NIO quer assegurar 120 estações de troca de baterias na Europa até ao final deste ano
Apesar de não ser prática comum, a chinesa NIO pretende garantir que, até ao final de 2023, a Europa conta com 120 estações de troca de baterias.
Na Ásia, além dos postos de carregamento destinados aos carros elétricos, há uma outra solução a ganhar popularidade: as estações de troca de baterias. Afinal, por permitir recuperar a plena autonomia do veículo em apenas alguns minutos, anteriormente, fabricantes como a Tesla e a Renault exploraram a possibilidade, mas optaram pelo carregamento rápido.
Embora não seja - ainda - prática comum, por cá, a chinesa NIO já havia demonstrado interesse em trazer a alternativa para terras europeias, no ano passado, conforme vimos aqui. Uma vez que já comprovou a viabilidade das estações de troca de baterias, já assegurou que a sua rede doméstica tem o apoio de mais mais de 1.000 e, agora, quer investir na Europa.
NIO quer 120 estações de troca de baterias a operar na Europa
Por forma a dar apoio ao lançamento da sua gama de elétricos premium, na Europa, a empresa pretende criar 120 estações destinadas à troca das baterias.
As Power Swap Stations estarão disponíveis para os utilizadores que optarem pelo aluguer de baterias - um modo escolhido pela maioria dos clientes da NIO. O processo demora apenas 5 minutos e é totalmente automatizado. O objetivo é que, até ao final deste ano de 2023, a NIO consiga garantir 120 estações operacionais, em toda a Europa.
Segundo Ralph Kranz, chefe da NIO na Alemanha, o país receberá, em princípio, pelo menos 40 das estações previstas. Com outros atores a dominar, atualmente, o mercado europeu de carros elétricos, a mesma fonte explicou que, para já, a NIO está muito focada em dar-se a conhecer aos consumidores.
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Europa toda tinha que obrigar por lei as montadoras, automakers a instalarem em todos carros eletricos placa solares no teto. Inevitavelmente num futuro proximo isso sera de grande valia, devido ao aumento da densidade energetica. Se tornou-se um item de seguranca ja. So tens vantagens
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A densidade energética dos paineis ainda não permite grande aventuras, além disso a orientação deles não é a melhor para ter a maior produção ou aproveitamento possivel.
Quando os paineis tiverem pelo menos o dobro da eficiência que tiverem hoje, sim, é viavél.
O projecto Sion Sono que era um carro todo coberto por paineis, prometia boas autonomias com eles, mas infelizmente foi fechado.
Se custa menos que 300 euros para fabrica uma placa de 600w, obvio que e viavel o investimento. Entenda, QUALQUER GANHO JA E BEM VINDO, mesmo que o KWh por m2 seja baixo. Vou citar 9 motivos:
1- Custo/watts baixissimo hoje em dia
2- Nao precisa pagar um guicho. Numa emergencia de falta de energia, basta estacionar o carro por 1-4 dias e estara resolvido.
3- Podes utilizar a energia para amenizar o consumo de energia do ar condicionado num sistema MODDOG da tesla por exemplo.
4- Otimo para sistema de som para ouvir musica o dia inteiro na praia. Acaba com o problema de carregar ou arriar a bateria quando voce usa o sistema de som para ouvir musica o dia inteiro numa praia por exemplo
5- Tornou-se um Item de seguranca, pois voce pode carregar numa emergencia notebook e celular quando acabar a bateria do carro num deserto por exemplo.
6- Diminui o investimento em infraestrutura eletrica
7- Diminui a sobrecarga e investimentos em postos de carregamentos
7- Aproveitamento de um espaco (m2) em grande escala que nao e utilizado. O preco do m2 dentro de um terreno na cidade custa caro hoje em dia
9- Pequeno aumento de autonomia da bateria…
Mas esse custo é para um painel em com estrutura em aluminio, é isso que quer meter em cima do carro ? O que ele vai consumir a mais devido ao maior arrasto aerodinâmico já deitou todo o conceito por terra.
Era bom apresentar números, ou seja, quanto realmente ele aumenta de autonomia face as desvantagens.
Aqui esta um exemplo de preco comprando direito de um intermediario (OU SEJA, caro) tendo que pagar fretes ALTISSIMOS. Nao e negociacao direto da fabrica com ordens para 500.000 tetos de carros por exemplo. Sinceramente, É DESLEIXO e erros de projetistas e engenheiros nao usar placa solar atualmente em carros eletricos. EU GASTEI SOMENTE 15m para achar isso, eu ainda nem refinei minha busca no Alibaba em buscas de fabricas que fazem orcamentos mais baratos comunicando por email informando que eu quero comprar 500.000 unidades para minhas instalacoes. Ou seja, DESLEIXO
https://pt.aliexpress.com/item/1005005005359808.html
10- Diminiu o uso frequente do wallbox
11.2 – Carregador de emergencia do carro estragou ou voce deixou em casa e nao levou junto com o carro. Passeios distantes (como um hotel de fazenda, praias distantes, roças, sitios, etc) mas com a estadia prolongada de 1-2 semanas e sem postos de carregamentos e sem wallbox disponivel ou carregador de emergencia disponivel. Basta deixar o carro no sol e a bateria retornara em 1-2 semanas.
Mas é isso que quer que os fabricantes colem em cima do carro ? acha que isso fica bem aplicado no carro ?
Esse painel não serve, dá 12 volts, tem de arranjar um que dê 400 volts, senão não vai aproveitar nada.
Mas já teve a curiosidade de fazer contas para quantos kms esse ou outro painel conseguiam produzir e quanto autonomia aumentava ?
