão.
            Apenas pessoas com horizontes limitados terão potencial para apreciar um elektro e mesmo assim tenho dúvidas.

          • JL says:

            Tem aqui um artigo sobre isso, ou vai negar também ?

            Não, esses estudos apenas indicavam intenção e não que voltaram, lá está a missa a combustão a desinformar.

          • Yamahia says:

            Sim, uma associação de elektros portanto uma igreja elektra.
            É a mesma coisa q perguntar ao Lage se queria ganhar ao Casa Pia looolooolool

          • JL says:

            Então mas iam perguntar a quem ? ás missas a combustão ? que ao que parece foi o que fizeram os moços do estudo dos EUA. LOOOOOL

            Então mas agora vamos lá falar a sério:

            A quem pergunta se quer voltar a um a combustão quando se é dono de um eléctrico ?

            1 – A quem tem um eléctrico ?

            2 – A quem tem um a combustão ?

          • Yamahia says:

            Lá está vc a inventar.
            O estudo da McKinsey foi efectuado junto de possuidores de carros elektros.
            https://www.cnbc.com/2024/07/25/ev-owners-want-to-buy-gas-cars-again.html
            Querer comparar a McKinsey que carrega todo um histórico de credibilidade, com uma associaçãozeca de vão de escada, diz muito de si e dos padres elektros que não desistem de continuar a tentar enganar os mais distraídos

          • JL says:

            Exato, foi o que disse, têm a intenção, provavelmente porque perguntaram aos donos dos ice. Loooll

            Depende a quem perguntam.

          • Yamahia says:

            Está a custar a entrar 😛
            Eu repito
            “…O estudo da McKinsey foi efectuado junto de possuidores de carros elektros….”

          • JL says:

            Se assim fosse o outro não vinha com números muito diferentes.

            Bom, ainda assim só prova que 70% dos que possuem carros a combustão querem trocar para eléctricos, tal como muitos outros inquéritos indicam.

        • Zézito says:

          @JL se precisar de medicação para a amnésia diga pf.
          Farta-se de dizer que são a salvação e que as pessoas não têm elétricos porque não querem, porque há aí elétricos a 5000€ no mercado de usados e que voce até já comprou uns quantos… agora você parece os políticos, ah eu disse, mas não era isso que eu queria dizer.

      • Mus says:

        Há mais de cem anos, certamente, que existiriam muitas pessoas que diriam algo de semelhante, mas aplicado a carroças com tracção animal e a “carroças com motores.”

    • Yamahia says:

      Os cálculos foram com base em 1pc e 1,87pc da fonte RA.
      https://pplware.sapo.pt/motores/incendio-em-prior-velho-fogo-tera-comecado-num-carro-eletrico/comment-page-1/#comment-3507829
      Já agora estas estatísticas elektras apenas acumulam novas matrículas. Nunca consideram o abate (qq pequeno toque o elektro vai pró lixo) nem as exportações de usados, dado q PT é um caso ímpar na UE no q concerne à facilidade na aquisição de elektros novos por parte de empresas e frotistas.

      • JL says:

        Os cálculos estavam errados não é? Como sempre.

        Tenho ali um com um grande toque e não foi para a sucata ? E agora ?

        Não há exportações de usados ? Então mostre lá isso ?

        • Yamahia says:

          Pense lá no q estava a acontecer é já não vai acontecer com a mesma facilidade
          “O governo deliberou q um carro elektro não pode ser exportado antes de concluir 2anos na posse do comprador q beneficiou de subsídios e isenções no acto da sua aquisição ”
          Creio estar tudo dito.

          • JL says:

            Então mas só se vendem com esses incentivos ? e não subsídios como diz ? em 2024 foram quantos ? 700 ?? é que se venderam mais de 40 mil, veja bem o universo do seu argumento.

            Sim, está tudo dito que inventou mais uma sem sentido.

          • Yamahia says:

            Meu caro 90% (NOVENTA POR CENTO) dos elektros vendidos em PT foi para empresas.
            Agora pense!

