Não insistam, um carro elétrico não é mais caro do que um bom e velho diesel
Nos "debates" mais ligeiros, às profundas dissertações sobre o atual mercado automóvel, há sempre os que insistem que um "bom e velho" diesel é mais económico que um novo e tecnológico carro elétrico. Mas não, há novas informações que provam que não é bem assim!
Mais um mito urbano que cai por terra... ou por asfalto!
De acordo com cálculos provenientes de um estudo recente que analisou 400.000 quilómetros, o custo total de utilização de um Tesla Model 3 ronda os 34.000 euros, incluindo manutenção e substituições.
Na mesma distância, um BMW Série 3 a gasóleo ultrapassa os 90.000 euros. Esta diferença deve-se aos preços dos combustíveis e à complexidade mecânica, mesmo num cenário desfavorável ao elétrico.
Mito do "ouvi dizer": ouvimos demasiadas vezes dizer que a manutenção de um automóvel elétrico é mais cara a longo prazo do que a de um veículo diesel. Pois bem, isso está completamente ao lado da realidade. E de longe.
Um elétrico é mais amigo da sua carteira... sobretudo nas manutenções!
Segundo um estudo conduzido por um especialista croata em reparação automóvel, a EV Clinic, o custo total de utilização de um Tesla Model 3 atinge cerca de 34.000 euros ao longo de 400.000 km, incluindo eletricidade, manutenção e a substituição completa da bateria, dos motores e do sistema de climatização.
À mesma distância, o BMW Série 3 diesel ultrapassa os 90.000 euros, com combustível e reparações associadas ao turbo, ao diferencial, à válvula EGR e à caixa de velocidades.
Esta diferença resulta dos preços dos combustíveis e da complexidade mecânica, mesmo num cenário desfavorável ao elétrico. Na prática, mais de 60% dos condutores carregam o veículo em casa, o que elimina o tempo e o custo associados aos carregadores rápidos.
A manutenção e a utilização são mais simples e económicas quando se comparam verdadeiramente as mecânicas. Verifica-se que um automóvel elétrico tem muito menos peças sujeitas a avarias.
Os conjuntos motopropulsores não incluem turbo nem válvula EGR, o que reduz de forma significativa as intervenções complexas. Para substituir a bateria ou motores secundários bastam alguns dias úteis, ao contrário das centenas de horas que um motor diesel exige para uma substituição completa.
No que toca a carregar e abastecer...
O carregamento rápido em corrente contínua multiplica as paragens: cerca de 1300 sessões. Mas como mais de 60% dos condutores podem ligar o automóvel em casa, a contagem termina aí: uma simples tomada doméstica é suficiente para recuperar uma bateria cheia durante a noite, e o tempo de espera deixa de entrar no cálculo de utilização.
Apontando à realidade dos Balcãs, mais de 65% dos condutores dispõem de uma tomada elétrica em casa. Ligar um VE à noite permite encontrar a bateria totalmente carregada de manhã, sem esperar num posto.
Na Croácia, o custo total da eletricidade para 400.000 quilómetros carregados em casa ronda os 9360 euros, incluindo manutenção, bateria, motores e climatização. O custo de utilização desce assim para 34 000 euros, cerca de três vezes e meia menos do que um veículo diesel equivalente.
O estudo confronta estas afirmações com os usos reais. Um BMW diesel para cerca de 550 vezes na estação de serviço ao longo de 400.000 quilómetros, com uma média de dez minutos por abastecimento, o que corresponde a 92 horas dedicadas apenas a atestar o depósito.
Um Tesla carregado exclusivamente em carregadores rápidos de corrente contínua precisa de cerca de 1.300 sessões de carregamento, cada uma com uma duração média de 25 minutos, o que representa aproximadamente 540 horas acumuladas.
Esta comparação fornece um número que os construtores diesel gostam de destacar. No entanto, a EV Clinic esclarece que este cenário não reflete a realidade quotidiana.
As ideias feitas pró-diesel desmoronam-se
Segundo as conclusões da EV Clinic, estas ideias são constantemente alimentadas por trolls online e pelo que o gabinete de estudos designa como “terrorismo diesel”. As discussões acabam sempre nos mesmos slogans:
- “os VE são mais caros”,
- “as baterias são incomportáveis”,
- “perde-se liberdade”.
A EV Clinic sublinha que 99% dos participantes nestes debates desconhecem os preços oficiais das peças de origem e não dispõem de qualquer ferramenta séria de cálculo.
E se o elétrico carregar nos postos rápidos?
A EV Clinic recorda ainda que, mesmo que a bateria tivesse de ser substituída várias vezes e que o carregamento fosse feito em postos rápidos, o automóvel térmico continuaria a ser mais caro.
Uma road trip europeia de 4600 quilómetros num Audi A6 e-tron demonstrou que um carregamento completo podia custar entre 265 e 536 euros, muito menos do que o orçamento em combustível de um veículo térmico na mesma distância.
Quanto maior for a quilometragem, mais evidente se torna a vantagem financeira de um VE.
O instituto nota igualmente que a propaganda pró-diesel na Europa, e em particular na Alemanha, influencia o debate público. Esta propaganda transforma leitores comuns em fervorosos defensores do diesel, saturando as discussões com clichés e desinformação, sem qualquer noção do uso de uma simples calculadora.
Debates "pró-diesel" cheios de clichés e desinformação
Acresce ainda que o mercado de usados oferece baterias a partir de 5000 euros e motores elétricos por cerca de 1000 euros. Além disso, a manutenção corrente adapta-se facilmente a estes veículos: as reparações frequentes custam menos e resolvem-se mais rapidamente.
Percebe-se assim porque a diferença de manutenção face a um diesel se torna tão significativa, mesmo quando o cálculo inicial parecia desfavorável ao elétrico.
A EV Clinic conclui:
Os automóveis térmicos são desprovidos de alma; limitam a sua liberdade e o seu poder de compra. O problema já não é a tecnologia, mas aceitar os factos.
É natural que a discussão se prolongue por vários anos, até que os factos dissipem os mitos, mas o essencial é que as pessoas experimentem, façam contas e aceitem a evolução.

























“Uma road trip europeia de 4600 quilómetros num Audi A6 e-tron demonstrou que um carregamento completo podia custar entre 265 e 536 euros, muito menos do que o orçamento em combustível de um veículo térmico na mesma distância.” mas esse carro tem preço a começar nos 67.000 €!!!! poupa na manutenção por custa 30.000 que um bom carro a gasolina (já para não baixar o preço por um bom usado) A diferença de preço dá para fazer muitas roadtrips pela europa com hotel, refeição e tudo. Voces gostam tanto de dar tanga…devem pensar que são todos ricos….
Não, bem pelo contrário. A ideia é mesmo mostrar que há uma poupança em várias ordens com os carros elétricos. Quer na própria energia, nas manutenções, etc… os exemplos da road trip europeia foi para conseguirem rolar 4600 quilómetros sem desespero! 🙂
Façam uma simulação, nos seguros, nas 730 companhias, que operam, em Portugal.
Comparem seguro “mínimo/básico”, para a mesma idade e posse, da carta de condução, entre um chasso fóssil e um EV novo, na mesma gama de preços.
Dou uma dica: em 5 anos são 1700 euros, a mais, no seguro do eléctrico, na versão básica.
Se forem para as coberturas secundárias, facilmente são 8000 de diferença, em 5 anos. Se for contra todos os riscos, média é de 1900 euros anuais, para um carro de 38000 euros.
E se precisarem, de usar, o seguro, atenção à carga da bateria. São 670 euros, pedir a 3 assistência, em 24 meses e 2933 euros, para a 4….
Nesse campo então tens muito por onde comprar. Mas, mesmo com isso, o elétrico fica muito mais barato.
Consigo encontrar uma multitude de chassos diesel usados por 3000€ ou menos, já um elétrico custa no mínimo 40 mil euros se quiser ter algo equivalente em velocidade e autonomia. Tenham santa paciência.
