Motociclos: inspeção obrigatória não avança e haverá uma nova classe nas portagens
Proposta do PSD que elimina a necessidade da inspeção periódica obrigatória para motociclos com mais de 125 cc vai avançar. A legislação também prevê a criação de uma nova classe nas portagens e que as motas possam usar sempre as faixas destinadas a transportes públicos.
Inspeção periódica obrigatória para motos, faz sentido?
O PS e o Chega anunciaram esta quinta-feira no debate parlamentar em plenário que vão viabilizar as iniciativa do PSD para, entre outros, retirar a lei da inspeção a motociclos e universalizar o acesso destes veículos às faixas BUS.
Entre outras medidas, a nova legislação determina que os motociclos sejam dispensados de realizar a Inspeção Periódica Obrigatória.
A proposta do PSD prevê também a criação de uma classe própria para motos nas portagens, ou que os motociclistas passem a poder usar a faixa reservada a autocarros e táxis.
É ainda feita uma recomendação ao Governo para que avance com uma redução do IUC para motociclos.
O início das inspeções periódicas obrigatórias para motociclos com cilindrada superior a 125 centímetros cúbicos estava previsto para janeiro de 2025, após vários adiamentos. No entanto, o PSD alegou que estas inspeções não são necessárias e que outras medidas preventivas seriam mais eficazes na redução da sinistralidade rodoviária.
Um dos pontos centrais desta decisão é a criação de uma classe de veículos específica para motociclos no que diz respeito ao pagamento de portagens. Atualmente, os motociclos pagam o mesmo valor de portagem que os veículos ligeiros, o que é considerado injusto pelos defensores da medida, dado que as motos ocupam apenas um quarto do espaço utilizado pelos automóveis.
Finalmente, e além das propostas relacionadas a portagens e inspeções, a nova legislação também sugere alterações ao Código da Estrada para facilitar a vida dos motociclistas. Uma das principais propostas é permitir a circulação generalizada de motociclos nas faixas de autocarro, algo que atualmente depende de decisões municipais. Esta medida visa melhorar a fluidez do tráfego e reduzir os tempos de viagem.
Para quê inspecionar motociclos e os chamados micro-carros?
Por ouro lado, basta ir na rua e ver a quantidade de automóveis com os vidros mais amarelos que nem um pão de ló e os carros a cair aos pedaços para se perceber que as inspeções não funcionam em muitos, muitos casos.
Discordo, a inspeção automóvel veio melhorar muito a segurança do parque automóvel embora não seja perfeito.
Retirar as motas dessa inspeção é um absurdo e vamos continuar a ver um grande número de veículos adulterados, sinceramente não entendo essa decisão.
Discordo. Menos de 1% dos acidentes de mota se devem a problemas mecanicos. Maioria sao erro humano e muitas das vezes devido ao piso (marcas na estrada que escorregam, tampoes de esgoto, rails que sao como laminas quando alguem cai e desliza contra eles).
Além de que seria injusto apenas as motas superiores a 125cc serem alvo de inspeçao. A malta dos ubers que muitas vezes é quem anda com elas todas coladas a fita cola e a partilhar matriculas e seguros ficaria excluida por ex.
No que toca a veiculos adulterados nao adiantava de muito ter inspeçoes onde a malta vai com tudo certinho para depois chegar cá fora e trocar. As fiscalizaçoes vão continuar a ser feitas na estrada pela PSP/GNR na mesma.
A inspeção de motas e a avaliação mecânica tem muito pouco relação com acidentes por mecânica: tem a ver com cumprir normas, entre elas de ruído, se estão alteradas, poluição, pneus e travões em bom estado, luzes/espelhos.
É óbvio que poucos acidentes são por mecânica, a maioria é por não cumprirem o código da estrada…
O teu carro pouco é inspecionado
Não foram retiradas as motos, aliás as motor nunca tiveram inspeção.
E estamos a falar de inspeção, por esse lógica de ideias tudo o que é permitido andar na via pública devia ter inspeção desde as 50cc, bicicletas, trotinetes, etc ..
Era um caos…
Os motociclistas (ao contrário da esmagadora maioria dos automobilistas) tratam das suas motas como NAMORADAS. Podes ter a certeza que andam sempre bem “mantidas” porque eles querem tirar o máximo PRAZER delas.
