Na Noruega, elétricos poderão ultrapassar os carros a gasolina até ao final de 2024
Os resultados da Noruega em matéria de carros elétricos são pioneiros e espelham o sucesso de uma estratégia que tem vindo a ser adotada há já vários anos. De facto, até ao final de 2024, os elétricos poderão ultrapassar os carros movidos a gasolina no país.
Segundo cálculos divulgados pela Reuters, para os quais contribuíram analistas, o número de veículos elétricos a bateria (VEB) nas estradas norueguesas está a caminho de ultrapassar os carros a gasolina, pela primeira vez em qualquer país. Isto poderá acontecer entre o final deste ano ou o início de 2025.
Estes dados são resultado de uma estratégia que a Noruega antecipou, comparativamente a outros países, e que resultou em generosos incentivos à compra de carros elétricos. Segundo a Reuters, estes foram possíveis, em grande parte, devido à riqueza do país nas áreas do petróleo e gás.
Apesar de os analistas acreditarem que entre o final de 2024 e o início de 2025 os elétricos irão ultrapassar os carros movidos a gasolina, consideram que serão necessários mais alguns anos para que os primeiros ultrapassem o número de carros movidos a gasóleo.
Com 5,5 milhões de habitantes, a Noruega tem caminhado no sentido de se tornar a primeira nação a acabar com a venda de carros novos a gasolina e gasóleo; a meta é 2025. De facto, nove em cada dez automóveis novos vendidos no início deste ano foram elétricos a bateria.
Segundo dados da Administração Norueguesa de Estradas Públicas, os elétricos a bateria representavam 24,3% dos 2,9 milhões de carros da Noruega em 15 de março, contra 26,9% dos veículos a gasolina.
Se esta [tendência] se mantiver nos próximos 12 meses e tendo em conta que as vendas de automóveis a gasolina são insignificantes, no próximo ano haverá mais elétricos a bateria na estrada do que automóveis a gasolina, e provavelmente antes do final deste ano.
Disse Robbie Andrew, investigador sénior do grupo de reflexão sobre alterações climáticas CICERO.
O investigador acrescentou que, com quase 370.000 automóveis a gasóleo a mais nas estradas norueguesas do que elétricos a bateria, poderão ser, porém, necessários três a quatro anos para que estes ultrapassem também os veículos a gasóleo.
Embora as vendas de carros elétricos a bateria tenham caído, acompanhando a queda das vendas de automóveis no geral, a percentagem de vendas daqueles atingiu os 92,1% em janeiro, de acordo com a Federação Norueguesa de Viação (em inglês, OFV).
Na mesma publicação, a Reuters recorda que a transição energética da Noruega, apesar de impressionante, não foi barata. Para que fosse possível, o país isentou os elétricos a bateria dos impostos aplicados aos automóveis com motores de combustão interna e investiu em carregadores públicos.
Confirmo que pelo menos em Oslo se ve mais carros electricos que a gasolina/gasoleo
Estas são importantes. Por um lado mostram a evolução dos elétricos em países mais desenvolvidos, por outro mostram como países com muito petróleo apostam nas energias limpas.
Parece um paradoxo…
É isso mesmo, e é interessante olharmos para este fenómeno. Por exemplo, a Arábia Saudita lançou ano passado a maior central solar do planeta. Como seguramente sabes, os árabes são dos maiores exportadores de petróleo. Este já é um paradigma diferente do norueguês.
País que aposta nas energias limpas ? Sabes que 80% das exportações do país são de combustíveis fósseis, não sabes ? Então a questão é meramente económica, mais nada.
Estás a ver ao contrário. Eles exportam petróleo e outros derivados, mas estão a substituir os seus poluidores. Por isso é que são um dos países com maior penetração de veículos elétricos e indústria de energias limpas. 😉
Não estou a ver ao contrário. Estou a ver sob outro ponto de vista. Já tem a maior produção de energia eólica e que se mostra suficiente para os 5,5 milhões de habitantes logo vendem o que de mais tem aos outros, que são os combustíveis. Isto tem muito mais de económico do que de preocupação com as energias limpas.
E apostam em manter o seu próprio país mais “amigo do ambiente” enviando, vendendo, o petróleo para outras paragens. 😀
E também vendem eletricidade aos países vizinhos.