A paciência tenho de ter, de facto. O artigo fala sobre custos na globalidade, no que importa, no que é o cerne da questão. Tu pegas e ignoras o mais importante 😉 isso não é justo. Pelo menos fala no tema do assunto.
Vítor, ninguém gasta 90.000€ na manutenção de um carro para fazer 400.000km e sabes bem disso.
Há quem. Tenha carros desses em Portugal com esses kms e não tenha ganho limpos 90.000€…
Porra, leiam o artigo:
De acordo com cálculos provenientes de um estudo recente que analisou 400.000 quilómetros, o custo total de utilização de um Tesla Model 3 ronda os 34.000 euros, incluindo manutenção e substituições.
Na mesma distância, um BMW Série 3 a gasóleo ultrapassa os 90.000 euros. Esta diferença deve-se aos preços dos combustíveis e à complexidade mecânica, mesmo num cenário desfavorável ao elétrico.
Ora, se só de combustível o BMW gasta nos 400 mil km cerca de 35 mil euros. como é que no restante que é analisado não gastam os 90 mil?
E o estudo refere: reparações associadas ao turbo, ao diferencial, à válvula EGR e à caixa de velocidades. Só nisto tens mais algunas dezenas de milhar de euros. Quanto custa uma caixa de velocidades na BMW, com mão de obra e afins? 6 ou 7 mil euros? Estão lá os valores das peças.
Ao meteres o BMW na marca, 90 com custo de combustível e manutenção, 90 mil pode não ser assim tão alto!
Como assim ignoro o mais importante? Eu argumento que o mais importante é mesmo a barreira de entrada, o custo inicial do veículo.
Tudo o resto, como o custo da manutenção, é secundário se a grande maioria das pessoas nem sequer tem posses para adquirir ou dito cujo, quanto mais pagar manutenção de carros de luxo.
O custo inicial do veículo é igual em ambos os casos. Existe um valor que tem de ser considerado em ambos, nenhum vem “gratuitamente”. E não, desculpa discordar, o que vem a seguir poderá e, quase sempre é, mais caro e mais preponderante que o preço inicial da viatura. Nesse caso, o preço inicial do térmico está bem abaixo do valor gasto nos 400 mil quilómetros percorridos. Ora pensa um pouco 😉
A maioria das pessoas não tem posses? Essa miséria que tentam passar dos portugueses é errada. Não são miseráveis os portugueses, porra! Se formos olhar aos números, percebemos que em Portugal, a população residente foi estimada em 10.749.635 pessoas em 31 de dezembro de 2024.
Apesar de eu não ter encontrado um número oficial de quantas pessoas possuem carro próprio, existe um estudo de 2023 onde foi indicado que cerca de 92% dos portugueses afirmam ter um automóvel próprio. Serão assim miseráveis?
Outro indicador indireto é o número de veículos em circulação em Portugal, segundo dados anteriores, havia mais de 7 milhões de veículos registados (incluindo carros de passageiros e outros veículos), o que sugere uma elevada taxa de posse de viaturas por habitante.
Estes números mostram que muitos milhões de portugueses tem acesso e provavelmente são proprietários de um carro. Deixem-se dessa conversa.
Estás mesmo a achar que este bmw gasta 55.000€ para fazer as manutenções de 400.000km???
Porra, tive uma focus 1.6 que fez quase os 400.000km e nos anos que a tive não ganhei os 90.000€ que se fala aqui nem lá perto e vivi perfeitamente bem!
Será que a focus gasta 10x menos a ser mantida? Ou o estudo estava meio parvo e alguém com palas de Alcanena não quer perceber isso?
Será que cada pessoa que tem um carro com 400.000km já gastou 90.000€???
Afinal os portugueses são ricos e nem sabiam!!!
Porra, tive uma focus 1.6 que fez quase os 400.000km e nos anos que a tive não ganhei os 90.000€ que se fala aqui nem lá perto e vivi perfeitamente bem!
Achas que os preços de uma manutenção de um Ford Focos é igual a um BMW i3? Claro que não mas mesmo assim acho que tu podes não ter feito bem as tuas contas 🙂
Vamos a um exercício: se fizeres bem as contas, é um dado adquirido que até aos 400.000 km, um Ford Focus 1.6 em condições normais pode custar, ao longo da vida útil, na ordem dos ~14 000 € – 18 000 € em manutenção geral.
Se somares custos de reparações (tem vários problemas identificados), como, por exemplo, filtro de partículas, turbo, injetores, embraiagem + bimassa
caixa de velocidades, etc… deverás ter gasto algo entre 30 a 45 mil euros. Depois, num ford focus 1.6 tdci, até aos 400.000 km, o gasto com combustível terá sido na ordem dos ~31.000 €. Ora 31.000 + 35.000 = 66.000€
Portanto, feitas as contas, um BMW ter custos durante 400 mil km de 90 mil euros, não parece nada foram da realidade.
Será que cada pessoa que tem um carro com 400.000km já gastou 90.000€???
Tens noção que um carro com 400 mil, nas mãos de alguém que faz 20 mil km por ano, precisa de o ter 20 anos. Achas que em 20 anos um BMW nas condições que estão no estudo não gasta 90 mil euros em combustível e manutenções? 😉
Eu nunca disse que os Portugueses não têm posses no geral, referi-me apenas no contexto do artigo. Nem nunca afirmei que não tivessem carro próprio ou os chamei de miseráveis.
Mas certamente a grande maioria não comprará viaturas de luxo novas com estes preços, certamente não num país em que o salário médio anual ronda os 25 mil euros e o custo de vida anual médio de um casal anda entre 22 e 36 mil euros.
Nem este estudo é um estudo com apenas uma única amostra de cada categoria(EV e ICE Diesel).
Por acaso estás, até porque insistes que um carro abaixo de 20 mil euros é um carro de luxo. E que as pessoas não os compram. Mas compram. Claro que sim, é irrealista o que dizes, basta ver os números das vendas.
“Mas certamente a grande maioria não comprará viaturas de luxo novas com estes preços…” repara, isto não é dar um voto de miseráveis aos portugueses? Eu acho que é.
Depois esse clichê de falar no salário médio… mas não foi sempre assim? E as pessoas, mesmo com um salário médio não podem usar os mecanismos de aquisição (a pronto ou a crédito)? Podem, e fazem isso. Por isso vedem-se muitos carros em Portugal.
O estudo permite perceber, dentro do segmento D, os custos entre dois populares veículos. Mas em cada segmento tens o mesmo comparativo.
Caso pessoal: eletrico e diesel. Pagam praticamente o mesmo os dois, ambos abaixo dos 200€ e o eletrico não paga IUC – outra vantagem (além de poupar 7€ por cada 100kms de faço, pena não ter feito isto antes).
cá em casa há 2 carros, um Elétrico Segmento C SUV 2023 e um Diesel Segmento B de 2018 e o Diesel Seguro com cobertura total é significativamente mais caro, mesmo tendo 1/3 do valor venal…
Logo isso é muito relativo, para alem disso a maioria dos eletricos têm alta cavalagem e isso reflete no seguro.
Tens razão nisso, Vítor, e os dados e as estatísticas estão aí e não há como negar. Eu próprio, que não morro de amores pelos elétricos, mais pela questão dos tempos de carregamento, tenho de dar o braço a torcer e dar razão ao vosso artigo.
No entanto, para ter acesso a essas poupanças com um elétrico, é necessário efetivamente comprá-lo e ter dinheiro para isso.
Aliás, o custo de manutenção e de carregamentos até podia ser gratuito, mas se o veículo em questão custa 67 mil euros, de que adianta? As pessoas simplesmente não têm dinheiro para o comprar.
Olhando apenas para os números e comparando lado a lado, como estão a fazer, sim, poupa-se mais, mas também é preciso ter carteira para entrar no mundo dos elétricos.
O cidadão médio muitas vezes só tem dinheiro para comprar um carro em segunda mão, baratinho, pelo menos em Portugal. E sim, possivelmente em 10 anos, se somarmos tudo, esse carro baratinho sai mais caro, mas é o que muitos portugueses conseguem.
Os números e as poupanças são importantes, mas é necessário ter em consideração o valor de entrada, que faz toda a diferença.
