Polestar 4: Será este novo SUV coupé um Tesla killer?
A Polestar havia deixado um teaser sobre o seu novo elétrico. O Polestar 4 foi agora apresentado e traz a chancela de um SUV coupé de desempenho elétrico. Este passa assim a ser o segundo SUV da oferta Polestar. As imagens do carro dão ainda mais pormenor.
Polestar 4 virá aumentar a concorrência num segmento médio
A marca, propriedade da fabricante chinesa Geely com fortes inspirações Volvo, refere que o Polestar 4 transforma a aerodinâmica de um coupé e o espaço de um SUV numa nova geração de SUV coupé. Conforme é possível perceber, este elétrico traz linhas de design que foram apresentadas inicialmente nos protótipos da marca.
O Polestar 4 está posicionado entre o Polestar 2 e o Polestar 3 em termos de tamanho e de preço.
Com o Polestar 4 adotámos fundamentalmente uma nova abordagem para o design de um SUV coupé. Mais do que simplesmente modificar um SUV existente, dando-lhe uma linha de tejadilho mais rápida e, como resultado, comprometer elementos como os apoios de cabeça traseiros e o conforto, concebemos o Polestar 4 para ser, desde o seu início, uma nova geração de SUV coupé capaz de oferecer aos passageiros traseiros uma experiência e um nível de conforto únicos.
Afirma Thomas Ingenlath, CEO da Polestar.
Design & Sustentabilidade
Segundo a nota de imprensa apresentada pela marca, é referido que este carro é orientado pelo design. Traz elementos-chave no seu aspeto que foram inicialmente apresentados no protótipo Polestar Precept, e que agora ganham vida. Entre eles está a eliminação do vidro traseiro que permite criar um novo tipo de experiência imersiva para os ocupantes dos bancos traseiros, e a separação das luzes dianteiras de lâmina dupla com assinatura iluminada única da Polestar - complementada pelo emblema Polestar com iluminação de precisão milimétrica a partir de baixo.
A eficiência aerodinâmica é realçada pelo nariz baixo, puxadores de porta retráteis, vidros embutidos sem moldura, lâminas traseiras aerodinâmicas e otimização do fluxo de ar à volta da barra de luz traseira.
Tendo como base a plataforma premium Sustainable Experience Architecture (SEA) desenvolvida para Geely Holding, o Polestar 4 é um SUV coupé para o segmento D que apresenta uma distância entre eixos de 2999 mm. O seu comprimento total são 4839 mm, largura 2139 mm e altura 1544 mm.
Habitáculo generoso ganha uma nova vida com o teto envidraçado a todo o comprimento. Curiosa é a nova funcionalidade electrocrómica opcional, que permite ter este vidro opaco ou transparente, dependendo do estado de espírito.
No Polestar 4, os materiais mais circulares e de baixos níveis de carbono substituem as soluções mais tradicionais. Isto inclui medidas para uma maior transparência na cadeia de fornecedores com a tecnologia blockchain a rastrear os materiais de risco e as baterias. O relatório de ciclo de vida (LCA), que ilustra a verdadeira pegada de carbono deste automóvel, será publicado em 2024, em conjunto com a Polestar 4 Product Sustainability Declaration.
Os novos materiais interiores incluem um têxtil de malha personalizado que consiste em PET 100% reciclado, juntamente com vinil bio MicroTech e estofos de couro Nappa com garantia de origem responsável. Isto permite que a sua reciclagem seja mais eficaz e mais eficiente, eliminando a necessidade de separação de materiais incompatíveis antes da reciclagem.
Performance
O Polestar 4 é o modelo de produção mais rápido de sempre da marca. Os 0-100 km/h são feitos em apenas 3.8 segundos e a potência máxima de 400 kW (544 hp). Os motores apresentam ímanes permanentes e um design síncrono. A dinâmica de condução é fiel à marca Polestar – as respostas da direção e o comportamento são precisos resultando numa experiência de condução emocionante e ágil para todos os ocupantes.
Estão disponíveis versões dual e single motor, sendo que as segundas apresentam tração traseira. Apesar da elevada potência e performance, o controlo e a confiança são sempre fatores fundamentais na produção de um modelo elétrico para utilização quotidiana agradável e responsável. A versão dual motor apresenta uma suspensão semi-ativa para um nível adicional de ajuste entre o conforto e a dinâmica de desempenho dinâmico.
