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O diesel recusa-se a morrer e há uma marca a dizer que os eletrificados não venceram

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Rui says:

    E a Skoda continuará a vender os seus automóveis, isso é certo. Pelo menos nos próximos 10 anos.

    • Pinto says:

      O diesel e como o linux, ja esta morto ha anos mas tem mania que ainda o ressucistam. Utilidade no entanto é zero!

      • nome says:

        Ai meu deus… tanta ignorancia num unico comentario.
        75% dos servidores que suportam tudo o que usas são linux!

          • nome says:

            Olha que até parece que sao mais.

            As of recent estimates (2024–2025), around 90–95% of servers worldwide run some form of Linux. Here’s a quick breakdown:

            Web servers: Linux dominates this space, powering about 96% of the top 1 million web servers (according to W3Techs).

            Cloud infrastructure: Major cloud providers like AWS, Google Cloud, and Azure heavily rely on Linux — for example, over 90% of AWS EC2 instances run Linux.

            Supercomputers: 100% of the top 500 supercomputers (Top500 list) run Linux.

            Enterprise data centers: While Windows Server still has a presence, Linux continues to gain ground, especially in containerized environments (Docker, Kubernetes, etc.) and DevOps workflows.

            Na listagem que apresentas tem outro tipo de maquinas, apenas me estava a referir a servidores. web mail apps, etc..

        • Pedro António says:

          Sim, o Linux só serve mesmo para servidores, agora para usar e usufruir completamente de um PC, seja para trabalhar, seja para lazer, é muito limitado, daí ser tão velho com uma quota tão baixa…

      • Tiago Américo says:

        O diesel continua a ser a melhor opção para quem faz muitos quilómetros diariamente e é imbatível na relação autonomia/tempo para reabastecer. Faz todo o sentido que se continue a vender.

        • Antonio Vasco says:

          Depende desses muito km. Até 300 faz muito mais sentido o eléctrico, se puder carregar durante a noite. Poupa de 300 a 500€ por mês, fale com um taxista que tenha um VE

          • Yamahia says:

            Sobretudo porque a tesla anda novamente a enganar os clientes.
            Onde se lê 100000kms, deve ler-se 50000kms
            https://fortune.com/article/tesla-odometer-reading-class-action-lawsuit/

          • Antonio Vasco says:

            Yamahia, 20 para 72 milhas, então cada vez que eu ia ao Algarve, em vez de 580km eu fazia mais de 1500 ,km , só ida… e não dava por nada, nem eu nem os mais de 3 milhões de donos de Teslas , lol

          • Yamahia says:

            @JL, vc vê o mundo ao contrário. É precisamente o contrário! No caso que apresenta, supostamente retiraram quilómetros mas mantiveram as garantias previstas com base na quilometragem. Não acrescentaram quilómetros para fugir às garantias. 😛
            @Engª, não é em andamento, é quando está parado e distraído. Não se esqueça de que esses carros estão sempre ligados… à Tesla. Agora percebo porque é que o taxista de Sevilha faz 150 mil km com um jogo de pneus. E eu a pensar que o homem era mentiroso… afinal, estava só a ser enganado, coitado! looool looool looool”

          • JL says:

            Errado, qual garantia, ela acaba pela idade, tiraram foi KMS para tentar vender os monos.

          • JL says:

            Já agora, os carros também estão sempre ligados ao telemóvel, nem se dava por isso. Looool

          • Tiago Américo says:

            Até 300 não é muito. Há comerciais que fazem 5 vezes isso num dia. E não têm tempo para carregar eléctricos.

          • Yamahia says:

            Lá vem vc tentar baralhar o esquema.
            A garantia padrão dos Tesla Model 3 e y cobre o veículo por 4 anos OU 80.000 km, o que ocorrer primeiro.
            O Y do @Eng⁰, com pouco mais de um ano, já tinha a garantia padrão a puxar o lustro.
            Agora está a coçar a cabeça a tentar perceber porque é que tem mais quilómetros no Y do que no diesel antigo. 😛

          • JL says:

            Se não têm tempo é porque também não almoçam nem param durante mais de 17 horas.