Se fala no valor de entrada, este é semelhante quer seja elétrico ou diesel. Se comparar carros com valores em novos semelhantes verá que a desvalorização é a mesma.
A minha Arteon SB R-Line custou 39.000€ em 2000…
Acho que ainda hoje não há EV equivalente pelo mesmo preço. E não falo dos cavalos que os 150 que tinha chegavam e sobravam…
O que tem um carro de 30 000 a gasolina a ver com um A6 ? é que só está a usar o pior exemplo, porque em carros do valor do A6 não há muita diferença de preço para um a gasolina.
Audi A6 Avant e-tron – 68750 €
Audi A6 Avant Gasolina Mild-Hybrid – 67754€
Ahhh os e trons…. Aqueles que gostam mais da oficina do que dos donos.
E já agora o omie está baixo segundo o JL, eu é que sou o mentiroso:
https://www.omie.es/pt
Gostam ?
Quanto mais baixo melhor, pode ser que o combustível baixe para si.
Onde eu menti ? Que você é já sabemos, até o admitiu.
Quando eu disse que o omie estava nos 80€ e voce veio logo a correra dizer que era mentira, quando era verdade.
Então mostre lá eu dizer que era mentira ?
Artigo completamente desprovido de factos reais. Tanta coisa em falta… Egr e turbos… Que estupidez… Enfim…
Assim a seco só a dar a bitaitada 😀 mostra que não sabes o que dizes. Se apresentasses o contraditório… factos, ainda vá que não vá. Agora apenas o bitaite é o mesmo que dizes, desculpem que não percebo nada do assunto.
Estão lá as listas de preços, só não vê quem não quer.
E um diesel com um depósito de 70 litros faz à vontade 1200 km. Agora é só fazer contas.
Um carro diesel com um deposito de 70 Litros nunca na vida gasta 6 litros aos 100, e isso é um bocado irrelevante quando a maioria das pessoas não faz mais de 200km seguidos.
“maioria das pessoas não faz mais de 200km seguidos.”, só se for pessoal dos VE, eu acho que é precisamente o contrário não há ninguém que para a meio para fazer 200km, seja em que tecnologia for.
Lisboa Algarve faço sempre pelo menos uma paragem, seja com o carro que for, e se não for duas. É ridículo estares horas e horas ao volante sem pausas, nem que seja para esticar as pernas 5 minutos e recuperar o foco. Para não falar que a bexiga não é infinita.
Então se tiveres filhos, especialmente pequenos duvido muito que os aguentes numa cadeira muito mais de uma hora…
Lisboa-Algarve, 2 paragens. Isso é problema médico.
Não parar é que é um problema médico…
Ele fala 1 paragem pelo menos, mas os fanáticos entendem logo 2. Looool
Nunca digas nunca, especialmente quando não sabes do que falas.
A versão a combustão custa o mesmo preço convém comparar a mesma gama ou modelo
E carros a gasolina por 30.000 dá para comprar 2
1.000 custa um usado
Tenho um híbrido, custou 28.500 novo, ja fez 3 revisões na marca, tem 55.000 KM. Custo de revisões até ao dia de hoje: 50€
Um híbrido com 3 revisões na marca e só gastou em revisões 50€? Portanto uma média de 17€ por revisão!
Era bom era xD!
Obviamente que quando comprou ofereceram algo como 500€ em revisões, o bom é que se fosse elétrico com 55kkm era isso que gastava ou menos ainda.
Se é um Toyota que são os que têm valores mais baixos, esse valor está errado.
Só se for toyota. Mesmo assim é ver para crer. 55000 kms são no mínimo 3 ou 4 mudas de óleo e filtro , e isso fica por mais de 500€.
Bem, diga-me onde faz as revisões, pois eu tenho um híbrido adquirido em Fev/24 (aprox. 52k €) tem 78.000 km, a revisão dos 30.000 Km andou acima dos 400€ e a dos 60.000 Km acima dos 600€, tudo na marca (Peugeot).
Uma revisão na Toyota, nomeadamente a dos 30 mil faz se por menos de 300€
De qual ? É que tenho aqui os planos de revisão e não estou a ver qual fica por esse valor.
Veja os Yaris a Diesel de há 10 anos atrás que encontra.
Quem os tem não se desfaz deles, porque será? Ja sei… estão errados não é? Podiam trocar para um tesla acidentado que iam muito bem servidos
Mas ele não disse que tem 10 anos.
Se não se desfazem porque aparecem 205 à venda no Standvirtual ?
Está caro ele fez 3 revisões por 50€
28500? Isso com 999999km e 6 baterias depois, certo?
Mesmo os leaf nem 30000 euros chegam… E os 600 euros, anuais, do seguro? Curioso que ninguém fala disso. 99,99999%, dos clientes EV, só descobrem, essa surpresa, quando vão fazer, a transferência, do seguro, do fóssil, para o EV.
O mesmo para quem paga 1700 euros, de seguro, da casa, anualmente, não notificam, a companhia, que compraram o EV e montaram uma estação, de carregamento, na garagem, acontece algo, companhia não paga 1 cêntimo, pois o seguro mínimo, para aquilo são 5000 anuais, na versão básica.
Atenção que os seguros do JL, as companhias ainda lhe pagam para ele ter lá o seguro… por ser Hand Made Tesla exclusive release to JL
Não me diga que acreditou nas mentiras dele ? Enfim.
O seguro do meu eletrico é mais barato que o de combustão ahah
Mesmo que pague mais seguro esse valor abate no IUC. Seguinte…
55mkm e três revisões ??? Esse é amigo da oficina !
Ao que parece a oficina é que é a amiga dele.
Para si é difícil entender, não é ?
Eu entendi melhor que você, pois para o preço que foi, quem foi amigo foi a oficina.
Os carros necessitam de ir à revisão a cada ano OU por quilometragem percorrida, isto é, aquilo que chegar primeiro.
Já a quilometragem depende de cada carro pois pode ir de 15 a 30 mil km e depende das indicações do fabricante.
No meu caso também já fui 3 vezes por ter antecipado as revisões anuais por me dar mais jeito e também com cerca de 55.000km (o meu carro está a fazer 3 anos).
Isso porque deve ter adquirido o carro com um contrato de manutenção, de 3 anos.
O valor das revisões é repartido pelas mensalidades. Sendo as primeiras três, as mais baratas. Nem entendo, o porquê, de ter pago, os 50€.
Para um Yaris e 3 anos até 45 mil KMS , custa 592 euros.
Bom comparativo.
Acho que é mesmo isso que falta, nos carros a combustão, muitos fazem noção dos preços, nos eléctricos nem por isso.
Eu por exemplo que até me considero curioso nestas matérias não fazia ideia que um motor electrico da Testa é 2200€, ou uma bateria 14900€… Acho o preço do primeiro um pouco difícil de acreditar, mas aceito.
Resta agora existir mais transparência e divulgarem de outras marcas (não falo directamente para o PPLWARE, mas sim para os construtores). Acho que isso ajudaria muito a ultrapassar esse mito.
Devo dizer que ainda assim, eu não troco o meu carro a combustão, o prazer de ter esse carro para mim é mais do que estatísticas ou até valores de peças. Mas compreendo que para a maioria deve ser, porque para a maioria, precisa de um carro para se servir dele, ir ao trabalho, às compras e voltar para casa, eu por outro lado, uso-o para espairecer, e aproveitar a condução, não me julguem, ando quase sempre de mota, uso o carro quando chove, quando preciso de ir ao super, dar boleias ou simplesmente aproveitar o sentimento de um carro velho (prefiro os a gasolina) ou até fazer as revisões, trocas de pneus e etc, quase sem electrónicas… nem OBDII tem.
Mas é verdade, tirado agora mesmo do site de peças da tesla:
https://ibb.co/7sYY5TW
E se avariar apenas o inversor são 951 euros
então mas os Teslas tbm têm peças substituíveis? Cada vez mais fico decpcionado com eles… disseram me que era só comprar e andar, que nunca avariavam.
Alguma vez disse que não tinha ?
Disseram quem ?