            Ainda há dias comentei, uma empresa de q ninguém tinha ouvido falar comprou assim de uma assentada 500 elektros BYD. Assim de repente PUM!
            Até já criam empresas para comprar elektros por atacado.
            Agora pense novamente.

          • JL says:

            Mostre lá que foram para empresas ? e quantos foram a combustão ?

            Para empresas não podem vender ? desde quando ? o incentivo que recebem é o iva, nem que vendam ao fim de 20 anos têm de vender com iva e entregar ao estado, essa é a regra.

            Penso ? não entendi, pensar é inventar ? que raio de novo significado deram à palavra.

            Então e se fosse a combustão ? era diferente em quê ? não entendi o argumento ?

            Qual empresa ? a uber ? portanto não podem comprar os carros que mais rentabilidade lhes dá ?

            Então quer dizer que são mesmo bons ? é que se os compram, pensava que compravam carros para serviço, mas segundo você não, é para receberem incentivos no fim de gastarem o dinheiro. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

        • Zézito says:

          Entao é mentira que se os pirotécnicos da bateria dispararem ela é reparada? é que ainda agora num acidente com eletrico que vi, a companhia deu como perda total porque ele tinha isso.
          Já dei o seu contato á companhia de seguro do visado porque eles n percebem nada de carros….

          • JL says:

            Claro que é mentira, não sabe para que serve um pirotécnico ? A VW por exemplo vende o kit de reparação, a Tesla vende o fusível na loja que está disponível a todos.

            Provavelmente porque tinham muitos estragos e não compensa arranjar, depende do estrago.

            Que os seguros não percebem isso já se sabe, existe até aqui um artigo sobre isso, que há falta de técnicos.

            Mas isso não é um problema de eléctricos, é de híbridos e até 100% combustão que também têm pirotécnicos. Portanto parece que você também não pesca nada do assunto.

          • Yamahia says:

            Nada como observar como é no mundo real:
            https://www.instagram.com/share/reel/_zGXbyHDo

          • JL says:

            Claro que para, como qualquer outro com poucos anos está feito para parar.

          • Yamahia says:

            Estava bem tramado no mato. Deve ser por isso que a Cyber dá a barraca que se vê

          • JL says:

            Então ? É diferente dos outros em que aspecto ? Ah já sei, sobre ela fazem muitos vídeos, basta uma roda patinar, e tem logo um vídeo, coisa que mais nenhum veículo faz. Loooool

    • Zézito says:

      oh sr JL voce é tão aldrabão que deve trabalhar na stellantis!

  2. Max says:

    Os 100% elétricos (BEV) representaram 20% dos automóveis ligeiros de passageiros novos – matriculados em 2024.
    No total, a circular são cerca de 167 mil. Mas tem graça como se aumenta o número para 300 mil de “eletrificados” juntando-lhe os PHEV e outros híbridos elétricos, que, segundo os dados conhecidos são movidos principalmente, senão exclusivamente, a combustíveis fósseis.
    Já a ACAP fala em “energias alternativas”, juntando-lhe os GPL : Em 2024, “No total, chegaram às estradas portuguesas 209.715 novos automóveis ligeiros de passageiros. Os veículos movidos a energias alternativas continuam a liderar as matrículas dos automóveis ligeiros de passageiros novos, representando um peso de 57 por cento. Destaque para os veículos elétricos (BEV), com 41.757 matrículas nos ligeiros de passageiros, o que representa 20% do total de ligeiros de passageiros matriculados”. Resumindo, movidos exclusiva ou principalmente a combustíveis fósseis, foram 80% … e não 43%.

    • JL says:

      Phev são híbridos plugin, portanto também se móvel a energia eléctrica.

      • Max says:

        Só que a UE veio dizer que, em média, consomem tanto ou mais combustível que os com só com motor de combustão interna.

        • JL says:

          Isso depende do uso que lhe dão, e não dos veiculos em si.

