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Pode o hidrogénio competir com o gasóleo e a gasolina? Estudo sublinha que sim

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Rodrigo says:

    Os estudos são bonitos no final só andam empresas atrás de fundos pois quando os fundos acabam já ninguém quer saber dos altos custos.

    http://www.motor24.pt/noticias/localidade-francesa-de-pau-desiste-de-autocarros-a-hidrogenio/1620196/

  2. JL says:

    “Conforme mencionado no início do artigo, importa perceber que os estudos estão a ser feitos e que, tratando-se de investigações, abrangem uma série de dados limitada. Por certo, as amostras serão alargadas a escalas maiores e conheceremos, com o tempo, mais resultados e conclusões.”

    Pois…… contando com os dados fornecidos pelas fabricas do mesmo, certo, certo. Desde que venham muitos fundos…..

  3. Luis Alem- mar says:

    O futuro sera a fusao nuclear, todos os carros terao motor de ioes. Ate la os eletricos sao uma boa transicao.

  4. Isto vai de mal a pior says:

    O lobby dos elétricos anda por aqui, mal apresentam um estudo a favor do hidrogénio aparecem os arautos para proteger a sua dama…

    • JL says:

      Então você não sabe ler, veiculos a hidrogénio são eléctricos.

      • Yamahia says:

        Apenas não carregam um lastro pesado, desajeitado e monstruoso. Ao mesmo tempo que são um atraso de vida qd, em viagem, chega a hora do carregamento. Faz toda a diferença.

        • JL says:

          Carregam mais,até porque são mais pesados. E a hidrogênio pode chegar a 4:30 horas, como já mostrado aqui.

          • Yamahia says:

            Os cães ladram e a caravana passa.
            Este ano sp quero ver se vamos ter algum puro elektro a fazer a corrida.
            H2 vão ser mais q muitos, incluindo motas
            https://www.autosport.pt/todooterreno/dakar/portugal-leva-hidrogenio-ao-dakar/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=portugal-leva-hidrogenio-ao-dakar

          • JL says:

            Já teve no ano passado, este ano também não vai ter nenhum a H2, já que só vão fazer pequenos trajetos.

            Motas a H2 ? LOOOOOOOOOOOOOOOOOL, aquilo que inventam só para serem negacionistas.

          • João says:

            O hidrogénio será sempre uma boa alternativa ao gasóleo e gasolina . Terá sempre uma vantagem TREMENDA em relação aos veículos 100% elétricos por não requerer uma infraestrutura que não está ao alcance de todos . Quem mora numa zona urbana densamente povoada , com muitos prédios sem garagem será sempre um candidato a NÃO ter um 100% elétrico e aí pode e deve entrar a opção hidrogénio. O problema é a falta de postos e o custo da tecnologia pois quem mora por exemplo num apartamento no Cacem dificilmente terá uma fortuna disponível para comprar um carro destes . Além disso é necessário que hajam apoios sérios à compra destes veículos e que seja feita uma clara aposta no hidrogénio verde : tal como nos elétricos , a origem da produção é indispensável para que se possa falar de ambiente e ecologia . Por fim o preço do combustível: não pode ser mais caro do que aquilo que já temos ou torna-se pouco interessante e mais uma vez, um factor que faz com que a tecnologia não vingue . No fim de contas , são demasiadas barreiras para que haja hipótese que avance, mas não se trata de uma guerra contra os elétricos – trata-se de um complemento, a caminho de um planeta mais limpo.

          • JL says:

            Mas a infraestrutura para hidrogênio é mais pesada e 100x mais cara, além de gastar muito mais energia, hidrogenio verde é produzido com energias renováveis, logo o preço para um é proporcional ao outro, só que para hidrogenio gasta 5x mais do mesmo. E não existe qualquer infraestrutura para eles, sendo que para se criar gasta se muito mais.

            Sim, são bem mais caros de comprar e de manter, bem mais caro de manter que um a gasolina, cerca de 3 a 4x mais.

            Os apoios são os mesmos que para bev, atualmente, se bem que como o custo destes já passa o limite, já nem IVA conseguem deduzir, isto no que toca a empresas.

            O hidrogênio é isso mesmo, a maneira fácil de cativar investimento, por isso é que quando toca ao sermos “nós” a pagar, a tecnologia passa sempre para “futuro”.

    • Mário says:

      Não vi em nenhum lado que o hidrogênio é um substituto do eléctrico, ou que era uma melhor opção. Os carros a hidrogênio são eléctricos.

      • João says:

        Podemos entrar nesta confusão mas é apenas gostar de criar confusão !! Então diga-nos lá , se não tiver hidrogénio como é que o carro anda ? Estou curioso, pois tinha ideia que os veículos elétricos necessitam de ser ligados à corrente elétrica para andar , os a gasolina , necessitam de combustão para andar … já os de hidrogénio pelos vistos também só precisam de eletricidade pois pela ideia que tem , são elétricos !! Percebo que quer dizer que o motor em si é elétrico , mas um carro com motor elétrico alimentado por um gerador a gasóleo pode ser chamado de carro elétrico ? Penso que há que separar as coisas para não confundir

  5. Hugo Sousa says:

    Mas outra vez arroz….????

    Para obter 1kg H2 “verde” são necessários:

    +55kWh de energia “verde”
    +10 litros de água limpa
    +15 cisternas de trasnporte para o equivalente de uma a gasóleo
    +comprimir e refrigerar de 300Bar para 700Bar

    O Toyota Mirai faz 2,2 kg em autoestrada em 100km ….

    E continuamos com estudos ????

    Nada bate a física…

    Usem o cérebro…

    • JL says:

      Saiu mais uma resultados ilariantes, neste caso da Toyota HiAce com motor a combustão, alegam que com 141 litros de hidrogênio fazem menos de 200 KMS, ou seja, tem menos de 200 KMS de autonomia.

      Fazendo as contas dara a mesma capacidade que leva o Mirai nos tanques, ou seja, cerca de 5.6 kilos, o que dá um custo de cerca 75 euros cada 100 Kms.

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