PplWare Mobile

Navio com 3 mil veículos incendiou-se e a culpa caiu logo num carro elétrico

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. B@rão Vermelho says:

    Até pode ser, mas se o carro não ia a carregar, não sendo de todo entendido na matéria dos VE, acho pouco provável, no ano passado campeonato do Mundo de MotoE teve de ser adiada pelo mesmo motivo durante a noite uma das motas pegou fogo e fizeram um churrasco de MotoE, foram todas de uma só vez, mas ali estavam a carregar “compreende-se” melhor o facto de terem ardido.

    • Yamahia says:

      Não é preciso o carro estar a carregar. Os navios navegam sobre água salgada e a mistura de componentes elétricos e água salgada é a receita para o desastre. A água salgada corrói os componentes da bateria que fica na parte inferior do carro. Daí a um curto circuito e possível incêndio vai uma pequena distância.

      • JL says:

        Portanto o navio naufragou antes de incendiar. Loooooooool

        Para quê andarem com investigações ? Temos aqui o maior sabichão de sempre:

        Então e o próprio navio não ardeu logo no dia que entrou na água ? Vai dizer que não tem componentes electrónicos e baterias ?

        • Yamahia says:

          Caso não saiba, num navio Ro-Ro, que é o caso, os carros seguem no porão que não é completamente estanque.
          Essas coisas deviam embarcar sob as mesmas regras do fogo de artificio. Em contentor fechado, devidamente rotulado ao abrigo das normas IMO e carregados isoladamente num cais longe da restante carga, sob vigilância apertada da polícia marítima e peados no convés a estibordo ou bombordo de modo a serem facilmente alijados ao mínimo sinal de perigo!

        • leodeniz says:

          Perfeito

      • Gonçalo says:

        Então mas os carros iam debaixo de água ? ahahah e a agua salgada demora meses a correr um metal demoraria imenso tempo a corroer a parte externa da bateria

          • JL says:

            Mas houve uma tempestade dentro do navio ? Looooool

          • Yamahia says:

            E precisava.? Como disse o porão tem água

          • JL says:

            Onde estão os carros tem água ? Acha que os fabricantes mandavam carros em navios onde a água chega aos carros e onde têm de dar garantia de anti-corrosão.

            Loooool cada disparate.

            Já agora, as baterias são estanques, só com inundações e longa exposição a essas condições é plausível que entre água salgada para dentro destes componentes.

          • Yamahia says:

            Eu não acho, eu tenho a certeza!
            Um navio ro-ro (roll-on/roll-off) como foi o caso e tb o era aquele que sucumbiu ao largo dos Açores, são óptimos para transportar material rolante, neste caso carros, porque estes entram e saem pelos próprios meios, poupando-se imenso tempo e dinheiro com operações portuárias com gruas tanto à carga como à descarga.
            No entanto devido à natureza aberta das rampas e portas do porão num navio ro-ro, a água entra com extrema facilidade durante condições climatéricas adversas, quase sempre encontradas em alto mar. Também pode entrar água pela coberta pelos normais vãos de escoamento ou fissuras nos sistemas de vedação que se verificam em qq cargueiro
            Para solucionar a situação, é claro que os navios incorporam sistemas de drenagem , mas basta uma bomba não estar a funcionar correctamente e os membros da tripulação não detectarem a tempo e pode haver, problemas graves.
            No entanto o contacto com água salgada é inevitável.
            No caso de outro tipo de navios, porta contentores tradicional, os carros são das mercadorias mais expostas no convés do navio. Se um dia calhar a passar pelo cais de Lisboa poderá ver inúmeros exemplos como aquele que lhe deixo na foto abaixo:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcq_9AgNNT0imPEdTHgQ?e=TgPfNP
            Neste caso viajam no convés e vão a levar com água durante praticamente toda a viagem, em maior ou menor quantidade, dependendo do estado do mar. Atenção, são carros 0 kms. No dia seguinte à chegada levam uma bonhoca e estão expostos no stand, lool
            Conselho: -Se quiser transportar um eléctrico por via marítima, faça-o em contentor fechado, paga 4x mais de frete mas em principio vai correr bem. No entanto nas operações de carga e descarga pode sempre acontecer que o contentor se rompa. Nunca fiando looolooooloool

          • JL says:

            Uma coisa é haver água no chão, outra é haver inundação, essa sim provoca danos e em qualquer carro .