          • JL says:

            Se ele tivesse um a combustão também tinha acabado.

            Como já vimos, isso é falso, o que pode ter acontecido é terem alterado as jantes, ou programarem mal as jantes, como sabe os teslas têm várias configurações de jantes, se tiver umas jantes maiores programadas no sistema, ele vai contar mais kms que aqueles que realmente faz.

            Se quiser posso enviar a imagem do carro com isso.

          • Mário says:

            JL deixa te de birras. Conheço pessoas que fazem assistência em saúde, e muitas vezes para visitarem os doentes têm que almoçar no carro muitas vezes em menos de meia hora. Sim porque as pessoas tbm têm família, e fazem muitas vezes 700/800km por dia. Achas que é viável carregar?
            Chegam a um cliente e dizem… Oh ti Manel deixe me carregar a carrinha que não tenho bateria.

          • Yamahia says:

            Vimos o quê? Eu não vi nada, mostre lá o que vimos?
            O pior é que já há muito mais malta a constatar os factos e q andam a ser ingrupidos.
            É só consultar no reddit, entre outros. LOL

          • JL says:

            Birra faz você, tanto que teima em falar de coisas que não quer, são os miúdos é que são assim.

            Meia hora não chega para carregar ?

            Fazem assistência e faz 700/800 kms por dia ? enfim, o que inventam , então como fazem assistência ? trabalham 24 horas por dia ? invente outra e não pense que todos pertencem a um rebanho onde um fala e todos acreditam.

          • JL says:

            Muitos ? eu também vejo muitos a queixarem-se do grupo vw devido aos consumos de diesel que fazem a mais depois das aldrabices que fizeram.

            Nesse caso só ai vejo um.

          • Yamahia says:

            Conforme já lhe expliquei e comprovei, eu não me queixo disso. Ate tive q ir ver o q é q se estava a passare já deu para conferir durante centenas de milhar de kmd q os nrs batem certo. com o anunciado na imprensa e no manual. Tanto em novo, como agora q já não é novo.

          • JL says:

            Tanto não bate que na viagem que fez a 87 kmh de média não consegue fazer consumos wltp como um eléctrico a 95 kmh de média, que faz abaixo do wltp. Essa é mais uma a confirmar a aldrabice que até o CEO da marca do seu confirmou ter feito.

          • Yamahia says:

            Quero lá saber do WLTP, isso é moda para favorecer elektros. É qs tudo medido em city e low speed. No meu tempo era cidade X lts,
            nacional Y lts, autoestrada Z lts e bate certo. O anunciado para estrada neste carro são exactamente os 4,5lts/100 verificados. NA MOUCHE, mesmo ao fim destes anos e kms todos.

            Por curiosidade há dias li umas specs de um modelo e já clarificavam melhor a palhaçada do WLTP:
            WLTP low speed
            WLTP medium speed
            WLTP high speed
            WLTP very high speed
            Assim está melhor. Pode ser que comecem a acertar o passo.

          • JL says:

            Devia querer, já que anda sempre a reclamar disso.

            O que conta é o combinado.

            Portanto arranjaram um wltp para favorecer os a combustão ?

  2. JL says:

    Quer dizer que são praticamente todos para empresas.

  3. Aziado says:

    Só carros comerciais.
    Havemos de chegar ao ponto em que os impostos sobre os veiculos diesel familiares, serão tão elevados, que quem os tiver vai-se ver à rasca, para os pagar.

  4. cAPEX says:

    Com a forte quebra de vendas de elétricos em todas as marcas a solução continuará a ser gasolina, gasóleo e híbridos.

  5. Marco says:

    Também sou contra esta mudança, quero continuar andar na Mula e curtir o cheiro a bosta ou respirar um bom tubo de escape.

  6. Gui says:

    Adquiri recentemente o meu Audi A5 2.5 TDI e estou muito satisfeito. Economico, ecológico (menos CO2 do que um semelhante a gasolina)!

    • Grunho says:

      É tudo menos ecológico. Vomita óxidos de azoto cancerígenos e venenosos para os pulmões e partículas finas como a chaminé de uma lareira.

