Os carros elétricos são seguros? Casal da Flórida descobriu a resposta da pior maneira
Com cada vez mais carros elétricos a serem vendidos, surgem também cada vez mais questões sobre a sua segurança. Os casos parecem crescer e deixam sempre uma dúvida real. Um casal de moradores da Flórida descobriu agora da pior maneira a realidade destes carros elétricos e o perigo que representam.
Os carros elétricos são seguros?
Foi há poucos dias que a notícia surgiu com grande destaque no Condado de St. Johns, na Flórida. Um casal de moradores da comunidade de Nocatee viu a sua casa sofrer danos consideráveis fruto de um fogo.
Tudo começou com um problema nas baterias de um Mercedes EQE 350+ de 2023 que este casal, Jennifer Ruotolo e o seu marido, trouxeram para casa. Este carro elétrico foi disponibilizado pela Mercedes como viatura de substituição quando deixaram o seu carro na oficina.
O Mercedes EQE 350+ terá sido estacionado na garagem da casa do casal Ruotolo pelas 22, sem que tivesse sido ligado à corrente para carregar. Por não terem um carro elétrico, a casa não estava preparada para que este fosse colocado à carga.
Incêndio destruiu o Mercedes e a casa
Pelas 08h30 do dia seguinte, um estrondo foi ouvido e rapidamente o fogo alastrou-se à casa, destruindo uma parte importante. A viatura, como seria esperado, acabou por arder também, ficando totalmente destruída.
O mais curioso é que a Mercedes está a promover uma recolha do EQE 350+, por problemas relacionados com um erro no sistema de gestão da bateria. Este pode fazer com que o veículo não alerte o condutor se houver uma falha no sistema de alta tensão. O problema não está, aparentemente, nas próprias baterias.
A Mercedes já reagiu a este caso e estará a investigar a causa do problema que levou ao incêndio. Com prejuízos calculados em 1 milhão de dólares, a família Ruotolo espera que surja em breve uma resposta e uma solução para este caso.
Fabricantes devem tomar medidas para proteção
Ainda que não seja muito frequente este tipo de problemas, a verdade é que estão a aumentar. Normalmente estão associados a falhas de montagem ou a acidentes, mas existem casos em que tendem a acontecer de forma espontânea e sem qualquer razão óbvia.
Os fabricantes devem encontrar uma forma de controlar estas situações e garantir assim a segurança dos condutores e passageiros. As baterias de iões de lítio convencionais, ou seja, com níquel, podem arder em situações em que algo corra mal, como aconteceu neste caso.
Este artigo tem mais de um ano
“. O problema não está, aparentemente, nas próprias baterias.”
Portanto é a mesma coisa que nos carros a combustão da Mercedes andaram a recolher veículos que estavam a arder por causa das luzes da traseira lol
Não, são 2 coisas completamente diferentes
Um carro a combustão arder por causa de um curto circuito causado na mala é diferente de um carro elétrico arder por causa de um curto circuito noutro lado qualquer…
Exato.
O problema é q ng consegue parar o incêndio de um carro eléctrico. Já um a combustão, na maioria dos casos, um extintor de 1 kg, chega.
Nota-se que aqui neste foi usado só um extintor, e deram por isso quando começou.
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/carro-ardeu-no-centro-do-porto
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/carro-arde-junto-a-centro-comercial-em-loures-condutora-ficou-ferida
“De acordo com um funcionário do centro comercial, a condutora foi inicialmente socorrida pelos colegas que, com dois extintores, tentaram apagar as chamas do veículo.”
https://www.comumonline.com/2015/11/carro-arde-perto-da-universidade-do-minho/
“Apesar das tentativas de proprietários dos estabelecimentos circundantes de apagar o fogo com um extintor, a intervenção dos bombeiros foi necessária.”
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/chamas-consomem-carro-na-amora-em-setubal
“Segundo testemunhas contaram ao CM, o dono do automóvel e a motorista de uma autocarro da Carris tentaram extinguir o fogo com recurso a dois extintores. Contudo, as chamas não foram extintas e o fogo acabou por se alastrar e destruir o veículo.”
Já chega ou queres que continue?
https://www.jn.pt/pais/noticias/braga/braga/automovel-incendeia-se-a-entrada-de-garagem-em-braga-15346520.html/
“Dois condutores que passavam nas imediações prestaram auxílio, utilizando os respetivos extintores e atacando o fogo onde estava pior, na zona frontal do motor, até à chegada dos Bombeiros Sapadores de Braga, que conseguiram extinguir as chamas e evitar que o fogo se estendesse ao habitáculo do veículo.”
