Top 10 coisas que deve ter sempre no seu carro
As viagens de carro são um tanto imprevisíveis, mesmo as rotineiras, pela quantidade de fatores que as envolvem. Assim sendo, damos-lhe 10 coisas que deve ter sempre no seu automóvel, de modo a estar preparado para os imprevistos: um condutor prevenido vale por dois!
Por muito habituado que esteja a um determinado trajeto, as viagens de carro são imprevisíveis e, por isso, nenhum condutor está totalmente livre de ter um acidente ou de ter uma complicação com algum elemento do automóvel.
Além das coisas básicas, que os próprios carros já trazem consigo, normalmente, há uma série de outras que podem ser verdadeiramente úteis em situações repentinas. Damos-lhe 10 exemplos!
Um condutor prevenido vale por dois
#1 - Kit primeiros socorros
Seja devido a um acidente ou porque se magoou durante uma atividade em família, um kit de primeiros socorros pode ser muito útil, assegurando que tem disponível tudo o que é necessário para um curativo rápido.
Pode criar o seu, em casa, juntando os essenciais dentro de uma caixa ou saco, ou pode comprar uma estojo já pronto com tudo o que precisa.
#2 - Lanterna
Útil, também, em caso de acidente, uma lanterna pode ser uma aliada, caso fique de noite e esteja num local sem iluminação pública, por exemplo.
Pode ainda dar jeito, caso precise de espreitar o motor ou qualquer outro elemento do carro mais escondido.
#3 - Canivete suíço
Este é daqueles objetos que pode ser pertinente numa série de cenários. Afinal, reúne, numa ferramenta pequena e compacta, muitas outras, como uma tesoura, alicate e chave de fendas.
#4 - Carregador de carro (isqueiro)
Apesar de óbvio, importa recordar que pode ser útil ter sempre um carregador para os seus dispositivos, como o smartphone, dentro do carro, para que não se veja sem bateria.
Além do comum, as alternativas com os cabos incluídos são interessantes, pois, dessa forma, não terá o problema de ter o adaptador no carro, mas não ter o cabo do seu dispositivo.
#5 - Protetor de chuva
Mais uma vez, em caso de acidente ou de avaria, uma peça deste tipo, impermeável, pode ser muito útil.
#6 - Panos de microfibra
Panos de limpeza, especialmente os de microfibra, permitem que tenha o carro sempre impecável, sem pós ou outras sujidades.
#7 - Cabos de bateria
As baterias dos carros ainda podem deixar muitos condutores ficarem mal... Uma vez que ninguém está livre de ficar parado, num parque de estacionamento, com a bateria drenada, ter os cabos que permitam "reanimá-la" podem ser importantes.
#8 - Toalhitas
Para os condutores de carros com motor de combustão interna: após atestarem o depósito numa bomba de gasolina, as toalhitas podem ser verdadeiramente úteis, servindo para higienizar as mãos.
#9 - Caixa de segurança
No carro, poderá ser útil ter algum dinheiro de reserva, para emergências, bem como outros bens, como uma chave de casa suplente, por exemplo - dependerá de cada pessoa.
Para guardar esses bens, pode ser usada uma caixa de segurança compacta, com chave ou código.
#10 - Localizador GPS
Por fim, um GPS, por forma a saber sempre onde está o seu carro. Caso seja uma pessoa distraída, um localizador GPS pode ser útil até para pequenas necessidades, como saber em que lugar do parque de estacionamento deixou o automóvel.
No meu carro há uma coisa que nunca pode faltar, óculos de sol, é impossível para mim andar na rua sem óculos de sol, e muito menos a conduzir, “por motivos de saúde” tenho extrema sensibilidade a luz.
E água, não devia também contar da lista, bem sei que armazenar água dentro do carro não é o mais indicado, mas sempre que vou fazer uma deslocação maior compro sempre um pack de 6 garrafas.
no meu ainda tenho extintor…e rolo papel higiénico!
Por acaso algum já andou a pesquisar/experimentar algum sistemas de localização?
Exemplo GPS vs Airtag?
Há uns anos fiz isto: https://pplware.sapo.pt/analises-2/analise-sera-melhor-um-airtag-ou-um-localizador-gps/ mas além destes há os localizadores com cartão 4g.
Agua? lampadas de reserva?
Também pode ser sim.
Nos meus 2 tem que ter gasóleo e eletricidade senão nada feito.
Agora fora de brincadeiras, não passo sem o kit de primeiros socorros e o extintor, tudo o resto não ligo.
Atenção ao extintor. . . Primeiro, ao tipo, pois há vários.
Segundo… Não é obrigatório mas estando no carro tem de estar dentro da validade: não é muito relevante para a utilização pois desde que tenha pressão funcionará mas as autoridades podem ‘implicar’.
O mais importante não falaram… um extintor… e já agora um mini compressor já me desenrascou muitas vezes…
+1
Era o que eu ia dizer! Um mini compressor já me salvou de trocar de pneus em plena autoestrada pelo menos 2x
Isso devia estar top 3 pelo menos, isso e um booster.
Em vez dos cabos tenho um arrancador de bateria de carro (booster) – tem a desvantagem de necessitar de ser carregado (ou pelo menos monitorizar a carga de vez em quando) mas com a vantagem de não ser necessário outro veiculo para por o meu a trabalhar. Infelizmente já foi útil algumas vezes.
Também tenho um compressor de ar para os pneus – da minha experiência no interior do pais é que os existentes nas bombas de gasolina ou não funcionam ou são muito menos precisos que um portátil. Outra grande vantagem é conseguir ajustar a pressão dos pneus antes de circular com o veiculo: normalmente faço de manhã e/ou ao fim de semana.
Outras coisas que tenho no carro:
– abraçadeiras de plástico
– luvas de latex
– ‘luvas de mecânico’
Eu tenho o número da locadora à mão e o telemóvel para chamar um uber, por acaso nunca precisei de nenhum
O que eu tenho no carro:
1- Aparafusadora de impacto
2 – Fusíveis
3 – kit primeiros socorros
4 – compressor com lanterna
5 – macaco(+ outros que vieram com o carro)
6 – cruzeta (para os parafusos mais teimosos)
faltam:
Carregador de bateria com powerbank
Localizador GPS
Canivete suiço (já adquirido)
Extintor
Falta o taco de baseball
Melhor, moca de Rio Maior 🙂
Carros elétricos:
O número de telefone do reboque porque a chance de ficar sem bateria durante a viagem é muito alta.