Você e outros… quem nem revisões eram precisas… até o filtro de habitáculo era quase opcional.
Quem e onde ?
Não eram obrigatórias mas são recomendáveis.
Se não tivessem peças substituíveis não tinham um site de peças.
Um motor elétrico 2200€ até é um motor bastante caro (para um motor elétrico), isto porque um motor elétrico é muito menos complexo que um motor a combustão e já nem falo em turbos, coletores, escapes, filtros de partículas, etc, se meter um ao lado do outro , com a mesma potência, só em peso são 20x menos! Em tamanho, durabilidade e numero de peças, também! Só em preço não serão 20x mais baratos, mas são pelo menos 10x.
Velho diesel sem FAP/EGR/Adblue sem dúvidas.
A gasolina com 3 cilindros ainda pior.
Quem faz muitos KM nada como um bom velho diesel, quem faz poucos nada como um eléctrico.
Para quem faz muitos um eletrico é que compensa a não ser que faça 400km seguidos por dia qualquer pessoa que faça no dia a dia casa traballho até um maximo de 300km e possa carregar em casa sem duvida um eletrico
É mais o contrário.
Olhe que não, quem faz muitos km é muito melhor o eléctrico, aí sim é que se poupa, o meu vai em 140.000 km e já poupei 14,000€ , além de andar mais rápido, mais confortável e mais seguro. E conduzir um bom eléctrico não tem nada a ver com um diesel, mesmo sendo bom
Neste momento nunca faz sentido diesel a não ser que só circule em zonas para lá do sol posto que não há eletrecidade, se fizer mais que 5k km ano o eletrico já faz sentido em grande parte das situações e acima dos 20k km ano nem vale a pena já fazer contas… Isto se tiver carregamento em case claro.
Estudo feito por empresa de eléctricos, deviam ter começado logo pela declaração de interesses. E foram logo escolher para comparativo de combustão um bmw, que é uma verdadeira chaga para a carteira. Podia ter sido um Civic 1.6 diesel. E o model 3 novo aqui não se compra por menos de 50 mil, fora o da autonomia mínima. Um estudo a 400 mil kms tira logo da equação os cotas de mais de 50 anos, que dificilmente contam conduzir esses kms todos. Para mim, mantenho-me na minha: o único carro verdadeiramente ecológico é aquele que não é produzido. O único carro verdadeiramente económico é aquele que já está pago. Portanto, oh… voto pela cubanização do parque automóvel e longa vida ao meu chaço. Até porque é facilmente reparável e os novos cada vez mais estão programados para rebentar no dia seguinte ao do fim da garantia.
Eu também estou a apostar na tecnologia cubana.
Dura que nunca mais acaba, e não explode, nem pega fogo ao parque inteiro.
E repara em 400 mil Km levou caixa de velocidades, turbo e mais não sei o que, não pondo em causa as vantagens dos VE, mas caramba o BMW teve de levar quase tudo, só faltou levar a roda da bugalheira da bequilha. 🙂 🙂 🙂
É como digo, estudos e mais estudos mas a realidade é, um Mercedes VE com autonomia de 700 km se vier a mais de 110 km h em AE não faz Braga Lisboa sem ter de recarregar, para andar em cidade sim, claramente o VE não tem rival em viagens acho que ainda não estão no ponto.
Em cidade dispenso. É bicicleta eléctrica, praticamente à borla e não fica bloqueada em filas de carros.
Essa do Mercedes é falar com conhecimento de causa? É que tenho um amigo que tem um e diz que faz Braga – Vilamoura, com uma só paragem de 15 min de carregamento a meio do Alentejo, mas faz a 130-140 km/h. Estará a exagerar?
És como eu
Na empresa, onde já tenho 12 anos, de serviço, passaram-se, para eléctricos, a aproveitar, as ajudas estatais, benefícios fiscais e outras bonificações (como ajudar a pagar os 750000 euros, do investimento no telhado, de painéis solares). Foram 9 carros.
Logo aí, tivemos uma surpresa: o valor, do seguro, disparou 170%, para cada carro.
Pagaram-se 124000 euros, para colocar 3 pilares de carregamento, no parque, interno, da empresa. E, outra supresa, ao notificar, a companhia de seguros, 2600 euros, de subida, no prémio anual.
Mesmo assim, era rentável, até se começar, a trabalhar, com empresas, da região norte e interior. Carros não conseguiam fazer Lisboa-Guarda, A1-A23, com 1 carregamento. Era preciso parar, carregar 30-35%, seguir viagem, se os postos estivessem a funcionar (dica: usem carregadores, junto ás grandes cidades, se passarem uma, podem encontrar 2-3 postos, em 60km, em que, nenhum, tem posto de carregamento disponível), lá eram 40-60 minutos, extra, na viagem.
Então para o colega, que ia para Chaves, eram 2 paragens, extra, 3 horas extra, na viagem.
Ao cabo de 6 anos, o patrão aproveitou uma promoção, de um stand, espanhol, trocou 6, por fósseis (não quis híbridos, porque quis desmontar, os pilares de carregamento). Ficou negociado, ano seguinte, foram os outros 3.
Não voltámos a ter falhas, nas visitas e a conta, de seguros, desceu para metade.
Mas, há uma coisa, que os EV funcionam, muito melhor, que os fósseis: evitam multas, por excesso de velocidade. Um colega passou 5 anos, sem multas, pois, carro não o deixava passar, dos 127kmh, com o fóssil, no primeiro mês foram 2 multas, somando 470 euros… Aí sim, os EV (provavelmente híbridos também), funcionam e evitam despesas extra.
Que história desagradável, de facto… O seguro subir 170% , ou seja, quase triplicou… E para uma firma que tem logo 9 carros… Sem acidentes, presumo, senão também isso seria referido… Eu tenho muita sorte, e tenho que agradecer á Tranquilidade, e também á OK Teleseguros, eu só tenho 5 carros, 3 mudaram para eléctricos, e imagine só, nenhuma destas 2 seguradoras aumentaram 1 cêntimo ao seguro.,. Mas não temos acidentes, é claro… E como só temos 3 carros, só precisamos de 1 posto de carga, trifasico, e que dá para carregar 2 carros ao mesmo tempo… E só custou 1,200€ , não os 41,000€ que vocês pagaram , sou mesmo uma pessoa com sorte.
Mas se facto os colaboradores têm que ir e vir para a Guarda e para Chaves em trabalho, e com as horas contadas, é claro que os eléctricos foram uma má escolha , com a tecnologia atual
Fica mais barato pagar casa aos colaboradores para viverem na Guarda do que pagar o combustível para terem que lá ir todos os dias…
Loooool
Cada vez que conta esta história há valores diferentes.
Mas está assim tão incomodado com o raio dos carros ?
Se o Manuel for assim em pessoa adorava conhece-lo num almoço de familia deve ser de partir o coco a rir
Oh Vitor, um model 3 concorre com um série 3? Só se for em numerologia. Se quiserem meter o model 3 a concorrer com o série 1 ainda posso dar de barato.
Depois no TCO do EV falta a garagem ou parqueamento e o carregador, em paralelo convém calcular o TCO com carregamentos fora de casa.
Mas no final do dia o tuga não olha para TCO, olha para custo de aquisição, é isso que pesa na carteira do tuga e difere dos restantes países europeus com salários mais elevados
Sim. Um Tesla Model 3 concorre diretamente com um BMW Série 3, especialmente nas versões mais comuns de cada um.
Ambos estão no segmento médio-alto de berlines familiares e premium.
Até eu que odeio bmw prefiro fazer uma viagem num série 3 do que 10 km num model 3.
Então em Lisboa agora é uma praga cada vez que peço uber black aparece um model 3, desconfortável, plastificado, parece um carro chinês. Jamais poderia competir com um carro europeu
São opiniões, e cada um tem a sua.
Desde que me queimei no vidro de um Model Y, que parecia um vidro de tejadilho de má qualidade, está tudo dito!