            Esses estão no cais. Ou acredita que os carros vão soltos em cima de contentores ? Esses nem chegavam ao destino. Os carros vão presos dentro do navio.

          • Yamahia says:

            Estão em cima de contentores e seguem viagem em cima de contentores. Sei do que falo pq uso o serviço. Então desde o início da primavera, a procura é tanta que não consegue marcar espaço de forma regular. Certos navios só estão a aceitar reservas para Setembro
            Deve ser as rent a cars, lool

            Repare melhor na foto, o navio está a navegar ao largo e os carros seguem peados em cima doa contentores.
            Tb já tivemos um ro-ro e à chegada os proprietários eram sempre aconselhados a fazer uma lavagem de estrada aos carros.

          • JL says:

            LOOOOL, deve saber deve.

            É isso é, metem os carros em cima dos contentores.

            Vê-se aqui com cada pérola. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

          • Yamahia says:

            @JL não insista esta a fazer triste figura. Informe-se antes de disparar conclusões precipitadas.

          • JL says:

            Precipitadas como ? Vai tentar convencer quem que transportam automóveis em cima de contentores ?

            Looooooooooool

            Tente convencer os mais fracos, não a mim como sabe..

          • Yamahia says:

            Vc nem com uma foto nem com a minha palavra lá vai. Vc não tem remédio loool

          • Yamahia says:

            Observe lá com atenção a foto que ilustra este artigo.
            https://apram.pt/site/index.php/en/comunicacao/newsletter/176-madeira-importou-mais-carros
            Faça zoom para ver já alguns dos carros peados em cima dos contentores.

          • JL says:

            Óbvio que não vou, já me conhece.

          • JL says:

            Além de que Photoshop já não resulta. Lool

          • Yamahia says:

            Veja o artigo home. Tb não confia na APRAM?

          • JL says:

            Porque não mostra a foto original ? O seu link diz que ele foi modificada.

          • Yamahia says:

            Alterada pq foi feito zoom+crop, o normal a ver se os seus olhos viam lool
            Tome lá uma original que não precisa de zoom para se verem os carros:
            https://4.bp.blogspot.com/-KuFSnjYsXOE/WoINNA8NvNI/AAAAAAAAmWM/CZLBnsN8hz0hn6cGQ-r1rvLfi_r-xE2uwCLcBGAs/s1600/B%252BN%2523CORVO%2523BEL%25C3%2589M%2523180433-001.JPG

  2. Vagueante says:

    Mas existe alguem que negue as alterações climáticas? Podem questionar/duvidar/negar a influencia dos humanos no processo, mas não me parece que alguem as negue.

    • Joaocesar says:

      Eu nego, tem sido a maior farsa criada até que a mentira seja mostrada ao mundo.

      • Security says:

        Eu quero acreditar que este comentário foi apenas e só com o modo irónico ligado.

        • NegacionistaPorqueDáJeito says:

          Joaocesar, aconselho-te a veres o filme “Don’t Look Up” (não sei o nome em português), tenho a certeza que não vais entender a mensagem mas vê na mesma nem que seja pelas excelentes interpretações dos atores.

          • JL says:

            Opiniões valem mais que factos ?

          • Gonçalo says:

            Tu não acreditas e prova que apresentas é um filme ahahah está certo amigo há muitos factos para analisar as alterações climáticas são um facto inegável a única questão é se nó temos influência ou não

    • AlexS says:

      As alterações climáticas sempre existirem por isso é que é impossível provar qual a razão delas hoje ou há 200 anos ou há 1000 anos. E para mais os efeitos climáticos são cumulativos.

      Hoje usa-se alteração climáticas para criar culpa , criar medo e assim construir poder totalitário.