Infelizmente, e pelas taxas de violência doméstica em Portugal (Não contar com as sensações do Primeiro Ministro), tratar algo como uma namorada não é propriamente uma apanágio de fiar.
E sim, se tem motor e anda na estrada, e até a pensar na explosão dos chamados motoboys, a inspeção rigorosa faria todo o sentido.
Mas no fundo, para quê inspecionar se na estrada é só badboys que orgulhosamente andam com a matricula toda torta.
É tudo muito bonito, então as motos com escape adulterado que fazem uma barulheira á noite a passar ao pé de minha casa…deviam ser bem especionadas pricipalmente a nivel de ruído. Se os automóveis tem de ser especionados os motociclos também deveriam, não há razão nehuma por muito que digam para não o serem.
Tiago, meia dúzia de parafusos e metes o escape original, achas que uma vez por ano não teríamos esse esforço?
Os motociclistas tratam de fazer com que as “namoradas” gritem mais alto do que o que deviam e principalmente não seguirem as regras que deviam como quaisquer outros.
Obviamente que falo da regra, eu própria sou motociclista e a minha moto está de origem, cumpro as regras de trânsito e não passo pelo meio dos carros (que em Portugal não é ilegal nem legal).
Mas a regra é o motociclista ter uma mota para “dar gás”, chamar a atenção (barulho) e fugir ao trânsito (faixa de bus…que até devia ser autorizado, não vejo inconveniente; meio da faixa entre carros, andar aos S a contornar veículos e faixas) ou então estacionar onde lhes apetece (passeios, jardins).
Eu própria quando vou de carro vejo coisas inacreditáveis. Ou por exemplo há um par de meses numa esplanada, junto a uma reta larga e andavam vários motociclistas com boas motos desportivas, menos de 40 anos (logo vieram à esplanada) e andaram uma meia hora a arrebentar os ouvidos à malta com o elevar de rotação, cavalos e rateres.
Como a polícia maioritariamente anda a passear o carro ou de baixa ou greve, nunca vejo nenhum salvo se há um acidente ou obras na rua…
“…dar gás”, chamar a atenção (barulho)…”
Ou servir para alertar certos enlatados que não vêm um piço à frente do nariz.
Há qt tempo tens esse aspirador @Lara?
Esse é outro mito, não é o barulho que alerta as pessoas, até as distrai, porque na em algumas vezes não sabem de onde ele vem.
Em cidades como o Porto as faixas de BUS sao permitidas para motas. Mas é uma regra municipal
As IO são uma falácia desde o início! Um mero sorvedouro de dinheiro e pouco mais…Basta perceber que muitos carros que circulam por aí alterados…quando chega a hora de irem com eles à inspeção os proprietários limitam-se a colocar as peças originais…depois volta tudo ao mesmo…Façam uma fiscalização à séria na estrada…Isso sim! E em caso de ilegalidades consequências pesadas para os infratores (coimas elevadas e apreensão do veículo consoante a gravidade do ilícito).
Depois aparece a malta a queixar-se que há caça à multa e que pagaram IVA dessas peças ilegais. Lool
Em outros países incentivam as modificações, que é mais uma forma de desenvolver a indústria e criar e manter postos de trabalho… depois temos os países vincadamente socialistas onde só o que o fabricante original fez é que pode ser utilizado.
Não seja hipócrita..
O sr. pensa á maneira PS.
Querem arrancar mais € aos portugueses para dar aos estrangeiros
Basta dizer que para defender a igualdade! A lei e já tem muitos anos diz que todas as categorias têm de ser inspeciobadas e cumprir a lei do pais! Porque so a parte automóvel ter de as fazer e pagar? Porque os outros têm direito em não cumprir a lei? Visto que os carros são reprovados e apreendidos por coisas.e peças legais! Porque a lei dizer que bicicletes electricas serem so as pedalo assistidas de potência até 350w e andarem com scooters electricas como se fosse uma bicicleta? Sim também culpa dos senhores polícias, é mais provável que o dono de um carro pague a multa que um proprietário de uma bicicleta eléctrica! Sem mais pense so um pouco e vei ver que tem outro raciocínio!