Olhem para os tectos panoramicos da toyota e depois façam carros em condições e sem ser com material de 3ª
A BMW não tem panorâmico? Tem pois. No verão mete-lhe a mão 😉
situa-te numa era pré-ev e compara os acabamentos de qualquer marca aos acabamentos de um tesla..
o model 3 e o Y nem sequer têm painel de instrumentos, o model S parece um jogo interactivo..
a sério que alguém consegue conduzir carros destes e gostar?
Tens vários saltos nessa área. Nos anos 90, por exemplo, os Mercedes e BMWs era pobres no interior comparado com os Renault 25 Baccara.
Não podes comparar dessa forma. Se não tens de colocar na balança também o salto tecnológico dos Tesla face aos BMW. Tens de comparar o todo. Mas, mesmo assim, vê a evolução dos Tesla com a linha Highland. Não só no conforto como na qualidade de montagem.
Deve ser muito bom deve:
https ://www.noticiasautomotivas.com.br/teto-solar-do-rav4-esta-estourando-sozinho-toyota-vira-alvo-de-acao-judicial-coletiva/
E se deixasse de dizer disparates? O tecto panoramico, aliás quase o carro todo Toyota eléctrico é chinês, e feito na China
A opinião de quem não entrou em nenhum dos 2 ahahahah
oi? para mal dos meus pecados para vez que peço um uber black aparece um tesla, 50% das vezes model 3. Ando de uber 4 a 5 vezes por semana. farto do suma pau de teslas
Claro que não, por isso é que alguns compram em ALD, se olhassem a custos não o faziam.
Um serie 3 é um Sedan segmento D tal como o Model 3, ambos carros com cerca de 4 metros e 70, o model 3 ganha é em tudo o que é habitabilidade interior pois tem muito mais espaço.
Para fazerem comparações com EVs não usem tesla, façam isso com volvo que tem as mesmas versões de carro em EV e híbrido ou com Mercedes que tem EV, híbrido e híbrido diesel em alguns segmentos
Porque não lhe convém ?
Porque não tem linha de comparação possível. Tesla é horrível, até o byd que andei é mais confortável que qualquer modelo Tesla, mas acabamentos são o mesmo lixo, só que byd é um azeite completo, aquelas colunas e aqueles puxadores parecem saídos de uma ma cena de xuning de um qualquer fast and furious
E quanto custava o byd ?
Não gostar é uma coisa, comparações honestas são outras.
não sei, era daqueles SUVs wannabe, imagino que fosse mais caro que o model Y.. tu é que percebes dessas coisas.
não é só uma questão de gosto é uma questão de qualidade, não sinto isso na volvo por exemplo e além de serem mais chineses que europeus e terem tomado o caminho da electrificação não sinto que tenham feito grandes compromissos de qualidade, tem conforto, o interior é convidativo, dá gosto sentar, dá gosto conduzir como dá gosto ir a pendura, não sinto a estrada toda, os bancos não são rijos, os plasticos são premium e moles
Ah bom, bem me parecia que a desonestidade era alta.
E o volvo custa quanto em relação ao Tesla ?
Vamos comparar um Renault Clio com o seu Volvo?
Por isso disse para fazerem comparações dentro da mesma marca, volto tem modelos iguais onde só muda a motorização, Mercedes igual.
Ainda estou para saber porque haviam de fazer comparações dentro da marca quando querem comparar custos de reparação de tecnologias completamente diferentes…
Podes dizer o mesmo da BMW, mas Tesla é referencia.
referência de preço baixo no caso do model 3 e Y, por isso usam-nos sempre para as comparações
O model Y por 40k é do mesmo segmento que um BMW X3 que custa 70k e com azar o BMW precisa de 10k de extras só para ficar equivalente e mesmo assim gasta mais a andar o mesmo…
https://pplware.sapo.pt/informacao/tuv-2026-tesla-model-y-tem-a-pior-fiabilidade-encontrada-em-10-anos/
Os Teslas são muito fiáveis….
Segundo outros estudos….
Porque compararam com um BMW , comparem com um Lexus ou Toyota.
Então é bom que tenham o custo mais baixo de reparação. Loool
Foi comparado com um BMW
Qual é o Lexus ou Toyota que faz 150, 200 e até 250,000 km sem revisões? E não é por serem eléctricos, os eléctricos da Toyota e Lexus ou fazem revisões de 15 em 15,000km ou perdem garantia
Os toyotas até têm um intervalo de manutenção curto, de 15 mil KMS.
Se o preço do combustível descer abruptamente, conforme o mundo está hoj, lá se vai o estudo…
Coisa que nunca acontece, visto haver impostos que equilibram essa hipotética descida.
Se o preço da electricidade descer abruptamente ficamos no mesmo.
que podes investir de forma privada e ser tecnicamente zero, no diesel nunca podes produzir tu…
Nunca vai descer, os governos iam perder impostos….
Quando venderem menos vão é gradualmente taxando mais os eléctricos
Depende da despesa que cada tecnologia der, o estado não é uma empresa para dar lucro.
Amen. Evangelização forçada, lol
De quem ? Dos que andam aqui a diesel ?
dos elétricos… tanto que levam uma lavagem cerebral tão grande que não vêm mais nada.
Mas é você que está aqui a tentar dar lavagem cerebral, mesmo depois de ver os factos.
Por ver os factos é que escrevi aqui. Como já lhe disse, só o que tenho que pagar para atualizar a instalação elétrica em casa dá para 2 anos de gasóleo, o sobrecusto do elétrico para outros 5 ou 6… Se você chumbou a matemática não tenho culpa
Funciona em rebanho ? Só pode comprar se os outros o fizerem ? E os outros só o podem fazer se você fizer ?
Quem chumbou na matemática foi você, até neste comentário, afinal ao fim de alguns anos já compensa.
Mas ainda não entendi porque é que alguém que faz 1000 KMS em 3 semanas precisa de actualizar a instalação, e porque é que fala em sobre custo quando comprou um diesel para fazer 1000 KMS em 3 semanas.
É como as instalações com 80 anos. Quem é que gasta 20 mil euros no elétrico e 10 mil em baterias, ao fim de quanto tempo tem break even?
Quem foi esse ?
Na minha opinião:
Carro elétrico + mais caro (manutenções +baratas)
Carro a combustão + barato (manutenções+ caras)
Obviamente em regra geral, e carros da mesma gama existindo nuances e exceções claro…
Os gastos nem tenho em conta pois cada utilizador gasta o que anda, e todos andamos de forma diferente e distâncias, percursos diferentes!
A artigo tem algumas imprecisões que os fundamentalistas nunca irão encontrar. Mas o defeito é meu, pois venho aqui pensando que fico esclarecido com as coisas que leio …
Parece-me que nem tu 😉 ou melhor, não existe qualquer imprecisão. Não leiam de forma enviesada. Leiam com critério e verão que existe sim muita verdade nestes dados.
Que critério? Comparar um Tesla com o BMW 3? Para ser considerado sem qualquer fundamentalismo tinha que ser entre um Tesla e um Renault Megane pois a maioria sabe que um BMW 3 consome muito combustível.
Sim. Ambos estão no segmento médio-alto de berlines familiares e premium. A escolha entre os dois depende do que se valoriza: eficiência e tecnologia (Model 3) ou dinâmica de condução tradicional e oferta diversificada de versões (Série 3).
Não insistam 😉 o artigo fala em muitos dos que insistem.
O conforto, acabamentos, condução, interiores, então não importam para nada, importa o segmento onde se inserem e comparar o incomparável.
Querem comparar tesla comparem com carros chineses ou no limite com dacias, não dá para ultrapassar isso em qualidade
Nã conheces o interior dos carros chineses desse segmento. Isso é falar sem saber 😉
Relembro quer foi a BMW das primeiras a fazer interiores mais “modestos” e com materiais mais “leves”, no caso do i3 que custava mais de 40 mil euros, há muitos anos a esta parte 😉 Também não tens estado a par das mais recentes melhorias que a Tesla fez no Highland.