      • Anung says:

        Preocupação com ecologia, óxidos de azoto e outros afins é coisas de burgueses capitalistas.
        O povo trabalhador tem lá tempo e dinheiro para se preocupar com essas coisas.

        • Grunho says:

          Acontece que o povo trabalhador tem o mesmo direito à saúde que os parasitas burgueses. Até porque não tem guito para a pagar e os fachos da Paf/AD+IL já acabaram com quase todo o SNS e querem acabar com o resto.

          • freakonaleash says:

            Se o SNS está ligado às máquinas, foram os 8 anos de governação socialista, 6 dos quais com o alto patrocinio das forças do proletariado CDU e BE, que o deixaram assim.

          • Anung says:

            Têm mais. Os parasitas burguseses pagam a saúde bem paga.
            Essa de culpar a AD e IL pelo estado do SNS é mesmo de ignorante em fase terminal.
            Desejo-lhe os melhores paliativos.

        • Realista says:

          Povo trabalhador com carro premium.

          Os preços de um A5 não começam nos €35.000 como nos elétricos mas nos €46.000

          • Anung says:

            Claro, a maioria dos carros a combustão a circular na estrada são de audis A5 para cima e todos com menos de 3 anos.
            Um charutão EV de plastico dos 300 como o kauai é mais de 35.000.

            Ganha tatinho…

          • Realista says:

            O povo trabalhador tem lá tempo e dinheiro para se preocupar com essas coisas.

          • Anung says:

            Aqui concordo contigo, o povo trabalhador não tem tempo nem dinheiro para andar a ver de carutos eletros de plástico reciclado a mais de 35 euros

          • Realista says:

            Só tem tempo para as de €46.000 para cima.

      • Mário says:

        e se uma bateria arder, o que emite? nem queira saber.
        Por isso uma bateria para ter na empresa tem la mesmo o aviso… fumos tóxicos, não respirar. evacuar em caso de acidente.

        • Yamahia says:

          Aliás, cidades que tiveram que permitir a implantação de baterias estacionárias já traçaram rotas de evacuação para pessoas e em caso de explosão e incêndio que é o mais certo.
          Parece mesmo cenário de guerra. Só faltam as trincheiras mas essas também não iriam resolver nada contra os venenos mortíferos . Só resolvem na fase da explosão depois a pessoa morre intreicheirada envenenada.

        • JL says:

          O mesmo que o combustível arder, e o resto do carro.

          Se for de chumbo ácido tem.

        • JL says:

          As bombas de combustível também têm isso.

        • Antonio Vasco says:

          E onde vê uma bateria a arder?
          Em videos de baterias chinesas rascas e já com 2-3 anos, e de vídeos portugueses sobre incêndios nacionais que depois, em letras miudinhas, veem dizer que afinal não, foi um Combustão que ardeu

    • Simples says:

      Tens a certeza do q dizes? É que nunca saiu um Audi A5 com esse bloco… Mentir é feio

      • Yamahia says:

        Infelizmente essa Avant vem inquinada com um sistema mHEV para fazer a vontade aos discursos da política elektra.
        Serve apenas para aumentar o consumo e as emissões de CO2 por km, em nome da política da moda.

        • JL says:

          Da elektra não, da hibrida.

          Para aumentar não, para diminuir, o aumento é a prova das aldrabices que fizeram durante anos com esses números, já provadas e condenadas.

          • Yamahia says:

            Então veja as emissões desta BREAK 2.0 TDI Octávia 2025 sem marreca e compare. Nada melhor do que comparar e ver por si o custo ambiental de carregar uma marreca.

          • JL says:

            Ok

            Skoda Octavia Break 1.5 TSI 116cv – 122 – 147 gramas CO2/km

            Skoda Octavia Break Selec 1.5 TSI 116cv MHEV – 116 – 121 gramas CO2/km

            https://configurador.skoda.pt/cc-pt/pt_PT_SKODA23/C/model-selection/OB1/PV5DA502/1Z1Z/GM/@/@?variant=OctaviaBk

          • JL says:

            Ah, a TDI não existe MHEV, e consegue ser ser apenas uma grama melhor que a gasolina, ou seja, os a gasolina com MHEV estão com emissões idênticas aos diesel.