Dependendo da versão, a gama de jantes poderá variar entre as 20 e as 22 polegadas, sendo os pneus fornecidos pela Pirelli e pela Michelin.
Ambas as versões Long range apresentam uma bateria de 102 kWh. A Long range Dual motor tem 400 kW (544 hp), 686 Nm e um objetivo preliminar de autonomia até 560 km WLTP. Possui ainda uma função de desativação para o motor elétrico dianteiro, permitindo, quando este não é necessário, maximizar a autonomia e a eficiência.
Todas as versões incluem capacidade de carga até 200 kW DC e 22 kW AC sendo a tampa para o carregamento motorizada. A função de carregamento bidirecional está incluída, com capacidade vehicle-to-load (V2L) sendo possível fornecer energia a dispositivos externos a partir do Polestar 4. Está também instalada de série, uma bomba de calor, que permite que o automóvel condicione, antecipadamente, a cabine interior e a bateria.
Existe uma nova função para otimização da condução, podendo o condutor escolher, na versão Long range Dual motor, modos de condução que maximizem a autonomia ou dinâmica. O modo Performance melhora a capacidade de resposta das motorizações e ativa os dois motores em simultâneo para uma potência total e uma melhor dinâmica.
O modo Range dá prioridade à eficiência, adaptando as motorizações para um estilo mais calmo forçando apenas a utilização do motor traseiro.
A versão Long range Single motor apresenta 200 kW (272 hp) e 343 Nm no motor traseiro com os valores preliminares de autonomia a alcançarem até 600 km WLTP.
Tecnologia & Segurança
A Polestar continua a apresentar um nível tecnológico que irá levar os automóveis futuros a disponibilizarem ainda mais entretenimento, mais conectividade e mais autonomia. No Polestar 4, o sistema de infotainment powered by Android Automotive OS e pela Snapdragon Cockpit Platform utiliza agora um ecrã horizontal de 15.4 polegadas.
Com a incorporação do Sistema Google, que inclui Google Assistant, Google Maps e Google Play, a Polestar continua a oferecer uma experiência de conectividade única. A estreita colaboração com a Google permite à Polestar ultrapassar os limites neste capítulo.
Está disponível como opção o Sistema áudio Harman Kardon onde se incluem 12 colunas e um amplificador de canal híbrido de 1.400 watts. Incluídos no Pack Nappa estão também duas colunas nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros – aumentando assim o total de colunas para 16. O Apple CarPlay está também incluído.
À semelhança dos outros modelos da Polestar, estão também disponíveis atualizações remotas regulares (OTA over-the-air) que permitem atualizar à distância todos os automóveis acrescentando novas funcionalidades e melhorias, eliminando a necessidade de visitar uma oficina para descarregar o software mais recente.
No capítulo da segurança, a marca não se quer destacar da Volvo, marca com a segurança nos genes. A referência à Volvo dá um cunho de segurança ao Polestar 4 que acrescenta caraterísticas inovadoras neste capítulo quer no interior, quer no exterior – testadas com os mesmos standards rigorosos dos restantes modelos da gama Polestar. Estão incluídos até nove airbags.
O equipamento de série inclui um total de doze câmaras, um radar e doze sensores ultrassónicos. Isto inclui uma câmara de monitorização do condutor, que apenas transmite dados e não grava vídeo, para monitorizar os movimentos da cabeça e dos olhos do condutor, ajudando a evitar acidentes relacionados com a fadiga ou com a incapacidade.
Em conjunto com a deteção de mãos no volante, o sistema de monitorização do condutor ajuda a manter o condutor atento à condução, caso seja necessário.
Produção, Disponibilidade & Preços
O Polestar 4 será lançado inicialmente na China. Contudo, no início de 2024, este carro deverá chegar à Europa, América do Norte e Ásia Pacífico.
O preço de lançamento indicativo é de 60.000 EUR. Portanto, este é um veículo para se ajustar aos benefícios fiscais atribuídos às empresas e aos particulares, dependendo do mercado europeu.
Todos estes argumentos e muito mais vão estar a escrutínio dos clientes que querem um elétrico fiável, com boa autonomia e tecnologia atual. Poderá ser um novo e duro concorrente ao SUV da Tesla.
Este artigo tem mais de um ano
A marca killer é a tesla, que está a roubar mercado às grandes.
“um Tesla killer?” Apenas e só se tiver um preço acessível ao público!