O problema da exploração dos componemets para baterias etc é também problema dos outros! Que bom é fazer boa figura à custa do pacóvio! Muito civilizado de facto!
Sim, pelo menos os usados nos a combustão, onde o seu até já supera largamente o ouro e a platina, principalmente o irídio e o ródio
https://www.mundogump.com.br/iridio-o-metal-raro-mais-precioso-que-o-ouro/
Sabes que na realidade isso reflete o apenas um complexo dos Noruegueses. É uma forma de esconderem a sua economia ser baseada na do petroleo. Pelo menos é assim que pensa o grande “psicologo” Sergio J 😀
Hehe nem precisa de psicólogo, isso pura economia. Exportam o que mais têm e equipam-se com o melhor para a sociedade. Têm a vantagem de investir o retorno no próprio bem-estar dos cidadãos. Ou passo que na Arábia Saudita a coisa não é bem assim! Por isso são duas realidades bem diferentes.
Exato, por isso é que aposta em energias limpas, os outros que consumam as sujas, agradeça-lhes, porque algum do que consumimos vem de lá.
E com isso vão salvar o mundo.
Nem ninguém quer salvar o mundo, esse é o argumento básico da petrolhada, devem andar todos no mesmo grupo, é que aparecem sempre com os mesmos argumentos, já ontem vi outro que veio com os HFC’s. Só rir, portanto levam todos a mesma lavagem à mesma hora. LOOOOOL
Claro eles exportam as sujas para o outros burros usarem e com o dinheirão que ganham disso investem em tudo o que é energias limpas e carros elétricos para melhorar o país deles os outros que fiquem com as sujas
Depois dos electricos terminarem o seu tempo de vida útil, alguém será encarregue de lidar com o lixo final. Não será certamente nenhum destes países, “limpinhos”!
Sim, não sabe quem ? Ou é apenas uma teoria sua, e os a combustão ? Será num país limpinho ?
Já agora, a maior empresa de reciclagem de baterias da Europa está mesmo na Noruega, só ela é capaz de reciclar todas as baterias em fim de vida naquele país.
https://electrek.co/2022/05/16/largest-eu-battery-recycling-plant-comes-online-enough-for-all-of-norways-batteries/
Os velhos do Restelo ainda a 2 anos não acreditavam se lhe contassem que hoje estaríamos assim.
E quando as baterias de sódio começarem a ser o novo normal tudo vai ter electricidade praticamente gratuita dia e noite seja para casa, para o carro…
Santa inocência. A menos que a tecnologia das bateria evolua para algo completamente novo, o elétrico nunca será solução! Pode coexistir com outras soluções, mas nunca será a Solução!
O elétrico é a solução mais viável de todas, e com baterias de sódio que diminui significativamente a complexidade do pack e permite carregamento rápido bastante elevado sem degradação significativa a coisa ainda fica melhor.
Nenhuma tecnologia bate os elétricos em eficiência ou permite ser autónomo.
Só será solução aquelas soluções que não existem e os que as usam já as descartaram ?
Parece que na Noruega e até outros países é solução….
Os elétricos, enquanto não forem superados para outra qualquer tecnologia, serão a solução pela simples razão de que o petróleo é algo finito. Obviamente que as baterias evoluirão para algo completamente novo ou achas que ficarão paradas no tempo como tu? A razão dos citados países produtores de petróleo investirem nesta tecnologia não tem nada de paradoxal, pois limitam-se a antever o futuro, mas por cá os matarruanos continuarão a sonhar com o passado.
As terras e metais raros são infinitos? Não vê algo aqui de paradoxal? Os matarruanos, normalmente olham para um lado e ignoram tudo à volta, não são certamente, os que pensam primeiro antes de agir. Procuram avalir todas alternativas e/ou aguardar pelo resultado das novas investigações como os novos motores de hidrogénio e até mesmo de outros combustiveis mais limpos que têm sido referidos na Imprensa, inclusive aqui em abono da verdade. POrtanto, o problema não desaparece com o uso no dia-a-dia, mas está e muito latente a montante nos locais de excploração e a juzante quando esses materias terão de ser de algum modo tratados por alguém. Sobre esse lixo não tenho lido grande coisa, Parece que o lixo resultante de automóveis em fim de vida electricos, se tem evaporado.
Mas o matarruano para ser você, que até defende uma tecnologia que não conhece, que usa os mentais mais raros deste planeta, além de continuar a usar um veículo que também os usa.