      • Nuno says:

        Se alguém tivesse medo da alterações climáticas não anulavam os filtros de partículas, o medo é uma farsa ninguem quer saber das alterações climáticas as pessoas olham demasiado para o seu umbigo quando isto der raia a serio todos os que estão vivos agora já não vão estar ca portanto para que a preocupação, ninguem cria poder por causa do medo das alterações climáticas ahah se não os “verdes” que defendem isto com unhas e dentes já eram presidentes

  3. Traveller says:

    Ainda ontem circulava na net um tesla a arder em murcia depois foram ver e era a mota que bateu na frente do tesla que estava a arder. esse como estava perto deve ser por indução que começou a arder, já agora acho que não havia nenhum carro lá sem bateria. porque carro sem bateria não anda quer seja combustão ou eletrico 🙂

    • João Silva says:

      Errado. Carro sem bateria anda.

    • Fred says:

      Todos os motores de explosão trabalham sem bateria. Basta terem um magneto (aviação), dínamo ou alternador que assegurem a geração de energia electrica para as velas. As baterias nos carros foram uma melhoria aplicada já muito depois de haver circulação automóvel. Para evitar ter que dar à manivela para pôr o motor a trabalhar. Os motores de combustão (diesel) nem disso precisam.

      • Traveller says:

        Quero ver os carros novos a andarem sem bateria com injecção eletrónico e centralinas.

        • Fusion says:

          Estas equivocado, mesmo os carros novos funcionam sem bateria, é o alternador que garante a energia elétrica nos diferentes circuitos do carro

          • AP says:

            Errado. É a bateria que ajuda o carro a trabalhar, o alternador depois “carrega” a bateria com a energia perdida no arranque do carro.

      • Realista says:

        Todos os carros possuem um alternador caso contrário a bateria só durava para uns minutos em vez de anos..

        Sem a existência do alternador e das contrapartidas elétricas (injetores, bombas de combustível, sensores, etc) os motores a combustão seriam menos eficientes porque o motor para além de ter que alimentar as rodas (mais o A/C; bomba da direção assistida;
        bomba do óleo; etc) ainda teria que alimentar ainda mais esses componentes o que lhe retirava potência e aumentava a ineficiência – leia-se: consumo.

        Atualmente os carros modernos não trabalham sem um alternador seja eles a gasolina ou gasóleo.

      • AdN says:

        Um carro a gasolina precisa de bateria, senão fica sem corrente, porque o alternador produz corrente inconstante, e por vezes não chega para tudo, ficando as velas sem corrente suficiente. Um diesel é que pode trabalhar mais facilmente sem bateria, mas depende de vários fatores…

      • Nuno says:

        O alternador não gera eletricidade constante para as velas é sempre preciso uma bateria,
        Alternador -> Bateria -> Velas
        Alternador -> Velas (pode funcionar (+/-) mas não é viável para o carro)
        Foi uma invenção posterior porque os carros começaram a precisar de muito mais eletricidade os carros de hoje em dia queria ver coloca-los a trabalhar com uma manivela e tira a bateria a um carro de injeção eletrónica que tu vais ver.

    • JL says:

      O tesla nem estava a arder na parte da bateria, a parte da frente do tesla e a mota é que estavam a arder.

  4. says:

    Mas nesse navio não existem alarmes, mangueiras, pessoas acordadas? Parece-me estranho um carro começa arder, seja qual for o motivo, e pega fogo a um navio inteiro que supostamente devia estar preparado para estas eventualidades já que a sua função é só transportar veículos!
    Ainda por cima sendo japonês, mais estranho a coisa é.

    • NjsS says:

      Estamos a falar de carros eléctrico/baterias a arder. Alarmes, mangueiras, pessoas acordadas, água, extintores normais, pouco ou nada fazem quanto a isso.
      Pelo que li sobre o assunto, não se sabe onde começou, mas sabe-se que o incendio se tornou impossível de controlar assim que os eléctricos começaram a arder 🙂 A tripulação não tinha como combater fogo neste tipo de carros.
      O que irá resultar daqui será normas adicionais de combate a incêndios para transporte de veículos eléctricos (digo eu)

      • JL says:

        Onde é que dizem que o incendio ficou incontrolável após os carros eléctricos começarem a arder.