Claro que haverá sempre diferenças, mas essa argumentação é “mais um mito” 😉 que olharmos depois também ao que oferece a tecnologia e a segurança 🙂
Sim, porque um BMW tem melhor acamento que um tesla… Já o foi, não é atualmente…
chamar ao i3 BMW simplesmente não faz sentido, mais uma manobra de democratização dos EVs, poupam na qualidade para tentar enfiar carros EVs como sendo premium e vender a preços acessiveis.
conheço BYD e XPENG, e até não desgosto de XPENG. ando de tesla quase todos os dias no banco de trás quando saio para almoçar fora, nunca me preocupei em diferenciar os modelos mas são sempre uber black, até já andei em modelos que os cintos de trás saltam das patilhas e ficam escondidos atrás dos bancos, segundo o condutor não há solução da marca.. chegamos a absurdos desses, mas o que não consigo ultrapassar mesmo é o conforto.. de vez em quando lá aparecem série 5, classe E, é como passar de uma dacia para um carro premium
Quer dizer, tu invocares um aspeto do conjunto, isto é, ires buscar o nível de equipamento como trunfo de eleição, já vale. Ignoras todo o resto (tecnologia, baterias, motores, segurança, software, tec…), eu invocar que um preço mais alto e materiais diferentes são um método igualmente usado pela BMW, e dei o exemplo do i3, não faz sentido!!! Estás a ter dois pesos e duas medidas 😉
“conheço BYD e XPENG”…. para que os trazes à conversa se aqui não tem nada a ver? 😀
Não inventes cenários irrealistas.
O meu comentário diz tudo.
Como o meu.
Então quais são senhor fundamentalista ?
Se é tão critico dos outros, seja critico com o texto e encontrará as imprecisões. Ah, esqueci-me, você comenta para o espelho…
A única imprecisão que encontrei foi o valor do motor do Tesla, eles fazem em 2200 e na verdade são 2265, até deixei aí a prova disso, mas não me parece relevante.
Eu comento tal como outros, e como vê os meus comentários até são muito valiosos, basta ver o quanto vocês se esforçam, e olhe, até tenho fans que só cá vêem para lerem os meus comentários. Loool
Ainda bem que não vais para o “Shitook” mandar as postas de pescada que mandas aqui.
Aí o divertimento seria a dobrar…
*eles falam em….
Não de esqueça que eles deixaram provas do que falam….
O meu comentário foi claro : “imprecisões que os fundamentalistas nunca irão encontrar”.
Eu deixei claro que as que vi relatei.
Comparativos da treta com veículos que uma pessoa a menos que anda a traficar pó de talco, não lhega lá a menos que se endivide…
Uma comparação sim teria lógica com veículos mais fracos mais na logística dos bolsos dos menos afortunados financeiramente…
Não ficava no mesmo ?
Não…
Vou já vender o meu chasso oara comprar um apartamento. 90000, santinhos. Ou ceguinhos.
Ceguinhos são os que não fazem contas.
na tua sabedoria quanto custam os 400.000 quilómetros?
Não percebo o que se diz aqui dos seguros, tenho um zoe 2018 tenho seguro contra todos e pago 200eur/ano
Não ligue, não tem ali nenhum número que seja certo, se reparar amanhã noutro post já tem outros números.
200€/ano contra tudo ?!
Essa é boa… manda mais.
Onde é que ele disse contra tudo?
E nem uma palavra sobre impostos:
– Os elétricos não pagam ISV nem IVA sobre o ISV. Facilmente um carro a gasóleo pagará 2.000€ de ISV, com IVA 2.460
– Os elétricos não pagam IUC. Os a gasóleo facilmente pagam 160€
– Os elétricos carregados em casa pagam um valor simbólico de Imposto Especial sobre o Consumo de Eletricidade (0,001 €/kWh). Com o gasóleo a 1,53 €/L, o valor dos impostos (ISP e IVA) é de 0,5 €/L, cerca de 50% do valor antes de impostos. E é aqui que está a grande diferença – um carro a gasóleo que gaste 6 L/100km vai pagar 3 € em impostos sobre os combustíveis para percorrer 100 km. Se percorrer 20.000 km num ano são 600 €.
Mas há uma coisa que o post deu de barato – que toda a gente tem uma ficha para carregar o carro em casa (diz que mais 60% dos condutores podem ligar o automóvel em casa).
Mas ainda, assim, da última vez que vez que vi números a sério, para quem carregava nos postos públicos o preço que pagava não andava longe do abastecimento em gasóleo.
Os terroristas dos eléktricos querem que os carros com motor de combustão ainda paguem mais impostos.
A questão e essa, quando a cota de elétricos superar a de combustão, vão ver o que vai acontecer a esses impostos, vão deixar de ser verdes num instante, e para não falar no preco da eletricidade no futuro, quando tudo depender dela…
Para se perceber bem a diferença entre carregar em casa ou em postos públicos, para um consumo 18 kWh/100 km, o custo é:
– carregado em casa de 0,11-0,17 €/kWh, entre 2-3 €/100 km (a tarifa pode ser menor)
– rede pública DC (lenta) de 0,25-0,35€/kWh, entre 4,5-6, €/100 km
– rede pública AC (rápida) de 0,40-0,60€/kWh, entre 7-11 €/100 km
Quanto ao gasóleo, um carro que gaste 6 L/100, ao preço de 1,53 €/L, em que 0,50€/ são impostos:
– 6 x 1,53 € = 9,18 €/100 km. Sem impostos ficaria em 7,00 €/km
Facilmente se conclui que isto está feito para quem pode carregar os elétricos em casa, com isenção de impostos, à custa dos impostos sobre os combustíveis.
– 6 x 1,53 € = 9,18 €/100 km. Sem impostos ficaria em 7,00 €/100 km
Por acaso é o contrário, DC é rápida e AC é que é lenta.
Já agora a Tesla tem preços a partir dos 18 cêntimos em horas baixas para teslas e subscrições e 29 cêntimos em horas altas.
E um VE que não seja Tesla carrega nesses postos também?
Curiosidade mata…
Sim, tem 2 opções, sem subsídio, ou com subscrição, com subscrição carrega ao preço dos teslas, sem ela paga mais.
Acho que nem o yhamia afirma que um elétrico gasta menos para quem faz muitos km’s LOL.
Se isso se aplica à maioria das pessoas que usa carro pra meia dúzia de voltas a cada 3 dias? Não.
Artigo interessante mas poderiam ter acrescentado mais dois factores:
– qualidade de um Tesla não é comparável a um BMW (interiores, conforto, insonorizarão, degradação dos materiais, etc);
– valor de retoma enquanto usado de um diesel e de um electrico após os 400 mil km e os anos.
Cumprimentos
certo, eu vou já ali arranjar 20 ou .ais, ente|sr-me noutra dívida pra comprar um carrinho a pilhas da moda , quando para sobreviver ao dia a dia consigo comprar um a combustão por muito menos.
e a manutenção pesa para quem escolhe mal e não trata o carro em condições.
Isto não faz sentido nenhum. carrinho a pilhas éuxo ainda, isso ou então na da muita gente montada em guito e vá-se lá saber como mas isso não importa.
não se pode apenas olhar para o over all, o ponto de partido para um carro elétrico é ainda fora de alcance para a maior parte.
há que ter pézinhos assentes na terra.
claro que depois há a malta que ainda chula mais com os patrocínios do estado,quem n tem para comprar ainda vê o dinheiro de impostos a ir ajudar quem tem…. lindo
Esse comparativo está muito errado, tem pelo menos 25.000€ em peças que não faz sentido. Trocar motor e caixa de velocidades, 2 trocas de correntes, etc…. Estes modelos diesel 6 cilindros são mais fiáveis que os de 4.
A médio ou longo prazo, os Governos vão deparar-se com a falta de verbas provenientes dos impostos relativos aos motores a combustão e vão de certeza começar a cobrar mais impostos aos Elétricos. O Reino Unido vai
começar e logo de seguida os restantes países da Europa vão seguir.
https: //www.razaoautomovel.com/noticias/mercado-eletricos-reino-unido-imposto-por-milha-2025/
Carregar em casa à noite depois do trabalho aumenta e muito a conta da eletricidade. pelo menos até que inventem painéis que carreguem com a luz da Lua…
Quem tem condições financeiras para adquirir um elétrico de >50.000€ vai sujeitar-se a um automóvel que o vai condicionar… Vamos ao Algarve mas não podemos passar dos 100 ou 120 Km’s/H e com o Ac desligado…. Pois eu com o meu 520d usado faço Algarve-Lisboa em 2 Horas muito confortável com AC ligado e sem parar em Bombas.