Então mostre lá esses motores a hidrogénio, sabe ao menos quanto gastam ?
Mais limpos ? Mostre lá onde a Imprensa disse que os combustíveis são mais limpos que estes veículos.
Depois vamos ver quem é o matarruano…
E o lixo dos automóveis a combustão ? Acontece o quê?
Discordo totalmente do “gratuito”.
Não há almoços grátis!
Eu tenho gratuita, já que investi e recuperei o investimento, alias, agora até é lucro.
Eu se quisesse nãoi teria essa hipótese! Pois é, a vida não é a preto e branco!
Exato, mais vale continuar a financiar os árabes, ah, e os noruegueses…..
ja pagaste o carro?
Foi pago a pronto.
Eletricidade gratuita ? Agora acorda.
Já acordei a muito e a conta ao fim do mês assim o diz, e com a nova tecnologia de baterias de sódio (sal) vai ainda ser melhor.
Mas é quase, isto é como se a gasolina estivesse ao custo ( sem impostos) 0.0041 euros o litro.
https://pplware.sapo.pt/motores/portugal-preco-medio-da-eletricidade-esta-nos-041-euros-mwh/
Estou bem acordado, hoje em dia a eletricidade está baratíssima com o investimento que fiz em painéis há uns anos o que pago é quase nada até já pensei em investir numa bateria e largar a edp mas o que eu pago por mês nem compensa, pago mais de telemóvel do que de eletricidade
O que não falta aí é pessoal com electricidade gratuita.
Cá estaremos quando os preços da gasolina/gasóleo diminurem.
Curiosamente estão a aumentar, e a tendência é essa, especialmente se o consumo baixar.
Pois pois Sara Paixão vai esperando milagres e vai ficando cada vez mais pobre. Os economistas já todos esperam o barril a 100 usd, isso quer dizer litro a 2€ e mais uns pozinhos, enquanto isso electricidade em profusão, preços muito baixos, não tarda nada tens 100km a 15€ conta 1€ em VE
O exemplo da Noruega, postos de carregamento nas ruas junto das pessoas. É caro? Claro, mas quer-se fazer a transição para o eléctrico ou andamos a brincar?
“os elétricos a bateria representavam 24,3%”
Nrs que não impressionam.
Há anos que ouvimos que os BEV representam aprox. 1/5 do parque circulante de carros ligeiros de particulares na Noruega. Descontado margens de erro estatísticas continuam basicamente na mesma.
Face a tanto investimento, uma tremenda derrota para um nicho pouco maior que uma aldeia no mundo global.
E será que os hipócritas dos Noruegueses pensaram que estão a promover os hidrofluorocarbonetos?
Claro que pensaram e sabem que estamos perante mais um dos grandes atentados de que ninguém fala e todos os demagogos tentam varrer para debaixo do tapete .
Estes gases são milhares de x’s piores para o efeito de estufa que o CO2.
Os HFC’s estão a entrar em toda a Europa pela porta do cavalo e de forma ilegal. Com principal origem na China e com bases de apoio e distribuição bem organizadas na Roménia e na Turquia principalmente. E ninguém controla.
Na industria automóvel estes gases são usados nos sistemas de refrigeração de carros a combustão e elektros.
Para aquecimento do ambiente nos carros elektros que não dispõem de um térmico para o efeito e para bombas de calor usadas basicamente em carros elektros para gestão das suas baterias.
De grosso modo, os elektros precisam do triplo deste recurso altamente criminoso para o ambiente.
Estamos pois perante uma (mais uma) inequívoca prova de que os elektros são a pior solução para um ambiente mais fresco.
https://us.eia.org/campaigns/climate/what-are-hydrofluorocarbons/
Quis comprar um electrico, fiz alguma investigação e nada do que li e vi me convenceu! Estamos a melhorar a qualidade de vida e pontualmente de uns quantos para prejudicar, gravemente, a de muitos. Esta tecnologia não serve, deve-se continuar a investigar até que ninguém fique prejudicado enquanto outros se gabam que andam de forma barata e “limpa” enquanto que o resto ou viver emmeios supre poluidos com as explorações desses metais e terras raras, ou então, tendo algum dinheiro, mas não o suficiente, terão de se aguentar de qualquer modo até que um dia a alternativa é ficar sem automóvel, uma invenção que serve para facilitar as deslocações individuais, mas que, a partir de certo ponto, voltará a ser apenas para uns tantos que irão dizer que são “ecológicos”! Os motores a hidrogénio nos últimos tempos têm dado algumas esperanças, vamos ver…
Qual tecnologia ? A do combustão ? Sim já sabemos que não serve..