          • GM says:

            Precisamente. Eu, se tivesse comprado um modelo PHEV, teria feito a instalação de carregador em casa para maximizar a tecnologia híbrida. Mas, como comprei apenas um híbrido ligeiro, a pequena bateria é recarregada pelas retenções (desacelerações e travagens). E funciona bem. Quanto a consumos, após 1 mês de uso, é muito variável, dependendo do pé, percurso realizado e desníveis vencidos. Já fiz consumos num percurso de apenas 4,4L/100, como também já fiz consumos na ordem de 12L. Para melhor comparação, num mesmo percurso, a mesma distância, no mesmo sentido, já percorri com um resultado de 4,8L, e noutra vez cerca de 5,2L/100. Dependeu do pé, já que as condicionantes foram as mesmas. Em estrada nacional/municipal. Modelo: SUZUKI S-CROSS.

          • Max says:

            Os PHEV parados não gastam combustível. Os só com motor de combustão também não. Depende do uso que lhe dão – La Palice não diria melhor.
            A questão é que, com o uso que lhe dão, os “eletrificados” PHEV, em média, estão a gastar tanto ou mais combustível.

          • JL says:

            Lá está o disparate, se os carregarem não gastam combustível dentro da autonomia que têm, e mesmo que andem mais, ajuda a diminuir o consumo.

            Foi isso que eles concluíram, coloquei aqui então um link .

          • JL says:

            Nem mais GM, num hev se não fizer muita auto-estrada, é de esperar pelo menos um litro a menos que num carro não híbrido. Com muita AE, óbvio que até pode fazer mais que um não híbrido.

          • Grunho says:

            Mais uma razão para não haver benefícios de homologação para os PHEV. Homologa de bateria vazia, ou por média ponderada pela totalidade do depósito, e depois quem quiser que carregue todos os dias para aproveitar o que investiu.

          • Grunho says:

            Mais uma razão para não haver benefícios de homologação para os PHEV. Homologa de bateria vazia, ou por média ponderada pela totalidade do depósito, e depois quem quiser que carregue todos os dias para aproveitar o que investiu.

          • Yamahia says:

            Não é disparate @JL, são dados colhidos pelos próprios carros e que as marcas são obrigadas a enviar para a UE.
            Resigne-se.

          • JL says:

            Meu caso, que eles são mais poluidores que ve já sabemos, já que usam também motores a combustão, foi por isso que lhes meteram motores elétricos, mas os carros não são culpados do mau uso que lhes dão, esses sim podemos dizer que foram subsídios mal dados, porque aproveitaram os subsídios e não justificam o mesmo.

            Ninguém é obrigado a nada, façam veiculos que emitam 93.6 gramas ou menos de c2 por km e podem vender sem problemas,se é fácil ? EXTREMAMENTE FÁCIL, até foi você que andou por aqui a falar de um deles muitas vezes.

          • Yamahia says:

            O problema é o peso adicional. Um PHEV polui sp mais q o seu semelhante a combustão.

            Então se tiver condições para carregar em casa e um outro membro da família tiver um elektro, o user do PHEV vai dar sempre primazia da ficha ao membro q não consegue ir a lado nenhum sem carregar.

          • JL says:

            Errado, o peso tem pouca influência, senão os diesel também poluíam mais que os a gasolina, porque são mais pesados, essa do peso já cansa, quando tem pouco a ver com a eficiência geral do veiculo.

            Quem compra um phev e não tem como carregar, então não se entende porque o comprou, podia ter comprado um a combustão que lhe saia muito mais barato. Essa desculpa também não cola.

          • Yamahia says:

            Os patrões da RA compraram há pouco 2 carros, além do investimento em novas instalações já preparadas para carregamento elektro.
            Um comprou elektro e o outro PHEV. O que comprou PHEV diz q procura fazer uma utilização consciente mas que a maioria das x’s não é possível porque o outro está lá sempre a ocupar a ficha e dá-lhe a prioridade caso contrário ele não chega a casa.
            Isto é um caso real que comprova o que eu disse e como este caso há milhares deles.

            E já lhe expliquei pq um carro pesado gasta mais. Não venha novamente com essa treta de que não gasta !

