PplWare Mobile

Saiba porquê! MI6 pede a militares e políticos para não falarem dentro de carros elétricos

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. RodrigoPereira says:

    Ainda bem que a CIA garante que o mesmo não se passa com os carros eléctricos americanos.

  2. jpr says:

    è mesmo muita comichão com os “carros eletricos” até parece que a mesma tecnologia não é igual nos carros a combustão atuais, cartões de dados, cameras, microfones, etc.

    • TellTheTrutb says:

      Anda lá ver se tem isso num Nissan Micra daqueles antigos ou num Open Corsa daqueles antigos…

      É para rir?

      • ConfiaJoca says:

        Sim, ja me tinha esquecido que os deputados e politicos costumavam andar de Nissan Micra e Opel Corsa

      • says:

        Ele falou em carros modernos. Agora até para “verificar” o carro é preciso registo no portal da marca. Sejam elétricos, sejam ICE. Ainda um dia destes vi uma máquina de lavar louça Bosch que para ter todas as funcionalidades ativas (uma delas o ciclo de pré lavagem) é preciso estar ligada ao wifi e estar sincronizada com o portal deles. Está é tudo maluco. Daqui a nada até a retrete tem de estar ligada.

      • Zé da Quinta says:

        Sim, ou no meu Fiesta de 1991….

  3. TellTheTrutb says:

    Então? E quem dizia que os da “teoria das conspiração” era apenas uma teoria maluca? O que dizem os cultos? Os formados? Os crentes de que ninguém espia ninguém e que os outros são melhores que outros?

    Tudo o que vem num carro elétrico futuramente pode ser alvo de hacking com recurso a IA e muito mais. Vamos ver.

    Agora quero ver onde andam os que diziam que não iria acontecer. Se uma agência de espionagem está preocupada com isso é porque é possível. Isso e muito mais.

    Pensam que Teslas e outros também não são?

    • JL says:

      Tal como nos outros, os sistemas são os mesmos.

      • Helder Coelho says:

        Não são iguais! Não existe nenhum carro da Europa com modo sentinela como Tesla! É uma invasão de privacidade. Quem dá o direito ao proprietário ou até a Tesla ter recursos de gravar em 360º ? Somos nós europeus que andamos atrás do status que compactuamos!

          • says:

            Dasss….
            Até mete medo. Já não se pode deixar crescer a barba…

            O sistema pode estar limitado ou inoperacional nas seguintes situações:
            A câmara do condutor está tapada ou suja, embaciada ou riscada.
            A face e/ou os olhos do condutor estão tapados.
            O condutor usa óculos impermeáveis a raios infravermelhos.

          • Helder+Coelho says:

            A sua resposta é para atirar areia aos olhos de quem? No link enviado está a seguinte informação: “A câmara do condutor encontra-se no display do condutor ou no display 3D do condutor.

            A câmara do condutor capta as seguintes características:
            a posição da cabeça
            a direção do olhar
            o comportamento de pestanejar
            o rosto do condutor”..

          • Helder+Coelho says:

            Está atirar areia para os olhos de quem? Para os meus não deve de ser… O quem tem haver uma coisa com a outra? Em bom português não como gelados com testa, você é perigoso, manda um link e pensou que não ia ler?

          • Helder Coelho says:

            Deve pensar que ando a comer gelados com a testa como muitos!! Meu caro, você é perigoso, dá uma resposta e com link que nada tem haver com o que disse acima!
            O sistema sentinela grava o exterior do carro num angulo 360º, enquanto o sistema da mercedes que da sua resposta grava o condutor!

            “Sistema mercedes “A câmara do condutor encontra-se no display do condutor ou no display 3D do condutor.

            A câmara do condutor capta as seguintes características:
            a posição da cabeça
            a direção do olhar
            o comportamento de pestanejar
            o rosto do condutor”.

          • JL says:

            Tem exatamente a ver com o que você disse, e os outros nem é preciso colocar, qualquer carro que tenha 360 graus tem câmaras em todos os sentidos, até um Nissan Leaf tem.

        • SoLinux says:

          uma coisa é ter câmaras, outra é captar informação, e enviar a quem quer que seja

  4. JS says:

    Cuidado com os namorados e casais que dão facadinhas
    Todo o cuidado é pouco

  5. pescada nova says:

    Isto é uma confusão tremenda porque Ao que parece os indivíduos não percebem nada de nada Ainda dizem que são os melhores serviços do mundo. é que o software que Gere o carro pode ser igual avançado num carro com motor de combustão ou com propulsão elétrica. não é por o carro ter um motor elétrico e bateria que o software passa a ser mais avançado ou menos avançado. conclusão é que as pessoas podem estar a ser ouvidos em qualquer veículo recente com software avançado independentemente da motorisação que tem

    • RodrigoPereira says:

      Finalmentealguémque sabe interpretar um texto. A notícia refere carros eléctricos não porque só eles permitem recolha de informação por parte dos serviços secretos chineses, mas porque, dos carros chineses na Europa que permitem recolher informação, a grande maioria é eléctrica.

