Motor elétrico de plástico pode ajudar carros elétricos a reduzir o peso
Provavelmente o futuro terá carros elétricos mais rápidos e com mais autonomia. Certamente a evolução passará por motores melhores e mais económicos. Contudo, em boa parte, essa evolução passará pelo ganho na utilização de melhores materiais no fabrico dos componentes. Desenvolver um motor elétrico de plástico pode seguramente ser um passo certeiros para disponibilizar mais quilómetros com a mesma carga de bateria.
Foi apresentado um projeto que visa apostar no plástico para desenvolver um motor mais leve, mas sobretudo mais barato.
Motores poderão ser mais eficientes se forem de plástico
Massa, aerodinâmica e eficiência motriz são os três pilares para um veículo de motor de combustão ser mais eficiente. Embora os carros elétricos já tenham o motor energeticamente mais eficiente alguma vez criado, ainda é procurada a eficiência no que toca ao preço.
Portanto, atualmente, para tornar os VEs mais eficientes a aposta passa por algo mais. Neste caso, vemos uma preocupação a desenhar melhor os puxadores das portas, os espelhos retrovisores, a frente, as jantes e muitas outras partes do carro.
Curiosamente, uma dessas oportunidades foi encontrada no elemento mais improvável: o motor elétrico. E se o seu invólucro fosse feito de plástico em vez de metal?
Motores elétricos mais eficientes que motores térmicos
Este foi o desafio proposto na Alemanha pelo Instituto Fraunhofer de Tecnologia Química e pelo Instituto de Tecnologia de Karlsruhe.
Um motor elétrico consiste num rotor giratório e um estator estático. O estator contém as bobinas de cobre pelos quais a eletricidade flui - e é aí que a maioria das perdas elétricas ocorre.
Referiu Robert Maertens, investigador do Fraunhofer ICT. Maertens refere-se aos 10% das perdas que acontecem através do calor num motor elétrico. É por isso que os carros elétricos são tão eficientes: 90% da energia elétrica transforma-se em movimento, enquanto os melhores motores de combustão só podem transformar 40% da energia química contida nos combustíveis para funcionar.
Meta é o motor elétrico não perder praticamente nada
Desta forma, o projeto tem como meta resolver o problema dos 10% de perdas. Assim, para não sobreaquecer, estes motores apresentam um invólucro de metal que conduz o calor gerado para uma manga de resfriamento, também feita de metal.
No entanto, o motor Fraunhofer usa fios planos retangulares ao redor dos estatores em vez dos fios redondos usados atualmente. Isso economiza espaço para os canais de refrigeração próximos aos estatores.
Neste projeto otimizado, as perdas de calor podem ser dissipadas através do canal de refrigeração dentro do estator, eliminando a necessidade de transportar o calor através do invólucro de metal para uma manga de refrigeração externa.
Explicou o especialista, que também aponta outras vantagens, como menor inércia térmica, o que significa que pode arrefecer muito mais rápido e maior saída contínua, algo que não precisa de qualquer explicação. O rotor também possui uma solução de refrigeração neste projeto.
Novos plásticos termoendurecíveis reforçados com fibras
Esta maior eficiência de arrefecimento é o que permitiu aos investigadores construir o motor a partir do plástico. Melhor dizendo, a partir de plásticos termoendurecíveis reforçados com fibras.
Caixas de polímero são leves e mais fáceis de produzir do que caixas de alumínio. Também se prestam a geometrias complexas sem exigir pós-processamento, por isso fizemos algumas economias reais no peso e custos totais.
Rematou Maertens.
Segundo os especialistas, os protótipos levam apenas quatro minutos para serem construídos. E a produção em massa será relativamente fácil de alcançar. No que se refere ao processo de refrigeração, evita 80% dos 10% de perdas.
Desta forma, contas feitas, sozinho aumenta a eficiência do motor elétrico para 98 por cento. No entanto, os investigadores acreditam que podem fazer com que os 20 por cento restantes, ou 2 por cento das perdas totais, sejam ainda menores, otimizando o fluxo de refrigeração.
Se estes motores se mostrarem tão confiáveis quanto os de carcaça metálica, em breve teremos veículos mais leves, mais baratos e mais eficientes. Aliás, é apenas uma questão de esperar que as baterias de estado sólido se tornem uma realidade. Combinando estas grandes inovações, iremos ter um salto quântico em relação aos carros elétricos. Em todos os aspetos.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Fraunhofer
Fonte: Fraunhofer
Neste artigo: elétricos, Fraunhofer, motor, plástico
Todos os dias se vê o invº que está ser feito nesta tecnologia, muito pessoal critica critica mas depois vê-se empresas como a fiat ou a ford que nunca acreditaram agora andam atrás da renault e da vw para partilhar a tecnologia electrica.