Uma coisa não se resolve com outra…sim sou a favor e acho até que o governo anda a brincar…os automóveis cada vez pagam mais impostos e as motas também mas pergunto as motas andam todas legais? É que agora é moda andarem com as caixas dos gelados atrás…fazerem um gatilho agradável…e terem as Luzia que bem gostarem…os espelhos a pontar para os pés…sem falar quando encontramos 30 ou mais em fila…
Eu todos os dias encontro carros em fila na estrada mas disso já não te queixas :p
Mas falando a sério, eu diria que 100% dos veiculos andam ilegais, uma vez que a lei de alteraçao de caracteristicas diz que tudo o que não venha de origem é ilegal. Se é ilegal trocar a suspensão por outra marca mesmo que tenha caracteristicas semelhantes, também é ilegal trocar a marca de pneus então, até porque neste caso nem as caracteristicas se mantêm. Quem diz pneus diz também marca do filtro do oleo, do proprio oleo etc.
uma nota: Os motociclos que usem Via Verde pagam “apenas” 70% do valor de um carro.
é uma afirmação? se for, é bem bom!
Sim. Actualmente já funciona assim 🙂
Se bem me lembro do meu caso, é a CLASSE 5 (Motociclos).
A percentagem ao certo nao me recordo, mas sim, ao pedir VV para a mota eles atribuem uma “classe” especifica que fica mais barato que ligeiros.
tens desconto de 30% do valor das portagem expeto a ponte Vasco da Gama que pagas por inteiro
Só da brisa, exscuts e outras empresas pagam o mesmo que uma viatura, o que quanto a mim está erradíssimo, a minha mota pesa 260 kg e tem 2 pneus 135, já uma viatura pesa +- 1200kg e usa 4 pneus normalmente 145 até 255, achas correcto? Se sim então porque há tantas classes de pagamento? Talvez pelo peso, etc, não? A democracia e a sensatez nunca foram do agrado da maioria dos tugas por isso é que somos (des)governados como somos… Abraços e “V”boas curvas…
Pois, acredito que será isso mesmo. Só na BRISA actualmente.
@Theboice o a medida para calcular o preço da portagem fosse o peso até que eu compreendia, mas a medida que é utilizada é a altura do carro, expl, uma pickup se tiver uma entrada de ar no capot do carro já paga class 2 se não tiver paga class 1.
Eu tinha uma Strakar e um colega tinha uma Toyota Hilux ambas pickup mas como a minha tinha a entrada de ar pagava class 2 e a dele pagava class 1, ambas 2.5 CC e com peso igual
E não é correto pois não? Então nas motas nem se fala…
“já uma viatura pesa +- 1200kg ”
Se for elektra pesa mas é 2400 kgs!
Se for híbrida pesa 2800 KGS.
2400 + o peso dos burros que carrega.
Então, dão burros os que têm grandes suvs de 2800 kilos ?
260 kg mas vais a gritar a 100 dB e a 12.000 rpm e a fazer médias reais de 7-8L/100 km, quando a maioria dos veículos em Portugal gastam a 130 km/h uns 5.0-6.5 L/100 (diesel/gasolina) e vão a falar baixinho.
Daí que um veículo ligeiro euro 5/6 vai a poluir uma fração das motos em situações reais (carro a cumprir limites ou quase pelos radares, motos com a matrícula levantada a muito alta velocidade). O mesmo do consumo de óleo. Dizer que a regra dos motociclistas cumpre ou anda à velocidade legal é enganar meninos.
7-8L/100 km?!
Não tens noção dos consumos de uma mota!
(eu tenho duas e sei bem do que falo)
Uma delas tem 100+ cavalos e não ando a pisar ovos e nunca mas nunca fiz consumos acima de 6L/100 Km!
Já a honda NC750X nem 4L/100 Km faz! E as motas recentes também têm de cumprir as normas Euro!!!
Se estivermos então a falar de motos entre 50 a 250cc se gastarem 3L/100 KM é muito!
quais 7/8….
Não faz 2 meses que andei em 2 motas que fazem isso, mas ok, não andei a pastelar, uma bmw gsa 1250 e uma ducati multistrada v4, para fazer 5 litros só a andar a 80 a 100 kmh.
Ah, mas atenção, ambas as motas mostravam uma média de 6.5 l. Só que depois de fazer as contas aos kms que fiz e os litros que abasteci, cheguei a 7.2 numa, e 7.7 noutra.
a ignorância é tanta que até assusta…
Enganas-te redondamente, dará 170 numa grande descida, e por muito que acelere não passa dos 5,5 l/100km/h, mas sobre velocidade não tem a haver com a viatura mas sim com o “enlatado”, entendes? No entanto vai para as forças policiais pois necessitam de gente como tu para colocar tudo na ordem, uma profissão que tem imensas vagas…
Verdade, mas apenas nas AE, nas SCuT não acontece o mesmo.
