Novo Dacia Spring chega com preço de lançamento a partir de 16.900 euros
A Dacia prometeu que o novo Spring seria "o automóvel totalmente elétrico com a melhor relação qualidade/ preço da Europa". O modelo totalmente elétrico apresentar-se-á aos portugueses pelo preço de lançamento a partir de 16.900 euros.
O novo Spring apresenta o inovador design Dacia, visto pela primeira vez na nova geração do Duster. O estilo robusto e assertivo reforça ainda mais a sua atratividade. De facto, o impacto desta transformação é visível tanto no interior, que foi redesenhado, como no exterior, onde o tejadilho é a única parte da carroçaria que se mantém do modelo anterior.
Em fevereiro, fomos conhecer esta nova máquina elétrica da Dacia, um modelo que procura encorajar os condutores a adotarem automóveis totalmente elétricos e reconhece que o design - com a eficiência, o preço e o carácter prático - é uma das peças essenciais do puzzle.
Desde o lançamento, em 2021, e com mais de 140.000 unidades vendidas na Europa, o Dacia Spring tem desempenhado um papel muito ativo na introdução da mobilidade elétrica no mercado. Este sucesso confirma a procura por automóveis elétricos acessíveis.
Partilhou Xavier Martinet, SVP Dacia, Marketing Vendas & Operações, num comunicado de imprensa.
Agora, surgem mais informações, dando conta de que as encomendas do novo Spring abrem no segundo trimestre, em Portugal, e as primeiras entregas estão previstas para o último quadrimestre de 2024.
Três níveis de equipamento: Essential, Expression e Extreme
Com base na nossa abordagem de conceção-para-o-custo, com o novo Spring continuamos a criar uma oferta elétrica competitiva, oferecendo uma gama a partir de menos de 20.000€ com equipamentos atualizados e ainda com uma autonomia combinada de 225 km, com base no ciclo WLTP.
Disse Xavier Martinet.
A Dacia melhorou a conectividade e capacidades multimédia do seu novo Spring. Equipamento de série nas versões Essential e Expression, o Media Control é um sistema multimédia controlado pelo volante com informações multimédia e chamadas telefónicas apresentadas no painel de instrumentos digital.
Inclui também dois altifalantes, ligação Bluetooth e uma porta USB. Quando ligado à aplicação gratuita Dacia Media Control, os condutores podem utilizar as funções de rádio/média e aceder a outras funcionalidades (por exemplo, navegação) através do seu smartphone, com uma ergonomia concebida para ser utilizada durante a condução.
O sistema Media Nav Live - de série na versão Extreme e opcional na Expression - dispõe de um grande ecrã tátil central de 10 polegadas que incorpora uma navegação inteligente até 8 anos, com condições de trânsito em tempo real e mapas europeus atualizados.
Além disso, pode ser utilizado para a utilização sem fios do Apple CarPlayTM e do Android AutoTM. O sistema Media Nav Live também inclui duas portas USB.
Os novos ADAS melhoram a gama de equipamento a bordo do novo Spring para cumprir as mais recentes normas de segurança europeias GSR II:
- Sistema avançado de travagem de emergência (urbano/extra-urbano com deteção de veículos, peões, ciclistas e motociclos);
- Reconhecimento de sinais de trânsito com alerta de excesso de velocidade;
- Assistente de ajuda ao estacionamento traseiro;
- Sinal de travagem de emergência;
- Alerta de transposição de faixa;
- Assistência à manutenção na faixa de rodagem;
- Aviso de atenção do condutor;
- Chamadas de emergência (eCall).
Para facilitar a vida aos condutores, a Dacia incluiu o botão "My Safety" para um acesso rápido às suas definições ADAS preferidas.
Um elétrico concebido para qualquer estrada
Conhecemo-lo de muito perto aqui, mas importa ressalvar o motor de 65 CV/ 48 kW, que proporciona uma aceleração mais dinâmica, atingindo os 0 a 100 km/h em menos de 14 segundos. Está disponível nos níveis de equipamento Expression e Extreme do novo Spring.
Ainda mais económico e ideal para uma utilização urbana, o motor de 45 CV atinge os 0 a 100 km/h em menos de 20 segundos. Está disponível no nível de equipamento Essential do novo Spring.
Na Europa, o novo Spring é o único automóvel totalmente elétrico que pesa menos de uma tonelada, com um peso em ordem de marcha de 984 kg na versão Extreme, o topo-de-gama.
É apenas 6 kg mais pesado do que o modelo da geração anterior com o nível de equipamento comparável, apesar da presença de novos ADAS, juntamente com os acabamentos atualizados e uma gama mais vasta de equipamento de série.
Com o seu peso moderado e um grupo motopropulsor eficiente, o novo Spring consome apenas 14,6 kWh/100 km, mantendo os custos de utilização controlados.
Óptimo preço para um citadino para maior parte das pessoas que fazem até 100km por dia chega e sobra.
E o Status?! Não pode ser… há que comprar um carro grande premium!!
