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Nova lei quer que os carros demorem mais a acelerar dos 0 aos 100 km/h

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. MACnista says:

    Sem problema, é só meterem pedais!!! FEITO!!

  2. Miguel says:

    E proibido correr na rua, sao um perigo. Quem quer correr tem de pagar e mai nada, se eu vejo um corredor varro lhe logo as pernas

  3. há cada gajo says:

    Por isso é que comprei um carro a diesel.

  4. Realista says:

    Se isto fosse uma noticia contra os carros a combustão os comentários por aqui seriam assim:

    – Isto é para nos empurrarem para os carros elétricos!
    – Deixem as pessoas escolher.
    – Por isso é que não troco de carro.
    – Isto é culpa do lobby ambientalista.
    – Querem acabar com o prazer de condução.
    – Os carros elétricos é que são muito lentos.

    • há cada gajo says:

      Estás a sofrer. Isso também se trata. Não te envergonhes.

    • Hugo says:

      És obcecado e sim, se o assunto fosse esse também haveriam doentes como tu com esse discurso.

      • Realista says:

        Sim, sou obcecado e doente em demonstrar que a realidade dos veículos elétricos não são a mentira como a que querem fazer crer.

        Eu sei que te deve ter custado imenso teres-me dado razão mas é sinal que por vezes conseguimos dialogar, bastando não ser fundamentalista.

        Aliás, eu sou o primeiro a dizer que volto para carro a combustão sem problema nenhum, se os carros a combustão se aproximarem da simplicidade e economia do que é viver com um carro elétrico – até porque ninguém compra carro elétrico por causa do meio ambiente. E mesmo assim eu ainda tenho um carro a combustão em casa porque a nível de preço quando o comprei, não existia alternativa elétrica ou eletrificada.

        Portanto eu não sou fundamentalista quanto me querem fazer querer.

        Embora fundamentalismos aconteçam tanto em pontos de vista dos defensores dos veículos elétricos como dos veículos a combustão, a maior parte dos fundamentalismos genéricos acontece nestes últimos pois é um grupo que critica sem nunca terem vivido com um carro elétrico e na maioria das vezes inventam histórias sem fundamento para valorizarem-se a si mesmos e não se desmoralizarem com o carro velho que possuem.

        Mas a realidade é que se pudessem trocariam o velho carro por um veículo elétrico na primeira oportunidade e sem hesitar…

        Um abraço.

        😉

        • PoiZé says:

          Texto muito bonito…
          ” a maior parte dos fundamentalismos genéricos acontece nestes últimos ”
          e logo depois:
          “Mas a realidade é que se pudessem trocariam o velho carro por um veículo eléctrico na primeira oportunidade e sem hesitar” Ai é?!?
          Tenho 4 viaturas em meu nome. Todas com motores a combustão.
          Se podia ter um eléctrico? Podia e posso.
          Mas curiosamente… (ou não)… não tenho nem quero. E não falta gente a pensar do mesmo modo. (ainda se pode pensar e expressar opiniões diferentes?!?)
          Eu não só não compro um veículo eléctrico como é completamente impensável trocar qualquer um dos que tenho por um VE.
          Aliás… O próximo, será de novo a combustão.

          E ainda te digo mais… Se me dessem um V.E., ou ganhasse um nalgum concurso, no dia seguinte estaria à venda! E com esse dinheiro viria outro para o seu lugar. A combustão.
          Ou em alternativa mais um ou dois clássicos para ocasionalmente dar umas voltas, virar cabeças, roubar sorrisos e perfumar as estradas!!

          Não se trata de fundamentalismo.
          Os V.E. não servem para toda a gente e por muito que andem a tentar limitar as escolhas ainda se consegue escolher.

          • Realista says:

            Ainda bem que declaras como fundamentalista já que tens uma preferência inegável por veículos a combustão uma vez que só estes podem proporcionar a experiência, aos outros, como o “perfumar” as ruas…

            Aliás só um fundamentalista é que consegue sobrepor as suas preferências pessoais como sendo superiores às preferências dos outros, porque neste caso a grande maioria não gosta de ter as ruas perfumadas com benzina e outros produtos cancerígenos, nem tão pouco de estarem em casa a aturar com o ruído alheio dos veículos na rua.