        Já existem normas, as baterias devem estar carregadas a menos de 50%, 30% preferivelmente.

        • Yamahia says:

          Apagar o incêndio de um carro elétrico é muito complicado pois o incêndio pode persistir por diversas horas ou dias. Sendo que mesmo que consigam dominar o incêndio antes do carro arder por completo, só se poderá cantar vitória qd a bateria tiver sido consumida na totalidade; O fantasma da reignição estará sempre presente.

          • JL says:

            Dependem onde esta localizado o incêndio, são raros os casos onde este chega à bateria de alta tensão.

            Está sempre presente em qualquer incêndio.

            Mas não respondeu à pergunta porquê?

  5. jorgeg says:

    Se tivesse um tesla a matrix estava ja a dizer que a culpa foi da tesla

  6. Oi says:

    Só faltava dizer que foi um Tesla a origem do incêndio.

  7. iDespairing says:

    Estas coisas acontecem todos os anos. Move on.

  8. JS says:

    Se calhar a culpa é dum clube que conheço

  9. Jorge says:

    Ainda a semana passada ardeu um carro perto de mina casa e não era elétrico e até provocou um incêndio florestal. Desde sempre houve casos de carros que começavam a arder, muitos modelos por má engenharia, seja por linha de combustíveis que passam por pontos de calor, seja por depósitos que em caso de embate, se romperem podem verter combustível em cima do escape, seja porque cablagem, por degradação ou mau design, comece a fazer faisca. Na verdade, na verdade, existem mais razoes para um carro de combustão começar a arder do que por um carro elétrico.
    Ahh, mas e todas aquelas notícias de carros elétricos a arder? Isso é porque, parece haver uma caça ao carro eletrico. Por exemplo, viu na semana passada alguma notícia de um carro que começou a arder e provocou um incêndio florestal? Não, mas se fosse elétrico tenho a certeza que ouviria, e se fosse um tesla seria falado nos blogues do mundo inteiro.

    • B@rão Vermelho says:

      É normal digo eu, quantos carros a combustão há a circular Vs a VE?
      Tu só viras a cabeça para ver um Ferrari a passar e não quando é um Fiat.
      Nunca ouviste dizer qua noticia é quando o homem morde o cão e não quando o cão morde o homem.

      • Fusion says:

        Exato! Carros a combustão ardem é um facto, no entanto existem milhões deles, já os elétricos estamos em quanto? 5% da frota mundial? Digo eu na minha ingenuidade que talvez sejam incêndios a mais para uma percentagem tão reduzida fase aos veículos a combustão.

        Mas é bom que ardam, quando efetivamente tiver que ser obrigado a comprar um carro a pilhas pode ser que nessa altura já tenham corrigido essas coisas todas

      • AP says:

        É um facto que existem muito mais carros a combustão do que elétricos. Mas não se esqueçam que estão a comparar uma tecnologia com vários anos de existência com uma tecnologia recente. Daqui a 30 anos, será muito muito raro um carro elétrico arder. E hoje em dia temos competições com carros elétricos, onde há choques violentos e não vemos carros a arder, e quando começaram as primeiras competições de carros a combustão havia carros a arder ao pontapé.

        • Jorge says:

          Ainda hoje existe, só na Fórmula 1 corrida sim corrida não quando há um acidente ou só mesmo porque sim um carro começa a arder. Só não começa a arder todo porque os carros estão equipados com um extintor ativado pelo piloto, ou pelos marshals que normalmente apaga logo o fogo. Mas na formula E ainda a semana passada houve um grande acidente que envolveu o Felix Costa e nada ardeu, mas tenho a certeza que se fosse algo idêntico na F1 teria ardido.

  10. EEQTR911 says:

    Por isso é que os elétricos não são o futuro. Criam ainda mais poluição do que aquela que já temos.
    O futuro é combustível sintético e motor de combustão a hidrogénio.