Comprando um bom diesel usado por 15 a 20.000€, mesmo que tenha que trocar de motor, sai sempre mais barato que comprar um elétrico decente de pelo menos 45.000€
Os teus cálculos estão errado. Aliás, no site tem lá a lista de peças e o valor. Confere.
Não esquecer que esse artigo diz que os a combustão pagam mais.
Em relação ao bom velho Diesel, vou partilhar a minha experiência:
-Adquiri um Honda Accord 2.2 iCDTI em 2021, na altura com 310.000kms, hoje conta com 415.000kms e durante estes 4 anos levou o seguinte:
-1 jogo de pneus
-Discos e pastilhas (fiz questão de colocar novos quando adquiri o carro)
-1 Bateria
-Colector de escape
-1 válvula de pressão
-Reparação de alternador e bomba de água nova
-Revisões a cada 15.000km
O carro custou 3500€, faz consumos na ordem dos 5,5l /100km e o melhor de tudo, nunca falhou 🙂
Não vejo nenhum électrico que saia mais em conta, mas se calhar estou a procurar mal….
Velho diesel era catarerizacao do diesel e não considerar um carro velho
Já pagaste, não dá problemas? Mantém e estas a poupar o mundo, a carteira e postos de trabalho.
Se não avaria não está a poupar postos de trabalho.
JEsuss, é só aziados.
Eu tenho um tesla model y 2025 o novo com o led long range.
Já fiz viagens da holanda a portugal, os gastos em carregamentos super chargers da tesla rondou-me os 64-68 euros por cada 1000 kilómetros.
A viagem foi super tranquila com várias paragens para esticar as pernas, ir ao WC e comer, no total fiz 8 paragens.
O custo comparado com o meu carro anterior Mazda CX 30 de 2019, poupei umas centenas de euros.
Cerca de 2000km, o Tesla faz 64-68 € a cada 1000km
Mesmo que o CX30 faça 150€ para cada 1000km onde é que estão essas centenas de euros de poupança?
Uns são aziados e outros são barra a matemática, sem falar no custo do carro.
Até parece que andam a oferecer automóveis ao pessoal, só que os parvos preferem ter o diesel antigo….
Tesla 68 x 4 = 272 euros
Mazda 150 x 4 = 600 euros
Diferença = 328 euros, portanto são centenas de euros.
Mas x4 porquê? são 2000km
E disse cerca de 150€ para 1000km que no Mazda que é exagerado.
Para ser mais preciso o Mazda consome 100€ a cada 1000km.
Como faz viagens entre Holanda a Portugal se vier só para um lado ?
E já agora, ele não disse quantas foram…
Eu acho que é 8x para trazer a família inteira em duas viagens.
O paulo diz “Já fiz viagens da holanda a portugal”…o Abel até referiu os KMS mas o JL, para variar, tem de inventar premissas para ter razão LOOOL
Eu não inventei, alguém inventou.
Mas enfim, a lamúria é tanta que nem sabem o que é plural de viagens, no entanto eu só contei uma.
Não sejas trapaceiro miúdo, a escola onde tu andas já eu saí há muito.
“Já fiz viagens da holanda a portugal” Viagens é plural e impossível de quantificar mas refere-se a uma viagem específica: HOLANDA A PORTUGAL.
Estás a tentar subverter o texto (típico teu) e pior…sabes que o estás a fazer.. como sempre…és desonesto 🙂
Não sejas trapaceiro miúdo, a escola onde tu andas já eu saí há muito.
Se fez viagens, teve de voltar, mas enfim, a inteligência nem para isso chega.
LOOOL copiaste o que eu disse_ Meu deus… tens problemas mesmo graves.
Resumindo… n\ao ]e nada disso que est]a escrito e ]e uma suposi;\ao tua. FIM 😀
Não posso dizer o mesmo porquê ? Afinal só estou a ser como você, dizem sempre o mesmo só porque sim, assim poupa-se na energia, é copy past.
Eu é que tenho problemas, mas vocês é que não sabem ler.
É isso que está escrito, não diz em lado nenhum que o carro voltou no reboque.
Ninguém falou em voltar, só tu, Inventaste isso.
“Não posso dizer o mesmo porquê ? Afinal só estou a ser como você, dizem sempre o mesmo só porque sim” Podes dizer o mesmo mas é estúpido. Mais uma mentira e dasafio-te a colares aqui, MAS É JÁ e sem rodeios um mais vale ficares calado, de alguma vez que eu tenha feito isso de copiar o que disseste. Se és homem, uma vez na vida, mostra que não estás a mentir….
Sem querer meter na conversa mas é 150×2= 300 68×2=136.
E a de volta não conta ?
Já te expliquei acima JL.
Fingiste que não viste e continuaste com a palhaçada noutro comentário? LOOOOL Claro que não né, tu és sério 😀
Quem finge são vocês, que não vêem algo tão simples como viagens.
A palhaçada está você a fazer, como se costume.
Nop, Palhaçada é umas vezes comportares.-te de uma forma e outras de outra, conforme te dá jeito. És sempre tão literal que aqui ou ou dãs o braço a torcer ou és incoerente… e alguém tão honesto e sensato como tu só claro que escolheu a incoerência e insistir em algo que ninguém disse lOL
Já disse inúmeras vezes, não pertenço a um rebanho para me comportar sempre da mesma forma e como alguns querem.
Claro que me comporto como me dá jeito, vai ser sempre assim, é isso que é ser humano e livre.
A incoerência está consigo, é que até foi buscar o texto e não entende que está no plural.
Mas enfim, a dor de cotovelo é muita, há que lutar contra isso.
Irra. Nem com explicação? É dificuldade com o Português ou teimar em ter razão? Eu sei que é a segunda mas só um psicólogo te pode ajudar.
“Já fiz viagens da holanda a portugal” Se não percebes isto assumimos aqui que não sabes Português, voltas à escola e encerramos o assunto. Se eu puder ajudar força. Qual é a tua dúvida??
Eu no meu anterior diesel, com 70 litros no depósito fazia 1200km, agora o que tenho, só leva 50 litros e estando ainda novo, está a fazer cerca de 950km por depósito. Agora é só fazer contas. Para além disso, contratei serviço de manutenção completa, preventiva e curativa, que só não cobre a mudança de pneus. Mesmo com a contratação do serviço mediante o pagamento de uma mensalidade, o preço total que da viatura ficou abaixo do mesmo modelo versão hibrida (não há versão electrica). E não há carro elétrico com as características deste que comprei. E também não tenho forma de carregar um VE em casa. Portanto, esta coisa dos electricos é muito bonita, mas depende do uso e das condições especificas de cada um e tambem da carteira e…de saber fazer contas.
Exato, quem não tem como carregar em casa só tem de arcar com a maior despesa.
A questão não é os quilómetros que fazem mas sim todo o dinheiro que pouparam em combustível vão gastar numa bateria nova. Essa é que é a realidade, e não vai o carro elétrico que vai acabar com os carros a combustão, mas sim os carros a hidrogênio
Ao que parece não é essa a realidade porque na verdade esse dinheiro é muito menos que um a combustão gasta apenas na mecânica, portanto também não poupam nada.
A hidrogénio ? Então esses vão poupar como para depois meterem uma bateria, uma fuel cell, e uns tanques de hidrogénio como ? Isto sem contar com electrónica.
Nunca foi nunca sera! Aqui em casa, carro a diesel 68€ deposito cheio pouco mais de 1000km agora, facam la 1000km por 68€ num eletrico e faco 68€ que nunca é gravas aos descontos poupa mais na BP grande maioria e 50€
E o seu diesel faz 4.3 litros aos 100 ?
Eu consigo fazer 1000 km com zero euros no meu.
Eu desde 2006 que não gasto dinheiro em combustíveis e sempre tive carro a combustão…
Woow, bastante económico. E tem emissões? A velocidade máxima é 000km/h?