Isso mesmo. Tens de gastar, tens de consumir, tens de desperdiçar, tens de poluir, que é para manter a economia a andar e os capitalistas a facturar.
Para algumas pessoas não chega, porque fazem 950km só das 9:00 às 12:30 e até têm uma garrafa destas sempre apostos:
https://m.media-amazon.com/images/I/61iNSSYx4BL.jpg
hahahaha
“65 CV/ 48 kW, que proporciona uma aceleração mais dinâmica, atingindo os 0 a 100 km/h em menos de 14 segundos” , isso é para rir ou para chorar? 🙂
Queres um carro de 17 mil euros que vai dos zero aos 100 em 3 segundo? 😀 isso é que era para rir 😉 Não exijam o que não faz sentido.
Passa a fazer sentido no dia em que não houver ninguém disposto a pagar mais do que isso. Um carro vale aquilo que o mercado estiver disposto a dar por ele.
Tal e qual. E vende-se tudo.
Quero características decentes e à nossa época, não dos anos 70 do século passado.
Pagar um extra de 600€ para ter cargamento ”Fast DC 30KW” é outro absurdo.
A bateria ser refrigerada a ar é outro ponto negativo, pois tem mais tendência de sobre- aquecer (efeito rapidgate) o que irá afectar a sua longevidade.
Não admira que as marcas chinesas venham a ter sucesso, oferecem mais por menos dinheiro.
Mas se há quem goste, força nisso.
Queres? Paga por isso. Não faltam opções. E mesmo não faltando opções qual foi elétrico que mais se vendeu a particulares em 2023? O Spring. Onde estão as exigências? Estão na carteira. Percebo o teu ponto de vista, mas a realidade é outra.
Os chineses não fazem milagres, mas poderão trazer a este mercado aquele fator que trouxeram ao mercado chinês, muita oferta e a baixo custo. E isso resultou em muitas falências das suas empresas com menos apoio estatal, não geraram fluxo que compensasse o investimento inicial. Acabaram por falir. A Europa não é o mercado chinês, é bem menor e com muito mais concorrência.
Deixa ver quando chegam cá com um carro abaixo dos 20 mil euros.
Mas 45cv num motor elétrico são 80cv de um carro a combustão…
Nope, o 45s dava baile a esse:
https://www.ultimatespecs.com/pt/car-specs/Fiat/14807/Fiat-Uno-45S-Fire.html
Desde que atinja os 140
Não, só da 125 km/h …
Sentes mais o arranque num elétrico com 48kW (65cv) do que num gasóleo com 82kW (110cv).
Em termos de barulho é o inverso.
Apesar de ser verdade o que diz pelo simples facto de o eletrico ter lá a potência mal calca, nessa performance é basicamente ter um 1.1 a gasolina com 65 cavalos a chegar aos 100. Não é porque manda coice ao arrancar que é grande coisa… O diesel dos 110cv bate esse tempo e ainda vai penalizado o tempo porque vai metendo mudanças pelo meio.
Eu numa ultrapassagem prefiro saber quem me leva à velocidade mais rápido do que quem me encosta mais à cadeira a arrancar…
“Ainda mais económico e ideal para uma utilização urbana, o motor de 45 CV atinge os 0 a 100 km/h em menos de 20 segundos.”. Como é que se faz uma ultrapassagem com isto ?
Segue o guia:
https://www.acp.pt/veiculos/condutor-em-dia/conduzir-em-seguranca/como-ultrapassar-em-seguranca
Hahahahahaahahah, obrigado mas sei ultrapassar, e até faço pisca coisa que muitos não fazem. Mas com um carro com 45cv e que demorar 20s dos 0 aos 100, é preciso pensar em iniciar a ultrapassagem bem antes do normal e mesmo assim não sei não.
Se vais ultrapassar, assumo que não estavas nos 0. E provavelmente a andar mais rápido que o carro que será ultrapassado. Assim é só dar um cheirinho.
Isso é simples. Não ultrapassas. Isto é carro urbano. Ser elétrico não é garantia de performance.
Se estas a ultrapassar, a velocidade dos 0 aos 100 é completamente irrelevante, porque se estar a ultrapassar então não estás no 0km/h…
Sim, é verdade que o carro é lento dos 100 aos 120km/h e demora a chegar lá. É tipo um Smart ou um qualquer 1.2 a gasolina onde carregas no pedal a essa velocidade e ele eventualmente chega lá.
Nota-se que o carro não foi feito para AE (tal como um smart por exemplo) mas não é de todo mau.
Se aceleração é importante, existem muitos desportivos por onde escolher.
Segundo dizem as regras da ultrapassagem, a mesma deve ser feita no menor espaço de tempo e distância e em segurança. Deve ser tipo camião. Ultrapassar camião, um vai a 79 e o outro a 80. Para a cidade acredito que seja uma boa opção, mas fora disso, acho curto. E não, não estou a pensar adquirir qualquer viatura, apenas dei a minha opinião.
lol, E desde quando é uma competição de velocidade? Que eu saiba nada ali diz que é um carro para corridas ou para os gajos do aço
e quem disse que o carro era para corridas ? estou apenas a falar numa simples ultrapassagem com um carro de 45cv.