    • Realista says:

      Então fecha-te numa garagem com um a combustão a combustível sintético, liga o motor e fica lá durante 30 minutos.

      Conta depois o resultado.

    • JL says:

      Então quer combustível a 2800 euros o litro ?

      Combustão de hidrogénio ? então mas….. há pouco disse que a autonomia era um problema e agora já não é ? é que a combustão de hidrogénio nem aos 100 kms de autonomia chegam, além disso prepare mais de 100 euros por cada 100 kms.

      Por acaso esses não têm futuro nenhum, quem os tem, mesmo a fuel cells andam a vendê-los por problemas na rede de abastecimento e pela duração das fuel cells e dos tanques.

  11. Jose Silva says:

    O pior cego é aquele que não quer ver

    Explosão de bicicletas elétricas: incêndios em baterias de lítio se espalham em Nova York e na Califórnia
    Restos carbonizados de e-bikes e patinetes do lado de fora de um prédio em Chinatown, na cidade de Nova York, em 20 de junho de 2023.

    Naveen Athrappully

    27 de julho de 2023 Atualizado: 27 de julho de 2023

    As baterias de íon-lítio provocaram centenas de incêndios em Nova York e São Francisco este ano, ferindo dezenas e resultando na morte de algumas pessoas, provocando preocupações sobre a segurança pública em andamento.

    Em Nova York, “incêndios causados ​​por baterias de íons de lítio cresceram exponencialmente todos os anos desde 2021”, disse a comissária de bombeiros Laura Kavanagh na sexta-feira durante um briefing de segurança pública . “Agora, infelizmente, estamos vendo cada vez mais desses tipos de incêndios extremamente rápidos e muito poderosos com alguma regularidade na cidade. Até esta semana, houve 131 incêndios, 76 feridos e 13 mortes causadas por essas baterias de íon-lítio.”

    Este é um salto significativo em relação a 2021, quando houve 79 feridos e quatro mortes por esses incêndios. Em 2022, foram 142 feridos e seis mortos. O número de mortos em 2023 já ultrapassou os últimos dois anos combinados com cerca de cinco meses restantes no ano.

    Vários incêndios causados ​​por baterias de íon-lítio chegaram às manchetes este ano. Em 20 de janeiro, um homem de 63 anos foi morto e outros 10 ficaram feridos depois que um incêndio causado por uma bicicleta elétrica se espalhou por uma casa no Queens.

    Em abril, um adolescente e uma criança de 7 anos morreram em uma casa, também no Queens, devido a um incêndio que começou com uma bicicleta elétrica. E em 7 de maio, quatro pessoas morreram em um incêndio em uma bateria de lítio que atingiu um prédio de apartamentos em Upper Manhattan.

    Incêndios de lítio também estão se tornando um problema em San Francisco, Califórnia. Na segunda-feira, duas pessoas tiveram que pular de um apartamento no bairro de Tenderloin devido a um incêndio que se acredita ter sido causado por uma bateria superaquecida de uma scooter elétrica – uma delas foi levada a um hospital com ferimentos graves.

    Em entrevista ao The New York Times, o capitão Jonathan Baxter, porta-voz do Corpo de Bombeiros de São Francisco, disse que foi o 24º incêndio na cidade este ano relacionado a baterias recarregáveis.

    Desde 2017, San Francisco viu 202 incêndios de bateria que feriram oito pessoas e mataram uma. Destes, 58 incêndios ocorreram em 2022, contra apenas 13 em 2017.

    “Não estamos vendo isso com a mesma intensidade aqui em San Francisco”, disse Baxter, referindo-se aos crescentes incidentes de incêndio de lítio em Nova York. “No entanto, um incêndio é demais.”

    Incêndios de lítio em Nova York
    Múltiplas razões são citadas para o aumento de incidentes de incêndio de lítio. Alguns apontam para práticas de carregamento perigosas , como o uso de equipamentos incompatíveis para carregar os dispositivos e sobrecarga como um problema. O uso de baterias danificadas ou recondicionadas também pode causar problemas. Outros culpam a falta de testes e regulamentações de segurança adequados.

