Pequeno conserto estético de um Rivian custou 21 mil dólares. Está aceso o debate!
Aquando da compra de um carro, são muitos os elementos a considerar, pesando uns mais do que outros, dependendo do futuro proprietário. A manutenção e reparação, por exemplo, são fatores relevantes. O dono deste Rivian R1T contou, no Reddit, que um conserto simples, após um pequeno embate, custou 21 mil dólares.
No Reddit, o dono de um elétrico Rivian R1T partilhou que um camião embateu contra o seu veículo, provocando um amasso, enquanto estava estacionado. O impacto não terá afetado a estrutura do carro, tratando-se de um problema puramente estético.
No entanto, conforme relatou, os custos associados ao conserto do veículo foram surpreendentemente elevados. No Reddit, os comentários não demoraram a acender um debate relativo aos custos de reparação de carros, nomeadamente elétricos.
Hit by semi trailer while parked. $21K for Rivian certified fix. byu/tortito inRivian
Segundo mostrado pelo utilizador, as peças a serem substituídas custaram 4580,95 dólares. Contudo, o recibo totalizou mais de 21 mil dólares. Além dos quase dois mil de taxa, a conta incluiu, também, as horas de trabalho que terão sido dedicadas ao veículo: 120 $/h para a carroçaria e os acabamentos, 165 $/h para o trabalho estrutural, e 195 $/h para o trabalho mecânico.
Contas feitas, grande parte do custo de reparação foi para custos de mão de obra.
Conforme contado, não foi o proprietário do Rivian a pagar os mais de 21 mil dólares, pois o responsável pelo embate assumiu os custos. Contudo, não foram poupadas críticas ao valor apresentado.
Os custos de reparação parecem estar a constituir um problema para os proprietários de carros elétricos. Recorde-se que, em janeiro, a gigante Hertz anunciou que ia vender cerca de 20 mil elétricos e optar por veículos movidos a gasolina, entre outros motivos, pelas despesas mais elevadas relacionadas com colisões e danos com os veículos elétricos.
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Imagem: Car and Driver
Neste artigo: carro eletrico, reparação, Rivian
Normal, as batetias ficam empenadas com qualquer toque e têm de ser subtituidas.
Bom comentário… mostra que leste o artigo com atenção (:
Li e digo-te mais, aquela fatura se fosse discriminada desvendava a o mistério. Trabalho estrutural? Peças a quase 5000 dolars?
Vocês é que papam tudo sem sequer pensar.
Pois…lol
Mentira que as baterias têm que ser substituídas com um pequeno toque, sei por experiência própria, a reparação foi só na carroçaria.
As baterias não dão para desempenar, têm de ser substituidas e empenar uma bateria é fácil.
Neste caso sem fatura detalhada até posso dizer que aquilo é tudo fake.
Body labor? Ok
Structural labor? Lol
Parts? Só se for o farolim.
Se for só carroçaria o problema não está em ser electrico, está na oficina reparadora.
Quando as baterias ficarem empenadas, será que resta alguma coisa do carro ? É que já vi um ID3 que deu umas cambalhotas e a única coisa direita era a bateria.
Basta um toque lateral nas travessas ou longarinas.
Um ID3 capotou? Como é isso possível nestas maravilhas cheias de lastro? LOL
Já viu um pack de um id3 ? Como basta um toque de lado ? Vê se logo que não sabem do que estão a falar.
Então não pode capotar ? Basta despistar.
Enfim.
É verdade. Com qualquer embate na viatura a integridade estrutural das baterias fica imediatamente comprometida. E lembrem-se que as baterias EXPLODEM.
Não tenho nada contra quem quer carrinhos a pilhas mas para mim não, obrigado. Sou muito pobre para poder sustendar um brinquedo de luxo como isso… e que pode explodir a qualquer momento.
Nem todos as bateria “explodem” …
Ah sim. Temos um gênio aqui. Os danos são na lanterna do carro e o gajo culpa a bateria, mesmo que ela esteja do outro lado, bem longe. É cada uma que não dá para acreditar
É fake, tudo aldrabado.
Por isso é que já quase ninguém(exceto empresas = benefícios fiscais) compra elétricos. A narrativa está a ir por água abaixo.
Não será bem por isto, mas acredito mais que o cidadão medio não tem muita vontade de ficar 40 horas numa estação de serviço de autoestrada para carregar as pilhas do carro em pleno agosto quando querem por exemplo ir do porto ao algarve. (assumindo que muita gente tem carro a pilhas com carregadores limitados nas AE)
É que se todos andarmos com carros de pilhas fazer uma viagem dessas eram umas valentes horas.
Eu sou um deles. Nem tempo nem paciência…
40 horas ?
As pilhas não se carregam, só se abastecem.
A ultima vez que lá fui em 10 minutos estive parado.
10 minutos? De certeza que mal deu para chegar á estação seguinte e voltar a carregar. Boa narrativa para convencer, parar de 40 em 40 km durante 10 minutos xD
Lol, mesmo.. está malta pensa que ainda estamos em 1980.
Obviamente foi roubado! Aquilo dá quase 100 horas de mão de obra, o que é um completo disparate!
Assumindo que lá fazem 7 horas de trabalho por dia, portanto quase 15 dias de trabalho dedicado o dia completo. É obvio que não faz qualquer sentido.
Com tantos dias, daria para desmontar e montar de novo o carro inteiro! Duas vezes! Desde que feito por alguém com experiência!
As seguradoras que se entendam…
O trabalho ESTRUTURAL penso que terá a ver com a estrutura do veículo. Talvez a carroçaria tenha ficado TORCIDA… isso não é brincadeira. Por fora pode não se notar muito mas internamente o dano poder ter sido massivo. Relembro que embateu contra um CAMIÃO.
Torcida com aquele toque? Nunca.
O mais certo é ser fake, ou história contada pela metade.
Uma reparação mais cara do que eu dei pelo meu carro. Eu sabia que a mão de obra era caras nos EU, mas 200€/h é obra..
Realmente tantas vezes que o telemóvel me caiu e não danificou bateria…
Os Seguradores gastam o dinheiro dos Segurados. É assim que funciona um regime mutual.
Com o crescimento do parque automóvel eletrificado e o consequente aumento dos custos das indemnizações, não é difícil prever que vai acontecer aos prémios de seguro.
E se estivermos a falar de contratar “danos próprios” para um veículo elétrico, então, vai ser bonito… esperem só um pouco até os atuários começarem a “correr” os números!!