Errado. Apenas tens esse desconto se utilizares e pagares para ter Via Verde.
Se circulares sem Via Verde, a mota paga igual a um carro (o que não faz grande sentido)
Mas isso OBRIGA a ter o dispositivo da empresa privada. Outra coisa é fazer lei nacional
vou comprar uma mota, liberdade total. a primeira coisa que vou fazer é por um cano barulhento para me divertir e uns farois led offroad para ver tudo e todos durante a noite.
a azia está a bater forte
@issso , nem duvides que é o que muitíssimos faz. Só num bar que frequento, os motociclistas raramente cumprem alguma norma de trânsito ou têm a mota 100% legal. A maioria opta por um escape e matrícula alterados; algum tem também o motor alterado (entendo que seja algo do curso ou pistão).
Sou forte defensora de controlo policial apertado (todas as categorias) assim como inspeções obrigatórias como nos carros. Afinal porque é que as motas têm estatuto similar aos carros mas não têm que cumprir as mesmas regras?!
Pergunta aos Ferrarris e Lambos
“Curso do pistão”, andas a ver filmes para adultos e agora ficaste a pensar nisso 😉 😉
Alterar pistões não é fácil nem barato e há tantas coisas que podes fazer para alterares a performance de um motor que os pistons são das últimas coisas, altera o diâmetro dos pistões não o curso, mas isso é coisa de veículos de baixa cilindrada os mesmo que estavam isentos de inspeções, as alterações são feitas a nível eletrónico a nível de Centralina.
PS, Espero que compreendas que estou a brincar na parte dos filmes para adultos.
Isso é o que se fazia nas 50 e até 125 a 2 tempos, tive uma casal k81 que esteve a 80, e havia as Anfesa 125 que as metiam a 175 cc.
Isso de “ter a mota legal” é muito relativo.
Se compras umas crash bars que nao vinham com a mota, mesmo sendo originais, estás ilegal segundo a lei de alteraçao de caracteristicas. Há quem tenha levado inspeção B por ter posto no carro um radio diferente, só porque não era igual ao riginal.
Com motas ainda pior. Qualquer coisa que se coloque depois de a comprar é, legalmente falando, alteraçao de caracteristicas. Crashbars, malas, cogumelos, para brisas etc
Excepção para itens que tenham homologação (Basicamente significa que a peça foi testada para aquele veiculo e cumpre as normas em vigor).
No que toca a inspeções, sabias que se sacares fora um catalizador/Filtro de particulas de um carro ele passa na mesma na inspeção porque os limites max legais de gases de escape sao superiores ao que é medido mesmo sem esses componentes? pois.
A mediçao de ruído também tem regras muito especificas que os centros de inspeçao nao estão preparados para verificar. Iam ser apenas inspeções para encher chouriços e sacar € à malta. “ah não passa porque tem crashbars da própria marca que não vinham de origem”
E digo isto sendo a favor de fiscalizaçao, mas apenas nas condiçoes e pelas razões certas.
As motas têm de fazer barulho porque os asnos que conduzem carros não sabem o que é um pisca ou um espelho retrovisor.
O que o barulho tem a ver com isso ?
Diga me onde mora para testarmos essa teoria.
Se andasse nas faixas tal como deveria em vez de serpentear entre os outros veículos em velocidade excessiva, se calhar não precisava de se anunciar (com barulho) a uma distância de 100m. Mas só se calhar.
+ 1000
Não tenho mota. Acho de louvar que passem a pagar menos IUC e menos pelas portagens, o que é justo é justo. Não me pronuncio é sobre a justeza ou não das inspecções mas desconfio que haveria um ou outro motociclista que não veria com bom olhos ver outra pessoa a sentar-se na sua mota…
Quanto ao barulho que fazem na estrada apenas dou conta das motas quando já estão ao meu lado a ultrapassar-me, façam elas muito barulho ou apenas o normal. Dou mais depressa conta das motas pelos espelhos (já que tento estar consciente de tudo à minha volta, claro que sendo humano há distracções ocasionais) do que pelo barulho que fazem.
