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O que fazer se lhe rebentar um pneu na estrada?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Max says:

    A lei não obriga a que o carro seja vendido com pneu suplente. Por isso, cada vez há menos (mas mesmo vendido sem pneu suplente, normalmente tem espaço para um, caso se queira comprar). Rebentar o pneu obriga a mudar a roda (atenção que os macacos não são todos iguais nem se apoiam no carro da mesma maneira, convém treinar … e comprar uma chave de rodas em cruz) … ou chamar assistência.
    A mim nunca me rebentou um pneu, o que me aconteceu, algumas vezes, foi esvaziar-se rapidamente e ficar praticamente sem ar, mesmo em andamento. Estive a ver e é relativamente frequente e tem várias causas. Uma das minhas prendas favoritas é oferecer um compressor portátil, da Xiaomi. É uma prenda muito apreciada, por quem tem pneu suplente, por não ter que mudar e sobretudo por quem não tem, para chegar à oficina e perceber o que aconteceu.
    P.S. Tenho um, maior, que é compressor e também arrancador de bateria, mas só ando com ele em viagens longas … tenho um grande receio, pode ser exagerado, de baterias ao calor dentro do carro. É usado sobretudo para regular a pressão dos pneus antes da viagem.

    • Zé Fonseca A. says:

      Runflats + kit reparação, trocar de pneu já passou de moda há mais de 10 anos.
      Se rebentar o melhor é mesmo ir de reboque, dependendo da velocidade a que se ia e da sorte os danos podem ser mais extensos do que só o pneu

      • Sérgio V. says:

        Trocar o pneu é só para quem sabe. Chamar um reboque por um pneu é só estúpido.
        Basicamente o meu ainda tem 5 jantes iguais. Se furar um ainda pode seguir o destino em menos de 10 mins

        • Yamahia says:

          Estes carros novos não têm pneu suplente. Nomeadamente os elétricos, precisam desse espaço para arrumar a tralha de cabos de carregamento. Prioridades… De qualquer forma já estão habituados a levar secas, provavelmente nem notam e trocar um pneu em 5 minutos era rápido demais para a experiência “premium”. Muito melhor ficar 3 horas à espera da assistência.

          • JL says:

            O problema é sempre os elétricos.

            Já agora, esses têm mais arrumação que os a combustão.

          • Max says:

            Confirmei que geralmente os automóveis elétricos não têm espaço para uma roda suplente e por isso os construtores recorrem a pneus run flat, kits de reparação e selantes e assistência rodoviária.
            A questão é se têm espaço para a roda suplente ou não. Não é se, assim, tem mais arrumação.

          • JL says:

            Isso não tem nada a ver com eléctricos, tem a ver com todos.

          • Max says:

            Ó enguia, era mais simples escrever – os elétricos não têm espaço para a roda suplente.

      • Max says:

        O run flat é mais rígido, há quem não os queira. E o carro tem que ter sensor de pressão e deve ter jantes apropriadas.
        Facto é que eu, sem run flat, já me livrei, mais do que uma vez, de trocar de pneu, graças ao compressor portátil.

  2. Eu says:

    Queria ver alguém que tivesse tido sucesso com esse tipo de reclamação em alguma Camara. Como provar que o pneu sofreu esse dano devido a um buraco.

  3. Manuel says:

    runflat? o pior pneu do mundo!!..mercedes recebido novo com runflat e consequencia : TROCAR de pneus o mais breve possivel!! foi como ter outro carro novo emelhor….muito melhor!!

  4. Car says:

    A michelin inventou o pneu sem ar. Já desde 2005 que é o futuro. Nunca o lança pois perdia o negócio. Aconteceu com a kodak.

  5. Yamahia says:

    Já percebi porque durante kms e kms aparecem aqueles avisos de estrada em mau estado durante kms e kms. Ė para não indemnizarem
    inicialmente até pensava q era com boas intenções e q brevemente iria haver obras mas passam-se os anos e continua tudo na mesma!!! Compreende-se, a carga de impostos que pagamos nos combustíveis não chega para tudo. Há há outras prioridades, nomeadamente subsídios a carros elektros.

    Seja como for, tenho mais receio de estradas com as marcações completamente apagadas e cada vez são mais.

  6. Alberto Grijó says:

    Hum? Usar a caixa para reduzir e nao usar o travão? E no caso de um carro de mudanças automáticas? Só usando o travão e sentir o carro a rduzir as marchas provavelmente.

    • Max says:

      Isso é o pão nosso de cada dia. Quando está escrito assim, que é o habitual – como seja, descer com o carro engatado, na mesma mudança utilizada para subir – pecebe-se que se está a falar de mudanças mnuais.

      • Yamahia says:

        Alguns têm patilhas no volante. Para o efeito pretendido, travão-motor, vai dar (quase) ao mesmo.

        • Max says:

          Não é bem o mesmo. Num carro com mudanças manuais, ou se acelera ou se trava e isso é claro. Num com mudanças automáticas, em caso do rebentamento de um pneu, se estiver em modo D (automático) recomendam ir levantando o pé do acelerador, em modo M (sequencial/manual) recomendam ir travando e reduzindo a mudança.
          Seja mudanças manuais ou automáticas (D ou M) o que recomendam todos é não fazer nada brusco – ir controlando o carro até parar na berma.

    • Zé Fonseca A. says:

      Num automático vais tirando o pé do acelerador, ou se tiveres tempo passa para mudanças sequenciais

  7. Mosca tsetse says:

    Se rebentar um pneu devem primeiro carregar no acelerador, e só depois reduzir a velocidade levantando o pé do acelerador progressivamente. O resto está no artigo

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