Motores a hidrogénio ? Depois vem dizer que fez investigação ?
Então diga lá que carro com motor a hidrogênio é que viu e investigou ?
Então porquê lhe dão esperanças ?
“Esta tecnologia não serve, deve-se continuar a investigar até que ninguém fique prejudicado” – Isso é a verdareira Utopia.
Consegue dizer 1 produto ou 1 tecnologia em que ninguém fique prejudicado?
“Os motores a hidrogénio nos últimos tempos têm dado algumas esperanças” – Também prejudica muitos como é pode ser bom?
Curioso porque você defende com unhas e dentes essa hipocrisia.
Outra curiosidade é o argumento falso que usou para culpas os eléctricos de usarem um gás que não é um HFC, sim, isso é mentira, o HFC é o antigo gás R123a, que a maioria dos a combustão usa, os primeiros eléctricos ainda o usavam mas agora já não, especialmente os com bomba de calor, usam o 1234yf, que não é HFC, mas sim HFO, que é 99% menos prejudicial tanto à camada de ozono como gases efeito estufa.
Portanto mais uma que inventou só para culpar os eléctricos, mas mais uma vez saiu furada.
https://www.icecoldair.com/news/1234yf-refrigerant
https://aldifrio.com/index.php/r-1234yf_opteo-yf/
O HFC está muito implementado na Rede da NOS
So agora é que têm mudado algumas infraestruturas para Fibra
Ah ah ah
Não baralhe as coisas, sim HFCs estão presentes em tudo o que é AC e bomba de calor nos elektros. Querem acabar com eles até 2030 e substituí-los pelas alternativas que indica, mas é o típico empurrar com a barriga muto próprio da indústria elektra que tão bem conhecemos. os HFCs não causam redução da camada de ozono. Não confunda com os HCFCs ou CFCs do antigamente que estão proibidos.
No entanto, os HFCs são potentes gases de efeito estufa. Eles são milhares de x’s mais responsáveis pelo aquecimento global e para o aumento da temperatura mundial do que o CO2.
Por causa disso os os HFCs tb estão legalmente controlados a determinadas cotas na CE passadas a determinadas empresas. Por via desses limites o valor deste gás aumentou muito, o que fez a ambição pelo contrabando aumentasse na mesma proporção tb dada a rentabilidade atractiva mesmo que vendidos a metade do preço. É muito difícil para o regulador detectar a proveniência destes gases se estes estiverem a ser usados por uma empresa com licença.
Esta visto que regular não resulta. Para mim era acabar com o gás e consequentes ares condicionados e bombas de calor nos elektros. Quem quisesse ar fresco era abrir as janelas para vir(ar) como antigamente e no caso dos elektros levarem a mantinha dos joelhos para nos dias de inverno se aquecerem e se quiserem climatização das baterias usem fogueiras ou pedras de gelo, vá lá para o raio que os parta loooloool. Cortava-se o mal pela raiz.
Nem de propósito:
https://www.publico.pt/2024/04/08/azul/noticia/europa-contrabandeia-gases-efeito-estufa-maior-co2-2086282
Tanto que não estão que já dei a prova.
Estão nos carros que usam os HFC, no caso das bombas de calor nem sequer usam, porque já são posteriores à lei que os proibiu.
Escusa de inventar porque essa é bem óbvia.
Então comece por si, mande-o retirar no seu carro, de certeza que o seu usa.
Mostre aqui a foto da etiqueta que tem do lado de dentro do compartimento do motor, aposto um almoço como é HFC R134a.
“1234yf, que não é HFC”
O1234yf é um HFC !
O que funciona com 1234yf tb funciona com o R-134a. Não é um autocolante que vai certificar a composição do gás que lhe fornecem no sistema.
O1234yf embora em menor grau, tb gera efeito de estufa.
Ao contrário do R-134a, o O1234yf gera PFCAs que são poluentes orgânicos persistentes:
Os PFCAs não se decompõem facilmente no ambiente, persistindo por longos períodos.