  6. Álvaro Campos says:

    “MI6 pede a militares e políticos para não falarem dentro de carros elétricos”, mas podem andar com telemóveis com SIRI e afins ativos?
    E podem ter Alexas e afins em casa?
    Não será a mesma coisa?

    • says:

      Há algumas Alexas que não me importava de ter em casa 😉
      Mas mais a sério, é tudo a mesma coisa. As câmaras de vigilância IP, os eletrodomésticos “smart”, as TVs.. Aqui no trabalho temos uma TV LG que tivemos que colocar num IP “limitado”. A TV passa a vida a “farejar” todas as máquinas da rede.

  7. says:

    Aqui há umas semanas estacionei (por mero acaso) ao lado de um Tesla. Quando regressei ao carro pareceu-me ver algo estranho. Quando espreitei para dentro do carro, estava no (enorme) visor um desenho qualquer a rodar com “modo de alerta ativo” ou algo que o valha. Ou seja, se calhar já estava a ser filmado. Da próxima vez chamo a polícia. CCTV no espaço público é ilegal (a não ser que devidamente licenciado, que num carro não é certamente).

    • JL says:

      Não, no espaço público pode filmar à vontade, não pode é usar essas imagens para proveito próprio sem autorização dos intervenientes.

      • says:

        Não é essa a interpretação que a PSP e a CNPD têm da legislação. Já tive essa discussão com a PSP aqui da zona (não sobre os carros, mas penso que o princípio se mantém). Um familiar meu tinha uma câmara a apontar para o lado de fora do portão da garagem. Apanhava 50 cms de passeio e a PSP foi bater-lhe à porta.
        Na minha modesta opinião, até as dash cams podem ser consideradas ilegais. Eu sei que a legislação não é totalmente clara, mas há aqui 2 coisas. A primeira é filmar, a segunda é guardar. E para guardar as imagens do espaço público é preciso autorização da CNPD e um processo de registo e certificação dos “procedimentos” de guarda e utilização/destruição das imagens. Mas a Lei de facto não é a mais clara. Mas uma câmara de vigilância instalada num carro entra no domínio do CCTV.

        https://www.cnpd.pt/organizacoes/areas-tematicas/videovigilancia/
        “Assim, as câmaras não podem incidir sobre as vias públicas, propriedades limítrofes ou outros locais que não sejam do domínio exclusivo do responsável.”

        https://poligrafo.sapo.pt/sociedade/filmar-pessoas-na-rua-com-uma-dash-cam-e-ilegal-cnpd-diz-que-sim-mas-especialistas-dividem-se/
        “Num esclarecimento enviado por e-mail, a CNPD não deixa margem para dúvidas: “A lei portuguesa proíbe que câmaras incidam sobre a via pública ou propriedade de terceiros (artigo 19.º da Lei 58/2019)”. Segundo esta entidade administrativa, “o que está em causa é o tratamento de dados pessoais, isto é, a captação de imagem das pessoas ou das matrículas de veículos”, bem como “a proteção da privacidade, pois há o direito a circular sem que fique registado onde, quando, com quem a pessoa estava”.

        Assim sendo, clarifica a CNPD, “se as dash cams captarem imagens que permitam identificar pessoas, direta ou indiretamente, elas não são admissíveis”, sobretudo tendo em conta que, neste caso, “não é exequível nem aplicável a recolha do consentimento” de quem é filmado.”

      • says:

        Para esclarecer, até poderia concordar com as dash cams, e acho que até são úteis em situações extremas (e para serem úteis em situações extremas têm de estar sempre ligadas), mas deveria haver um sistema de certificação e de salvaguarda. Como, por exemplo, câmaras com sistema de encriptação e o proprietário não ter acesso às gravações e só as polícia conseguir aceder aos dados. Isto obviamente falando de dados gravados na via pública. Na prática não estou a ver, mas sonhar não custa.
        No caso dos carros, além de (segundo a CNPD e alguns jurístas) ser proibida a captação de imagens, ainda mais grave é se os dados são enviados para uma cloud qualquer.

      • SoLinux says:

        JL, so wrong

      • JL says:

        Lendo a lei, ela fala em sistemas de vídeo vigilância, os sistemas dos carros não são sistemas de vídeo vigilância, mas sim sistemas de apoio à condução.

  8. KingSOL says:

    Só comprou carro elétrico quem não percebia nada do assunto. Agora andam a vendê-los a perder 80% do valor inicial!

  9. Mais um says:

    Não querem concorrência. Compreende-se, não é de hoje que os capitalistas dizem: “cada um por si e Deus por todos”. Espiões bom somos nós, os outros são todos Maus.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.