Mas em termos de medidas… podiam ter aproveitado para implementar/incentivar mais algumas que poderiam contribuir para que pessoas ainda reticentes mas que “sonham”em ter um motociclo se decidissem a deixar de andar tanto de carro, por exemplo:
– em relação ao estacionamento principalmente nas cidades de maior dimensão… é verdade que não tenho mota mas por vezes parece ser mais fácil encontrar estacionamento para um carro do que para uma mota (a não ser, claro, em cima de um passeio o que pode dificultar a mobilidade de certos peões mesmo em passeios mais largos);
– em relação à segurança bem podíamos copiar copiar o exemplo de Espanha mesmo que não como obrigação (Espanha tem já alguma tendência para exagerar) mas, pelo menos, como uma forte recomendação institucional (anúncios televisivos, cartazes à beira das estradas ou até emails já que a AT sabe os emails dos contribuintes…) de usar equipamento de protecção adequado em todas as deslocações e independentemente do tipo de motociclo (luvas e calçado adequado, casacos/coletes com protecção para a coluna ou então coletes insufláveis);
– incentivar fabricantes ou importadores nacionais a instalar barras nos motociclos que protejam as pernas em caso de queda (scooters, em princípio, excluídas);
– os motociclos deveriam ter também um sistema automático ligado aos 4 piscas que os fizessem piscar em caso de queda, se não mesmo, à excepção dos máximos… pôr todo o restante conjunto de luzes da mota a piscar;
– além das “marcas [de tinta] na estrada que escorregam, tampões de esgoto, rails” mencionados por outro comentador há ainda os imensos buracos na estrada e até bermas fundas não só fora das cidades mas também dentro das cidades junto a alguns passeios que também se podem tornar um perigo – e assim, tintas texturadas anti-derrapagem deviam ser a norma, rails deveriam ser inspeccionados e substituídos se necessário, às tampas de esgoto deviam rever a sua textura e quanto às bermas fundas… muitas estão assim apenas por desleixo;
– marcas de tinta desaparecidas também podem ser perigosas ao deixar condutores confusos quanto aos limites das vias o que pode ocasionar embates frontais que, claro, são especialmente perigosos para motociclistas, o mesmo para o cortar curvas até quando há traços contínuos bem visíveis (mantenham-se todos nas vossas vias, motociclistas e automobilistas todos agradecem!!!);
– e mais haveria mas já estou farto de escrever e atrasado para o pequeno-almoço!
@Tretada, algumas das sugestões que apresentas são bastante interessantes, e é um facto que por vezes é complicado estacionar uma mota, eu não deixo a minha mota ou carro mal estacionado é para mim um ponto de honra e e civismo, posso ser multado por quase tudo expeto por estacionamento.
Quanto aos ferros de que falas hoje já há muita gente que coloca malas laterais nas motas se andares com as malas tens essa folga de que falas, mesmo sem as malas também já ajuda.
Na Ásia já há nas grandes cidades entre os carros vias marcadas e tracejadas para as motas passarem entre os carros, talvez não fosse mal pensado começar a aplicar aqui também, assim estávamos todos mais seguros.
PS Para mim poder passar entre os carros é um privilégio que me dão e não uma obrigação dos restantes condutores, por isso vou com todo o cuidado e a velocidade reduzida, mas a criação das tais marcas nas vias iam regulamentar isto.
Essas vias tracejadas para as motas passarem por entre os carros parece uma solução mas para que funcionassem devidamente seria preciso que todos os que conduzam veículos de 4 ou mais rodas primeiro se habituassem à sua presença e depois, talvez mais importante, colaborassem fazendo piscas sempre que as atravessassem ao mudarem de uma via para outra (sabemos bem a praga que ainda é não se fazer pisca ao mudar-se de via ou até mesmo nem se olhar pelo espelho… e há ainda que ter em conta os pontos cegos dos espelhos retrovisores). Sem esta colaboração (que no fundo seria apenas o cumprimento de regras tantas vezes ignoradas) tais vias tracejadas poderiam até tornar-se mais perigosas do que a situação actual.