            A título de exemplo, certamente que as preferências musicais elevadas do teu vizinho até são toleradas uma vez a um sábado de manhã caso ele também pretenda “ornamentar” o ambiente com som, o problema ocorre quando o quer fazer todos os sábados de manhã e aí dada a frequência com certeza que és o primeiro a reclamar, isto se já não está a reclamar logo na primeira vez – o que é o que normalmente acontece com quem coloca as preferências pessoais acima das dos outros.

            No entanto dou-lhe razão que os VE’s, neste momento ainda não são para toda a gente – já o afirmei aqui várias vezes – pois existem utilizações muito específicas ou impossibilidades como os de carregamento em pessoas sem garagem. No entanto também não deixa de ser verdade que à medida que o tempo passa o carro elétrico está a solucionar esses problemas e está a tornar-se solução para todos… exceto para os fundamentalistas.

            Na verdade pessoalmente também não me importava nada de ter um carro a combustão clássico na garagem, mas esses seriam para andar de vez em quanto porque a nível de praticabilidade para andar no dia a dia, nada bate um carro elétrico e é para estas utilizações que estamos a falar.

            Mas a realidade é que à medida que o tempo passa cada vez existe uma preferência maior por VE’s já que ainda este mês bateram novamente o record a nível mundial de vendas sendo que neste momento 1 a cada 5 viaturas vendidas no mundo inteiro já são 100% elétricas correspondendo a um crescimento mundial de 32% YoY e a Tesla a ocupar o primeiro e segundo lugares com o Model Y e 3 respetivamente.

          • JL says:

            Portanto confirma que os ve para si valem muito.

          • PoiZé says:

            O meu 2.0 a gasolina de 1988 riu-se bastante desse texto…
            Assim como os milhares de participantes nos vários eventos de clásicos sejam provas ou exposições… Esses juntaram-se e riram-se também!
            Assim como os milhares de adeptos de rally que fazem anualmente centenas de kms para ver veiculos a combustão a levantar poeira!
            Assim como os milhares de adeptos de F1, motogp… que se lessem também se iriam rir muito!!!
            De realista tens muito pouco… Só conheces os do teu grupo… e aparentemente mal.
            E porque escolho diferente de ti, sou fundamentalista?? Felizmente ainda posso escolher e tenho oferta tanto nova como usada para o conseguir fazer!!
            Queres obrigar todos a serem como tu? Cria a tua religião ou funda um pais… Mete-te lá e faz como os norte coreanos.
            Por aqui e por enquanto, ainda há escolha! Por muito que voces, fundamentalistas dos VE tentem impedir e forças os outros a mudar…

          • JL says:

            Portanto, milhares, num universo de milhões, enfim, gotas no oceano. Loool

          • PoiZé says:

            Se somos gotas no oceano não entendo porque se dão a tanto trabalho para converter tão poucos!
            Fiquem com as vossas ideias ou então vão fazer campanha para os locais onde poderá fazer diferença…
            Locais onde, da exploração mineira aos veículos a combustão passando pelas instalações ‘industriais’, não cumprem as nossas normas ambientais (antes pelo contrário)… Nem as de higiene e segurança… Locais onde há trabalho infantil e quando não há não existe um EPI, um plano de saúde, um plano de recuperação do espaço/area afectada …
            Aí é que fariam verdadeiramente diferença!

          • Realista says:

            Mas eu não te estou a impedir de nada…

            Aliás eu FREQUENTO esses eventos por minha livre vontade, onde aliás gosto bastante de veículos clássicos, mas é por minha vontade que me desloco a esses locais.

            Agora o extremismo acontece quando alguém quer sobrepor a sua vontade sobre a dos outro, por exemplo, ao achar que”perfumar” as estradas com o cheiro a benzina é um direito que se sobrepõe ao dos outros. Isso sim é um extremismo…

            Aliás quem diz evento de clássicos, diz prova de F1, Formula E, Moto GP, WRC, prova de hipismo ou outra coisa qualquer. Quando és tu que te descolas de livre vontade ao evento não há imposição de vontades e o extremismo acontece quando não se entende que o conceito de liberdade esgota-se quando começa a liberdade dos outros…

          • Pedro says:

            Típico comentário de quem nunca andou num carro elétrico.