          • JL says:

            Coloque noutra ficha e pronto.

            Claro que não chega, ele é como você, mora a 1000 KMS do trabalho.

          • JL says:

            Se for um a combustão sim, nos eléctricos e híbridos depende.

            Não precisa de mostrar, os seus números saem sempre errados ou com comparações absurdas e desiguais.

          • Antonio Vasco says:

            Coitados dos patrões da RA (seja lá o que isso e), a diferença numa wallbox de 1 para 2 tomadas é de 150€. Eles não tinham esse dinheiro para isso, mas tinham para comprar 2 VEs? Mas eles não são caros, segundo você?

          • Yamahia says:

            Vc como espectador atento da RA e escapou-lhe esta?
            Não posso acreditar 😛
            Antigamente qd a matéria não interessava, dizia-se que com aquele aluno não vale a pena. Entra-lhe por um ouvido e sai-lhe pelo outro looolooolool

  3. Grunho says:

    Os 5% de cima numa população de 10,4 milhões são 520 mil indivíduos. Se virmos que uma fatia desses eléctricos, mesmo pequena, são Springs, Twingos e Zoes para a classe média assalariada, nem toda a burguesia aderiu aos eléctricos. A maioria, ou perto disso, continua fiel ao diesel.

    • Max says:

      Diesel nos automóveis ligeiros de passageiros novos está em vias de extinção. Pelos dados da ACAP, em 2024 foram apenas 18.440 (8,8%) com uma queda de 24,7% em relação a 2023,

      • Yamahia says:

        Convenientemente chutam para o canto das energias energias alternativas 5500 carros a gasóleo.
        Para se ter uma ideia do ridículo da coisa, o carro mais belo ao alcance das massas, a A5 Avant 2.0TDI, acabadinho de chegar ao mercado, não vai contar para as vendas de carros a gasóleo. O seu destino é ser classificado genericamente como electrificado só pq em substituição do alternador e do motor de arranque vai ter um sistema mHEV.
        O curioso é q esta carrinha(B10) emite mais CO2 (140gkm) do que a sua antecessora B9 que apenas emite 103 g/k.
        https://www.ultimatespecs.com/car-specs/Audi/106631/Audi-A4-(B9)-Avant-20-TDI-122HP.html
        Entre o ridículo desta e classificar os bi-fuel, não como carros a combustão mas sim como carros a energias alternativas, explica o grau de insanidade que grassa na cabeça dos padres elektros. Os mesmos q impedem a compra de um carro normal NOVO a gasóleo por via da forte discriminação q sofrem no ISV e dupla tributação de IVA s/ISV.

        • JL says:

          Portanto os padres eléctricos é que têm a culpa dos padres a combustão considerarem bifuel como eléctricos ?

          Que grande barreta anda na sua cabeça.

          Desde quando um bifuel é considerado um híbrido eletrificado ? esta invenção só mesmo vinda de si.

          • Max says:

            Nos “eletrificados” o post junta PHEV e MEV, 63.366 carros, ou seja 30,2% dos carros.
            Nos a “energias alternativas” a ACAP junta mais os GPL que são 17.077 (8,1%), o que dá 80.443 (38,4%) dos carros.
            (Discriminei num comentário abaixo)
            Os padres dos elétricos é que não se importam nada de amplificar os elétricos (BEV) para os “eletrificados” e os “a energias alternativas” para parecer muitos.

          • Max says:

            Correção:
            Nos a “energias alternativas” a ACAP junta mais os GPL que são 15.077 (7,2%), o que dá 78.443 (37,4%) dos carros.

          • Antonio Vasco says:

            Engano, os verdadeiros VEs não ser importam nada que não haja mais VEs, quantos menos melhor, para não ocuparem os postos.
            Agora o que eles dizem é que depois de ter um, e sentir as vantagens de o ter, pensam que o futuro é eléctrico, sem dúvida.
            Também assim pensam os que fazem testes, seja a VEs seja a combustão , é seguir o YouTube

          • Max says:

            Os padres dos elétricos não estão preocupados com os postes de carregamento. Para eles, todos os VE são carregados em casa, a custos de eletricidade baixos.