Surpreendido por não ter alastrado à casa toda. Devem ter bons sistemas anti incêndio e materiais.
Mas os carros a combustão também ardem? Ou só os eléctricos?
Mas quem falou em carros a combustão. a pergunta é “Os carros elétricos são seguros?”
Segundo os seguros norte americanos são.
Ardem também, e até foi um artigo aqui do pplware. O que acontece é que os numeros de “combustão expontânia” nos carros de combustão são em número absoluto maior, mas em percentagem são menores. Outra questão é que os carros a combustão que se incendeiam expontaniamente são na sua maioria carros antigos ou com já alguns anos.
Já nos eletricos, estamos a a falar numa percentagem maior e com carros quase novos,
Onde estão esses números ?
Foi um tio de um primo, que tem um amigo que tem um vizinho que tem um Tesla e ele viu fumo a sair lá de dentro porque o homem estava a fumar com a janela aberta…
Comprovado!!
É preciso números???
Tira a pala dos olhos….
Os carros elétricos são recentes, mesmo os a ” antigos” são recentes.
See dessem um carro elétrico eu ia andar com ele, sem dúvida não ia ficar sem dormir porque pode pegar fogo …
Mas haja bom senso, e tira a pala dos olhos
Então e depois ? Tenho ali com 26 anos, nunca ardeu, é sempre dormir a poucos metros dele.
Sinceramente não entendi a referência, quando tá mais que provado que são os a combustão os mais sensíveis a pegar fogo, curioso que ainda há dias tiveram aqui os dados dos bombeiros suecos e noruegueses, e continuam a fazer sensacionalismo sobre o mesmo tema.
“combustão espontânea”
espontaneamente
“combustão expontânia” nos carros de combustão são em número absoluto maior, mas em percentagem são menores”
Esta informacao esta completamente errada: https://electrek.co/2022/01/12/government-data-shows-gasoline-vehicles-are-significantly-more-prone-to-fires-than-evs/
Também, mas existem muito mais carros de combustão e além de terem décadas de vida e em mau estado.
Mercedes a arder ? Existem vários recall sobre isso.
E?
O que importa é o número de carros por incêndio, por idade e km percorridos, por custo de danos provocados.
Vários recall para carros novos ou seminovos, portanto o risco nestes também é grande.
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/carro-ardeu-no-centro-do-porto
Mercedes E250 (2015) ardeu em 2017.
https://www.jn.pt/pais/noticias/braga/braga/carro-de-um-milhao-de-euros-arde-em-braga-11875659.html/
Ardem, mas os bombeiros conseguem apagar ou mesmo tu se tiveres um extintor.
Tem tudo a ver com o material que está a arder e o que iniciou o fogo, nos eléctricos é a bateria ou seja os bombeiros deixam arder porque não tem como apagar.
Fogos na bateria são muito raros, como já foi mostrado aqui num artigo.
É porque apagam só com um extintor…
Em cima coloquei 4 noticias em que tentaram apagar com 2 extintores e não resultou em cada, isto só em Portugal.
Essa história que apagam um fogo com um extintor é mais uma história sem sentido e infundada. Pode sim ajudar a retardar ou apagar pequenos fogos, mas na maioria dos casos quando dão por ela já não conseguem fazer nada.
Podem não ser muito frequentes mas como se vê no vídeo pode acontecer com o veículo parado/desligado o que é mais grave ainda.
Existem imensos casos com Teslas, pessoas que não conseguiram sair.
O último caso com um veículo eléctrico novo, fez arder um navio!!
Porque será que baterias LiPo não podem ser enviadas por avião!!
Porque será que temos de avisar as hospedeiras caso os equipamentos eléctricos comessem a aquecer sem razão aparente!!!
Existem montes de situações assim em todos os veículos a combustão… não é exclusivo.
Aqui salvam o gato, mas lá pelo meio dizem começar no carro…
https://www.cbsnews.com/amp/sacramento/news/firefighters-save-cat-garage-fire-carmichael-roof-collapse/https://www.cbsnews.com/amp/sacramento/news/firefighters-save-cat-garage-fire-carmichael-roof-collapse/
Primeiro se estás num tesla e não consegues sair ou tiveste um acidente que comprometeu a extrutura da porta ou a culpa é tua por não conheceres o carro que estás. Sim a porta abre electricamente mas sim existe uma alavanca manual mesmo numa zona de fácil acesso, tão fácil que havia malta a usar por engano…
O barco que ardeu ainda não tinha sido confirmado a razão ter sido um elétrico. Foi apenas expeculado.
