Nissan inspira-se na Tesla para fabricar veículos elétricos mais baratos
O sucesso da Tesla será resultado de uma série de abordagens estratégicas. Assim sendo, a Nissan inspirar-se-á na empresa americana liderada por Elon Musk, com o objetivo de produzir veículos elétricos mais baratos.
A corrida aos carros elétricos mais baratos está em andamento, com as fabricantes a procurarem soluções, individual ou coletivamente, para entregar modelos acessíveis a mais carteiras e motivarem o abandono da ideia de que um carro elétrico servirá apenas os mais avantajados.
No sentido de fabricar alternativas mais baratas, a Nissan vai recorrer ao gigacasting, um processo de fabrico pioneiro da Tesla. A Nissan utilizará máquinas com cerca de 6000 toneladas de força para fabricar as estruturas traseiras dos seus veículos elétricos, que, segundo partilhou, deverão ser vendidos a partir do ano fiscal de 2027.
O processo, que integra a sua estratégia para alcançar a paridade de custos entre os veículos elétricos e os veículos com motor de combustão até ao ano fiscal de 2030, reduzirá os custos de fabrico em 10%.
O que é o "gigacasting" introduzido pela Tesla?
Conforme explicado pela Reuters, esta começou a utilizar "prensas enormes com 6000 a 9000 toneladas de pressão de bloqueio para moldar as estruturas dianteira e traseira do seu Modelo Y num processo de «gigacasting» que reduziu os custos de produção".
De forma simplificada, este processo utiliza máquinas gigantescas para fundir secções inteiras de um chassis numa única etapa, substituindo a necessidade de soldar dezenas de peças separadas e permitindo poupar tempo, equipamento, mão de obra e custos.
A Tesla liderou esta abordagem e a japonesa Toyota está entre as fabricantes de automóveis que se comprometeram a utilizá-la, segundo avançado pelo Automotive News Europe.
Lá vão agora as marcas todas a correr às prensas, a tesla devi era ter fabricado as próprias prensas e agora vendia às outra marcas agora os italianos é que vão ficar com a guita toda
Desde que não copiem a infeliz ideia da tesla de tirar a manete dos piscas…
Basta andar na estrada e ver que ninguém faz pisca. Mais vale tirar esse extra
Sim, sim… tens de olhar com mais atenção.
“Ninguém faz pisca” ?? Mas o senhor vive neste mundo ou quê ?? 😐
De notar que há excepções ao uso de piscas. Determinadas marcas estão dispensadas por lei a não terem a obrigação de os utilizarem. Eu por exemplo sou um desses felizardos !!!
Parece que só se desfizeram se algo que a malta não usa. Lool
Usando ou não, a malta é que sabe.
Que é uma obrigação do código, dar pisca, é.
Que é estúpida a ideia de por os botões do pisca, ao estilo de comando de PlayStation, também é.
Apenas na brincadeira, tem toda a razão.
Eu tenho no meu Model3 e gosto muito, impecável mesmo, quando passa para a C4 é um degredo as alavancas, no tetas tenho tudo à mão de semear literalmente, mas atenção exige uma certa curva de aprendizagem :):):)
Quem quiser a tradicional manete dos piscas é só encomendar o novo kit de piscas há tesla. Só custa +2.000 $.
Onde posso ver isso à venda ?
Os ferraris já não têm manetes há vários anos
Fala-se que em breve isso vai ter de deixar de acontecer e vão ter de voltar aos comandos únicos para este tipo de funções, ainda que em Portugal isso não sirva para grande coisa, mas quem quiser usar…
Nissan na minha opinião está a ficar para trás na electrificação dos automóveis.
Mas sou Nissan até ao fim dainha vida.
Como é que é possível que uma das marcas pioneiras no lançamento de VE, esteja neste momento a vender carros que do ponto de vista das baterias estão no século passado.
Felizmente no Arya já meteram refrigeração, espero que aconteça o mesmo com os seguintes.
Fazem isso para assim baixar o custo na compra, mas depois na reparação o custo fica muito mais alto…
Porque ?
Para mim este tipo de problema é inaceitável, pior ainda quando a assistência da Tesla assobia para o lado:
https://www.thedrive.com/news/tesla-model-y-owner-finds-scary-cracks-in-gigacast-front-end
Desculpe, não diga mal da Tesla que ele nunca mais se cala. Bolas já despertou.
Até parece….
@PJA
Bem visto! Realmente é melhor não se criticar a Tesla, por estes lados.
Podem criticar à vontade, quem os conhece sabe se estão a criticar ou apenas a vomitar. Lloool
Deviam é construir carros elétricos que consigam andar mais de 15 minutos a 120 sem aquecer as baterias e sem entrar em modo “tartaruga” e que suportem carregamentos rápidos sem comprometer muito a durabilidade.
Tambem dava jeito que a bateria durasse pelo menos 5 anos sem avarias.
A minha já tem 7 anos sem avarias
Está com sorte, porque muitas não duram tanto tempo e com essa idade se tiverem, 80Km de autonomia ui ui.
Nota-se que sabe do que fala quando tens a marcas a darem 8 anos de garantia no mínimo mas depois refere que uma bateria com 7 anos é ter muita sorte e que por norma não duram muito tempo…
No caso da Nissan sim, e carregar em Dc sem aquecer aos 50 graus.
De que marca ou marcas se refere?
Muito bem, Nissan. É assim mesmo.
Mais uma!
A Tesla cria, os outros seguem.
Primeiro todos odeiam e criticam, depois copiam.
Estou a adorar o karma dos haters até se espumam