Portugal é o 4º país da Europa com mais carregadores por cada 100km
Portugal tem sido um dos países que mais tem investido na mobilidade elétrica. É verdade que ainda falta muita coisa, mas o investimento tem sido visível.
De acordo com dados recentes da Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA), Portugal é o 4º país da Europa com mais carregadores por cada 100km.
No final de 2020, a rede de carregadores contava com 3.076 carregadores...
Segundo o estudo mais recente da ACEA, Portugal é o 4.º país com mais postos de carregamento por 100 km de estradas. Adicionalmente, em agosto de 2021, foi registado um número recorde de carregamentos na rede de mobilidade elétrica em Portugal, com 145 mil carregamentos.
Este crescimento foi catalisado pelo investimento do Estado, superior a 12 milhões de euros, que possibilitou o desenvolvimento da rede pública piloto e criou o inovador sistema de acesso universal da mobilidade elétrica em Portugal.
A rede Mobi.E, com mais de 70 operadores de pontos e 20 Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica, tem vindo a crescer, quer em número de postos, quer no aumento da potência disponível: disponibiliza agora 4.175 pontos de carregamento, distribuídos pelo território nacional, incluindo Açores e Madeira, dos quais cerca de 800 pontos são rápidos ou ultrarrápidos (>50 kW).
No final de 2020, a rede contava com 3.076 pontos, cerca do dobro das tomadas instaladas no ano anterior e, em 2021, tem vindo a crescer a um ritmo médio de 31 novos pontos por semana.
O mais recente estudo da Associação Europeia de Construtores Automóveis coloca Portugal como o 4.º país com mais postos de carregamento por 100 km de estradas, com 14,9 pontos de carregamento por cada 100 quilómetros de estrada existentes.
Para quem pretender saber todos os pontos de carregamento, pode ver no site da UVE aqui. Estão disponíveis links para a localização no mapa de Portugal (na coluna localização), para fotos e comentários do Electromaps (na coluna do código) e o estado de uso dos postos da miio (na coluna do tipo de carga).
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Isto é um repost da mesma notícia publicada aqui: https://pplware.sapo.pt/motores/portugal-quarto-pais-com-mais-postos-de-carregamento-eletrico-por-100-km/
E a observação mantém-se: “Europa” e “União europeia” não é a mesma coisa…
Sim, não é. Europa são todos, União Europeia não são todos.
Exato. O estudo/ranking da AECA não inclui países como a Suiça, Noruega, Inglaterra…
Que fixe somos os maiores em quase tudo
Só é pena que a nível salarial somos dos ultimos
Não não somos.
Como não somos dos últimos?
No que respeita ao salário mínimo, faltou acrescentar!
10.º país da UE com salário mínimo mais alto. A vida não está fácil para a maioria…
Portugal não é o 10° país europeu com o SMN mais alto, a não ser que excluas os países que não tem o SMN como uma lei do trabalho.. outra, sendo que Portugal é um dos países com carga fiscal mais alta que os países que tem o SMN relativamente mais baixo, o que vai interessar aqui é o poder de compra.. e nós aí estamos bem pertinho do último lugar
Eu baseio-me nos dados divulgados pela Eurostat em Fevereiro deste ano. E tu, em que te baseias?
E este estudo leva em conta se os ditos postos de facto estão operacionais de verdade? Ou apenas que existem? Posso “plantar” 1000 postos aqui na cidade e nenhum funcionar. No papel serão 1000 mas na realidade não haverá nenhum.
+1
E menos de 20% é que são postos com + de 50kw…
Também não podemos ser maus em tudo
Também somos dos primeiros em complexos de inferioridade.
E validaram se estão a funcionar? Ter é uma coisa, estar a funcionar é outra.
É giro ir na A2 e os abastecimento elétrico estarem desativados. Podemos ser o 4º com instalações mas não o 4º que estejam operacional.
