Para ter um Ferrari, não basta ter dinheiro. Marca tem regras e até uma lista negra!
Se achava que para ter um modelo assinado pela Ferrari bastava ter dinheiro para pagá-lo, desengane-se. A fabricante de carros desportivos de luxo tem regras muito claras e possui até uma lista negra, que conta com alguns nomes bem conhecidos.
Embora possa parecer estranho que uma fabricante tenha voz sobre o carro que um cliente comprou, a verdade é que este tipo de abordagem é uma das camadas da exclusividade que nomes como a Ferrari asseguram.
Para se manter exclusiva, considerando que é uma das marcas automóveis mais valiosas do mundo, a Ferrari criou uma lista de regras que devem ser meticulosamente respeitadas - por aqueles que querem ser proprietários e por aqueles que já são.
Caso as regras não sejam cumpridas, os clientes podem chegar à conhecida lista negra da Ferrari, que inclui proprietários que, de várias formas, não estiveram à altura da marca de luxo.
Ter um Ferrari exige comprometimento
Segundo um artigo do Masters Expo, a Ferrari guia-se pelas seguintes regras:
#1 - Processo de venda seletivo
A Ferrari seleciona cuidadosamente os seus compradores, especialmente para modelos de edição limitada.
A lealdade à marca e o histórico de compras desempenham um papel importante nisso.
#2 - Restrições de revenda
A Ferrari impõe restrições de revenda para evitar especulação e aumentos artificiais de preços.
Por exemplo, para vender o seu carro, um proprietário deve, em primeiro lugar, ir a um concessionário Ferrari, pois a marca quer interferir na escolha do proprietário seguinte.
#3 - Proibição de corridas ilegais
Os proprietários de Ferraris devem evitar atividades de corridas ilegais, pois estas podem prejudicar a imagem da marca.
A Ferrari deve, também, dar autorização prévia para corridas e eventos legais.
#4 - Proibição de vendas no primeiro ano
Os proprietários não devem vender o seu novo Ferrari no primeiro ano após a compra para evitar a "revenda especulativa".
O pugilista Floyd Mayweather Jr., por exemplo, foi colocado na lista negra da fabricante de carros de luxo por este motivo.
#5 - Promoção da imagem da marca
Espera-se que os proprietários apoiem e promovam a imagem da marca Ferrari, que representa luxo, desempenho e exclusividade. Assim sendo, os proprietários devem comportar-se de modo a retratar a marca Ferrari de forma positiva.
Ainda que não tenha sido culpa sua, a empresária e modelo Kim Kardashian foi colocada na lista negra da marca e não poderá comprar outro Ferrari, porque o seu automóvel, oferecido como presente de casamento de um empresário malaio, foi desacreditado por fraude fiscal.
#6 - Conformidade com as leis locais
Os proprietários devem garantir que o seu Ferrari cumpre os regulamentos e leis locais relativos a veículos, incluindo normas de emissões e segurança.
#7 - Participação em inquéritos
A Ferrari procura frequentemente obter feedback dos seus clientes para melhorar os seus produtos e serviços e espera-se que os proprietários participem nestes inquéritos.
#8 - Verificação de antecedentes
A marca realiza verificações exaustivas dos antecedentes de todos os potenciais clientes para garantir que cumprem os seus elevados padrões.
Os potenciais compradores devem ter boa reputação e ser selecionados pela Ferrari para garantir que estão à altura da marca.
#9 - Utilização de serviços exclusivos
Os proprietários são incentivados a aproveitar os serviços exclusivos da Ferrari, como a certificação Ferrari Classiche para modelos clássicos.
#10 - Sem ajustes
Os proprietários não podem simplesmente fazer adaptações nos seus carros, e peças não originais estão fora de questão.
Por exemplo, o cantor Justin Bieber terá sido adicionado à lista negra da Ferrari por trocar a cor do carro de branco para azul, e mudar as rodas e o logótipo no volante.
#11 - Discrição
Especialmente no caso de modelos altamente exclusivos, espera-se que os proprietários sejam discretos sobre a sua compra.
#12 - Manutenção apenas em concessionárias oficiais
Os proprietários de modelos da Ferrari são obrigados a fazer a manutenção e as reparações (regulares) dos seus carros em concessionárias oficiais da marca, por forma garantir a sua condição original.
#13 - Condições da garantia
Para manter a garantia, os proprietários devem seguir rigorosamente os cronogramas e diretrizes de manutenção da Ferrari.
Exigência reforça exclusividade da Ferrari
Conforme explicado pelo CarBuzz, a marca de carros desportivos de luxo não pode impedir um potencial cliente de comprar um carro, mesmo que esteja na sua lista negra.
