Nova bateria para camiões elétricos assegura vida útil para 1,5 milhões de km
Numa altura em que os carros elétricos são tema constante, a vida útil das baterias é também motivo de debate. Hoje, falamos-lhe de uma nova opção desenvolvida para camiões elétricos e baseada na sua vida útil.
A Scania e a Northvolt estão a trabalhar, desde 2017, no desenvolvimento de uma célula de bateria para veículos comerciais pesados. O objetivo passa por criar e comercializar um componente capaz de ser líder mundial.
Agora, as duas empresas suecas apresentaram uma célula de bateria destinada a veículos pesados. Segundo revelaram, possui uma vida útil equivalente à de um camião, ou seja, cerca de 1,5 milhões de quilómetros.
No início desta parceria, a Northvolt e a Scania concordaram com um cronograma ambicioso para o desenvolvimento de uma célula de bateria de alto desempenho que permitiria a concretização dos seus planos de eletrificar o transporte pesado.
Partilhou o CEO e cofundador da Northvolt, Peter Carlsson.
Com uma capacidade de 177 Ah e uma tensão elétrica nominal de 3,6 V, a célula de bateria possui uma pegada de carbono de aproximadamente um terço, em comparação com uma referência da indústria. Em testes, a bateria de ião de lítio já demonstrou ter capacidade para alimentar camiões até 1,5 milhões de quilómetros.
Além disso, é produzida na gigafactory Northvolt Ett, no norte da Suécia - uma fábrica alimentada por energia hidroelétrica e eólica, ou seja, energia 100% renovável.
Ter passado por extensas fases de desenvolvimento e validação e agora entregar células que excedem as nossas expectativas iniciais em termos de desempenho é uma grande conquista para todos os envolvidos.
Assegurou Peter Carlsson.
Aquando da apresentação da novidade, a Scania anunciou que tem planos para uma nova fábrica de baterias, em Södertälje, na Suécia, para montar as células antes da produção dos veículos pesados elétricos.
O dia de hoje é um marco no caminho para um sistema de transporte sustentável. O futuro do transporte pesado é elétrico, e para permitir a mudança e continuar a cumprir a nossa promessa de ser premium, a Scania precisa de células de bateria de alto desempenho para os seus camiões elétricos.
Disse Christian Levin, CEO da Scania.
As duas empresas encontraram o equilíbrio ideal para o desenvolvimento desta nova bateria destinada aos camiões elétricos e cuja vida útil é verdadeiramente surpreendente:
Quando o desenvolvimento da célula de bateria começou, procuramos alto desempenho, baixos custos operacionais e longa vida útil. Decidimos que um dos requisitos seria a célula permitir uma vida útil de 1,5 milhão de quilómetros para um veículo pesado Scania. Os testes mostram que esse requisito pode não apenas ser atendido, mas superado.
A missão da Northvolt de construir as baterias mais ecológicas do mundo combina perfeitamente com o propósito da Scania de conduzir a mudança para o transporte sustentável. Estou realmente ansioso para juntar as peças finais do quebra-cabeça antes da descolagem dos veículos elétricos premium ainda este ano.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Northvolt
Neste artigo: bateria, Camião elétrico, Northvolt, Scania
Pensei que já seria a bateria de sódio 🙁
Bateria de sodio tem durabilidade tao alta assim? Verdade, era para estar pesquisando desde 2017 baterias de sodio.
Parei para pensar aqui. Acho que uma descarga rapida, como subir uma montanha talvez bateria de sodio esquenta menos devido talvez ser a base agua. Na descida regeneracao tambem deve ser muito melhor pois a recarga as bateria de sodio sao mais rapidas parece.
Mas eu adoro o cheiro do diesel dá uma moca é melhor que ganzá lá se vão o meu rico petróileo
Paga-o. Com imposto igual ao da gasolina. Não é com imposto bonificado a parasitar em cima dos consumidores de gasolina.
Estas como outro
I love the smell of napalm in the morning
Deve ser deve.
O teu comentário já estava a demorar…
Fazes-me lembrar o Dom Quixote a lutar contra os moínhos de vento 😉
A Dulcineia dele chama-se Diesel.
E quantos km de autonomia tem essa bugiganga?
pois é…
Faz 300km e tem de carregar 24H…lol
Hyliion é uma melhor solução.
1000km gás natural/hidrogénio com pack de bateria mais pequeno.