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Novo Dacia Spring chega com preço de lançamento a partir de 16.900 euros

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Rodrigo says:

    Óptimo preço para um citadino para maior parte das pessoas que fazem até 100km por dia chega e sobra.

  2. Blackbit says:

    “65 CV/ 48 kW, que proporciona uma aceleração mais dinâmica, atingindo os 0 a 100 km/h em menos de 14 segundos” , isso é para rir ou para chorar? 🙂

    • Vítor M. says:

      Queres um carro de 17 mil euros que vai dos zero aos 100 em 3 segundo? 😀 isso é que era para rir 😉 Não exijam o que não faz sentido.

      • Grunho says:

        Passa a fazer sentido no dia em que não houver ninguém disposto a pagar mais do que isso. Um carro vale aquilo que o mercado estiver disposto a dar por ele.

      • Blackbit says:

        Quero características decentes e à nossa época, não dos anos 70 do século passado.
        Pagar um extra de 600€ para ter cargamento ”Fast DC 30KW” é outro absurdo.
        A bateria ser refrigerada a ar é outro ponto negativo, pois tem mais tendência de sobre- aquecer (efeito rapidgate) o que irá afectar a sua longevidade.

        Não admira que as marcas chinesas venham a ter sucesso, oferecem mais por menos dinheiro.
        Mas se há quem goste, força nisso.

        • Vítor M. says:

          Queres? Paga por isso. Não faltam opções. E mesmo não faltando opções qual foi elétrico que mais se vendeu a particulares em 2023? O Spring. Onde estão as exigências? Estão na carteira. Percebo o teu ponto de vista, mas a realidade é outra.

          Os chineses não fazem milagres, mas poderão trazer a este mercado aquele fator que trouxeram ao mercado chinês, muita oferta e a baixo custo. E isso resultou em muitas falências das suas empresas com menos apoio estatal, não geraram fluxo que compensasse o investimento inicial. Acabaram por falir. A Europa não é o mercado chinês, é bem menor e com muito mais concorrência.

          Deixa ver quando chegam cá com um carro abaixo dos 20 mil euros.

        • Realista says:

          Mas 45cv num motor elétrico são 80cv de um carro a combustão…

    • Carlos Fernandes says:

      Desde que atinja os 140

    • Realista says:

      Sentes mais o arranque num elétrico com 48kW (65cv) do que num gasóleo com 82kW (110cv).

      Em termos de barulho é o inverso.

      • Pedro says:

        Apesar de ser verdade o que diz pelo simples facto de o eletrico ter lá a potência mal calca, nessa performance é basicamente ter um 1.1 a gasolina com 65 cavalos a chegar aos 100. Não é porque manda coice ao arrancar que é grande coisa… O diesel dos 110cv bate esse tempo e ainda vai penalizado o tempo porque vai metendo mudanças pelo meio.

        Eu numa ultrapassagem prefiro saber quem me leva à velocidade mais rápido do que quem me encosta mais à cadeira a arrancar…

    • Antonio Ferreira says:

      “Ainda mais económico e ideal para uma utilização urbana, o motor de 45 CV atinge os 0 a 100 km/h em menos de 20 segundos.”. Como é que se faz uma ultrapassagem com isto ?

        • António Ferreira says:

          Hahahahahaahahah, obrigado mas sei ultrapassar, e até faço pisca coisa que muitos não fazem. Mas com um carro com 45cv e que demorar 20s dos 0 aos 100, é preciso pensar em iniciar a ultrapassagem bem antes do normal e mesmo assim não sei não.

          • Art says:

            Se vais ultrapassar, assumo que não estavas nos 0. E provavelmente a andar mais rápido que o carro que será ultrapassado. Assim é só dar um cheirinho.

          • Pedro says:

            Isso é simples. Não ultrapassas. Isto é carro urbano. Ser elétrico não é garantia de performance.

          • Realista says:

            Se estas a ultrapassar, a velocidade dos 0 aos 100 é completamente irrelevante, porque se estar a ultrapassar então não estás no 0km/h…

            Sim, é verdade que o carro é lento dos 100 aos 120km/h e demora a chegar lá. É tipo um Smart ou um qualquer 1.2 a gasolina onde carregas no pedal a essa velocidade e ele eventualmente chega lá.

            Nota-se que o carro não foi feito para AE (tal como um smart por exemplo) mas não é de todo mau.

    • Toni da Adega says:

      Se aceleração é importante, existem muitos desportivos por onde escolher.

      • António Ferreira says:

        Segundo dizem as regras da ultrapassagem, a mesma deve ser feita no menor espaço de tempo e distância e em segurança. Deve ser tipo camião. Ultrapassar camião, um vai a 79 e o outro a 80. Para a cidade acredito que seja uma boa opção, mas fora disso, acho curto. E não, não estou a pensar adquirir qualquer viatura, apenas dei a minha opinião.