Na situação actual há pelo menos uma certa garantia de que pelo menos o motociclista vai (ou tem MESMO de estar) especialmente atento aos demais… com essas vias, o motociclista poderia tornar-se mais confiante e veloz a passar por entre os carros e, por consequência, menos atento a eles e às suas manobras (por vezes) súbitas. Pode-se correr o risco de o nível de atenção aos demais dos motociclistas ficar semelhante ao dos automobilistas o que poderia não ser muito saudável… num embate destes (mesmo não havendo “vencedores”) há sempre um perdedor garantido, como sabemos.
E ainda… sendo as nossas estradas geralmente tão estreitas (e ainda mais estreitas desde que fizeram as vias para ciclistas) para haver espaço para tais vias dedicadas a motociclistas receio que, em muitos locais, tivessem de suprimir uma das vias para automóveis o que poderia aumentar ainda mais o trânsito automóvel (que só voltaria a diminuir se os automobilistas aderissem em massa às motas, o que me parece pouco provável).
Se fores à zona norte do país, especialmente grande Porto, aquilo parece a lei da selva (todo o tipo de veículos)! Zonas de proibição de parar e estacionar, passadeiras, passeios, 2 e 3 filas, etc… é só escolher.
Aliás: é mais fácil seres multado em zona de bilhete porque passaste uns minutos que numa zona de proibição de estacionamento!!! Uma vez lá perguntei à funcionária porque multava os Ticket que passaram um pouco o prazo e não os em zona ilegal e dizia-me que ao ser funcionária municipal era podia multar mas as outras que são da responsabilidade das outras polícias, como nunca fiscalizam, nunca eram multados!!! Lolol de partir a rir!
@Tretada, eu compreendo a tua preocupação, mas andar de mota seja em que circunstancia for é de andar sempre em alerta, para teres uma ideia da dimensão dos países que falo na Indonésia são vendidas anualmente 5 milhões de motas todos os anos, e por lá os piscas também não são utilizados, eu até digo que os Portugueses tiveram grande influencia neste países e por isso também eles não fazem piscas, deve de ser a herança tuga que lá deixamos 😉 😉
Verdade
O barulho dos escapes das motas está cada vez mais irritante
Vai continuar a ilegalidade deste meio de transporte….espero que não
Opah deixem de ser marias ofendidas, a moto é minha, comprei o escape com o meu dinheiro não roubei ninguém, paguei IVA. Que querem mais????
A razão já se sabia, isto ia ser um enorme prejuízo para os centros de inspeções, apesar de alguns já estarem equipados…
Sou motociclista, não alterei a minha moto.
Só penso que colocar escape aberto, incomoda de fato e ainda por cima, a certas horas, com crianças a dormir, idosos, etc.
Mas… Só gostaria de saber onde moram os que alteram as motas para fazerem barulho para, ai por volta das três da manhã, passar na casa deles, junto à janela e acelerar bem, com uma mote de escape bem aberto.
Alteração do de ponteira de escape também é segurança (dentro de limites aceitáveis), uma das coisas que menos gosto da minha atual mota é o facto de ser muito silenciosa, gostava que fosse um pouco mais barulhenta (dentro do aceitável) se for muito barulhenta até para o pendura (passageiro) principalmente numa viagem grande é muito desconfortável.
Pois é pena que continuem isentos. São todos veículos a motor e circulam nas estradas
Se a inspeção servisse para apanhar quem anda com motociclos a fazer um barulho infernal com alterações ilegais em muitos casos, eu seria a favor. Mas sei, quem que faz essas alterações, simplesmente iria meter a mota de origem para ir à inspeção, e saia do centro de inspeção e voltava a colocar como estava.
Entretanto vou continuar a ouvir escapes em altas rotações a qualquer hora do dia e da noite pelos tugas basarocos com poucos neurónios…..e mãozinhas a acharem-se o 46….. Um “país” do 3.º mundo !!
Se comprasses uma casa como deve de ser com isolamento térmico e sonoro não terias esse problema tão grave. Mas quem te ouve falar até parece que moras debaixo de uma ponte da autoestrada junto ao autódromo do Estoril. Se deixarem de falar ao telefone enquanto conduzem, se fizessem piscas para sinalizar as mudanças de faixa e fosse condutores responsáveis, já ninguém precisava de meter escapes barulhentos para se fazerem notar pelos mais distraídos. Mas o Português é assim, sempre preocupado com o vizinho, e se o vizinho está melhor, reclama porque não pode estar melhor que ele. É chato estar numa A5 de carro na hora de ponta parado, e ver as motas a passar na boa, sei que ficam com inveja, mas aguentem que isso passa. Por outro lado se metem os produtos a venda em lojas oficiais em Portugal, é se quem compra paga os devidos impostos, acho ridículo depois não poderem ser utilizados nos veículos.