            Agora venha chorar.

          • Yamahia says:

            Isso não e para comparar com mancos da quarta parte da cilindrada.

            Isso é para comprar com o motor de igual cilindrada q está na A5 mas com marreca que emite 140g km
            A marreca faz aumentar as emissões.

          • JL says:

            Não interessa a cilindrada, comparei o mesmo veiculo com a mesma potência, e afinal emite menos.

            Ah, já agora, o motor é o mesmo, ou pelo menos é da mesma cilndrada.

            E não, não consome mais e o peso são 35 kilos de diferença, ou seja, a mhev pesa 1441 kg e a normal 1406 kg, e portanto tudo aquilo que você diz é falso, mesmo a pesar mais, consome menos e por isso emite menos.

          • Yamahia says:

            Não distorças as coisas.
            Esta discussão nasce do A4 2.0TDI B9 sem marreca, comparado com o A5 2.0TDI B10 com marreca.
            105g vs 140g por km.
            Só tem de comparar as duas realidades, com e sem marreca.
            O Octavia 2.0TDI 2025, que também não tem marreca, continua a emitir menos do que o mesmo 2.0TDI presente na A5 com marreca.
            Portanto, ninguém está nem estava a tentar enganar ninguém.

            Deixa lá os gasolinas mancos para outras núpcias.

          • JL says:

            Então mas o assunto não era a Skoda Octavia ?

            “Então veja as emissões desta BREAK 2.0 TDI Octávia 2025 sem marreca e compare. Nada melhor do que comparar e ver por si o custo ambiental de carregar uma marreca.”

            Fiz exatamente aquilo que você me pediu , e é um excelente exemplo, já que tem tudo igual, quer melhor exemplo que este ?

            Então vai buscar um carro de 2015 que todos sabem que tem as emissões aldrabadas ? No mínimo seja honesto e coloque 2 do mesmo ano.

          • JL says:

            E tem mais, a Break a gasolina com MHEV emite menos que a Break TDI. Portanto não vale a pena espernear mais.

          • Yamahia says:

            “…assunto não era a Skoda Octavia ?…”
            Era e para mim sempre foi a Skoda Octavia Break 2.0TDI. Finalmente um diesel sem marreca.
            E esse eé o carro do artigo e o tema
            Vc é que apareceu aí com os penetras mancos a gasolina.
            Cuide-se

          • JL says:

            Pelo menos falei na marca, você veio falar de outros veículos com 10 anos.

            Sim, penetras que têm menos emissões que o TDI.

          • Yamahia says:

            Pq são mancos de 1/4 da cilindrada. Já lhe disse !!!
            Ou quer que vá buscar o manco TDI? Ahhh não posso os alucinados da UE eliminaram-no porque gastava pouco e poluia ainda menos.
            Tristes.

          • JL says:

            Mancos ? não entendo essa, têm menos cilindrada, com a mesma potência e até consomem e emitem menos, portanto….

  7. Yamahia says:

    Execelente Skoda Octavia Break 2.0TDI. Finalmente um diesel sem marreca. Os 640 litros de bagageira (com a cortina fechada) e o amplo espaço para condutor
    e passageiros, num segmento C, falam por si.

    • Anung says:

      Já sabes, a primeira coisa a fazer é anular o FAP e a EGR. Ganha alama e poupa a carteira 😉

      • JL says:

        Que grande confusão anda por aí, então ali diz que tem muito dinheiro, e agora já pensa em poupar ?

        • Realista says:

          Fizeram uma ligação do escape à cabine, só pode…

          Ele diz que os elétricos são caros porque começam nos €35.000 mas um carro a gasóleo de €46.000 é carro para o povo.

          Diz que os carros a combustão não avariam, mas depois diz para tirar o EGR e anular a FAP para não ter problemas…

          Diz que quer um tanque que demore 5 minutos para ter 1000km mas depois não precisa de os fazer seguidos.