Eles acumulam-se nos organismos vivos, aumentando em concentração ao longo da cadeia alimentar, com efeitos tóxicos tremendos em todos os animais e biodiversidade. Consequentemente causam diversos problemas de saúde em humanos como sejam desregulação hormonal, danos ao fígado e nos rins, problemas de desenvolvimento em fetos e crianças, cancro nos testículos e nas mamas , colesterol alto etc
Nota: Isto é apenas um resumo de um produto que ao abrigo da convenção de Estocolmo tem que rapidamente ser eliminado do contacto com a humanidade. Consulte um especialistas para obter informações mais detalhadas e específicas e meta o 1234yf num sítio que eu cá sei.
Não, é um HFO.
Errado, não funciona, por isso tem as etiquetas a dizer o que deve levar.
Sim, gera 1400 vezes menos efeito estufa, já deixei ai informação sobre isso.
Ena, voltou a inventar uma grande história.
Uaauuu, quando encontrar algo criado pelo ser humano e que não seja prejudicial a nada, diga…
Então mas primeiro era o HFC R134a que era mau, agora já é o outro ? então o HFC R134a já passou a ser bom ?
Já foi retira-lo do seu carro ? o HFC que é tormento para si ?
Olhe, se quiser tenho aqui mais 2 fotos da etiqueta de 2 eléctricos.
PS. essa história do HFC já hoje ouvi noutro local, vocês devem ter uma reunião que é uma lavagem cerebral de x em x dias para depois espalharem estes disparates, só pode, é que coisas deste género vem sempre em onda…
Indique o local pq não sei do q fala.
Está a confundir métodos com a escola da matilha, esses sim vulgo UVE cujo mentor ZéBigodes julga que a restante população é toda acéfala e não tem 2 dedos de testa para poder formar a sua própria opinião.
E sim O1234yf é um HFC ! E sim o sistema aceita e funciona com o R134a.
Qt ao meu caso, uso pouco o AC, tirando aquele exemplo de chegar da praia e ter o carro ao sol, são poucos os casos.
Já os elektros usam AC ou bomba de calor por dá cá aquela palha. É no verao pq esta calor e se abre as janelas gasta o dobro, é no inverno pq não tem um gerador de calor natural, é para aquecer a bateria pq esta fria, é para arrefecer a bateria pa esta quente.
O local é dentro do compartimento do motor, debaixo do capô.
Eu não sou sócio da UVE, pode estar descansado. Lol
Picou-se ? É má sinal….
Não, o 1234yf não é HFC, mas sim HFO, mesmo depois lhe mostrar a etiqueta não vê ? Quer que a meta aqui com mais resolução ?
Não, não pode, aqui tem
https://centrocor.pt/aspetos-que-deve-saber-sobre-o-gas-r1234yf/
Então mas o problema está no uso ? Mas ele está lá na mesma, use ou não, se não usar e ele se escapar de lá, deve sentir me mais culpado, já que provocou danos no planeta sem o ter usado.
Pelo menos usam um gás que não prejudica o planeta, já você não.
Incrível o que inventa só para manter o disparate que inventou lá em cima.
Só falta dizer que a linde e todos os outros estão a mentir.
https://www.linde-gas.pt/pt/products_and_supply/refrigerants/hfo_refrigerants/index.html
Não diga que não pode substituir porque pode. E tem tudo a ver com custos. A única forma que os legisladores encontraram de mitigar o uso do 134a, foi determinar a redução da sua produção na expectativa que o preço subisse de tal forma que desencorajasse a prática. D’outra forma não têm como controlar se aquilo que vc injecta no sistema é um ou outro dada a semelhança e nenhum agente da autoridade ou centro de inspecção anda com um laboratório às costas para comprovar o que quer que seja..
Portanto pode esvaziar do sistema todo o 1234yf e substituir pelo R-134a. A Mercedes tornou isto óbvio quando levantou objecções ao R-1234yf há anos atrás e fez o recall de todos os modelos com 1234yf e recarregou-os com o tradicional R-134a. Pode ver aqui:
chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://static.nhtsa.gov/odi/rcl/2012/RCRIT-12V478-9042.pdf
Fazer à socapa é ilegal? É!, assim como é ilegal a importação contrabandeada de 134a que está a acontecer debaixo do nariz dos decisores da UE e ng controla.