Quanto à carros a arder na garagem desligados a Mercedes é especialista nisso. Mesmo em Portugal tiveste reportagens e investigações da PJ a conta disso em modelos a diesel.
Não é nada de novo um Mercedes arder do nada horas depois de estar parado. Já quase que é característica e não defeito…
Tens a tripulação toda a testemunhar que foi um carro eléctrico mas continuas a afirmar que é especulação. Tira as palas,pá.
Toda ? onde ?
Tira as palas, pá.
Só quem não entende nada de carros é que não consegue entender que o sistema de propulsão elétrico é diferente de ter um carro eletrónico, isto é, não é por um veículo possui um motor elétrico que automaticamente tudo dentro no carro passa a ser elétrico também…
Portas elétricas, Janelas elétricas, Travões elétricos, Direção Elétrica, Radar, Line Assist, etc etc etc são coisas que são independentes do sistema de propulsão (sistema de propulsão = o que faz o carro andar para a frente) e estes sistemas acessórios podem também ser incluídas em carros a combustão. Aliás, existem carros a combustão que são mais elétricos que muitos carros 100% elétricos.
Existem EVs que não têm travão de mão elétrico ou portas elétricas e nem sequer a mala é elétrica e nem os retrovisores são ecrãs ou recolhem sozinhos. Outros até para ligar o carro é preciso colocar a chave no canhão e rodar como se faz num carro a combustão.
Só nestes ponto existe uma carrada de carros a combustão com mais eletrónica que muitos EVs… mas alguns teimam em considerar que tudo o que é eletrónico é de carro elétrico.
Por exemplo a minha Sharan têm portas elétricas na traseira e é a combustão. E sinceramente nunca tinha pensado como é que se abre a porta se ficar sem energia…
Está mais que comprovado que estas ocorrências são toneladas de vezes mais frequentes em ICE, mesmo novos.
Ainda assim, a maioria dos elétricos têm um sistema de corte total da bateria e mecanismos de protecção.
Aqui falta de certo metade da história, que deve incluir “testes ao elétrico” à tolinho que meteram alguma pancada na zona de baixo, da bateria. Já não é a primeira vez que isso acontece. Uma bateria num carro com algum uso, ou já deu problemas ou não dá, sem um fator externo. O mesmo num ICE salvo se for um curto circuito em cabos (nos carros italianos isso é mato, fruto de má qualidade e mais conectores. )
São? Então demonstre lá? Porque um artigo aqui no pplware diz o contrário.
Ok, li ao contrário.
Sim, tem razão.
Engraçada a falta de imparcialidade, o “O casebre feudal” faz uma afirmação que não “demonstra” e como na primeira leitura achaste que estava a dizer mal dos eléctricos sai logo um “demonstre lá”. Mas como afinal o post era “a favor” dos eléctricos então passou logo para “tem razão”, mesmo continuando sem demonstrar… isto de ser fanboy…
Nunca se enganou na vida ? Parabens !!!
Não por acaso li esta frase com o sentido contrário, o que já se sabia que era o inverso.
“Está mais que comprovado que estas ocorrências são toneladas de vezes mais frequentes em ICE, mesmo novos.”
Já agora, se sou fanboy, a maioria dos que andam por aqui também.
Afinal não sou diferente.
Em todo o caso, e como eu, ao contrário de outros, de facto não sei qual o tipo de veículos que têm mais episódios de incêndio espontâneo, gostaria que me ajudassem a encontrar o(s) estudo(s) que comprovam “… que estas ocorrências são toneladas de vezes mais frequentes em ICE”.
Assinalo que estou particularmente interessado em estudos que analisem veículos novos/recém adquiridos, já que os “de idade” podem por um lado sofrer de problemas motivados por deficiente manutenção/uso e por outro podemos considerar que ainda não há assim há tanto tempo eléctricos que seja razoável analisar viaturas com muitos anos.
Finalmente, interessa-me rácios de “anomalias versus viaturas em circulação” e não valores absolutos, que naturalmente dirão pouco sobre a temática.
Está aqui no pplware, vários deles, e não são estudos, são dados estatísticos, de ocorrência, de factos e não de achismos porque viram 2 notícias com incêndios de eléctricos.