          A cada comentário têm outro comentário antagónico. A este ritmo vai bater o Yamahia em pouco tempo…

          hahaha

          • Yamahia says:

            “…Ele diz que os elétricos são caros porque começam nos €35.000 mas um carro a gasóleo de €46.000 é carro para o povo. …”
            Observação desonesta. Em ES a mesma Break sai por menos de 35 mil.
            A comparar com um elektro LR da mesma gama que faz menos de 1/3 dos kms da Break, não consegue acompanhar em vel. de ponta da Break nem tem a versalidade nem o espaço de bagageira da Break, são menos 10 mil €, é muito dinheiro a mais por um carro com prestações, espaço e velocidade de ponta inferiores.
            Em PT o pobre do consumidor está sujeito a ISV inconstitucional + IVA s/ISV que tb é inconstitucional daí a diferença.
            Para evitar ser gamado a 100%, o que o consumidor portuga tem a fazer é mandar vir estes carros já usados da UE. Quantos mais anos tiver o carro menos gamado é.
            Por isso no 1º trimestre de 2025, venderam-se novamente em PT mais carros importados usados do que novos. Por causa dessa evidência o novo presidente da ACAP… que, por acaso, também é CEO da Salvador Caetano, importador da BYD, rainha dos PHEV voltou a ficar fulo e pediu ao governo que estes carros chumbem nas inspecções para poder vender os dele. looloooloool

          • JL says:

            E quanto fica em Espanha o mesmo carro eléctrico que custa 35 mil ?

          • V says:

            Em espanha, se o A5 custa €35.000 o Kauai custa €23.000…

            https://www.hyundai.com/es/es/modelos.html

            Esta gente gosta muito de comprar coisas diferentes para terem razão e depois acusar que os outros é que estão a falsear resultados.

            Aliás fala que faz 3L/100km mas agora já está a comprar velocidade de ponta. Não se esqueça para ir a velocidade de ponta tem que ir duas vezes ao pingo doce…

          • Yamahia says:

            Custa igual ou é mais caro- (Ver model 3 LR ES vs ES)

        • Anung says:

          Tenho dinheiro porque poupo sempre onde posso. Gasoil é sempre no intermarché que é igual ao da BP.

      • Realista says:

        Então, não avariam?!

    • Antonio Vasco says:

      Sim, sim, e aos 150Mkm aquilo já deita aquele cheirinho a diesel mal queimado que até enjoa, aos 200Mkm é só fumaça, como dizia o Almirante Pinheiro de Azevedo eheh

  8. Toni says:

    O meu primeiro Skoda Kodiak agora de 2025 nova versão top pela primeira experiência já com 30.000 km feitos por mim estou a gostar .motor Diesel 2.0 150 CV.
    Poderá ser a solução para a nossa empresa.a Skoda.

  9. Alex says:

    Já estou pagando 60% de impostos no combustível qual o mal de ter um carro de alta cilindrada? Tanto mínimo ambiental nem fazem ideia da poluição que se obtém na exploração do lítio para construir baterias descartáveis que ao final de 8 anos têm de ser substituídas. O consumidor é que paga sempre.

    • JL says:

      E fazem o mínimo de ideia da poluição do lítio e outros para motores de alta cilindrada ?

      8 anos ? Desde quando ? Isso é a garantia, ou o seu motor só dura 3 ou 5 anos ? Nesse caso também é descartável ao fim desse tempo.

    • Antonio Vasco says:

      Aqui fartam se de falar nos 8 anos substituição de bateria, espero bem que não, mas como vejo muitas marcas darem 8 anos de garantia, e a Toyota 10 anos (com baterias chinesas) e eles não são malucos, tenho por certo que no mínimo elas durem o dobro , 20 anos.

      • Realista says:

        Já vai com 8 anos, mas antigamente diziam 3 a 4 anos.