          • Yamahia says:

            Vc é que tem a carola toda “barretada”
            É mais que evidente que quem anda a tentar desviar as atenções de que a esmagadora maioria de carros vendidos permanessem os carros a combustão são os padrecos elektros. Isso é mais que evidente.
            Ainda este ano, na UE, em vez de aumentarem levaram um arrepio de -5,9%
            Vergonhoso quanto estão a ser subsidiados com milhares de milhões todos os dias

            Claramente as pessoas não querem esses carros e os politiqueiros alucinados só têm que dar a mão à palmatória, de contrário, fora!!!, A porta da rua é a serventia da casa.

          • JL says:

            Os diesel levaram -11%, os phev outra barretada e os a gasolina também, mas não fala nesses porquê ?

            Já agora, não sei se viu, mas importados foram 13900..

            Vergonhoso é ainda subsidiarem os a combustão, onde o objetivo é fazer a transição deles.

            Mas não estão a baixar, estão a aumentar.

            Tanto querem que cada vez compram mais.

          • Yamahia says:

            Isso são fait divers
            A verdade é que na Europa dos elektros subsídio dependentes, os carros a combustão venderam em 2024 86,4% dos carros novos e aumentaram a participação no mercado.
            Pelo contrário os elektros subsídio dependentes diminuíram a sua participação para 13,6%

          • JL says:

            São o quê ? então os números só valem quando são os que lhe interessam ?

            Não é verdade, porque pelo meio tem ai muitos diesel, híbridos, meio híbridos e plugin que também têm subsídios, e até mais que os elétricos, pois até no combustivel têm subsídios.

          • Yamahia says:

            Não @JL, veja lá se percebe:
            Em 2024 a participação de mercado dos elektros na venda de carros novos BAIXOU para 13.6%.

            Quanto aos milhares de milhões dados em subsídios aos elektros q ninguém quer, seria melhor aplicá-los na defesa. De contrário levamos um chuto no rabo e somos expulsos da NATO. Ou ficamos na NATO mas quem realmente mete respeito NATO, salta fora da NATO.

          • JL says:

            Depende do pais, em Portugal aumentou para 19%

            Ninguém quer ? então e aumentou ? não estou a perceber, são os extraterrestres que os compram ?

            Milhares de milhões ? em Portugal foram apenas 10 milhões, onde inventou os milhares de milhões ?

            Na defesa ? então foi atacado por alguém e não se soube defender ?

          • Yamahia says:

            O mercado elektro baixou 5,9pc. Foi uma grande cacetada. Devia estar a aumentar.
            PT não serve de exemplo para nada. E um mercado minúsculo Só Madrid vende mais carros q PT. Já lhe disse.

          • JL says:

            O diesel baixou 11% portanto deve ser sido uma cacetada ainda maior.

            E está a aumentar, Portugal e muitos outros países da Europa e até no mundo, na verdade no mundo aumentou muito mais.

          • Yamahia says:

            Lá vem mais um fait divers. Tem que adicionar aos puros diesel os mHEV, HEV e PHEV a diesel. Só depois é que pode retirar conclusões.
            Por ex. Em PT já deu para ver que representam um adicional de ≈ 30%.

          • JL says:

            Mas tem de adicionar porquê ? Porque não adicionar esses aos EV ?

          • Yamahia says:

            Pq , conforme já expliquei, q sentido faz a nova B10 2.0TDI não ser considerada um carro a diesel?
            Quanto aos PHEV, neste momento a UE já pondera triplicar o valor das emissões obtidas nos testes de homologação e é de amigo pq raramente, já se viu, esses carros andam a bateria.

          • JL says:

            Porque não é apenas um carro diesel, daí a meterem nos hev.

            Então também vão triplicar nos puros diesel ?

          • Yamahia says:

            Triplicar não sei, mas basta adicionar os ligeiros comerciais e pelo menos mais q duplica.