        • há cada gajo says:

          Vendi o meu diesel e estou à espera do novo diesel. Razão : não tenho como carregar um elétrico em casa sem ter de fazer despesa adicional e, mais importante que isso, não conseguia encontrar o equivalente em tamanho um elétrico a preço acessível para a minha carteira. É simples. Depois há outras razões, mas vocês, os fundamentalistas que não me conhecem de lado nenhum mas que acham que conhecem, acham que eu estou só a inventar.

      • Hugo says:

        Qual razão? Eu alguma vez disse que os elétricos não prestam? Estás um bocado confuso.
        “Mas a realidade é que se pudessem trocariam o velho carro por um veículo elétrico na primeira oportunidade e sem hesitar…”
        COMPLETAMENTE ERRADO
        Tenho um carro com mais de 20 anos, 13 nas minhas mãos, e podia trocar agora por um novo e pagar a pronto sem me faltar pão na mesa felizmente. Não o faço porque não quero e carro nenhum do mundo me vai economizar, para já, mais do que ficar com este.
        Aceitas se quiseres, é a pura das verdades e obviamente que não seervirá para gente que faz muitos kms diários.
        Não sou como certos miúdos que andam aqui a afirmar que já tiveram 40 carros e outros que em 2 anos ou 4 ou que é…poupam para um carro novo LOL Eu falo no meu caso…não invento cenários.

        • JL says:

          Não o faz porque não pode ou sabe que aquilo que defende não presta, e tem medo de enfrentar o desconhecido, há quem chame a isso falsa sensação de segurança.

          Não o fez porque não conseguiu, mas como diz, há quem consiga, não fique cheio de inveja, não é para todos.

          • Hugo says:

            Olha meteu a carapuça o aldrabão de serviço e não perdeu tempo a vir mentir mais um bocadinho e contradizer o que desconhece sem qualquer argumento LOOOOL
            Inveja claro….dito por alguém que anda aqui há anos a comentar compulsivamente contra veículos a combustão quase me cai uma lágrima LOLOLOL
            Está lá tudo no meu comentário anterior. Justificações pedes ao chatgpt 🙂

          • JL says:

            O aldrabão aqui é você, basta ler o seu texto.

            Mentir ? Onde menti ? Parece quem enfiou a carapuça foi o Hugo.

            Então mostre lá onde comentei contra veículos a combustão?

          • Hugo says:

            Mentiste ao desmentir o meu comentário e afirmar coisas acerca das quais não fazes a menor ideia sobre mim. FIM.

            Há milhares de comentários teus a contestar tudo e todos… não te devo “demonstrações” do que quer que seja pois és bem conhecido por aqui como “alguém mal resolvido com algo ou alguma coisa”. Não me culpes…cresce e muda. MALUCO.

          • JL says:

            Menti ao desmentir ? que grande confusão nessa cabeça.

            Isso é mentir ? raio…

            Não há milhares a contestar, há sim muitos com duvidas.

            Mas o Hugo faz diferente em que ? também há muitos comentários seus a contestar.

            Nem precisa de demonstrar nada, só a sua reação já serviu de esclarecimento.

            Mal resolvido ? esses são vocês, que misturam assuntos e lançam temas que nada têm a ver, portanto novamente a meter defeitos seus nos outros.

            Então aconselhe os outros a fazer aquilo que você não faz.

  5. Simão says:

    Ora bolas…………… se vão meter um “travão” lá se vai o tema dos que dizem que nada bate os electricos dos 0 aos 100

  6. papamoscas says:

    É limitar a aceleração e a velocidade te todos os carros sejam eles a pilhas, a bateria a gasolina, gás, água, gasóleo, diesel etc. 135 chega muito bem para fazer uma ultrapassagem numa AE e 10 segundos dos 0 aos 100

    • JL says:

      A pilhas escusam de limitar, não existem por cá e os chineses também não os querem.

      • Realista says:

        Existe sim, podes pesquisar pela matrícula: BU-67-GR

        Só não não circulam porque é caro…

        • JL says:

          É um caso raro, 1 ente os 2 que foram importados, e um deles está parado.

          • Hugo says:

            É raro ou não existem? Outra vez a mentir e tentar subverter a expressão “a pilhas” LOOOOL
            Não estou a defender os ignóbeis anti EV’s…apenas a meter-te no mesmo saco para o caso de achares que és diferente deles LOLOL

          • JL says:

            Não existem, porque nem estão à venda, um deles é do stand.