    • hahahah says:

      lol, E desde quando é uma competição de velocidade? Que eu saiba nada ali diz que é um carro para corridas ou para os gajos do aço

  3. jota says:

    Claro, tinha que ser mais caro do que na Alemanha! Também ganhamos mais…

    • Realista says:

      Para além de estares mais longe do local onde ele é produzido, tens mais impostos sobre o consumo em Portugal (23%) do que na Alemanha (19%).

      • GM says:

        É produzido na China, na fábrica da DONGFENG/RENAULT. E as rotas marítimas para a Alemanha passam por aqui. O “jota” refere-se ao modelo cessante, cujo preço foi reduzido em cerca de 10000€ na Alemanha: https ://observador.pt/2024/01/29/dacia-retira-50-ao-preco-do-spring-na-europa-a-espera-do-novo-spring/

        • Realista says:

          Já mandei vir contentores da China a descarregarem em Antuérpia e voltarem a apanhar novo barco para Leixões a preços mais baratos que descarregarem diretamente da China em Leixões…

          Isto porque existem barcos que fazem rotas certas para vários países e fica mais barato em economias de escala apanhar essas ligações do que apanharem ou criarem ligações exclusivas.

    • Grunho says:

      Os alemães têm sindicatos e sabem usá-los. É por isso que em igualdade de trabalho e horas levam para casa 2,5 vezes mais que nós.

  4. olho' says:

    Pormenor lamentável, as pegas das portas são iguais as do primeiro modelo da marca, já nem sei há quantos anos.

  5. Hugo says:

    Já tive para comprar este Spring em 2021, mas recuei porque achei que o modelo ainda não tinha atingido todo o seu potencial. Agora parece-me bem mais ajustado (em termos de autonomia e balanceamento) e mesmo o interior já está um pouco melhor. Já é algo a pensar seriamente para comprar o meu 1º carro 100% elétrico.

    • Pedro says:

      Opte por um usado de outra marca… Mete este spring ao lado de um carro qualquer até dá pena olhar para ele coitado… Parece um SUV que foi à maquina e encolheu.

      • Grunho says:

        Que interessa isso? Quem é da burguesia exploradora, ou pensa que é, ou é admirador, faz sempre questão de exibir SUV, seja lá do tamanho que for.

  6. jota says:

    Porque é que vai ser mais caro aqui do que na Alemanha?

  7. says:

    Já começa a ser uma boa opção para quem passa a vida às voltinhas e faz mais de 100kms duas ou três vezes por ano como eu. Já dá 50 ou 60 euros de poupança por mês só na pinga.
    Só lhe falta umas barras de tejadilho para instalar as que tenho no meu atual, mas já dá que pensar.

    • Yamahia says:

      Pq aqui dão subsidios e na Alemanha já não!

    • Realista says:

      Barras no tejadilho fazem aumentar o consumo, seja num carro elétrico ou num carro a combustão.

      Se não estou em erro, li algures num manual de um dos meu carros que podia aumentar cerca de 5% do consumo de combustível.

      • Yamahia says:

        Verdade. A mim aumenta-me 1 litro no minimo, mesmo sem a bici. Vendi as barras e ponho a bici no porta bagagens com rebatimento doa bancos, claro.

        • says:

          As minhas barras são aerodinâmicas 😀
          Mais a sério, não notei aumento de consumo. Faço sempre +/- os mesmos kms por depósito cheio. Faço reset aos kms sempre que atesto e bate sempre certo (bem, depende do uso e da condução, mas em média não dá para ver diferências). 1 litro acho exagerado (mas eu só costumo andar com as barras transversais, não com rack de bike.

          • Yamahia says:

            Garanto. mais 1 litro 100 apenas com as barras transversais + os suportes das bicis(2), o que me chateava bastante pq não estava para ter trabalho a desmontar tudo de cada vez que quisesse poupar e voltar a montar de cada vez que queria ir andar.
            Aquilo até dava ideia de parecer muito aerodinâmico (Thule onduladas)
            Um elektro deve sofrer mais pois são mais sensíveis a estas questões da aerodinâmica, pneus etc.

          • Realista says:

            Depende da velocidade que andares e dos trajetos que se faz.

            De acordo com o que andei a ler pode ir de 5% a 25% e em alguns casos até os extras opcionais de embelezamento que se costumam colocar no carro podem aumentar o consumo.

            As barras mesmo que aerodinâmicas criam mais arrasto e isso causa perdas de energia. O mesmo acontece ao circular com os vidros abertos ou vidros fechados, dependendo da velocidade pode ser mais económico circular com o ar condicionado ligado do que com os vidros abertos.

            Mas essas informações costumam estar descritas no manual de instruções.

  8. freakonaleash says:

    A ser verdade esses valores, porque ainda não está nada no site da Dacia, então o novo modelo é bem mais barato que o atual Spring, cuja versão base começa acima de 20k. É obra!

  9. impostor says:

    Mas tens que comprar o cabo para carregar à parte?? É como ter que comprar a mangueira da bomba de gasolina

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