            Este separador é outra prova de que os elektros não servem para nada qd toca a percorrer distâncias maiores, fiabilidade e resistência.
            Os poucos elektros que se vendem deve ser só para a foto. E ainda por cima levaram uma toutiçada de 50% (mais uma marretada nos elektros)

          • JL says:

            Os ligeiros comerciais já lá estão.

          • JL says:

            Tanto servem que vendem cada vez mais, os diesel é que não servem para nada, na que estão a a cair a pique.

            Além disso você não estava tão preocupado com o sucesso deles.

          • Yamahia says:

            Na ACEA não estão.
            Tenha paciência 😛

            A ACEA, ao contrário da Pordata, classifica os ligeiros de mercadorias num boletim diferenciado e numa data diferente em conjunto com camiões e autocarros.
            E assim se enganam mais uns tolos.

          • JL says:

            Mas onde quer chegar ? Agora quer misturar camionetas só não enfiar o barrete ?

          • Yamahia says:

            Não são camionetas. São ligeiros! Apenas têm menos uma fila de bancos para dar espaço para mais uns caixotes!
            E por força da sua configuração e objetivos, percorrem em média 3x+ kms que os ligeiros com mais uma fila de bancos!
            Na UE a opção diesel representa quase 90% e 1,4 milhões de unidades a cada ano. Deve ser por acaso.

          • JL says:

            Isso já não existe, ligeiros comerciais são as VANS como a ACEA lhe chama, ou carrinhas, e todas as ligeiras.

        • Max says:

          Isso há de ir parar na classificação da ACAP aos HEV/gasóleo. Também não foram muitos: 3.333 (os HEV/gasolina foram 31.687).
          Já agora a distribuição por tipo de energia da ACAP:
          – Total: 209.722 (100%) +1,2% que em 2023, automóveis ligeiros de passageiros novos matriculados em 2024
          – Gasolina 71.079 (33,9%) -3,4%
          – Gasóleo 18.440 (8,8%) -24,7%
          – BEV 41.757 (19,9%) +9,1%
          – GPL/Gasolina 15.077 (7,2%) +26,7%
          – PHEV/Gasolina 25.891 (12,3%) -3,8%
          – PHEV/Gasóleo 2.455 (1,2%) +76,2%
          – HEV/Gasolina 31.687 (15,1%) +18,3%
          – HEV/Gasóleo 3.333 (1,6%) +14,0%

          • Yamahia says:

            “– PHEV/Gasóleo 2.455 (1,2%) +76,2%
            – HEV/Gasóleo 3.333 (1,6%) +14,0%…”
            O @JL até se vai espumar pela boca looolooolool
            – HEV/Gasóleo 3.333 (1,6%) +14,0%

          • JL says:

            Então mas afinal o padre yamahia diz que está a diminuir ? parece que ele ficou irritado porque os gasóleo levaram uma batelada de 24.7 %.

          • JL says:

            Realmente vou-me rir, não era você que dizia que os hibridos a gasóleo é que faziam sentido ? tem ai a sua resposta, até se vendem menos que os GPL.

          • Yamahia says:

            Nop. Vc é que dizia que HEV e PHEV só se vendiam a gasolina. Pq gasóleo tecnicamente não nao fazia sentido. Deu-lhe a amnésia?
            Afinal vendem-se híbridos a gasóleo novos e estão a aumentar mais q qq outra opção looolooolool

            A realidade é que o gasóleo continua a vender mais que os elektros em PT.
            Compreendo que seja dramático para as hostes elektras. 😛

          • JL says:

            E é, esses números são alguma coisa ?

            Não, o gasóleo vendeu menos de metade que os elétricos, viu mal os números.

          • Yamahia says:

            Vende pois @Jl, devido ás pornográficas taxas sobre os Diesel em condições novos em em PT, vc tem q contar com os importados , q apesar de serem taxados são menos taxados. E portanto os elektros levaram mais uma abada.

            E em 2025 esse valor das taxas ainda vai cair para valores ao de mais potenciais compradores. Portanto fico ainda mais expectante.