Ah então sempre fazer barulho.
Na A5 esta noite, cerca da 1 da manhã aí estavam eles a fazer barulho.
É uma questão de tempo, até porque já foi anunciado os radares de som.
Ficas-te sem bateria no carro? 😉 😉 😉
Para estares na A5 a 1 da manhã
Espero que compreendas que estou a brincar podias ter dito que estavas próximo que combinávamos um café, como ainda tenho os sonos todos trocados já quase estava acordado a essa hora 🙂 🙂 🙂
@JL, tu nunca mas mesmo nunca viajes para a Ásia, por lá até os camiões têm escape livre, e é uma coisa cultural então os autocarros há uns que são autenticas obras de arte no que toca ao tuning.
🙂 🙂 🙂
Não, fiquei a dormir em Queijas, ao lado da A5.
Entendo. LOL.
Há dias que estou em Lisboa, há outros que não. Mas podemos combinar.
Há uns anos tive na China e Macau.
Claro…. 🙂 Para a maioria dos imbecis que anda de mota talvez um bunker 🙂 A maioria dos motoqueiros que conduzem normalmente são maiores de idade….ou neurónios já amadureceram 🙂
Realmente enquanto não nos incomoda a nós …
Com se costuma dizer pimenta no cu dos outros para mim é refresco, a maioria dos seres humanos é assim que funciona.
Mas há outros como eu que pensamos no próximo, respeito todos e os motociclistas não são excepção, vou o mais possível atento ao que vou a fazer quando conduzo (sim também há quem faça tudo ao volante!) e em segurança desvio-me sempre para os deixar passar (porquê estar a empatar?). Portanto com escape aberto ou fechado, para mim é igual, mas haverá a quem incomodam, em algumas situações incomodam mesmo, estou a lembrar-me de pessoas mais idosas, mesmo aqueles que ao contrário do que muitos dizem, não têm condições nem para pagar o aluguer duma casa, quanto mais estar a investir em isolamento térmico e sonoro duma casa, mas tal como respeito o próximo, também acredito na lei do retorno, o que fazes volta para ti, o universo encarrega-se de meter tudo no seu devido lugar (quem somos nós para desejar mal a alguém?), porque normalmente quem pensa (e diz) este tipo de discurso do escape aberto não incomoda e serve para alertar o s idiotas do volante, passa-lhe ao lado que incomodam e causam transtorno em algumas pessoas, até um dia lhe tocar no “sangue”, quando tiver filhos doentes, ou os seus próprios pais, ou eles mesmos quando chegarem à velhice, ou estiverem doentes, que isso os incomode (ou algo parecido!), será o universo a dar-lhes resposta pelo que fazem, ou já fizeram, aos outros.
Boa. Ou vão todos ou não vai nenhum.
mais operações stop podem ajudar a controlar ruído excessivo ou outras alterações parvas como não ter espelhos ou piscas…não precisamos de inspeções para nada….exceto encher os bolsos de alguns
Uma vergonha. Anda aí muito motociclo em más condições.
E as trotinetes também deviam ir à inspeção e a ter seguro, pagar iuc, etc.
Devia ter avançado a inspeção periódica para as motas.
Já vem tarde.
Sou motard e sinceramente não me preocupava muito a questão das inspecções, claro que não havendo melhor ta resolvido.
Quanto ao resto não comprei moto pasta ficar preso no transito passo entre os carros sim,custam ver é a forma como se faz no IC 19 se for entre os carros na faixa mais a esquerda sinto a abertura dos condutores para deixarem espaço para as motas passarem,agora quando se tenta furar por todo o lado isso ja considero uma atropelia porque um carro para facilitar numa faixa entra na outra e da merda é tudo questão de bom senso.
E pago menos 30% nas portagens o que mesmo assim é um absurdo. Classe especifica para motos devia haver ha muito.
Amigo, pela berma é mais seguro. Mesmo que esteja suja!
E para os microcarros não a alterações como usa a faixa dos autocarros ou circular nas auto estradas e IC’S criando um selo para circular nas auto estradas e IC’S só as motos tem direito e os microcarros ficam de fora
Os microcarros podem andar em AE’s?