Não é um Tesla Killer. É um Q8 e-tron, EQC, ID5 killer. A tesla, para chegar a este nivel, tinh de nascer quinze vezes. Que carrão.
+1
Eu concordo e parece muito bom o Polestar, mas por que ele vem da China e não da Alemanha … porque qualquer coisa que a Alemanha atira na Tesla é medíocre e de segunda categoria. (O que, a falsa narrativa “QUALIDADE DE CONSTRUÇÃO” não salvando os alemães). Um famoso CEO / engenheiro que odeia a Tesla, Bob Lutz, da GM, FORD e Chrysler, uma vez que as montadoras centenárias ativarão essa experiência e esmagarão a Tesla de uma vez por todas … bem, bem, isso nunca aconteceu.
GM, FORD, BMW, VW, AUDI e MERCEDES estão simplesmente trabalhando para manter as luzes acesas … Todos eles têm dívidas enormes, algo como 100-200 bilhões cada, com um pé fora da porta de ir à falência.
Vai ser a China e a Tesla a governar o mundo automóvel… os velhos vão cair para quase “0” devido a uma mudança de paradigma.
Os Tesla na qualidade percebida, não são grande coisa, embora tenham melhorado, mas a construtrução do chassis, mecanica e tecnologia, continuam muito à frente. A frase do novo presidente da Toyota assim o reflecte, uma obra prima… não deve ter sido fácil afirmar isto, tanto que vão desenhar uma nova plataforma para eléctricos. O Musk não era um fabricante de carros e notou-se e quase faliu a marca, mas pensou de forma diferente e em muitas coisas todos o seguiram.
Sim, a tecnologia presente nos Tesla está muito à frente dos outros EV. Uma vez vi um representante de uma associação de proprietários de EVs e ele disse: no mundo dos EVs há os Tesla, e depois todos os outros. Não esquecer que a Tesla leva um grande avanço no desenvolvimento. Depois peca na construção pela sua falta de experiência.
Lindo!!!!
OK um pouco maior que o model y, uma.bateria estupidamente maior, ao nível do model S/X e sem autonomia a condizer. 560km com 102kwh, vs o model Y com 514km com 78kwh, até o model X faz 576km com 100kwh e tem mais 40cm de comprimento…
Por outras palavras, este carro pode se diferenciar pela estética. O polestar 2 é bonito e este parece seguir as linhas, pode ter interior melhor, mas por baixo do pano deixa a desejar e muito e não sei se tem bagageira na frente ou se está ocupado com outras coisas…
Mas mais opções é positivo, se bem que por 60k é 33% mais caro que o Model Y entrada de gama que tem entrega em maio/Junho se comprado hoje…
Comparar um Tesla Model Y a um Polestar é ofensivo. A nível tecnológico, apesar da Tesla estar um pouco à frente, estão taco-a-taco. A nível de qualidade nem tem ponto por onde se lhe pega, Rui. A qualidade de construção da Tesla é horrível. E, hoje em dia, só compra Tesla quem é estupido.
Hoje compro um Y por 46.999 e amanhã, porque o Musk bateu com a cabeça na esquina da porta da casa de banho, desce para 42.999. Entretanto fiquei a arder com 5k.
Lindíssimo! Obra prima do design. A Tesla, desculpem, nem chega aos calcanhares deste, já para não falar da diferença em termos de qualidade.
Muito bonito, mas sinceramente o preço é horrível 🙂
Goste-se ao não, mas a Tesla veio mexer com o mercado automóvel, gosto muito do Tesla S, para mim o mais bonito da Tesla só é pena o preço, mas como já repararam o preço é sempre um problema para mim, tenho carro por necessidade e o carro tem de responder as minhas necessidades e não uma ferramenta de vaidade
Um carro para a classe média assalariada é até 20k euros. A partir daí só para a burguesia exploradora.
@grunho tens o Dacia Spring. Mas só pela burguesia deverias partilhar o teu carro com os teus vizinhos. Não é o que os teus amigos comunas defendem?
A tua cegueira mussoliniana/salazarienta impede-te de te manteres informado. Em sociedade socialistas não existe propriedade privada de meios de produção, mas existe propriedade pessoal de bens de consumo.
Estou a tentar perceber como é que a eliminação do vidro traseiro (diminuição drástica da visibilidade do condutor!!), aumenta a segurança de condução.