É um carro normal. Dá para pagar 600€ de multa na AE e as emissões são as mesmas que as dos outros todos. Umas saem pelo tubo de escape, outras saem num país ou continente vizinho…
Então e a matéria prima para o combustível dele, sai de onde ?
Certo, mas o carro é meu e não preciso de favores, e continuo a pagar 0.
Eu também não preciso de favores. E o carro não é meu. É do patrão que nunca entrou nele e eu só me sirvo dele. Já lá vão décadas e troco de carro a cada 3 anos.
Sempre me livro dos créditos que vejo a malta a fazer para comprar carro elétrico e painéis solares e que nunca entram nas contas…
Eu não precisei de crédito.
Deixe lá, a empresa não lhe deu carro só porque sim.
A pessoa que derreteu dezenas de carros a combustão agora é o condutor que mais estima o seu carro e condução mais económica faz LOLOLOL
Isso é mentira, eu nunca disse isso, mas de trapalhões e aldrabões é o que se pode esperar.
Qualquer dia vais dizer que nem 10 mandaste pra sucata LOOOL
Mentisses menos ou não fosses tão ambíguo e não precisavas de te justificar tanto.
Eu disse quantos foram na família, é preciso repetir para você continuar a aldrabar ?
Mas eu não menti, você é que aldraba demais, aqui nesta caixa de comentários está a prova disso, até quando perdem os argumentos volta logo com assuntos antigos e continuam a aldrabar, parecem crianças mimadas, já deviam saber que para os adultos isso não tem qualquer influência, vai continuar tudo na mesma.
Tu disseste inicialmente TEU e nem referiste quantos, referiste percentagem, que por si só é absurdo e duvidável, depois EM TEU nome…e agora já é na FAMILIA.
Esquece…não inventes mais….foste desonesto, és desonesto e serás sempre assim… está à vista de todos, não é á toa que tanta gente goza aqui contigo. Conversas entre pessoas sensatas costumam ser construtias e confortáveis, as tuas, invariavelmente descambam para chico espertice tua, e acusar os outros de mentirem. Adivinha quem está errado segundo as probabilidades…
Parei de ler quando um diesel velho custa 90 mil
Eu diria que paraste de ler muito antes disso, numa fase muito embrionária. Até porque em lado algum diz que um diesel velho custa 90 mil… o que diz é o seguinte – para 400 mil quilómetros percorridos – “Na mesma distância, um BMW Série 3 a gasóleo ultrapassa os 90.000 euros. Esta diferença deve-se aos preços dos combustíveis e à complexidade mecânica, mesmo num cenário desfavorável ao elétrico.”
um Mercedes Classe E300de custa á volta disso, é novo mas é considerado pelo pplware uma tecnologia “velha”. O fundador da Koenigsegg defende que os motores diesel hibridos plug-in são uma boa alternativa aos eléctricos (usando HVO100 como combustivel).
Mas ele não percebe nada disto….
Provavelmente não percebe muito, porque esse combustível nem se vende em quantidade para abastecer esses diesel plugin.
Além disso o custo dele é proibitivo, ninguém ia comprar um diesel para usar esse combustível, portanto já estou a entender porque ele disse isso, é que fica mais barato usar os carros dele. Loooool
Os preços irão baixar, e tendo em conta que este carro faz cerca de 80-100km em modo eléctrico (chega para a maior parte das deslocações diárias) o uso do combustível é apenas para as viagens longas. É uma opção que me parece vantajosa para quem tem garagem para carregar e dinheiro para o comprar. Cada um faz as suas contas.
Epa se estão a falar dos custos de manutenção de um e de outro, se for manutenção regular é exactamente o mesmo, um muda oleo (diesel) do motor outro TEM de mudar oleo nos motores das rodas, aqui é muito mais caro que o diesel (são 4). Pastilhas, discos, etc são iguais, embora no eletrico são mais caras (duram um pouco mais). Agora nas avarias fora de garantia, vai la vai… no eletrico levo cada porrada, entre diagnosticos e reparações nunca pago menos de 2000€… no diesel é mais suave e não tenho reclamações. O eletrico só porque tenho beneficios na empresa porque senão nunca na vida comprava um. É sempre limitado o seu uso.
Hiii, que banhada de mentiras, do melhor que já li aqui… Você acha mesmo que alguém acredita nisso?… Talvez, também acreditaram no Trump eheh
O outro não tem mudar de óleo nos motores das rodas porque não tem. Além disso o outro muda de óleo 1 vez com 1/5 do óleo que o outro muda 7 vezes.
Iguais não são, no eléctrico as pastilhas duram pelo menos 5x mais.
As pastilhas são mais caras porque duram mais ? Enfim…
E outro não tem avarias fora da garantia muito menor ?
Então qual é o seu eléctrico ?
Que benefícios tem ? Então o dinheiro que paga a mais compensa os benefícios ?
Adoro estes estudos…
[If we assume] … [In that scenario] … [comes to roughly €34,000] … [But that’s not real life]…
Já agora, alguém aqui tem carros com 400.000km que já gastaram mais de 50.000€ em manutenções?
Eu gasto normalmente 50 a 70€ por ano (incluindo, óleos, filtros e velas).
Quando troco travões, discos e tambores (se trocar tudo), custa uns 150€.
Troquei a embraagem 1x por 170€
Troquei duas vezes a bomba de àgua, 40€+ 40€
Por descuido meu, tive de trocar o radiador e tubagem 100€
Tive de reparar o distribuidor, 60€
Também troquei os amortecedores, casquilhos e cabeçotes, mas não me lembro dos valores aproximados.
O carro tem 325000km, espero que aguente. (Micra K11 GX 1.0 de 98)
Certo, mas não estamos a falar de carros de 98, nem desse segmento.
Parece-me que o assunto é poupança e não o que tu bem entendes. Para variar, és inflexível, zero sensatez e queres apenas que anónimos se verguem ao que bem te vai na cabeça. Tens milhares de comentários no pplware e nunca aconteceu, talvez fosse bom tratares-te ou comentares construtivamente e aberto a opiniões diferentes, mesmo quando erradas 😀
Afinal podias aprender algo com o Miguel, já que estoiraste tantos carros a combustão….
E já agora, nem de serviços feitos em casa.
Mas essa é uma razão que me faz gostar tanto dos meus veículos, conhecê-los mais um pouco, reconhecer que sou independente nestas pequenas tarefas.
Sei que muitos não entendem, já que é uma coisa normal ir à oficina, mas para mim é sempre algo que me traz alguma ansiedade, então procuro saber antes de ir todos os passos que o mecânico tem de fazer e que peças vai precisar, de forma a estimar os custos e garantir que trabalham apenas onde é preciso.
Em um carro novo, eu apenas tenho de aceitar, deixar na oficina e deixá-los trabalhar, no final vai aparecer a conta e já sei que todos os anos tenho de contar com isso. Já tive um carrro mais recente, um Mercedes Classe A e vendi, por causa disso. No meu velhinho eu controlo tudo, faço as revisões a cada 10000km quando quiser… se demorar 1 ano ou 1 ano e meio o carro não me obriga a ir, e quando fizer, olho e vejo com cuidado tudo o que pode ser melhorado.
Por isso eu tenho um Tesla, não precisa de revisões
Manutenções e reparações.
E quem tem um eléctrico que gastou aquele dinheiro em 400 mil KMS ?
Nada paga o prazer de condução de um carro com motor de combustão interna. De preferência atmosférico e caixa manual!
Para elétricos amorfos temos o micro-ondas!
Micro-ondas a gasolina ? fique a saber que alguns a combustão emitem mais radiação eletromagnética que os eléctricos.
Prazer de condução ? sim sim, já ouvi essa, principalmente de quem nunca andou em um eléctrico e quando andam aparecem com exemplos de zoe’s, sentados no banco detrás. LOOOL
Um elétrico a roncar como este é que era…
Ahh espera, não pode…
https://www.facebook.com/reel/869820949170107
A verdade é que neste momento comparar um EV com um ICE, é o mesmo que comparar um carro com um cavalo há 50 anos.