“Não tentem invadir os nossos próprios sistemas”. Renault não quer o CarPlay Ultra
Corria o ano de 2022 e a Apple, ainda concentrada no desenvolvimento de um automóvel próprio, que acabaria por cancelar, apresentou o CarPlay Ultra como um novo sistema de infoentretenimento, mais avançado que o CarPlay tradicional, oferecendo controlo direto sobre funções do veículo. Bastaria ter um iPhone e um carro compatível. E foi precisamente este último ponto que se revelou fatal. Agora, a Renault e mais quatro fabricantes bateram com a porta!
Já passaram três anos desde o anúncio e nenhum dos fabricantes envolvidos o adotou. Alguns confirmaram modelos com CarPlay Ultra para este ano, mas são ainda promessas.
Um relatório recente do Financial Times revela que estes fabricantes são, em grande parte, os responsáveis pelos atrasos.
Cronologia de uma promessa por cumprir
O novo CarPlay Ultra foi apresentado na WWDC de junho de 2022. A ideia era revolucionar o painel de instrumentos dos automóveis, ocupando-o com widgets típicos do iPhone, mas adaptados ao contexto automóvel.
Funções como controlo do ar condicionado, pressão dos pneus ou alertas de portas abertas são exemplos das funcionalidades prometidas. Falamos no futuro porque nada do que foi prometido se concretizou até agora.
O que foi mostrado na altura era apenas uma antevisão, sem nome oficial de “Ultra”. A Apple prometeu mais novidades no ano seguinte e, embora em cima da hora, cumpriu: em dezembro de 2023, a Porsche e a Aston Martin confirmaram os primeiros veículos com o novo CarPlay para 2024. A promessa, no entanto, não se concretizou.
2024 avançou sem novidades, para além do que fora já mencionado por estes dois fabricantes. A Apple e os restantes parceiros mantiveram silêncio. Assim surgiu a primeira promessa falhada: nenhum modelo anunciado chegou ao mercado.
CarPlay Ultra já existe, mas é como se não existisse
Há pouco mais de um mês, a Aston Martin, uma das marcas que havia prometido o sistema, anunciou finalmente a sua integração. Mas com limitações: o CarPlay Ultra é compatível com os modelos DB12, Vantage, Vanquish e DBX 707 — apenas nos EUA e no Canadá.
A chegada ao Reino Unido e restante Europa está prevista para o próximo ano, embora, dada a experiência, seja de esperar mais atrasos.
Considerando que os modelos mais acessíveis da Aston Martin custam acima de 130.000 euros, é evidente que o CarPlay Ultra está atualmente orientado para o segmento de luxo. Mas este não é um problema exclusivo da marca — nem da Apple.
Quando a Apple anunciou o novo sistema, garantiu que também chegaria a fabricantes com modelos mais acessíveis. Além das marcas de luxo como Audi, Jaguar ou Mercedes-Benz, há outras como Renault, Ford ou Nissan, cujo portefólio é mais abrangente e onde faria sentido incluir o CarPlay Ultra.
Renault e outros fabricantes rompem com a Apple
Segundo o Financial Times, vários fabricantes decidiram romper os seus acordos com a Apple. Audi, Mercedes-Benz, Polestar, Renault e Volvo abandonaram o projeto e, para já, não planeiam adotar o sistema. Esta decisão pode mudar no futuro, mas não parece ser o rumo atual.
O motivo? Estes fabricantes consideram que o CarPlay Ultra “excede” as suas funções. Fontes da Renault afirmam mesmo que se trata de uma tentativa da Apple de “invadir os seus próprios sistemas”. Uma opinião legítima, mas também incoerente, dado que desde o início se conheciam os detalhes do CarPlay Ultra — mesmo na altura da assinatura dos acordos.
Lê-se nas entrelinhas que muitos destes fabricantes estão a investir no desenvolvimento dos seus próprios sistemas. Apesar de o CarPlay Ultra ser apenas opcional — coexistindo com os sistemas nativos —, alguns poderão vê-lo como uma ameaça.
Curiosamente, a própria Renault firmou recentemente um acordo com a Google e a Qualcomm para desenvolver os seus sistemas, o que poderá configurar um conflito de interesses.
Neste momento, o futuro do CarPlay Ultra está em risco. A Apple terá de procurar novos parceiros ou renegociar os termos existentes. O que é certo é que, face ao panorama atual e aos sucessivos atrasos, este está a tornar-se num dos lançamentos mais complexos da história recente da Apple.






















A Apple que crie o seu próprio carro e introduza seu próprio sistema…Afinal ela é uma empresa de sistema fechado mas agora quer invadir o sistema dos outros….
Mas como é obvio, os fabricantes querem os dados para eles.
Que é o que a apple a google querem. Prefiro o meu carro que tem um rádio CD. Qualquer dia perco a cabeça a instalo bluetooth 😀
Podes instalar o bluetooth no local onde fica o kit mãos livres do Nokia 6210…
Não quer o CarPlay mas vende carros que vêm de fábrica com o Google integrado.
E os sistemas desenvolvidos pelas próprias marcas são, na esmagadora maioria, uma bosta. Quem fica a perder com isto tudo é o utilizador.
Quero CarPlay mas o que quero utelizar como App não quero o que me querem traficar, a minha Espace 2025 tem toda essa tecnologia
e eu a pensar que malta que comprava Renault ou qualquer carro francês não tinha iPhones
Por acaso achava a mesma coisa, são inteligentes nos carros não conseguem ser inteligentes nos telemóveis.
quem compra carros franceses é inteligente?
e o burro sou eu??????
Sem dúvida que é. Aliás, temos provas que o mercado europeu está carregado de grandes modelos das marcas francesas. E foram essas marcas, diga-se (junto com outras alemãs) que democratizaram o acesso automóvel nos anos 60, 70 e 80 aos portugueses.
Hoje, pelo esforço de transformação, adaptação da oferta que estas marcas fazem, assim como a enorme valia no que toca à oferta de emprego nas suas unidades, continuam a ser um ponto fundamental nas economias dos países europeus.
Burrice é não ter isto em conta. 😉
Não, quem compra Mercedes de 40 mil euros e fica a pagar durante 10 anos é que inteligente e depois ainda ha aqueles que compram mercedes com motor renault porque o que interessa é mostrar ao vizinho debaixo do capot já não interessa nada.
Não tenhas dúvidas nenhuma quem compra os carros baratos e telemóveis sem ter a mínima importância do que mostra ao vizinho é que são os inteligentes, num pais que se queixam tanto, na estrada é só mercedez e BMW
comprar carros franceses é ser inteligente? Estão cheio de problemas, cada vez mais feios…
Tenho um com 25 anos 0 problemas, e pelos que há na estrada não devem ter assim tantos problemas,.
Feios é uma questão de gosto para mim ate sao os mais bonitos principalmente os Peugeot.
O megane -etech é bonito. Pena a autonomia de motorizada.
Vai ver o valor de uma Espace 2025…e talvez percebas que o segmento será o mesmo ahahah
Acho bem que não tenham adotado o sistema pois os riscos são muitos e alguns bastante perigosos.
Quem perde é a renault porque as grandes marcas vão todas a aceitar nesta migração de sistema.
Quem perde?? A renault.