Esse painel se lhe der 5 kms por dia, com o carro debaixo de sol o dia todo, que o vai fazer gastar mais energia, pois como disse eles têm refrigeração ativa das baterias, ou seja, se a bateria aquecer, ele vai arrefecer, e com isso gasta energia.
Se der 5 kms por dia de Sol, já é muito.
Mandei o link errado. Eu nao tenho nocao do preco final, nao sou fabricante. Mas acredito que deve girar em torno de 300-700 euros o custo para a fabrica para cada carro (placa solar + PWM controlador + custo de instalacao). Teria que usar o sistema de orcamento do Alibaba para 500.000 carros. Sinceramente, eles deviam repassar esse custo para o consumidor, e nao querer dar uma de capitalista nesses momentos e querer ganhar em cima disso.
Exemplo 400Watts + PWM, esta saindo a 420 euros (lembrando que é intermediario, vendeu apenas 80 unidades e o frete por aviao é carissimo)
https://pt.aliexpress.com/item/1005003220819684.html?algo_exp_id=6ce93bcb-dde7-4b50-8993-b0d7c825f384-9
O problema e que as automakers nao repassam o preco de custo desse item de “seguranca e confortabilidade” quase que obrigatorio de tao barato. Estimam que o preco dessa kombi ID BUZZ ficara em torno de 46.000-65.000 euros em 2024. Eles simplesmente “colaram” em cima de tao facil foi a instalacao.
https://away.iol.pt/solar/eletrica/ja-ha-uma-opcao-de-paineis-solares-para-o-volkswagen-id-buzz/20230411/64343c440cf2665294de5187
“…Esse painel não serve, dá 12 volts, tem de arranjar um que dê 400 volts, senão não vai aproveitar nada…” = Sabe o que é PWM? PWM serve para isso. A diferenca que eles teriam que desenvolver um PWM proprio para as voltagens da baterias. Mas o que é um pedido de 100-500mil modulos de PWM. Ou seja, nao vai mudar o preco de fabricacao mesmo desenvolvendo um PWM proprio.
“…pois como disse eles têm refrigeração ativa das baterias, ou seja, se a bateria aquecer…” = Voce é louco? Isso é carga lenta pelo amor deus, nao aquece nada. A bateria nao aquece absolutamente nada, pois nao tem amperagem suficiente. Nao precisa de cooler. O cargamento é muito lento.
Sim sei muito bem o que é pwm , pwm ou pulse with modulation, serve apenas para regular a tensão e corrente de saída, não serve para aumentar a tensão, pelo menos dessa forma.
Mas o carro não carrega só, ele também descarrega em altas potências em andamento. E também carrega rápido em carregadores rápidos, daí usarem controlo ativo de temperatura, sim também aquece a bateria se tiver frio.
“Mas o carro não carrega só, ele também descarrega em altas potências em andamento” = PWM para carregamento solar nao tem nada haver com o PWM para descarga no motor do carro. Sao placas diferentes.
Enfim, improvavel afetar a temperatura o carregamento solar pois exemplo o Kwh das placas solares do ID buzz é muito baixo entorno de 0,6Kwh acredito. A bateria é 77KWh, se a duracao do sol é 11h… estimando, deve ficar umas 2 semanas ou 2,5 semanas para completar a carga total. Duvido que aumente 1 grau nesse carregamento.
Concluindo, provavelmente ate ajudaria a diminuir a temperatura durante o uso/consumo do carro pois reduzira a energia necessaria da demanda das baterias no descarregamento.
Acho que eu deva estar fazendo os calculos errados. Nao sou engenheiro. Talvez ate dure 1,5 mes para completar a carga total, ou seja muito mais lento que eu pensei. Pois se gera 10Km/dia entao teremos 140km em 14 dias. Mas a autonomia é em torno de 400-500km. Ou seja alguma coisa esta errada nesse calculo. Eu nao sou engenheiro, mas acredito que o carregamento é tao lento que nao vai afetar nada.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra, as baterias aquecem tanto em descarga como em carga, daí a necessidade de refrigeração e até aquecimento no inverno frio, para terem melhor rendimento e durabilidade.
Nao tem 11 horas de Sol aproveitáveis, tem apenas 5 a 6 porque os painéis estão sempre virados para o mesmo lado, se num painel na horizontal aproveitar 30 a 40% já é muito bom.
Nunca seria viável, há um limite de kWh que pode obter por m2
Qualquer producao extra e bem vinda. O preco/watts dia esta barato. Hoje nao justifica mais nao instalar. Nao sobrecarrega muito o MODDOG (76Fº) da tesla por exemplo. Se quiser pode criar ate um MODCOOL (80Fº ou mais) para gastar menos energia e ter o carro fresco so utilizando apenas a energia solar.
caminhoes, trucks, vans, onibus, carros… O preco das placas solares ja es muito barato no mercado para as automakers alegarem que irao ficar mais caro o projeto. As automakers cobram precos absurdos em carros com placa solares so porque o carro tens placa solares no teto de 600watts de 300 euros apenas
Em um futuro proximo ate 2035 placa solares serao ate 40% ou mais de eficiencia devido a peroviskite. Entao o crescente aumento de eficiencia torna-se quase obrigatorio a implantacao de placa solares em toda a frota eletrica desde ja. E totalmente irracional nao obrigar a implantar isso por lei em toda frota eletrica
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Radiação electromagnetica por todo o lado, dá saude as farmaceuticas agradecem.
Não dá mas também não tirar. A radiação eletromagnética faz parte da vida.
Venha o combustível sintético salvar-nos disto
É verdade com sintético resolve se os problemas com eléctricos, passam a ser perfeitos, quem quer gastar tanto em combustível, com ele a 1 euro já refilam, quanto mais…