Lolol, mas que estudo mal feito… Já conduzo apenas eléctrico há uns anos… Maioritariamente pela Suiça, Alemanha, França, Itália, Áustria… o mais forte deles todos é a Suiça com vários carregadores de 300kwh a cada 10km, mas em todos esses países encontro carregadores a funcionar em abundância. Em Portugal super rápidos são praticamente inexistentes, os de 50kw maioritariamente não funciona, existem é muitos de 1.5kw nas cidades mas até esses na sua grande maioria não funciona. Os postos que carregamento em Portugal são uma lástima…quem escreveu tal estudo devia ser preso, porque aí lerem isso os nosso políticos e portugueses ontem mais uma vez uma informação errada onde todos pensam que afinal não somos assim tão mais, mas que encobre a pura realidade, na qual Portugal está completamente ultrapassado.
de 1.5kw não existe nenhum, não tem nada mais abaixo do que 3.6kw, muitos deles estão a ser convertidos em 7.2kw.
OK, 3.6kWh para carros Trifasicos, 1.5kWh para Monofasicos que é a maioria em Portugal (Os primeiros Zoes, todos os Leaf, Hyundai Ioniq etc)… com uma linha de 22kWh esses carros conseguiam 5.6kWh 😉 e os trifasicos 22.
Não, 3.6 kw para mono, 11 kw para trifásicos. A maioria em Portugal são mono de 7.4 kw e trifásicos.
Desde há uns anos que têm vindo a renovar os de 3.6 para 7.2 e outros para 11 kw trifásicos.
1.6 Kw não existem em Portugal
Não se esqueça que unidade de potência é Kw, Kwh é energia.
Pode ver aqui os que existem, ou então com a aplicação miio para telemoeis, entre outras com plugcharge, electromaps.
em contrapartida par cá o minimo é 11 para paques de estacionamento prolongados tipo aeroporto etc…. e os rapidos de 50 estao a ser alterados pelos de 300 😉 enquanto por ai estão a fezer um investimento sem qualquer fundamento para 7.2kWh
Por cá já não instalam mais de 3.6 kw, 7.2kw e 22 kw são todos os novos.
Nos rápidos a maioria ainda é 50kw, mas também não instalam mais, agora é tudo para cima de 100kw.
Correção, estive a consultar agora a lista, nem são 3.6 nem 7.2 kw, mas sim 3.7 kw e 7.4 kw respetivamente.
No mapa já é dificil entrar de 3.7 kw, a esmagadora maioria é tudo de 22kw, trifásicos claro.
Aqui pode consultar os rápidos.
https://www.uve.pt/page/postos-carregamento-rapido-portugal/
Faltam ainda os da Ionity, da tesla e de outras empresas neste link:
https://www.uve.pt/page/pontos-de-carga/#RedeMOBI.E
Lolol, mas que estudo mal feito… Já conduzo apenas eléctrico há uns anos… Maioritariamente pela Suiça, Alemanha, França, Itália, Áustria… o mais forte deles todos é a Suiça com vários carregadores de 300kwh a cada 10km, mas em todos esses países encontro carregadores a funcionar em abundância. Em Portugal super rápidos são praticamente inexistentes, os de 50kw maioritariamente não funciona, existem é muitos de 1.5kw nas cidades mas até esses na sua grande maioria não funciona. Os postos que carregamento em Portugal são uma lástima…quem escreveu tal estudo devia ser preso, porque ao lerem isso: os nosso políticos e portugueses obtêm mais uma vez uma informação errada onde todos pensam que afinal não somos assim tão mais, mas que encobre a pura realidade, na qual Portugal está completamente ultrapassado tanto a nível de quantidade como de qualidade em relação a mobilidade eléctrica.
Eram uma lastima enquanto gratuitos, agora temos empresas a explora-los e melhorou muito.
Espetáculo, aqui na minha freguesia existe 1 posto publico de carregamento (num posto de combustível), numa área de 16,37 km² com 68 656 habitantes e uma elevada densidade populacional de 4 194 hab./km²(dados de 2021).
Quantos carros elétricos existem ?
Aqui na aldeia do sabugal de cima somos mais de 200 eletricos e apenas existe 1 posto de carregamento a 20kms em oliveira do hospital
Ora bem