    Embora as baterias de íon-lítio também sejam usadas em celulares e computadores, os dispositivos de mobilidade elétrica representam uma ameaça maior, pois suas baterias de lítio tendem a ser maiores e mais suscetíveis ao desgaste.

    As e-bikes baratas se tornaram populares em Nova York durante a pandemia do COVID-19, quando o transporte público foi afetado e os pedidos de entrega de comida aumentaram. As pessoas que compram e-bikes costumam carregar esses veículos dentro dos apartamentos, representando um risco significativo para os moradores.

    A situação piorou tanto que alguns proprietários em Nova York proibiram bicicletas elétricas e outros dispositivos de mobilidade elétrica.

    Em um comunicado à imprensa de 20 de março, a cidade de Nova York admitiu que “incêndios causados ​​por baterias que alimentam dispositivos de micromobilidade eletrônica são um problema significativo na cidade de Nova York… .”

    Mesmo quando o prefeito de Nova York, Eric Adams, promove as bicicletas elétricas como uma opção de “transporte conveniente” para os nova-iorquinos, ele admitiu que dispositivos defeituosos e ilegais estão entrando em casas e ruas, provocando incêndios e “colocando vidas em risco”.

    As baterias de íons de lítio também são usadas em ambientes industriais. No entanto, essas configurações são fortemente regulamentadas e sujeitas à supervisão profissional. Este não é o caso de baterias de lítio menores usadas em bicicletas elétricas e outros dispositivos. Os clientes geralmente não têm muita compreensão dos riscos de incêndio apresentados por essas baterias.

    Lidando com Incêndios em Baterias de Lítio
    Para lidar com o problema de incêndios em baterias de lítio, o Corpo de Bombeiros da cidade de Nova York (FDNY) está recomendando que os cidadãos comprem apenas baterias de lítio certificadas por um laboratório de testes reconhecido nacionalmente como o Underwriters Laboratory (UL).

    Ao usar baterias, as instruções de carregamento e armazenamento do fabricante devem ser seguidas. As baterias devem ser mantidas longe de fontes de calor e qualquer coisa inflamável e devem ser mantidas em temperatura ambiente, aconselha.

    As pessoas devem evitar o uso de baterias de reposição ou genéricas. Devem evitar sobrecargas e evitar deixar as baterias carregando durante a noite. Ao carregar, a bateria deve estar longe da cama, travesseiro ou sofá de uma pessoa. Ao carregar e-bikes, o FDNY aconselha as pessoas a nunca deixá-las sozinhas.

    Um projeto de lei aprovado em março visa proibir a venda, locação ou aluguel de e-bikes e outros dispositivos de mobilidade, bem como suas baterias de armazenamento em Nova York que não atendem a certos padrões de segurança. A proibição entrará em vigor em setembro, tornando Nova York a primeira cidade americana a fazê-lo.

    O projeto de lei insiste que os dispositivos de mobilidade elétrica devem ser certificados por um laboratório de testes credenciado para conformidade com os padrões UL 2849, 2272 ou padrões de segurança semelhantes definidos pelo Departamento de Veículos Automotores do Estado de Nova York em consulta com o corpo de bombeiros.

    “A primeira violação desta lei seria recebida com uma advertência, mas as violações subsequentes acarretariam penalidades civis de até US$ 1.000 por dispositivo infrator”, afirma o resumo do projeto de lei.

    • JL says:

      Portanto no fim de ler todo esse texto podemos concluir que , pior que cego é aquele que não quer ver que o problema não são as baterias, mas sim a falta de conhecimento e práticas correctas do ser humano usar as baterias e não um problema restrito às baterias.

  12. Jose Silva says:

    O Pior cego é aquele que não quer ver:
    Explosão de bicicletas elétricas: incêndios em baterias de lítio se espalham em Nova York e na Califórnia

    https://www.theepochtimes.com/article/exploding-e-bikes-lithium-battery-fires-spread-in-new-york-and-california-5426839

  13. AlexS says:

    Quando é que veremos um título destes no pplware 😉

    “A temperatura aumentou e culpa recaiu logo no CO2 humano!”