        À medida que os anos vão passando é engraçado ver os comentários negativos a terem que aumentar cada vez mais a longevidade das baterias.

        xD

    • Rui says:

      Então e fazes ideia da poluição da exploração do petróleo em alto mar petroleiros a transportar toneladas de petróleo pelo mundo todo (e as vezes ainda o deixam cair todo ao mar) refinar todo o petróleo transportar todo o petróleo por camião para bombas de gasolina ahahah comparar isso à exploração de litio torna-se ridículo ahahahhahahah

      • Yamahia says:

        O mesmo sucede com os combustíveis destinados à produção de eletricidade. É igual, com a agravante de que o metano (gás) tem um efeito de estufa 28 vezes superior ao do CO2 em 100 anos. Mas disso a narrativa não quer falar, ou procura esconder, porque o metano é essencial à produção de eletricidade e esta, por sua vez, é vendida como a solução de todos os males. Looool

        • Rui says:

          Claro por isso é que também estamos a trabalhar nas energias renováveis que se baseia em aproveitar as energias que o planetas no dá que por sinal portugal até está muito bem posicionado nas energias renováveis.
          Eu até percebo não gostarem de carros eléctricos é o que é agora preferir queimar carvão a usar um painel solar vai para lá da minha inteligência

          • Yamahia says:

            Ninguém está a dizer o contrário, desde que a instalação dos painéis solares não implique o abate de árvores e animais, estamos conversados. No entanto em PT estão comprovadamente a fazer mais mal do que bem porque o que estamos a assistir é a um autêntico genocídio da nossa fauna, flora e biodiversidade em nome dos espelhos e eólicas!

            No entanto, os painéis solares fazem parte daquilo a que se chamam soluções intermitentes. Ou seja, produzem energia apenas quando há sol.

            Para garantires electricidade de forma contínua, à noite, em dias nublados ou quando há maior procura, vais sempre precisar de uma fonte de energia de backup. E essa, na maioria dos casos, continua a ser de origem fóssil (como o gás natural, carvão, petróleo…) ou então depende de soluções de armazenamento de energia com impacto ambiental próprio e devastador. https://lookout.co/tag/moss-landing-power-plant-fire-january-2025 (vários artigos que relatam várias consequências)

            Por isso, embora os painéis solares sejam úteis e façam parte da equação, não são solução única nem mágica. Precisas sempre de uma infraestrutura de suporte por trás, seja em forma de centrais térmicas, baterias ou até interligações como PT e ES têm com Marrocos a carvão. Quem te vender outra ideia está a simplificar (ou a vender sonhos de catálogo)
            Podes ver a entrevista abaixo, a partir do minuto 1:35, o Engº Especialista em Energia Pedro Sampaio Nunes foca o bem esta questão que é irrefutável:
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbFf8rhrb3zRASQW5w

          • JL says:

            E não há infraestrutura ? faltou a energia onde ?

          • Rui says:

            Mas alguém disse que os painéis solares era a solução única mas essa é única renovável que conheces ? Combinando várias e algumas baterias tens energia para sempre e podes ter uma a combustível fóssil que só se liga 1 vez por ano se for preciso. As eólicas ocupam pouquíssimo espaço no solo as árvores que se deitam abaixo para os painéis a maioria delas vai abaixo de qualquer forma porque caso não saibas deita se abaixo 1 milhão de arvores por ano SO para papeis de recibo e nunca vi ninguém preocupado com isso só se preocupam com o que tem pouca relevância existem milhares de milhões de outros negócios que deitam abaixo mais árvores que os painéis, nos maiores parques solares do país como o dar amareleja não foi deitada abaixo nenhuma árvore até porque com tanta planície para que gastar dinheiro a deitar abaixo árvores

        • JL says:

          O metano é aquele gás que as refinarias a céu aberto.

          Estou eu a falar.

          Já agora, metano é o que as centrais térmicas usam como combustível.

          Se for queimado não é tão prejudicial.

          É vendida onde ? Mostre lá ?

          • Mário says:

            É fácil. Vá ao Facebook ao grupo das tarifas de energia que tem lá os comentários… Mas você é demasiado chique para ir a um grupo de Facebook…. É que depois lá sabem mais que você e é um problema

          • Mário says:

            Sabe que o metano se n for queimado nas centrais è queimado nas plataformas petrolíferas de qualquer maneira. Ou aquele que sai naturalmente do chão, tipo na Rússia.

          • JL says:

            Nesses grupos dizem que é:

            “orque o metano é essencial à produção de eletricidade e esta, por sua vez, é vendida como a solução de todos os males. Looool”

            então coloque aqui o link ? vá, veja se ao menos acerta uma vez.