Claro, tinha que ser mais caro do que na Alemanha! Também ganhamos mais…
Para além de estares mais longe do local onde ele é produzido, tens mais impostos sobre o consumo em Portugal (23%) do que na Alemanha (19%).
É produzido na China, na fábrica da DONGFENG/RENAULT. E as rotas marítimas para a Alemanha passam por aqui. O “jota” refere-se ao modelo cessante, cujo preço foi reduzido em cerca de 10000€ na Alemanha: https ://observador.pt/2024/01/29/dacia-retira-50-ao-preco-do-spring-na-europa-a-espera-do-novo-spring/
Já mandei vir contentores da China a descarregarem em Antuérpia e voltarem a apanhar novo barco para Leixões a preços mais baratos que descarregarem diretamente da China em Leixões…
Isto porque existem barcos que fazem rotas certas para vários países e fica mais barato em economias de escala apanhar essas ligações do que apanharem ou criarem ligações exclusivas.
Os alemães têm sindicatos e sabem usá-los. É por isso que em igualdade de trabalho e horas levam para casa 2,5 vezes mais que nós.
Pormenor lamentável, as pegas das portas são iguais as do primeiro modelo da marca, já nem sei há quantos anos.
Já tive para comprar este Spring em 2021, mas recuei porque achei que o modelo ainda não tinha atingido todo o seu potencial. Agora parece-me bem mais ajustado (em termos de autonomia e balanceamento) e mesmo o interior já está um pouco melhor. Já é algo a pensar seriamente para comprar o meu 1º carro 100% elétrico.
Opte por um usado de outra marca… Mete este spring ao lado de um carro qualquer até dá pena olhar para ele coitado… Parece um SUV que foi à maquina e encolheu.
Que interessa isso? Quem é da burguesia exploradora, ou pensa que é, ou é admirador, faz sempre questão de exibir SUV, seja lá do tamanho que for.
Porque é que vai ser mais caro aqui do que na Alemanha?
Já começa a ser uma boa opção para quem passa a vida às voltinhas e faz mais de 100kms duas ou três vezes por ano como eu. Já dá 50 ou 60 euros de poupança por mês só na pinga.
Só lhe falta umas barras de tejadilho para instalar as que tenho no meu atual, mas já dá que pensar.
Pq aqui dão subsidios e na Alemanha já não!
Barras no tejadilho fazem aumentar o consumo, seja num carro elétrico ou num carro a combustão.
Se não estou em erro, li algures num manual de um dos meu carros que podia aumentar cerca de 5% do consumo de combustível.
Verdade. A mim aumenta-me 1 litro no minimo, mesmo sem a bici. Vendi as barras e ponho a bici no porta bagagens com rebatimento doa bancos, claro.
As minhas barras são aerodinâmicas 😀
Mais a sério, não notei aumento de consumo. Faço sempre +/- os mesmos kms por depósito cheio. Faço reset aos kms sempre que atesto e bate sempre certo (bem, depende do uso e da condução, mas em média não dá para ver diferências). 1 litro acho exagerado (mas eu só costumo andar com as barras transversais, não com rack de bike.
Garanto. mais 1 litro 100 apenas com as barras transversais + os suportes das bicis(2), o que me chateava bastante pq não estava para ter trabalho a desmontar tudo de cada vez que quisesse poupar e voltar a montar de cada vez que queria ir andar.
Aquilo até dava ideia de parecer muito aerodinâmico (Thule onduladas)
Um elektro deve sofrer mais pois são mais sensíveis a estas questões da aerodinâmica, pneus etc.
Depende da velocidade que andares e dos trajetos que se faz.
De acordo com o que andei a ler pode ir de 5% a 25% e em alguns casos até os extras opcionais de embelezamento que se costumam colocar no carro podem aumentar o consumo.
As barras mesmo que aerodinâmicas criam mais arrasto e isso causa perdas de energia. O mesmo acontece ao circular com os vidros abertos ou vidros fechados, dependendo da velocidade pode ser mais económico circular com o ar condicionado ligado do que com os vidros abertos.
Mas essas informações costumam estar descritas no manual de instruções.
A ser verdade esses valores, porque ainda não está nada no site da Dacia, então o novo modelo é bem mais barato que o atual Spring, cuja versão base começa acima de 20k. É obra!
Noutros países europeus a Dacia já divulgou o preço e os valores andam por volta disso.
Mas tens que comprar o cabo para carregar à parte?? É como ter que comprar a mangueira da bomba de gasolina
Os carregadores não têm cabo? Se a comparação é com as bombas, estás desfasado.
Não, é um cabo para cargas mais rápidas. Vem equipado com cabo standard.
https://www.dacia.pt/gama/spring/configurador/equipamentos.html?conf=https%3A%2F%2Fpt.co.rplug.renault.com%2Fc%2FBADAt%2FAyJUQ