Afinal, os potenciais clientes ainda podem comprar um veículo em nome de outra pessoa ou comprá-lo de forma anónima.
Além disso, apesar de a maioria das celebridades na lista negra da marca ainda poder comprar qualquer um dos modelos novos comuns da empresa italiana, ser-lhes-á impossível chegar aos carros de edição limitada.
Na perspetiva da marca, para ter um Ferrari, não basta ter dinheiro. De certa forma, é preciso ser digno dos modelos.
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Não é só a Ferrari, o Tom Cruise está banido da bugatti por não ter conseguido aberto a porta do carro no festival de canes.
A bugatti só dá prejuizo, quem anda a pagar isso tudo é quem compra VWs!
Sim, e??? Por causa disso deixa de ser uma arte de engenharia????
arte que suga o sangue do povo é negativa.
Gostava de saber o perfil psicológico de quem precisa de comprar ferraris, depois gostava de saber o perfil psicológico de quem fica feliz apenas com uns ferreros a cada natal!
Já o teu camarada Estaline só pensava em fabricar aço…
Para chocar a tua natureza comuna a Ferrero teve um volume de negócio de 17B euros em 2023 …fundada em 1946 numa esquina em Alba e só internacionalizada em 1964.
E a Ferrari só 6.6B euros em 2024.
Para comparar as vendas da Airbus foram 69B Euros.
A Ferrero a vender chocolates vale 1/4 da Airbus em vendas.
Segundo a wiki foram 365000t de Nutella no ano de 2015…
Suspeito que a ferrero vai vender cada vez menos, aldrabaram o produto já não tem a mesma qualidade, o meu perfil de consumidor é de exigência e não convêm irem contra a tradição de qualidade lá está.
Já os ferraris estão para os homens como malas e sapatos de luxo estão para as mulheres, é algo que se veste e se passeia para encher o ego, nem eles sabem conduzir um carro destes.
Sabem sim, tiraram a carta de condução e nas estradas públicas é para cumprir o código.
A ti não te assiste o conceito de guardar recursos. Chapa ganha, chapa gasta, quanto o carro der é a quanto vai, depois queixam-se.
É um produto icónico de excelente qualidade é um produto moldado a ti em que escolhes o mais ínfimo detalhe.
Respeito muito mais a escolha de quem compra um ferrari do que quem compra um porsche ou um lambo.
Se pudesse comprava um ferrari e não precisava que mais ninguem o visse para mim as pessoas podiam ver me com um fiat punto, um ferrari é um ferrari o resto é tudo carros
No meu caso é apenas porque não gosto da marca que o resto dos requisitos eu tenho.
Acertaste, odeio Ferrari
Sabes que és uma personagem quando a malta não te distingue do troll LOOOOOOL
Regra 11 é para rir
Comprar no nome da Sogra é uma solução…
A Ferrari é que devia estar na lista negra por não conseguir fabricar um automóvel fiável.
Diz lá onde é que o teu Ferrari avariou?
Estes carros nunca foram fiáveis nem nunca serão porque esse também não é o objectivo se queres um carro fiável compras um carros de gama média um Ferrari não é feito para fazer 200mil km
Ora aí marcastes ponto 🙂
Idem para a Lamborghini
Para o típico comprador de Ferrari, isso nem lhe assiste porque isso nem são regras, são simplesmente “senso comum” para eles.
Para os outros, há a Lamborghini.
Podem fivar descansado não pretendo ter uma porcaria dessas.
Eu só não compro por duas razões.
Não gosto deste tipo de carros e tenho mais que fazer ao dinheiro.
É o modelo de negócio da marca por forma a manter o sentimento de exclusividade, o ter acesso a algo que parece inacessível, tornando o produto muito mais atractivo e, obviamente, caro.
O “fruto proíbido” é sempre o mais apetecido.
A quem interessar caso queira comprar um:
https://creators.spotify.com/pod/profile/o-investidor-inteligente/episodes/T616–Ferrari-Competio–Luxo-e-Exclusividade-e2nq2h8
a marca achar que o carro ainda e deles depois de o cender nao e nada estranho… vejamos todas as marcas…
Em Portugal é fácil comprar um Ferrari porque há pouca procura. Nos outros países europeus é muito mais difícil.
Ferraris… basta dar um saltinho a certas zonas do país e ver “suecos” com ferraris. Qualquer florzinha do pontapé na bola, compra uma coisa dessas, quando nem “unhos” têm para andar de carrinho de mão… A ostentação sempre foi e será uma das maiores doenças deste país…