          • JL says:

            Ah então para se produzir eletricidade usa-se um combustível que iria ser queimado de qualquer maneira ??

            Então deviam atribuir essas emissões ao processo de extração de petróleo e consecutivamente a todos os carros que usam petróleo (incluindo eléctricos) sob igual propulsão.

      • Mário says:

        Então mas os elétricos não usam petróleo? Nos plásticos, metal, lubrificantes? vai ler um pouco.

        • Rui says:

          Cá está agora o mario kart quer comparar o incomparável agora deve ser só os eléctricos que têm plásticos e lubrificantes só me estás a ajudar mais quer dizer que os térmicos ainda usam mais do que normalmente se conta até porque os térmicos todos os anos lá vão 5L de lubrificante ao ar

          • Mário says:

            Olha outro… Não é comparar o incomparável… é que vendem os eletricos como não usando petróleo o que não é verdade…
            Depois insurge-se como um sujeito que estava a chorar da TAR da eletricidade subir 1 centimo por kwh para o ano para pagar o investimento na rede eletrica e que só esse centimo representava quase mais 10€ por mes no abastecimento de um eletrico… O drama o horror.

          • JL says:

            Vendem ? então mostre lá eles a dizer isso ?

            O drama o horror de quem gasta mais 10 euros por mês em TAR é porque deve fazer uns 5000 kms por mês.

  10. Pedro António says:

    Não sabia que havia por aqui tantos trumpistas, velhos de restelo e negacionista. Mas é ir contra a maré!

  11. João Paulo says:

    É com toda a certeza uma decisão correta, acertada, realista e que beneficia todo o Mundo!! Com as novas normas e tecnologias o diesel práticamente não polui. Além de motores a diesel são de longe mais fiáveis e económicos. Para utilização intensiva não há confiança como na solução a diesel!!

    • JL says:

      Sim, principalmente os putetech, são muito fiáveis até aos 60 mil KMS.

    • Pedro António says:

      Ahah o diesel praticamente não polui!!!! Há com cada um … Não polui parado na garagem!

    • Realista says:

      Quando não poluir, pode ligar o escape para dentro da cabine…

      • Yamahia says:

        Se houverem árvores na cabine, no problem.

        • JL says:

          O que arvores fazem com os NOx, SOx e partículas ?

          • Yamahia says:

            Esses são tudo elementos praticamente anulados pelos filtros de partículas, catalisadores e pelo sistema AdBlue.
            Não estamos a falar de uma central geradora de electricidade.
            O problema surge apenas com o aumento da concentração de CO2 em relação ao O2. Embora o CO2 não seja venenoso, não deve ser inalado em concentrações elevadas, pelo que são necessárias árvores para manter esse equilíbrio.
            As árvores desempenham um papel essencial na absorção de dióxido de carbono e na libertação de oxigénio através da fotossíntese, ajudando a regular a qualidade do ar e a manter a atmosfera respirável. Estar rodeado de árvores seria, por isso, uma forma natural e eficaz de mitigar este tipo de impacto ambiental.
            O que não é natural é esta obsessão por abater tudo o que é árvore neste jardim à beira mal plantado. A continuar assim, deixará de ser jardim para passar a ser deserto.

          • JL says:

            Os filtros de partículas anulam os nox ? Looool

            Ou será o adblue ?

            Pois não, a central geradora de electricidade não emite nox, e as partículas são grandes.

            Se não sabe o que é o nox porque começa a inventar ?

            Então mas as árvores produzem CO2, dentro do carro faziam ainda pior.

            A obsessão que eu vejo são os petrolheads armados cada vez mais em ambientalistas, sem terem o mínimo de noção daquilo que dizem.

          • Mário says:

            E o JL armado em sacerdote evangelizador dos eletricos… Daqui a uns tempos anda a chorar porque os chulos dos seguros lhe aumentaram o prémio por ter uma bateria em casa… Sim, já fazem isso nas empresas.
            mas ele diz que não…. é especial.