  14. umfossileletrico says:

    Porra, ate pensei tar a ler uma comunicaçao dos advogados, de uma qq associaçao de carros eletricos! Epa, treta sem interesse nenhum, quem disse ou n disse…quem foi atras e quem n foi; que tal esperarem calmamente, pelo apuramento total do sinistro. Alguma coisa foi, logo saberemos. Agora tb ta a pegar a clubite do futebol, aos fosseis vrs eletricos??? SEnhor livrai-me deste mal, mm sendo ateu puro.

  15. mikado says:

    MINHA NOSSA SENHORA!!! Não percebem nada de carros 🙁 Então não sabem que os carros a combustão usam o motor de arranque para iniciar o motor a combustão!!!! O motor de arranque é elétrico e é alimentado pela bateria. A bateria tem carga para anos pois é de 12V e grande. Sem a bateria a centralina, as luzes o motor de arranque e o motor de combustão nunca iriam funcionar. A SERIO VOLTEM PARA ESCOLA PARA APRENDEREM.

    • Yamahia says:

      Tiraste algum curso de mecânica na escola?

      Por acaso já andei com um carro com a bateria completamente descarregada. Andei que me fartei, subi ao Hospital de Loures desci a colina sp em alta rotação, Inclusive fui abastecer qq coisa e nem desliguei o motor na esperança que a bateria tivesse carregado alguma coisita. Esforço inglório. Depois de desligado nem as luzes do painel acenderam. Portanto a bateria estava completamente morta e nem carga aceitava.
      Apesar disso o comportamento do do carro foi exemplar. Por outras palavras, não precisou da bateria para nada!

  16. Dono da verdade says:

    Bota fogo nisso

  17. Moina says:

    Bem, moral da história, andem a pé, não pega fogo… mais seguro…

  18. David Guerreiro says:

    Ainda vamos assistir a dizerem que os incêndios na Grécia foram causados por carros elétricos…

  19. Jose Silva says:

    Como tenho dito
    https://www.theepochtimes.com/world/electric-vehicle-suspected-of-causing-blaze-aboard-cargo-ship-carrying-3000-cars-5430515
    não faltara muito para carros eletetricos de barco ter custos violentos
    mas ~e muito seguro.

    • JL says:

      Como diz o artigo, é mais uma notícia onde estes são apenas suspeitos, quando estes na realidade são os veículos com menos incidências com fogos, apenas 200x menos.

  20. Jose Silva says:

    No ano passado, um incêndio provocado por um veículo elétrico afundou o Felicity Ace na costa dos Açores, no Oceano Atlântico, com cerca de 4.000 veículos da Volkswagen a bordo.

    • JL says:

      Errado, até hoje não se provou que foi um eléctrico, e incêndios em navios com carros sejam eles quais forem não são incomuns.

      • Yamahia says:

        Precisavam de uns meses para apresentar o relatório das causas. Já se passou mais de um ano e silêncio absoluto. No mínimo estranho.
        O certo é que se não houvessem carros eléctricos a bordo nc na vida o Felicity teria sucumbido.

        • JL says:

          As conclusões já existem, temos pena é que você não as tenha lido.

          Ah consultou a Maya e os astros para saber isso ?

          Curioso, porque este ano já houve mais 9 acidentes com fogos em navios, e no ano passado 3 acidentes com navios ro-ro e você só se focou num , leia o relatório da Alianz, onde desde 2017 este tipo de acidentes tem diminuído.

  21. Yamahia says:

    Duvidas houvessem…
    https ://observador.pt/2023/08/04/atracou-navio-com-3783-carros-em-risco-devido-a-incendio-num-veiculo-electrico/amp/

    • JL says:

      Se não houvesse dúvidas não iam investigar, no entanto relatam a mesma mentira desvendado aqui pelo pplware.