Pergunte também as marcas porque fazem tantos recalls a veículos com poucos anos para corrigir problemas que evitem incêndios.
Ó Casebres, só agora em Odemira ardeeram dezenas. Nenhum era eléctrico. Estás carregado de razão looolooolool
E em França na altura dos protestos, foram mais de 1000. 🙂
O facto de arderem por vezes alguns VE não os torna intrinsecamente inseguros. Infelizmente sempre arderam e continuarão a arder veículos, independentemente de serem MCI ou VE.
1 milhão de prejuízo ? Puxa que o carro é caro!!
É ainda a garagem toda. Sabe-se lá o que está dentro.
Ha aqui um frequentador destas páginas de VE que parece que tem sempre razão e dúvida das opiniões de quem as dá
Está sempre a pôr em causa qualquer opinião muitas das vezes perguntando onde vão buscar essas afirmações
Posso não ser instruído em muitas questões aqui colocadas, mas em algumas sou, mas não duvido nem ponho em causa ninguém
Haja paciência
Óbvio, porque factos não são opiniões.
Pelo menos esse frequentador reconheceu-se logo… acaba por ser de louvar…
Nao era preciso reconhecer, bastava ler o que disse para justificar o meu argumento.
As noticias captam mais atenção dos fenómenos raros do que os comuns.
Para teres uma ideia se hoje te aparecer nas noticias que alguém apareceu com covid na tua zona de residência tu nem ligas, mas se fosse em 2020 entravas em alerta e prestavas atenção. O mesmo se passa na guerra da Ucrânia, em 02/2022 nas noticias causavam impacto, em 08/2023 não causa espanto nenhum entre outros casos, ao qual se incluem incêndios automóveis. Noticias de automóveis a combustão a arder são imensas, já de veículos elétricos a arder são escassas e portanto causam mais impacto do que aquilo que na realidade é…
Isto não é opinião, é um facto económico.
Não percebo como como não existem mais marcas a mudar para LFP.
Não são infaliveis, mas são muito mais seguras, baratas e carregam até 100% as vezes que forem necessárias.
Porque as LFP têm uma gestão muito mais complicada e imprecisa, além de terem menos densidade energética.
Algumas estão a optar pelas LFP nas versões com menos bateria como é o caso da Tesla, BYD, MG, Volvo.
Mais complicada e imprecisa ?! Isso quer dizer o quê ? É que a Tesla usa e vai alargar a mais versões e mesmo a Ford usa na versão base do Mach-e…
Quanto à menor densidade sim, mas é uma falsa questão e tem vindo a melhorar. Alem disso, porque se pode e deve carregar até 100% a autonomia em viagens com necessidade de carregar em PCRs é similar ás NMC em que não é aconselhável mais de 80/85%.
“Mais complicada e imprecisa ?! Isso quer dizer o quê ?”… pois, mais complicada e…mais imprecisa. Agora para educá-lo: nas LFP as diferenças elétricas / tensão entre o 0% e o 100% são muito menos acentuadas que nas outras, logo o Battery management system necessita de cargas e descargas completas para o cálculo da % correta; senão acontece de achar que tem 15% e fica pelo caminho…
“Quanto à menor densidade sim, mas é uma falsa questão”: ora mostre lá dados concretos onde é uma falsa questão. Queres ver que todos os engenheiros metem baterias de NMC e similar nos aparelhos pequenos e carros “long range” e andam enganadinhos…se eu fosse a ti mandava o CV…
Mudas de nick mas nao acrescentas nada…Quanto à falsa questão da densidade vs autonomia lê outra vez, e outra se for necessário a ver se atinges.
É um facto que têm menos densidade, no entanto tem vindo a aumentar a uma velocidade incrível, só que as nmc tambem.
A questão das cargas a 100% tem a ver com a química, como são uma química mais propricia a desbalanceamentos é recomendável carregar mais vezes a 100%, já que nesse estado de carga são mais fáceis de balancear porque a resistência interna aumenta, e como estas não sofrem do mal das nmc de ficarem muito tempo nos 100%, acaba por ser ouro sobre azul.
Não tarda muito serão as baterias de eleição, mais duráveis, mais estáveis, menos minérios críticos, não usam cobalto é muito pouco lítio, a além destas vantagens, não ardem, nem têm o efeito de “thermal runway”.
@JL, exacto. A parte da segurança pode ser a mais relevante.