          • JL says:

            Ao que parece não têm as taxas devidas, segundo a ue deviam ser ainda mais taxados, vem com o tempo.

            Também houve elétricos importados que você NUNCA quer contar.

            Sim, em 2025 já se está a prever que vão mesmo por ai abaixo, os a combustão.

          • Yamahia says:

            Pode por os elektros importados que quiser. Os Diesel CONTINUAM a vender muito mais
            Além disso ng compra um Diesel novo 2.0, 2.5 ou 3.0 em PT para depois ir exportá-lo, pq simplesmente não tem preço competitivo devido aos impostos pornográficos sem paralelo na UE!

            Já elektros ficam muito baratinhos em PT se adquiridos por empresas e podem ser exportados com boa margem de rendimento.
            Por isso o governo determinou, e muito bem, que elektros adquiridos ao abrigo de subsídios não podem ser exportados antes de perfazerem 2 anos de idade.
            Portanto neste particular se entram 13 mil usados ao mesmo tempo devem sair 260000 usados, até ao ano passado.
            Este ano a coisa já vai piar mais fino dado que o cambalacho acabou!

          • JL says:

            Acho que você se está a esquecer que os em segunda mão já foram comprados noutros países, eles não vieram de Marte.

            Engraçado o que as missas tentam transmitir, portanto quando é eléctricos, conta a Europa toda, quando se fala de combustão, já só conta Portugal, então mas afinal o que se passa consigo ?

            Isso dá assim tanto dinheiro para ser assim tão mau ?

            Assim também quero.

            Ficam mais baratos nos outros países que têm mais incentivos e preços mais baixos, até em Espanha são mais baratos.

            Devem ? Logo 260 mil ? Portanto até saem mais que aquilo que entram, portando andam a preocupar-se com os empregos na Europa e não é preciso, Portugal tem uma grande indústria de produção de carros em segunda mão.

            O que acabou ? Não entendi ? Essa indústria fechou ?

      • Grunho says:

        Diesel está em declínio mas em segmentos de luxo para a burguesia exploradora continua atractivo, por não se sentir tanto os aumentos de custos como nós carros pequenos ditos citadinos e continuarem a usufruir de combustível bonificado à custa da gasolina. Portanto, o último diesel que for vendido vai ser comprado pela burguesia exploradora.

        • GM says:

          A burguesia exploradora, como, por exemplo, alegadamente o BE?

          • Grunho says:

            O BE é masculino, a burguesia exploradora é feminino. Atenção à gramática.

          • GM says:

            É tão masculino como a actual direcção.
            Haja paciência. Burguesia exploradora.

          • Grunho says:

            Sim, a actual direcção.é feminina, mas até elas mudarem o nome do partido no tribunal constitucional, é um nome do género masculino. Burguesia exploradora paciência??? Isso é o que eles menos têm.

          • Grunho says:

            Sim, a actual direcção.é feminina, mas até elas mudarem o nome do partido no tribunal constitucional, é um nome do género masculino. Burguesia exploradora paciência??? Isso é o que eles menos têm.

      • Antonio Vasco says:

        Yamahia, você muito gosta de inventar. Milhares de milhões? Só se for para comprar petróleo, isso sim. Não consigo perceber como vocês preferem dar de comer aos riquíssimos da OPEP e afins, em vez de gastar em electricidade que é feita cá,( 70% e cada vez mais) portanto é como se tivéssemos um poço de petróleo nacional, com ainda a vantagem enorme de defender a saude de todos nós

  4. Ricardo says:

    O meu próximo assim será!

  5. Rjreis says:

    3%…
    Ainda há muito trabalho a fazer, e subsídios.