          • Yamahia says:

            A EMEL já anda a miar.
            Piii os elektros inviabilizam a rotação no estacionamento q foi para isso que as taxas foram pensadas com um máximo de 2 horas nas zonas vermelhas e castanhas.
            Piii os autocarros nunca foram tão lentos.
            Piii, os elektros prejudicam os residentes.
            Piii para os elektros.
            https://www.rtp.pt/noticias/pais/disticos-verdes-disparam-66-em-lisboa-e-pressionam-estacionamento-avisa-emel_n1648518

          • Yamahia says:

            @JL, seu cegueta, além do filtro de partículas foram referidos o AdBlue e o catalisador.
            Para sair ar abre um coche da janela ou liga a ventoinha de circulação do ar seu obtuso. Mesmo sem tubo de escape e árvores é o q deve fazer, de contrário tb não dura muito.

          • JL says:

            #Mario, sacerdote evangelizador dos a combustão.

            Acho bem que aumentem, assim fica assegurada.

            Já ? Então mostre lá ?

            Disse que não onde ? Mostre lá ?

          • JL says:

            Boa Yamahia, quer dizer que afinal as pessoas usam, mal era se tivesse a miar porque os tinham lá e não eram usados.

          • JL says:

            Mas o seu usa adblue ?

            Então mostre lá os camiões mais antigos a usar isso ?

            Mas são eles que dizem que provoca cancro, não eu.

          • JL says:

            Só os eléctricos é que prejudicam os residentes, curioso.

            Os autocarros nunca foram tão lentos ? Talvez seja por serem a combustão, eléctricos eram mais rápidos.

          • Yamahia says:

            @JL perceba que os elektros aproveitam a insanidade política para fazer sala em Lisboa pois ng consegue identificar se o carro cumpre as 2horas limite nas zonas críticas (vermelha e castanha), causando congestionamentos que era o q se pretendia evitar com a rotação.

            Perceba,que antigamente não haviam autocarros elektros, se bem que neste caso aponto mais que a realidade anterior seja a causa da lentidão.
            Eu de bicla a pedais faço media muito superior, mas é q é a brincar looolooolool
            Piii para os elektros x2

          • JL says:

            Então ? Os a combustão vão para fora da cidade e donos voltam a pé ?

            Carros estacionados provocam congestionamento ? Curioso….

            Sim, a lentidão dos a combustão, dá para ver bem quando se anda neles versus eléctricos.

            Tenho de experimentar os metros a gasolina, para ver se conseguem ser mais rápidos…

          • Mário says:

            Acontece-lhe como os autocarros em coimbra… vão numa subida e ficam sem bateria e pronto… ali ficam á espera… Quantas vezes…

          • JL says:

            Então mostre lá eles a fazer isso ?

        • Rui says:

          Pois é motinhas o problema é exactamente esse por isso é que uma central eléctrica é 1000 vezes melhor que os carros a combustão porque tu não podes meter uma árvore em cada carro seria pouco logístico e chato no entanto podes meter árvores à volta de uma central eléctrica que consomem o CO2 os carros andam por todo o lado principalmente no meio da cidade, o motinhas é mesmo engraçado o CO2 só é problema numa estação amovivel que podemos controlar o CO2 de todas as formas e feitios já numa plataforma amovível com 3m3 já não há problema nenhum porque de alguma forma espetamos é com um caravlho lá dentro ahahahahah isto se não fosse para rir era para chorar ahahahh

      • Mário says:

        Vou meter uma chaminé da tapada do outeiro aí para o teu apartamento a ver se gostas.
        O realista é outro que acha que as pessoas têm dinheiro para se andar a pavonear de carro elétrico e a dizerem que são as maiores.

        • JL says:

          Pode meter na minha, mas tem de me garantir que usa um gerador em casa, mesmo dentro de casa.

          Claro que não têm dinheiro, preferem comprar geradores a gasóleo e o combustível para alimentar as suas casas, é normal que não tenham dinheiro.

          No seu caso você anda a pavonear com um gerador a gasóleo em casa e um diesel na rua.

    • Rui says:

      Praticamente não polui ahahahah fecha te no quarto com o tubo de escape lá para dentro vamos ver se polui ou não polui ahahahahhahahahahah

  12. Luís Painço says:

    Lol 70 000km depois de eléctrico e só não quero é voltar á combustao…

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