Vendo o caso da BYD no modelo Han, tem LFPs com 85kwh net com autonomia equivalente ao EQE 500 com 90kwh NCM e bem mais que o i5 M60 com 81kwh( peso ,performance e tamanho equivalentes)
A própria Tesla mostrou a intenção de utilizar LFPs com packs de 75kwh nos model 3/Y e até de 300kwh no projeto BUS…
Isto vindo de duas marcas que praticamente nem vendem EVs(!)…devem andar bem enganados.
há um ano atrás um tio da minha esposa também descobriu da pior forma que os carros com motores térmicos não são seguros e ardem…
ohhh esperem…o titulo e o assunto eram clickbait e eu caí na treta…quam me manda ser nabo(?) 😉
a tua esposa deve ter comprado um carro com filtro de particulas se tirares isso vais ver como esses problemas acabam é que as temperaturas dos ditos são altissimas e tem tudo para correr bem.
o meu colega tambem ficou sem o carro por causa do filtro de particulas é a evolução dizem eles.
A Mercades era o folim traseiro e fizeram recall por risco acrescido de incêndio;
A Hyundai fez recall por problemas elétricos por risco acrescido de incêndio;
A BMW fez recall por causa de uma válvula no motor por risco acrescido de incêndio;
A Stellantis fez recall dos Cherokee devido a um problema elétrico no motor por risco acrescido de incêndio
A Audi fez recall devido à bomba de água, por risco acrescido de incêndio
Enfim… mas tu encontraste o denominador comum que é o filtro de partículas que aquece em demasia.
Um perigo ! e com n centros comerciais a colocarem carregadores nos parques substerraneos !!! é até acontecer o 1º
O sacana do meu vizinho do lado comprou um Taycan e a garagem dele é mesmo debaixo do meu quarto.
Espero bem não ter q fugir daqui a 7pés um dia destes…
Tipo este taycan ?
https://www.jn.pt/pais/noticias/braga/braga/carro-de-um-milhao-de-euros-arde-em-braga-11875659.html/
Isso foi algum invejoso.
Ah claro que sim. LOOOOOOOOL
Esse foi falta de manutenção…
Quem compra um carro deste preço, 1º tem um seguro contra tudo e contra todos até mijadelas de cão nas rodas, e depois deve ter o mesmo valor no outro bolço das calças, ou pior perdido entre as almofadas dos sofás 🙂
Há milhares de exemplos de carros elétricos a arder. Supostamente o CE era para diminuir a pegada de CO2 mas afinal desde a produção causam ainda maior poluição que um CI.
Mas ainda há quem acredite na farsa do carro elétrico…
E há centenas de milhar envolvendo carros a combustão:
https://www.nfpa.org/-/media/Files/News-and-Research/Fire-statistics-and-reports/US-Fire-Problem/osvehiclefires.pdf
Exato, até nesta parte se confirma que são bem melhores, nem só CO2, mas também e mais importante NOX, SOX, particulas, entre muitos outros.
Sim, ao que parece todos acreditam, inclusive os que estudaram e trabalham para analisar essas questões.
“Sim, ao que parece todos acreditam, inclusive os que estudaram e trabalham para analisar essas questões.”
Este e outros como ele eram uns iletrados.
Tão iletrados que o Timmermans anda engasgado há 4 anos. Tá difícil!
É isso é, só os petrolheads é que entendem de ambiente. Nada melhor que meter o lobo a guardar as galinhas.
Engasgado ? só se for para não acabar com os ICE tão cedo.
Andam sempre com essa questão, não entendeu que serve para ambos os lados ?
*Anda
Aqueles pneus são a prova de fogo ? Estranho.
Isto não quer dizer que um BEV é menos seguro do que um ICE. Acidentes deste tipo acontecem em todos os carros, por vezes algo falha. Felizmente ninguém ficou ferido, isso é que é importante.
Informação truncada e incompleta. Maior conhecimento da tecnologia que equipa os veb é necessário que seja dado ao público em geral.
Publicidade gratuita à favor dos veículos com motor de combustão, muitos veículos não eléctricos da marca referida nesta notícia já se incendiaram, inclusive do segmento premium
Tens de ir dizer isso ao casal da notícia. 😉 mania de dizerem disparates.
Já aí anda o vendedor dos eletrodomésticos! Cuidado com o influencer…
Qual é a diferença dele para si ?
Serviu-te bem a carapuça que vieste logo a correr…
A mim não. Tanto que disse “dele”.
Baza pá!
Bazo ? Então é o ditador do sítio ? Ou não lhe convém?
Foi como uma luva