  6. Yamahia says:

    “…167.356 veículos 100% elétricos…”
    Algo não bate certo. Em Dez de 2023 haviam em PT, de acordo com a Pordata, 115936 elektros ligeiros, se adicionarmos o total de 41.757 vendidos este ano, o resultado é 157 693.
    Portanto a ACAP a inflacionar o hype e logo na dezena de milhar, nada meiga.
    Considerando os ligeiros comercias (total ligeiros 44 080) tb não chega lá, ficando-se pelos 160 016 (isto só para enquadrar na Pordata)

    “Segundo o balanço anual, 20% do total de veículos ligeiros matriculados em Portugal já são elétricos”
    Segundo a ACEA foram 19.9%. Novamente a ACAP a arredondar para cima.

    “a média europeia ronda os 14%”
    Novamente a ACAP a criar hype elektro. Que mania pá!!!
    De acordo com a ACEA são apenas 13.6% e levaram uma castanhada de -5,9%.

    Mas o hype é apenas uma mania elektra, pq quando toca aos combustas fazem tudo pelo “disinterest”… :
    “parque automóvel nacional tem cerca de seis milhões de veículos”
    Em Dez de 2023 haviam em PT, de acordo com a Pordata, 7 154 892 ligeiros.

    “…parque automóvel nacional … os 100% elétricos são … 3%…”
    Da mesma forma posso adicionar aos 7 154 892 ligeiros os 242 019 ligeiros vendidos em 2024, não posso? Claro que posso e devo. E porque não adicionar as ≈ 115 000 novas matrículas resultantes de carros importados em 2024, resultantes da politica bacoca de PT que taxa ferozmente com ISV os carros novos normais e com dupla tributação de IVA s/ISV? Posso? Obviamente que sim!
    Então já circulam por aí 7 511 911 ligeiros e, portanto, a percentagem de elektros não é 3% mas sim ≈ 2,13%

    • JL says:

      Ui credo, fico tão incomodado com os dados, não posso.

      Errado, os 7 milhões já incluem tudo, até pesados.

      Então mas nos a combustão já conta importados e nos eléctricos não? Enfim.

    • Rui says:

      Sabes que existe uma coisa chamada importação, que por acaso é bastante comum em elétricos…

      • Yamahia says:

        Nem por isso. Certamente são mais os nrs de exportação, conforme já expliquei. (foi por isso que o gov, e bem,proibiu a exportação de elektros com menos de 2 anos cuja aquisição tenha beneficiado de subsídios)

        • JL says:

          Então qual o numero de exportação ?

          O governo não proibiu a exportação, você pode vender quando quiser, simplesmente devolve o dinheiro, o mesmo que acontecia que os a combustão que recebiam incentivos.

          QUe no ano de 2024, foram apenas 700….

  7. Jota says:

    300 mil potenciais focos de incêndio. No meu condomínio, é estritamente proibido o estacionamento de elétricos, no parque coberto. Ninguém deseja ficar sem a sua habitação.
    Agora venham daí os discípulos… Ah ah ah

  8. PJA says:

    O valor de 3% é um valor miserável. Na prática, é dizer que o consumidor ignora completamente o veículo elétrico. Se retiramos as isenções e os subsídios, imaginem como fica.
    Se calhar o problema tem a ver com carregamentos.

  9. Antonio Vasco says:

    Não vá por aí, 3% são 3 carros em 100. Em qq parque de estacionamento, em 100 você vê 3 VEs? Experimente

  10. poisclaro says:

    já diz o mendes noutro post mais interessante…é só disto e depois é olhar para a “conversa” , enfim

  11. natebul says:

    Tanta poluição gerada pelos carros elétricos. RIP meio ambiente.

  12. Jota says:

    Já não dá para disfarçar

    https ://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/incendio-em-garagem-no-parque-das-nacoes-lisboa-atinge-quatro-viaturas-e-evacua-dois-predios

    • JL says:

      É verdade.

      https ://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/incendio-deflagra-em-viatura-em-salvaterra-de-magos

      Vamos ver se não temos de levar com a noticia que era um a combustão…..

    • JL says:

      Será que a SIC disfarça ?

      https ://sicnoticias.pt/pais/2025-01-27-video-incendio-em-garagem-no-parque-das-nacoes-provoca-feridos-e-destroi-viaturas-bdab421e

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