Unidade automóvel da Continental planeia cortar 3000 postos de trabalho
Os despedimentos no setor automóvel têm sido frequentes, com a instabilidade da indústria a refletir-se, também, dessa forma. Agora, o anúncio foi feito pela unidade automóvel da Continental, que planeia cortar 3000 postos de trabalho no departamento de investigação e desenvolvimento (I&D).
A Continental, que fabrica produtos como travões e sistemas de condução automatizados, está a preparar-se para as fracas vendas da unidade automóvel.
A divisão automóvel da empresa planeia cortar 3000 postos de trabalho na sua unidade de I&D. Estes cortes, equivalentes a cerca de 10% da força de trabalho de I&D, serão concretizados até ao final de 2026, com menos de metade deles na Alemanha, segundo a Continental, no dia 18 de fevereiro.
Esta medida junta-se aos 7000 cortes de postos de trabalho já anunciados pela empresa, num programa de reestruturação que está em curso há mais de um ano.
A Continental afirmou que pretende, também, reduzir o seu orçamento de I&D até 2027.
Conforme já vimos ser feito por outras empresas, os cortes planeados pela Continental serão conseguidos, na maioria, sem despedimentos, com medidas que incluem a não substituição de trabalhadores que saem e a contratação interna, segundo a empresa.
As instalações alemãs afetadas incluem as de Babenhausen e Frankfurt. Outras serão Ingolstadt, Regensburg e Schwalbach.
Serão, também, adotadas medidas adicionais nas filiais da Elekrobit e da Continental Engineering Services, onde um total de 900 pessoas serão despedidas. Destas, 660 serão despedidas na Alemanha.
Indústria automóvel alemã em fase turbulenta
As fabricantes de peças alemãs estão a procurar formas de reduzir os custos, uma vez que a queda nas vendas de automóveis impacta a procura pelos seus produtos.
Nos últimos meses, aliás, a Schaeffler, a ZF Friedrichshafen e a Bosch anunciaram que estão a planear reduzir milhares de postos de trabalho em resposta a essa queda.
Não temos uma fabrica da Continental cá?
Sim, no norte para os lados de Famalicão e emprega muita gente.
É em Lousado, Famalicão.
Julgo que é “só” fabrico de pneus.
em Famalicao a fabrica pertence ao grupo Tires.
o Ces é que é do grupo Automotive (S.Joao Porto)e a fabrica em Vila Real de antenas , vai sofrer um spin off este grupo.
Tem fabrica em Famalicão e a CES no Porto.
em Famalicao a fabrica peretence ao grupo Tires
o Ces é que é do grupo Automotive (S.Joao Porto), vai sofrer um spin off este grupo.
sim e também tem um centro de i&d no edifício mesmo em frente ao hospital de são joão
Tendo em conta o recente histórico das marcas alemãs do setor automóvel, a culpa é dos carros elétricos. Já não gastam pneu 😀
Desde que descobri Hankook não quero mais nada…