Mobi.E registou um novo recorde de carregamentos de carros elétricos em julho
Com cada vez mais carros elétricos nas estradas de Portugal, é necessário ter uma rede de carregamento à altura do que é exigido. A Mobi.e, como Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica, tem aqui um papel preponderante e no mês de julho estabeleceu um novo marco. Registou um novo recorde de carregamentos de carros elétricos.
No mês de julho, foram registadas 378.669 transações, o que representa uma subida de 63% face ao mesmo mês do ano passado. Também ao nível dos consumos de energia, a rede ultrapassou os recordes anteriores, tendo-se atingido os 6.348.476 kWh, um aumento de 83% em comparação com o mesmo período homólogo.
O contínuo crescimento da rede é um dos principais fatores que contribui para estes números, uma vez que acompanha o incremento do parque de carros elétricos. No final de julho, integravam a rede Mobi.E um total de 4.809 postos, dos quais 3.673 públicos.
Outro dado relevante é a potência da rede, atualmente superior a 206.528 kW, um aumento de 44% face ao ano anterior. No final de julho, cerca de 1.347 postos de carregamento eram rápidos ou ultrarrápidos, o que representa mais de um terço (36%) do total.
Desde 1 de janeiro, acederam à rede pública nacional mais de 119.226 utilizadores distintos, uma subida de 59% face a 2022. Em média, nos sete primeiros meses do ano, cada utilizador efetuou 19 carregamentos na rede Mobi.E.
Quanto ao impacto da rede Mobi.E no ambiente, de janeiro a julho deste ano já foram poupadas cerca de 28.314 toneladas de CO2. Tal significa que seriam necessárias mais de 467 mil árvores com 10 anos, em ambiente urbano, para reter o mesmo dióxido de carbono.
A estrutura da rede Mobi.e tem sido ajustada e adaptada às necessidades dos utilizadores. Assim, existem atualmente 50 tomadas, em média, por cada 100 quilómetros de rodovia existente. No mesmo prisma, e por cada 100 mil habitantes, são disponibilizados 68 tomadas, em média.
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Acho muito bem!! Todos os carros a combustao devem ser proibidos, na minha rua quem nao tem eletrico leva um belo risco nas portas e pneus furados! Chega com pivete de combustao
Estás-te a meter numa guerra q vais perder. Pode ser q acordes com o teu BEV esmagado por um paralelo…
Felizmente vai acabar esta idotice da Mobi.e…nova leia da UE. Par além de outros aspectos (vide infra) vai obrigar a ter meio de pagamento no ocal e saber no momento o custo! Acabar com a “roubalheira” actual
Nas vias pricipais todos os carregadores devem ser em nº e com capacidade elevada. Por ora, tirando os SUCs da Tesla e da Ionity é uma risota.
Até 2025. Será que cá no burgo, neste 3º mundo, vai ser aplicado?
“Especificações para Estações de Carregamento Rápido
As especificações para estes postos de recarga rápida também estão descritas nas novas leis. As estações de carregamento devem fornecer pelo menos 150 kW de potência em conformidade com a legislação da UE. Além disso, até 2026, a Europa exigirá que carregadores com uma potência mínima de 400 kW sejam instalados pelo menos a cada 60 km ao longo das estradas principais. Os veículos elétricos poderão carregar mais rapidamente graças a estas estações de carregamento de alta potência. Além disso, reduzirá o tempo necessário nas estações de carregamento e facilitará as viagens de longa distância.”
https://androidgeek.pt/uniao-europeia-quer-estacoes-de-carregamento-de-veiculos-electricos-a-cada-60km
“a Europa exigirá que carregadores com uma potência mínima de 400 kW sejam instalados pelo menos a cada 60 km ao longo das estradas principais. Os veículos elétricos poderão carregar mais rapidamente graças a estas estações de carregamento de alta potência. ”
Quais são os carros q carregam a essa velocidade?
Normalmente o @Yamahia, é contra a mobilidade elétrica e tudo o que lhes diga respeito, mas desta vez tenho de estar de acordo com ele.
Pois ou os iluminados na EU não entendem nada de carros elétricos, estabilidade das baterias e curvas de carregamento, ou então têm um budget para substituir todos os BEV em circulação pela nova geração que ainda está em estudo.
Pois para que serve um carregador a 400kWh se a maioria do carros digamos normal, e a preços que embora elevados ainda dá para alguém comprar, carregam no máximo a 160kWh?
Depois está a curva de carregamento pois essa velocidade só é validade se a bateria não tiver quase carga, pois assim que ela vai “enchendo” a velocidade de carga vai descendo.
Para dar um exemplo o meu Mokka-e (e todos os carros BEV do grupo stellantis da mesma gama tem uma curva de carregamento que a 10% da bateria carrega a 99kWh, mas que vai descendo cerca de 10kWh por cada 10% de carga ou seja quando está a 90% da bateria só já está a carregar a 7,4kWh ou seja 400kWh para que, só se for para o cliente pagar mais, pois eu ter de pagar energia, aluguer do posto, taxas de acesso a rede e IVA sobre tudo isso é estúpido.
E como quanto mais rápido for o posto mais pago ao OPC e por vezes não cumprem a velocidade anunciada, mas pagar pagamos na mesma, havendo ainda mais hoje em dia há postos que pago a energia, mas ao OPC pago ao minuto pela utilização, além da da energia que passou por ele.
Essas são as regras de deve ser alteradas.
Postos lentos (3,7 a 22kWh) pagas 0,10€/ sessão e se o posto não cumprir a velocidade anunciada não haverá lugar a pagamento, e o gestor do posto paga multa
Postos normais (50 a 120 kWh) pagas 0,80€/ sessão e aplicasse a mesma regra pelo não cumprimento da regra, e por aí adiante, quanto ao pagamento do acesso às redes esse deve ser suportado pelo CEME e diluido sim no preço cobrado pelo kWh cobrado.
Isso aplicasse a todos os postos independentemente se este está localizado numa estrada no gerês ou em plena autoestrada A1, assim como o pagamento directo com cartão ou mesmo dinheiro (pois se as máquinas do tabaco reconhecem o dinheiro estás também podem receber).
Isto seria inovar, e remexer nos lobbies instaurados além de a rede de ser europeia e não nacional.