            Não menti em lado nenhum. Eu falei do termo correto, mas se a ignorância o acompanha, lamento que não tenha aprendido nada ainda.

            Então mas isto é o quê ? não é um comentário a contestar ?

          • Realista says:

            https ://www.razaoautomovel.com/testes/videos-ra-toyota-mirai-2025/

            A matrícula vem daqui…
            É de facto um carro de exposição e divulgação da marca em Portugal.

          • JL says:

            Esse é o que tem estado parado, não há em Portugal quem lhe faça manutenção. Esteve durante muitos meses no Prior Velho. Quando é preciso é levado de reboque. Esteve em Beja no evento dos aviões.

      • PoiZé says:

        De novo?!? ok… Aqui vai de novo também!
        “uma bateria é um conjunto de pilhas?”
        Vista geral de IA
        Sim, uma bateria é um conjunto de pilhas ligadas em série ou em paralelo. A diferença fundamental é que uma pilha é uma única célula eletroquímica que converte energia química em elétrica, enquanto uma bateria é o conjunto dessas células para aumentar a voltagem ou corrente elétrica disponível.
        Pilha (ou célula): É a unidade básica que contém dois eletrodos (cátodo e ânodo) e um eletrólito. A reação química espontânea entre eles gera corrente elétrica.
        Bateria: É formada por várias pilhas conectadas para obter uma tensão ou corrente maior. A conexão mais comum é em série, onde o polo positivo de uma pilha é ligado ao polo negativo da seguinte.
        Por isso sim, todos os veículos eléctricos têm e são a pilhas! Muitas muitas pilhas!!!

        • JL says:

          Uma bateria de pilhas é um conjunto de pilhas, uma bateria de acumuladores é uma bateria de acumuladores, eu como alguém falou em pilhas, eu falei desses, são 2 coisas bastante diferentes.

        • JL says:

          Errado, não têm pilhas, só no relógio, diga-me lá se as celulas pouch são pilhas ?

          A diferença na nossa língua é muito simples, pilhas é um dispositivo não recarregável, acumuladores é um dispositivo recarregável, e não se confundam com as pilhas recarregáveis, elas só têm esse nome porque subsituem as pilhas tradicionais não recarregáveis, mas na verdade são acumuladores.

          Já os carros a pilhas usam pilhas mesmo, porque são dispositivos que convertem energia química em eletricidade através de oxirredução ou outra reação química mas não permitem ser recarregáveis.

          Escusa de agradecer…

          • Grunho says:

            Se são as recarregáveis para comandos de televisão, por exemplo, os fabricantes chamam àquilo pilhas e não baterias.

          • JL says:

            Foi isso que eu disse, chamam porque substituem diretamente as pilhas não recarregáveis, mas são acumuladores como outros qualquer.

      • PoiZé says:

        Mas não fiques ofendido… Nem triste… A realidade tem destas coisas…
        É só aprender e seguir para a frente evitando repetir os mesmos erros…

    • R!cardo says:

      O meu “mata velhos” já tem essas prestações

  7. Artilheiro says:

    Cinco segundos, dos 0 aos 100, é mais do que suficiente, para um arranque.

  8. says:

    Adoro estas tentativas de leis que tiram o prazer de condução. Mais vale irem logo directos e proibir automóveis. Vamos todos andar de bicicleta e carroça porque somos todos estúpidos, cegos e surdos e se formos acima de 10km/h morremos todos.

  9. Anung says:

    Ainda é a unica coisa de jeito que o elektros têm e agora querem acabar com isso?

    • Realista says:

      Só falta tirar:

      – Entrega contínua de potência;
      – Melhor distribuição de peso;
      – Menor centro de gravidade;
      – Maior praticabilidade;
      – Maior economia;
      – Melhor prazer de condução;
      – Melhor fiabilidade;
      – Melhor controlo de tração;
      – Melhor aderência;
      – Melhor precisão na aceleração;
      – Travagem regenerativa;
      – Condução com um só pedal;
      – Melhor resposta em baixas velocidades;
      – Maior rigidez estrutural;
      – Mais seguros;
      – Melhor tração Integral sem necessidade de acessórios mecânicos;
      – Possibilidade de colocar motores independentes por eixo;
      – …

      … e por aí fora.

