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Será possível ser eletrocutado por um carro elétrico?

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Jakim+Zé says:

    E foi preciso fazer um estudo?

    Perda de tempo. É obvio que é possível.

    Da mesma maneira que posso ser atropelado por um avião. Agora a probabilidade é que é baixa.

    Ademais, nenhum fabricante assume que não é possível, senão estava a por-se a jeito para ter de pagar indemnizações.

    Agora o curioso, e que o estudo não refere, nem o Pplware investigou, é: Na eventualidade de alguém morrer por ter sido eletrocutado por um veículo elétrico, quem é que é responsável.

  2. Antonio+Vasco says:

    Já agora, uma dúvida que já me apareceu inúmeras vezes:
    Ao ligar o carregamento do carro debaixo de chuva, e como as fichas são sempre no sentido descendente, pode uma pessoa ser electrocutada? Alguém sabe?

    • JL says:

      Não, porque além de ter os tais mecanismos que falam no artigo, o evse ou carregador tem sistema de deteção de ligação à terra, qualquer falha nesse sentido o cabo nem é energizado.

      O mesmo quando liga a tomada, quando a tomada de carga está desencaixada do carro, não tem energia, ela só é energizada, e pode-se ver pelo led power do evse quando isso acontece, portanto, o cabo de carga solto nunca tem energia na ficha, e quando é parada a carga, também desliga, portanto qualquer intervenção da pessoa com o cabo, é sempre feita sem energia.

      • _RJCA_ says:

        Isso faz-me lembrar as tomadas de encravamento, só quando são rodadas (depois de encaixadas) é que ativam o sistema. Pelos vistos o conceito é idêntico…

        • JL says:

          SIm, inclusive só ligam se não houver qualquer erro tanto no carro como no evse (carregador) , até mesmo quando se ativa o carregamento programado (para carregar a partir de x horas) a tomada não é ligada com 230v, o carro faz um primeiro teste só para verificar se tem 230v AC, e logo a seguir desliga.

          • ifm says:

            JL percebes tanto de eletriciade como eu de Musica.

            Se a a “tomada não é ligada com 230v” “Verificar se tem 230v AC”,
            Mas tambem não é preciso der nenhum eletrecista para se perceber que não faz qualquer sentido isso.

            Verifica se tem 230V mas a tomada não tem os 230V, então como verifica?? não faz sentido.

            “deteção de ligação à terra, qualquer falha nesse sentido o cabo nem é energizado”
            Outra mentira, o cabo é energizado-> pelo fio de terra<- para fazer o teste de terras, em equipamentos de teste convencionais é 500V, neste caso dos carros não sei.

            Como é obvio os carros tem muitos sistemas de segurança, para garantir que o utilizador esteja seguro, tanto medidas fisicas, como medidas eletronicas etc.
            E ninguem vai morrer agarrado a ficha.

            Mas se ha eletricidade envolvida o risco de de apanhar um choque esta enerente, mas seja um carro, o micro-ondas, o figorifico, a maquina de lavar, etc

            "intervenção da pessoa com o cabo, é sempre feita sem energia"
            Mas dizer isto é tangaaa, uma mentira pegada e falsa informação

            O cabo pode estar energizado, e não estar a carregar o carro, são coisas diferentes.

            Mas dito da forma que dizes da a falsa segurança as pessoas, quase dizendo "se o carro acabou de carregar e esta parada a carga, posso cortar o fio que nada acontece".

            Os teus comentarios é que precisam de moderação, e ser apagados, porque estas a prestar falsas informaçoes.

            Não vale tudo para vender carros, isso fazes aos teus clientes no teu stand, não venhas é espalhar desiformação.

          • JL says:

            Sim, entendo mais que muitos aqui, e até mais que você, pelo que diz.

            Eu não disse isso em lado nenhum, você é que não entendeu porque não sabe como funcionam estes sistemas.

            Quando liga a tomada shucko a uma tomada em casa o cabo recebe energia, no entanto a ponta do cabo tipo 1 ou tipo 2 não fica com 230 v AC antes de ser ligada ao carro, existem relés de corte pelo meio.

            O mesmo acontece com a ligação à terra, esses reles ficam desativados se não houve terra em condições.

            Não disse em lado nenhum que o cabo era energizado pela terra, portanto como não entende nada de electricidade ainda se dedicou a inventar.

            Não é falso tanto que disse o porquê, se não acredita teste e depois venha cá.

            A ligação entre o carro e o carregador nunca tem energia, podemos apostar uns Porsches e uns Ferraris, seja entre carregador for, até nos rápidos.

            Se tiver em carga sim, tem energia, se cortar o cabo danifica o alicate, qual a dúvida ? Nessa altura o disjuntor da instalação dispara e o evse (aquilo que chamam de carregador) também deteta o curto e abre os relés.

            Se tiver parado a carga, também não existe energia entre o evse e o carro.

            Se são falsos venha com artigos e factos de que estou a dizer algo falso, porque vir com esse texto todo sem nada, só demonstra que não pesca mesmo nada do assunto.

          • JL says:

            E já agora, não vendo carros, fique descansado.

      • Antonio+Vasco says:

        Obrigado, já imaginava isso, não é bem essa a minha dúvida.
        Ultimamente tenho lido sobre tecnologia de 800v em baterias, o carregamento será feito a essa tensão? Já começa a ser alta tensão, e alta tensão é bastante perigosa, basta uma mínima corrente de mA para poder fazer uma bruta queimadura.