Curiosamente o Ceo da bmw acabou de ser despedido por quebra nas vendas e flata de aposta a sério na electrificação:
https://www.bloomberg.com/news/articles/2019-07-05/bmw-ceo-harald-krueger-informs-board-he-won-t-seek-a-second-term
Têm de seguir a moda porque senão depois não vendem.
A Mazda está em direcção contraria aposta na Gasolina.
Será que a Mazda descobriu que os motores a combustão é que vão ser o futuro e o resto do mundo está errado, ou será que a aposta da Mazda é baseada em saber que irá haver um nicho que irá usar combustão e quer ser a maior nessa classe.
Aposta a curto prazo que a longo prazo vão vender 0 unidades
A Mazda ja está em negociações com a Toyota e mais outras empresas mais pequenas para produzirem juntas veiculos eléctricos. Parece que ja acordaram de um sono chamado hibridos… Esta noticia tem cerca de um mês.
O Ceo da BMW se calhar foi despedido porque a BMW é uma marca sem qualidade e os clientes deixam de ser parvos .
Basta olhar para o portal da queixa para perceber que a BMW continua a fabricar lixo e depois o cliente que se lixe, e andam com a mesma politica de se lixar para o cliente a + de 20 anos não mudaram nada.
Em Portugal os carros da bmw tem depreciação alta, problemas com bomba d’água, bomba de alta e etcs tb ?
Se não levar pessoas, ainda mais leve fica.
Ganhaste ahahah
0 cavalos
Não acho que seja moda mas, sim uma necessidade urgente de mudar e acima de tudo variar opções de combustível. Então não é que o automóvel evoluiu tanto e para o colocar em funcionamento ainda se usam combustíveis fósseis? Fico pasmado quando vou atrás de veículos que fazem fumo e ruído quanto baste.
Não costumas sair muito de casa por não? Isso é o que há demais por ai, seja carros, motos, autocarros, etc, etc. Mas numa coisa tens razão. É necessário mudar e ter mais opções para alimentar os mais variados tipos de transporte.
A ultima coisa que o mundo precisa é de mais uma porcaria feita em plástico
o problema é que reciclar plastico é dispendioso, mas criar novo é mais simples e económico…
Tim exactamente. Enquanto a grande maioria se preocupa em acabar com o plástico, estes “arnormais” querem fazer mais coisas usando o plástico!!!! Realmente é só estúpido….
Querem carros eléctricos por causa dos problemas ambientais mas depois vão usar um dos (se não “O”) material com mais impacto negativo a nível ambiental…
O problema do plástico é o lixo que ele gera, exemplo as sacolas plásticas… Não imagino ver um motor elétrico jogado num rio poluindo.
Europa – vamos proibir o consumo de plástico
Alemanha – vamos produzir motores eléctricos em plástico
¯\_(ツ)_/¯
todos fazem o que querem são punidos mas o “crime compensa” vejam a VW e afins… todos metidos no mesmo saco… aproveitar enquanto podemos “respirar”
Tudo gira em torno de quem é rico ou quem vende mais… o resto do mundo que se dane…
Europa –> ficção de alguns, principalmente de quem não produz, vivem de serviços
Alemanha –> é tudo muito giro até o alemão pensar no seu próprio bem estar e principalmente, bolso, depois é como sempre foi, o alemão quer, o resto cala e toca a obedecer.
O principal problema são os plásticos de uso único, não estes que é suposto durarem uns quantos anos e que em fim de vida, à partida, não vão ser deixados ao abandono num sítio qualquer.
Ainda acho que o motor a biocombustíveis são a solução, enquanto não cobseguirmos a fusão à frio. Na região de Ribeirão Preto, SP, em meio a canaviais, produzem mais de 30% dos grãos do Estado de São Paulo. Sem dizer que o biocombustível não acrescenta nada em emissões de carbono, somente circula, e gera empregos e divisas para o país. Temos que melhorar a eficiência energética dos motores à combustão. Esta é a solução.
De plástico???para ser mais rápido???mas então a velocidade não é punível com multa??? além de de ser perigoso??e o plástico é o principal veneno do planeta e em vez de diminuir querem aumentar ??? será que li bem ou estou a ficar doida!!!!
Não, não pra ser mais rápido, mas sim mais leve, menos massa a mover = maior durabilidade da bateria = maior autonomia.
É sim para ser mais rápido, está no artigo. ” Provavelmente o futuro terá carros eléctricos mais rápidos e com mais autonomia.” Alias, tem a sua logica pois sendo mais leve, mais rapido irá arrancar e atingir uma grande velocidade.