      Assim sem dúvida que excluindo todas as outras coisas de jeito, pode-se dizer que estão a tirar a única coisa de jeito dos veículos elétricos…

      Sem dúvida.

  10. Max says:

    Está-se a falar de ruas, com passadeiras para peões e não de pistas de corridas nos autódromos.
    Todos somos peões e todos já atravessámos na passadeira – depois de cair o sinal vermelho para peões. E todos já tivemos que correr para atravessar na passadeira – porque não foi suficiente o desconto que demos ao arranque dos carros até chegarem à passadeira (há um atraso, nem sempre igual, entre cair o vermelho para os peões e abrir o verde para os carros). Os segundos fazem a diferença nos atropelamentos. Percebo a ideia de limitar a velocidade de arranque dos carros.

    • Zé Fonseca A. says:

      E os casos que precisas de acelerar para não levares com um carro ou camião em cima?
      Já para não falar no maior risco de acidente nas ultrapassagens

      • Max says:

        Acelerar dos 0 aos 100 – ou seja, com o carro parado e com pões a atravessar na passadeira em frente. Quanto à condução em andamento, é preciso manter sempre uma reserva de aceleração se for preciso.

      • Bruh says:

        Não sei em que estradas andas a conduzir. Eu nunca tive de acelerar para não levar com outro carro. Se calhar o problema está na tua condução e não na dos outros. Penso eu de que…

      • Mr. Y says:

        Isso é porque costumas ultrapassar à maluca…

      • N'uno says:

        esta malta não sabe porque potência numa moto é sinal de segurança… Eu sei que um VE não é uma moto, mas capacidade de arranque é um tema de segurança, quer queiram quer não, e o que acelera mais rápido (não estou a dizer o que atinge velocidades absurdas mais rápido) é definitivamente o mais seguro, por muitas e variadas razões. Não devia ser, e isso é que dói porque é sempre a mesma história baseada nos poucos que não têm juízo, é motivo para tanta discussão, nem para corridas!

  11. Moina says:

    Bonito, tudo em prol da segurança, do ambiente…
    Sheep ahead!

  12. Gringo Bandido says:

    Uma condução civilizada na estrada é urgente, temos todos a ganhar.

  13. Pedro says:

    Ridículo! O prazer de um elétrico está mesmo na aceleração! Querem mesmo que as pessoas deixem de comprar elétricos!

  14. Miguel Madeira says:

    “De acordo com uma proposta de atualização para a Norma Nacional, todos os automóveis de passageiros precisariam de um modo padrão no qual levariam pelo menos cinco segundos para atingir 100 km/h ao arrancar, a menos que o condutor selecionasse manualmente uma configuração mais rápida.”

    Ou seja, afinal quem queira mesmo acelar à bruta continuará a fazé-lo (é só selecionar essa opção); isto só impedirá aqueles que acelarem porque nem reparam que estão a acelarar

  15. anon says:

    5 segundos ainda é bem pouco/é rapidinho, mas é uma imposição que faz 0 sentido se alguma vez vi alguma. então os nossos limites são no máximo 100/120, ou seja, incluindo ultrapassagens, a maioria será feita entre a faixa dos 0 aos 100 (talvez 70-100), portanto não dita o senso comum que quanto mais rápido um carro for dos 0-100 mais rapidamente faz uma ultrapassagem segura, sem colocar a sua vida e dos outros em risco porque tem um 0.9cc que leva 18s dos 0-100 e que na verdade não devia estar a tentar ultrapassar ninguém por literalmente ser lento de mais (em certas circunstancias)? um carro muito rapido dos 0-100 será sempre “seguro” a ultrapassar alguém, partindo do principio que se está a respeitar os limites onde se está. como dizem alguns: lol.

  16. VAOpoK says:

    Os carros com motor de combustão interna valem cada vez mais!

  17. PJA says:

    Estou de acordo, e até acho que devia estar sempre limitado aos 5 segundos e ser implementado também na UE.

  18. Mus says:

    O artigo fala de aceleração, não de recuperação de velocidade.
    Sosseguem, que não vai mudar nada na capacidade de ultrapassagem dos carros, embora, talvez, levem mais um ou dois segundo, a arrancarem dos 0 aos 100km/h num semáforo.

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