        • JL says:

          No caso das de 800 volt, nos postos rápidos é feito a essa tensão, em casa é feito a 230 volt AC, dentro do carro a corrente é convertida e a tensão elevada para 800v DC.

          É considerado alta tensão a partir dos 60v, portanto em todos os evs é alta tensão, à exceção dos pequenos EVs que funcionam abaixo disso e não são todos.

          Sim, mas o carro tem sistemas de segurança para detetar fugas se corrente e falhas de isolamento.

          • Killertomato says:

            É considerada alta tensão a partir de 60V???
            60 kV, meu caro!

          • JL says:

            Não, no sector automóvel é considerado alta tensão a partir dos 60v em corrente continua e 30v em corrente alterna.

          • B@rão Vermelho says:

            Tanto na Formula 1, Formula E e Moto E, há regras muito bem definidas de quando e onde os comissários de pista podem tocar nos carros/ motas, pode ser só por segurança máxima uma vez que quando são chamados a intervir pode ser por queda ou acidente, mas diria que o risco está lá.

  3. JL says:

    Se morreu com um veiculo submerso em água é impossível ter apanhado choque, já que a água tem menos resistência elétrica que o corpo humano.

    • André R says:

      Eh lá sabes o que estás a escrever?

        • André R says:

          A água, como tu dizes, tem menos resistência elétrica, logo a corrente é…??? Isso mesmo, maior…
          Então pela tua lógica, podemos “regar” os cabos nus de baixa tensão na rua, porque estamos protegidos pela água. Isto pela tua “lógica”. Podes tomar banho e secar o cabelo ao mesmo tempo… pela tua “lógica”.
          Não percebo como é que não colocam extintores de água de 20L nos PTs …
          Água e eletricidade não se misturam e considerando ainda que uma grande % do nosso corpo é água…
          Já ouviste falar em eletrólise? As vezes até adicionam sal para diminuir a resistividade e acelerar a eletrólise…

          • Antonio+Vasco says:

            Deixa lá isso, percebes pouco de electricidade, mas pensas que percebes…

          • JL says:

            Exato, já alguma vez apanhou choque quando está a chover ?

            Sim, inclusive pode meter um cabo ligado à tomada dentro da banheira, que não apanha choque nenhum.

            Extintores não são para não livrar dos choques, mas sim para apagar fogos, tem a certeza que sabe o que é um extintor ?

            Exato, quanto mais sais minerais tiver a água menos resistência eléctrica tem a água, sabia que existe água que não é condutora ? Que é a água des-ionizada, que é usada em refrigeração de equipamentos que trabalham com alta tensão, o mais comum é ver-te em lasers de corte e marcação.

          • JL says:

            Já agora, não existe lógica nenhuma ali, é pura física.

            Neste estudo não deviam ter pedido ajuda ou colaboração de um biólogo e químico, mas sim de alguém formado em química e física, tinham a resposta na hora, poupavam tempo e dinheiro.

          • Hugo says:

            Só podes ser um bot para falares de tantos termos técnicos e não teres entendido o exemplo do extintor, independentemente de ser ou não um bom exemplo. Não há como alguém mandar tantas postas e não conseguir interpretar Português corretamente.

          • JL says:

            Eu entendi, ele é que não. Se a água é condutora não se apaga fogos que envolvam corrente eléctrica com ela.

            Enfim.

          • Hugo says:

            Claro que entendeste…ele é que não entendeu. LOL

          • JL says:

            Claro que não, para quem não entende nada de eletricidade, já é normal este tipo de confusões.

          • Hugo says:

            Não se trata de eletricidade mas sim de Português…

          • JL says:

            Sim, de electricidade quando se fala em português.

  4. ZERTO says:

    Existem muitas variáveis e como tal não se pode precaver nenhuma delas, sim é possível morrer electrocutado num carro eléctrico assim como também é possível morrer electrocutado num carro à combustão. Lembrem se que o que mata não são os voltes mas sim os amperes 1000v 1 microampere não mata mas 1v 1000 amperes é churrasco já dizia o meu professor de electricidade industrial.

  5. TdSR says:

    Muitos donos já têm o cérebro queimadinho assim que compraram um elétrico.

  6. bigname says:

    Mais uma atençao aos carros chineses, o barato pode sir caro.

  7. Marcos says:

    Probabilidade é mínima tal como em colisão a colocação da bateria foi projectada para minimizar os riscos ao máximo. É mais provável por um incêndio do que por um carro elétrico submerso…..na minha óptica sempre modesta acho que o maior risco do carro elétrico é mesmo o incêndio….. porque o calor do incêndio se não for extinto acabará por afectar a bateria…..

  8. PJA says:

    Como é óbvio pode-se morrer de electrocussão se mexer num BEV, mas nunca como simples utilizador.
    Há zonas “técnicas” que são para mexer por técnicos com tensões elevadas de 400V, e mesmo 800V e estas são mortais por serem contínuas e terem uma alta corrente. Por exemplo num ICE temos tensões nas velas que pode ir a 30000V, mas dificilmente serão mortais por terem pouca corrente.
    Os próprios pontos de carregamento só estão sob tensão depois do “handshaking”, até lá pode-se mexer nos cabos e aproveitar para fazer alguma inspeção visual ao cabo em caso de dúvida com cortes no cabo ou ficha com rachas/ partida escolher outro local.

  9. Disjuntor says:

    Percebes muito disto, nem sei como tens tempo na tua vida para vir para aqui comentar… LOL

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