Novamente:
https://www.publico.pt/2024/04/08/azul/noticia/europa-contrabandeia-gases-efeito-estufa-maior-co2-2086282
Ng paga o dobro se pode pagar metade. Isso é nos seus sonhos.
por outro lado, o 1234yf carrega o ónus de uma série de malefícios que não se verificam com o 134a, conforme já explicado num outro post acima. Tlz seja melhor assim!
Poder pode, vai é danificar o sistema em pouco tempo como os outros disseram, pensava que isso era bastante óbvio, secalhar você mete óleo de motor a gasolina no seu que é a gasóleo, já que é mais barato.
Não digo que não haja importação desse gás, até porque é usado nos a combustão em geral.
Faz mal sim, mas muito menos que aquele que você usa, já foi retirá-lo ?
Apanhei agora um que deve ter andando na mesma “escola”, a dizer que os eléctricos têm de mudar o gás do A/C a cada 4 anos e a Tesla ainda é mais exigente, até obriga a trocar o vaporizador. loooool
“Consulte o manual do fabricante, está lá isso”
Ahahaahaha
“As restantes tomadas e luzes estão na mesma fase onde se encontrará o sistema fotovoltaico.”
Lérias de quem já não sabe o q inventar para mitigar o 134a, ou seja os reguladores.
A melhor prova q não danifica foi a Mercedes, q na acção de chamada já referida, limitou-se a substituir o y1234 pelo 134a.
Substituir se alterar as mangueiras e válvulas, já tínhamos falar nisso.
Então mas agora o 1234yf já é bom? LOOL
Bom? Onde viu isso?
Pelo contrário. É mau. Muito mau.
Onde vi ? não leu ? deixei links, volte atrás e leia-os.
Só uma correção, não é R123a mas sim R134a.
Os HFC’s já nem é usado em carros é usado um outro muito menos prejudicial ao menos investiga um pouco antes de dizeres asneira
Tirada agora mesmo do meu, carro fabricado em 2014.
https://ibb.co/1Lqr2p5
Um país onde o poder de compra é muito superior ao nosso e onde, tanto ou mais importante, o governo fez isto:
“Para que fosse possível, o país isentou os elétricos a bateria dos impostos aplicados aos automóveis com motores de combustão interna e investiu em carregadores públicos.”
Aqui em Portugal dão uns poucos milhares de euros num plafond limitado e o investimento em postos de carregamento nas zonas urbanas é quase inexistente.
A continuar assim, se calhar só lá para 2030 é que estaremos perto de ter 50% do nosso parque automóvel de passageiros em modo elétrico.
Solid state batteries…
Que modelos estão no mercado com essas baterias, há realmente muitos benefícios nesse tipo de bateria…
Marcas europeias falam em 1000km para 2025, será?
Não sei se será eléctricos ou se será a hidrogênio (de certa forma eléctrico mas acho que o H é menos eficiente) oque vencerá mas é o que pode ser usado com maior abundância…
Se as marcas e os governos quisessem mesmo fazer algo pelo ambiente obrigavam os consumidores a utilizar até ao limite os carros actuais e tinha de se abrandar (e muito) a produção de veiculos novos. É que actualmente nem estamos a substituir a frota actual por electrica, estamos a empurrar os veiculos mais velhotes para outros mercados ou para alguem que tenha menos poder de compra.
Portanto estão a fazer o que diz.
Eu quando disse carros actuais, seriam os de combustão, usar um carro já produzido até á exaustão (mesmo sendo a combustão) teria menos impacto do que fabricar um de novo para o substituir. O caminho para a sustentabilidade ambiental é muito diferente do caminho da sustentabilidade económica (nos moldes actuais).
E não é isso que se faz ?
Se quisessem sustentabilidade económica não tentavam produzi-los mais baratos.
O correcto seria isso que diz, mas isso ia mexer com muitos interesses. No entanto eu mantenho os meus veículos durante muito tempo. O último já tinha 12 anos.
12 anos e acha muito tempo ahahhaahh tenho um com 23 outro com 14 e outro com 3
Se a diferença entre o custo de um eléctrico for igual em Portugal também se vendiam mais eléctricos. Uma notícia que não conta a verdade toda.
É bem. Só se estraga uma casa.
Em países mais desenvolvidos o carro elétrico tem pouca venda. O esquema falhou.
O que é um país desenvolvido ? Ter um ordenado médio a rondar os 4 mil euros é um país sub-desenvolvido?