Nissan apresenta o ProPILOT 2.0, o concorrente do Autopilot da Tesla
Atualmente um dos trunfos da Tesla, se não mesmo o maior, é o sistema Autopilot. Várias marcas já mostraram os seus argumentos no que toca a baterias e motores elétricos. Contudo, não tem sido fácil desenvolver uma solução de piloto automático que ombreie com a Tesla. Entretanto, a Nissan diz que tem algo melhor.
A Nissan acaba de lançar no Japão o seu novo sistema de condução do carro de condução autónoma, o PROPILOT 2.0.
Nissan PROPILOT 2.0 versus Tesla Autopilot
O PROPILOT 2.0 é um sistema avançado de condução que traz mais que o seu antecessor, o PROPILOT original. Este permite a condução sem as mãos no volante, um recurso que podemos encontrar, por exemplo, na Audi com o Traffic Jam Assist ou na Cadillac, com o Super Cruise. Portanto, estamos a falar de um sistema com autonomia de nível 3.
A condução "mãos livres" será legal nas autoestradas do Japão. Contudo, esta funcionalidade está mais restrita nalgumas regiões, como acontece na Europa (onde a legislação recentemente voltou a apertar as regras).
Além disso, o ProPILOT 2.0 oferecerá a chamada «Condução navegada», uma função que tira proveito de uma rota predefinida, permitindo circular de forma autónoma por uma autoestrada de várias vias até à saída programada, podendo mesmo mudar de faixa de rodagem. Esta função é muito parecida com a proposta no sistema navegação com Autopilot da Tesla.
PROPILOT 2.0 também permite mudar de faixa de rodagem
O sistema da Nissan pode mudar de faixa de rodagem automaticamente. Contudo, antes de realizar esta manobra, o condutor terá de a aprovar.
De acordo com a empresa japonesa, tecnicamente o sistema poderá realizar as mudanças de via sem necessidade de aprovação do condutor, mas neste ponto as autoridades japonesas não permitem esta ação. Novamente estamos perante uma limitação similar à do Autopilot da Tesla.
Sistema de câmaras mais avançado que o da Tesla
Quanto ao hardware utilizado, destaca-se o uso de sensores ultrassónicos, um radar frontal, quatro radares laterais e sete câmaras. Embora o Tesla Autopilot tenha oito câmaras, o sistema Nissan tem um trunfo que o coloca em vantagem, isto porque as suas câmaras são trifocais, o que permite uma maior precisão a longa distância.
Os radares laterais são redundantes e melhorarão o funcionamento de todo o sistema. Como a Tesla, a Nissan não aposta no sistema LiDAR nos seus carros autónomos "atualmente" (ao contrário de Elon Musk, a empresa japonesa acredita que, para os níveis 4 e 5 de automação, o LiDAR será necessária).
O ProPILOT 2.0 utiliza mapas GPS com precisão centimétrica, que são carregados dentro do carro e atualizados via OTA. Nas estradas com mudanças temporárias no seu limite de velocidade, as câmaras do carro poderão ler sinais de trânsito e alterar a velocidade máxima registada nos seus mapas.
Sistema de Inteligência artificial disponível a qualquer bolso
Atualmente, o PROPILOT 2.0 só está disponível no Nissan Skyline, dentro do Japão (Infiniti Q50 na Europa). No entanto, a marca nipónica irá gradualmente adicionar mais modelos e mercados.
Portanto, estamos perante um sistema muito parecido com o Autopilot da Tesla, contudo, o ProPILOT2.0 da Nissan promete algo totalmente diferente: uma democratização da alta tecnologia a preços mais baixos, IA para todos, mesmo para compradores de um carro barato, que começa nos 11.500 dólares (o veículo já com o sistema).
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Nissan
Fonte: Nissan
Toda a gente preocupada que com os motores elétricos se perca a essência de um carro, enquanto algo mais que um simples meio de transporte, e eu preocupado é que as marcas estejam mais interessadas na condução autónoma do que no prazer de condução.
Nenhumas das duas coisas vai acontecer de forma generalizada e obrigatória.
Tenho um Leaf com o Propilot e posso dizer que é uma maravilha. Claro que não faz tudo. Mas se formos a uma velocidade aceitável, sem pressas, a verdade é que se pode fazer Porto-Lisboa com poucos toques no volante.
A parte melhor é mesmo no trânsito, porque o carro acelera e trava sozinho, faz as curvas, etc. Não tenho saudades dos tempos em que estava na ponte de Leça e ter de fazer ponto de embraiagem a cada 20seg para seguir o carro da frente. Uma maravilha.
Torna a viagem muito menos cansativa, mas também é mais propícia a distracções (smartphone logo ali ao lado… é um problema e um perigo!). Mas estou muito contente. Uso diariamente.
já andei num tesla com isso e sou sincero, queria era que o carro parasse para sair, até suava das mãos!!!! é capaz de ser bom e de ser o futuro mas não é para mim, gosto muito de conduzir!!!!
“Nissan apresenta o ProPILOT 2.0, o concorrente do Autopilot da Tesla”
O TITULO ESTÀ ERRADO, deveria ser
COMPARATIVO, entre
Nissan ProPILOT 2.0, o concorrente do Autopilot da Tesla”
Pois fazem uma noticia sobre a Nissan (caso RARO) , e colocam fotos e Liks da Tesla !!!
Diria que é um 2 em 1, toca a faturar.
Quem é que deixa estes seres comentar? Só lixo que vomitam. Uma dúzia de coelhos tinha sido bem mais úteis.
Estou a pensar comprar o Leaf, era impecável que viesse com esta tecnologia.
Só a um pequeno senão qu se esqueceram e que o próprio presidente da VW admitiu a Tesla tem milhares de dados nos seus servidores dos anos que tem vindo a receber dos seus automóveis.dados esses que suportam a IA que dará sempre a vantagem á Tesla
Já muitas marcas têm sistemas parecidos. Para condução autónoma ainda falta muito, mas podem ser boas ajudas.
Por exemplo, um Seat Ateca desde 2016 que pode ser equipado com tecnologia parecida.
O meu é do ano passado e tem front assist, cruise control adaptativo, lane assist, aviso de trânsito no ângulo morto, aviso de trânsito cruzado à rectaguarda, lê os sinais de trânsito, etc.
Ou seja, acelera, trava e faz as curvas sózinho (desde que a estrada tenha linhas). Isto pode ser bom em muitas situações, por exemplo, se alguém adormecer ao volante a viatura pode fazer as curvas e ao mesmo tempo emite sinais sonoros ao condutor e caso não acorde passa a fazer travagens, no limite chega a imobilizar a viatura com os 4 piscas. Também em situações de nevoeiro intenso pode ser muito útil, já conduzi nessas condições, o radar detecta os carros à frente (aparecem no digital cockpit) e automaticamente mantém a distância para esse carro, ao mesmo tempo o lane assist ajuda a fazer as curvas.
Não sendo condução autónoma, acho que são bons auxiliares à condução.