Uma pergunta de alguém que entende pouco.
O Motor acima é elétrico e tem transmissão tradicional.
Assim a energia elétrica se transforma mecânica para tracionar as rodas certo?
Pergunto humildemente:
Não seria melhor algo tipo 4 motores independentes em cada roda sincronizados por software?
Afinal todo este peso de transmissão poderia ser descartado e a energia elétrica melhor aproveitada…
Alguém que realmente entende de engenharia poderia me esclarecer esta dúvida?
Motores elétricos não tem transmissão, a velocidade é feita em rotação, então quanto maior a rotação do motor, maior o consumo de energia.
Uma pergunta de alguém que entende pouco.
O Motor acima é elétrico e tem transmissão tradicional.
Assim a energia elétrica se transforma mecânica para tracionar as rodas certo?
Pergunto humildemente:
Não seria melhor algo tipo 4 motores independentes em cada roda sincronizados por software?
Afinal todo este peso de transmissão poderia ser descartado e a energia elétrica melhor aproveitada…
Alguém que realmente entende de engenharia poderia me esclarecer esta dúvida?
Luiz Alberto, um motor na roda necessitaria forçosamente de uma redução na velocidade para criar torque e vencer a inércia inicial do veículo do modo parado, para o modo movimento, é para isso que serve a transmissão. Criar torque em baixa rotação.
Sem transmissão o motor na roda simplesmente não vai girar estando o veículo parado. Criar uma transmissão em cada roda se tornaria inconveniente devido maior custo e mais peso.
Creio que já existe essa tecnologia ..
Aqui a questão está no consumo de mais plástico com quatro motores seriam 3x mais plástico a ser produzido .
Eu concordo com alguns dos leitores e penso que os motores a gasolina se forem bastante mais evoluidos podem ser o futuro .
Existe controle eletrônico para motores com software com inversores que varia a frequência da corrente e em consequência a rotação do motor. Mas em um automóvel acho que não seria adequado vez que um motor em frequência muito abaixo de 60 ciclos por segundo, digamos 20 ciclos teria muita perda e torque,
Sou da área industrial e isso já é usado em redutores de força que pode ser comparado a transmissão não é diferente é antigo já claro é em motoredutorea principalmente mas as bases onde existe os alojamentos dos rolamentos e engrenagens são de metal para sua maior resistência ao isso o problema dessa tecnologia que muito descartável não é durável e recuperável mas sim é compacto e leve. Funciona mas depende aqui no Brasil prefiro a aplicação em caraça de alumínio ou ferro fundido pra recuperação mas em automóveis acho que funciona mas será difícil querer uma base que teve folga em plástico!!
Os motores elétricos são bastante eficientes comparando com os restantes utilizados. No entanto, armazenar energia elétrica é um processo muito complicado que não consegue dar resposta às necessidades atuais de cada um de nós. Por exemplo, um Tesla Model S com 100KWh de armazenamento de energia, não consegue fazer 500km. Os veículos eléctricos de “baixa gama” custam cerca de 30K€ e apresentam baterias com 24KWh.. Agora digam-me.. o que vale investir em “limpar o peso de um veículo” quando não se consegue armazenar energia em grande escala?… Nos dias que correm, nós somos as cobaias das grandes marcas. Até existirem baterias com mais de 200KWh, comprar um carro elétrico é só para o cliente rico. Os carros híbridos são a melhor aposta nos dias que correm.
Tem que estragar a m**da da matéria metendo um salto quântico no final.
Vai ser quântico pq ? Vai ser tão pequeno a ponto de ser imperceptível a olho nu ?
Depois de ler diversos comentários digo que temos capacidade de construir um veículo auto suficiente. Assim como os relógios automático, temos uma gama de opções além ainda do hidrogênio. Mas temos a indústria que se alimenta do planeta. A verdade que tem se criar ética. Ética gera lucro sempre mas vai de encontro com a corrupção, aí as coisas deixam de funcionar como deveriam.
Bom não sou ninguém pra julga qualquer invenção, mas acho que inovando e inventado algo sempre é bom,mesmo sabendo como o país está, como se diz cada um no seu quadrado, tecnologia se evoluindo , a política se complicado cada vez mas, biólogos tentado fazer o impossível para nosso planeta, cientistas com suas descobertas e muitos ainda querendo ser Deus com suas anomalias,muitas religiões nascendo da escuridão e o povo ainda julgado cada um, se tão inventado algo vamos parabenizar pelo seu desempenho na sua ária de trabalho, como digo eles não tem culpa pelo um mal político, por uma religião ruim, ou até mesmo a saúde do povo, ou o clima do mundo bom e isso cada um no seu quadrado e Deus é mas nas nossas. Vida.