      “ O incêndio vai agora ser investigado pelas autoridades dos Países Baixos, sendo que as primeiras comunicações da tripulação às autoridades, durante o pedido de ajuda, especificaram que o incêndio deflagrou num carro eléctrico, em concreto na respectiva bateria, que terá explodido, com o fogo a propagar-se rapidamente aos carros vizinhos”

      • Vítor M. says:

        Ainda vão investigar porque não sabem o que espoletou o incêndio. Até pode ter sido um elétrico, mas para já só é retórica fácil.

        • Yamahia says:

          Neste momento já não é apenas retórica. Os testemunhos apontam para o carro eléctrico como causa da ignição.
          Claro que a tendência vai ser branquear a situação.

          • Vítor M. says:

            Quais testemunhos? Ninguém entrou nos patamares durante o fogo. Tudo o que se sabe é a partir do primeiro comunicado.

            Especulação, portanto 😀

          • Yamahia says:

            “comunicações da tripulação às autoridades, durante o pedido de ajuda, especificaram que o incêndio deflagrou num carro eléctrico, em concreto na respectiva bateria, que terá explodido, com o fogo a propagar-se rapidamente aos carros vizinhos,”

          • JL says:

            Que autoridades são essas ?

            Estas ?

            “A guarda costeira publicou no Twitter que a causa do incêndio é desconhecida,”

            Parece que você ainda é mais sensacionalista que a Reuters.

          • Yamahia says:

            Eu? sensacionalista ??lool
            Vc é que é capaz de estar a ver o preto e continuar a dizer que é branco, loooloooloool

          • JL says:

            Se é desconhecida, quem não está a ver é você, tal como foi o outro no ano passado.

            Está no artigo que o confirma e continua a negar ? é negacionista ? LOOOOL

            Isto já parece a cena dos GPL, tão perigosos que eram que não podiam estacionar nos parques subterrâneos, até que …..

          • Yamahia says:

            Lá está vc a misturar alhos com bugalhos. Impressionante onde se falou no GPL?, lool
            O testemunho da tripulação está lá bem escarrapachado, esse já ng o pode retirar capisce?
            O resto são as lérias habituais neste jogo!

          • JL says:

            Tal como não se falou em lado nenhum que houve um testemunho, apenas fiz uma referencia a outra assunto idêntico.

            Está onde ? se diz que foi esse tripulante que passou a informação à guarda costeira e esta afirma que as causas são desconhecidas.

            Vai negar o que foi dito neste artigo ?

            O resto são lérias suas, como de costume.

          • Yamahia says:

            Ó meu amigo, leia o artigo.
            Novamente a ver se lhe entra…
            Quote:
            “comunicações da tripulação às autoridades, durante o pedido de ajuda, especificaram que o incêndio deflagrou num carro eléctrico, em concreto na respectiva bateria, que terá explodido, com o fogo a propagar-se rapidamente aos carros vizinhos,”

          • JL says:

            Eu li, daí dizer o que disse, não entendo porque tenta ser negacionista.

            “ Informação mal entendida dá aso a conclusões erradas

            A guarda costeira publicou no Twitter que a causa do incêndio é desconhecida, mas um porta-voz da guarda costeira disse à Reuters que começou perto de um carro elétrico. Conforme referido em cima, dos perto de 3 mil que o navio transportava, 25 eram elétricos.

            Naturalmente, alguns meios de informação parecem ter interpretado mal esta declaração da Guarda Costeira holandesa, concluindo, prematuramente, que o carro elétrico foi a ignição.”

            Depois;” . Confrontada, a Guarda Costeira, por telefone, referiu a outra fonte que não chegou a uma conclusão sobre a causa e que tudo não passa de especulação dos meios de comunicação social.”

            Portanto você está a fazer especulação.

  22. JL says:

    Depois de muitas suspeitas, vem a verdade, não foi causado por um ev.

    https://newmobility.news/2023/08/16/fremantle-highway-fire-not-caused-by-evs/

    Não era mau pensado fazerem um artigo com estas novas informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.